sistema:habilidades
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Linha 36: | Linha 36: | ||
O Scop //não tem// uma lista de Habilidades: | O Scop //não tem// uma lista de Habilidades: | ||
- | * Uma combinação de //verbo e complemento// | + | * Algo que pode ser treinado, como //Força// ou //Proezas Atléticas//. |
- | * Uma //ação// específica, | + | * Algo que pode ser aprimorado, como //Estilo// ou //Aparência//. |
- | * Uma // | + | |
* Um campo do conhecimento, | * Um campo do conhecimento, | ||
* Uma habilidade artesanal, como // | * Uma habilidade artesanal, como // | ||
Linha 50: | Linha 49: | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Uma Habilidade como //Feitos | + | Uma Habilidade como //Proezas |
++++ | ++++ | ||
Linha 63: | Linha 62: | ||
O Scop não tem uma lista fixa de Habilidades, | O Scop não tem uma lista fixa de Habilidades, | ||
- | * [[modulo:universal: | + | * [[modulo: |
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Linha 71: | Linha 70: | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Meggan tenta esgueirar-se desapercebidamente pelo quartel-general inimigo, uma tarefa | + | Meggan tenta esgueirar-se desapercebidamente pelo quartel-general inimigo, uma tarefa |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ---- | + | |
- | + | ||
- | ===== Evoluindo Habilidades ===== | + | |
- | Habilidades são as características mais fluídas no Scop. Elas são relativamente fáceis de serem treinadas, mas algumas condições devem ser seguidas. Quando a Habilidade for usada de maneira que cause algum aprendizado, | + | |
- | + | ||
- | ++++ Exemplo | | + | |
- | Depois de várias aventuras indo e vindo sobre cavalos, Kaylee já está bastante experiente. Para fazer a anotação em sua ficha, ela precisa realizar um feito significativo, | + | |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | Aprender uma Habilidade Difícil (como pilotar um avião, realizar uma cirurgia ou uma Habilidade relacionada a um [[sistema: | + | |
- | + | ||
- | Para Habilidades com nível acima de zero, não é possível ter uma quantidade igual ou maior de Habilidades em um nível do que no nível diretamente abaixo. Por exemplo, não é possível ter duas ou mais Habilidades em nível +2 se você tem apenas duas Habilidades no nível +1. Isso //se aplica// às [[sistema: | + | |
- | + | ||
- | ++++ Exemplo | | + | |
- | Kaylee deseja aumentar sua Habilidade de lançar //Dardos de Fogo// de +2 para +3. Infelizmente, | + | |
++++ | ++++ | ||
Linha 103: | Linha 85: | ||
* Cada uma das possíveis magias. | * Cada uma das possíveis magias. | ||
* Culturas (cada uma é uma Habilidade diferente). | * Culturas (cada uma é uma Habilidade diferente). | ||
- | * Facas. | + | * Luta com Facas. |
* Herbalismo. | * Herbalismo. | ||
* História. | * História. | ||
- | * Meditação. | ||
* Religiões. | * Religiões. | ||
Linha 125: | Linha 106: | ||
Lukah é um bardo, e se tem algo que todo bardo precisa é saber das coisas. A lista de boas Habilidades para um bardo poderia incluir praticamente tudo, mas aqui vão algumas boas: | Lukah é um bardo, e se tem algo que todo bardo precisa é saber das coisas. A lista de boas Habilidades para um bardo poderia incluir praticamente tudo, mas aqui vão algumas boas: | ||
- | * Espadas Curtas (apenas para defesa, é claro). | + | * Luta com Espadas Curtas (apenas para defesa, é claro). |
- | * Bater Carteiras | + | * Mãos Leves (para situações de emergência apenas). |
- | * Disfarçar | + | * Subterfúgios |
- | * Etiqueta | + | * Estilo e Impacto |
- | * Falsificar (às vezes, é necessário). | + | * Ações Furtivas |
- | * Esgueirar | + | * Alguma Habilidade criativa |
- | * Música | + | |
- | * Blefar (pra multiplicar os ganhos). | + | |
- | * Contar Mentiras (de maneira convincente). | + | |
* Mitologia (essencial para contar histórias). | * Mitologia (essencial para contar histórias). | ||
- | * Interpretar. | ||
- | Carlos escolhe as seguintes habilidades para o seu personagem: como é um bardo, Música recebe o nível +2 — isso inclui conhecer algumas canções, tocar um instrumento e cantar. As outras habilidades treinadas em nível +1 são: Espadas | + | Carlos escolhe as seguintes habilidades para o seu personagem: como é um bardo, Música recebe o nível +2 — isso inclui conhecer algumas canções, tocar um instrumento e cantar. As outras habilidades treinadas em nível +1 são: Espadas, |
* **Música: | * **Música: | ||
- | * **Espadas | + | * **Luta com Espadas:** +1 |
- | * **Contar Mentiras:** +1 | + | * **Subterfúgios:** +1 |
- | * **Esgueirar:** +1 | + | * **Ações Furtivas:** +1 |
- | * **Jogos de Azar:** +1 | + | * **Proezas Atléticas:** +1 |
- | * **Bater Carteiras:** -1 | + | * **Mãos Leves:** -1 |
- | * **Disfarçar:** -1 | + | * **Força de Vontade:** -1 |
++++ | ++++ | ||
Linha 151: | Linha 128: | ||
Meggan é uma espiã, o que significa que ela avança até as linhas ou fortalezas inimigas e tenta obter a maior quantidade de informações possível. Para um espião, algumas Habilidades úteis são: | Meggan é uma espiã, o que significa que ela avança até as linhas ou fortalezas inimigas e tenta obter a maior quantidade de informações possível. Para um espião, algumas Habilidades úteis são: | ||
- | * Treinar | + | * Lidar Animais (ter um pequeno animal para levar ou buscar recados pode ajudar). |
- | * Lutar com Facas, Arco e Flecha e outras armas. | + | * Luta com Facas, Arco e Flecha e outras armas. |
- | * Lidar com Armadilhas. | + | * Mecanismos (para lidar com armadilhas e fechaduras). |
- | * Atuação | + | * Subterfúgios |
- | * Camuflar | + | * Ações Furtivas |
* Criptografia (para enviar, receber e decodificar mensagens secretas). | * Criptografia (para enviar, receber e decodificar mensagens secretas). | ||
- | * Detectar Passagens (encontrar passagens secretas ou atalhos no meio da vegetação). | + | * Proezas Atléticas. |
- | * Disfarçar (para se fazer passar por outra pessoa). | + | |
- | * Esconder. | + | |
- | * Equilibrar. | + | |
- | * Escalar. | + | |
- | * Esgueirar. | + | |
- | * Invadir. | + | |
- | Daniele escolhe //Esgueirar// como sua Habilidade mais relevante, colocando +2 como seu nível. //Esconder//, //Invadir//, //Lidar com Armadilhas// e //Lutar com Arco e Flecha// recebem o nível +1. Ela não costuma participar das decisões que levam os exércitos para frente, então a comunicação entre os generais | + | Daniele escolhe //Ações Furtivas// como a Habilidade mais relevante |
- | * **Esgueirar:** +2 | + | * **Ações Furtivas:** +2 |
- | * **Esconder:** +1 | + | * **Mecanismos:** +1 |
- | * **Invadir:** +1 | + | * **Percepção:** +1 |
- | * **Lidar com Armadilhas:** +1 | + | * **Mãos Leves:** +1 |
* **Lutar com Arco e Flecha:** +1 | * **Lutar com Arco e Flecha:** +1 | ||
- | * **Disfarçar:** -1 | + | * **Subterfúgios:** -1 |
- | * **Criptografia:** -1 | + | * **Força:** -1 |
++++ | ++++ | ||
Linha 179: | Linha 150: | ||
O bárbaro Nghar tipicamente corre para a briga; suas Habilidades, | O bárbaro Nghar tipicamente corre para a briga; suas Habilidades, | ||
- | * Lutar com Espadas, Machados, Martelos (e outras armas que podem ser interessantes). | + | * Luta com Espadas, Machados, Martelos (e outras armas que podem ser interessantes). |
- | * Escalar | + | * Proezas Atléticas |
- | * Intimidar | + | * Persuasão |
- | * Esquivar (às vezes, não é bom ficar na frente das armas dos inimigos). | + | * Esquivas. |
* Forjar (é sempre útil para um bárbaro saber como criar uma arma em tempos de necessidade). | * Forjar (é sempre útil para um bárbaro saber como criar uma arma em tempos de necessidade). | ||
- | * Brigar | + | * Luta Desarmada |
* Sobrevivência (bárbaros vivem normalmente em regiões ermas, onde encontrar comida e abrigo é difícil). | * Sobrevivência (bárbaros vivem normalmente em regiões ermas, onde encontrar comida e abrigo é difícil). | ||
- | * Detectar Perigo | + | * Percepção |
- | Seu jogador escolhe: Machados +2; Espadas, Martelos, | + | Seu jogador escolhe: Machados +2; Espadas, Martelos, |
- | * **Machados: | + | * **Luta com Machados:** +2 |
- | * **Espadas: | + | * **Luta com Espadas:** +1 |
- | * **Martelos: | + | * **Luta com Martelos:** +1 |
- | * **Escalar:** +1 | + | * **Proezas Atléticas:** +1 |
- | * **Intimidar:** +1 | + | * **Persuasão:** +1 |
- | * **Brigar:** -1 | + | * **Luta Desarmada:** -1 |
- | * **Forjar | + | * **Forjar:** -1 |
++++ | ++++ | ||
Linha 204: | Linha 175: | ||
++++ Escolhendo as Habilidades | | ++++ Escolhendo as Habilidades | | ||
- | O Scop é um //conjunto de engrenagens// | + | O Scop é um //conjunto de engrenagens// |
Se você está adaptando o Scop para o seu próprio cenário, talvez queira criar uma lista de Habilidades específicas. Existem algumas vantagens em fazer isso, a principal delas sendo que fica mais fácil definir o que um personagem consegue fazer dentro do seu cenário, e ajudar os jogadores a decidir o que fazer e como evoluir seus personagens. Considere uma lista de 16 a 20 Habilidades, | Se você está adaptando o Scop para o seu próprio cenário, talvez queira criar uma lista de Habilidades específicas. Existem algumas vantagens em fazer isso, a principal delas sendo que fica mais fácil definir o que um personagem consegue fazer dentro do seu cenário, e ajudar os jogadores a decidir o que fazer e como evoluir seus personagens. Considere uma lista de 16 a 20 Habilidades, | ||
- | O //nome// que você vai dar à Habilidade não é sem importância: | + | O //nome// que você vai dar à Habilidade não é sem importância: |
++++ | ++++ | ||
Linha 234: | Linha 205: | ||
Em jogos de RPG, lutas e combates são ações comuns, que podem ser resolvidas de forma rápida ou detalhada, dependendo do gosto dos jogadores e, em certo grau, do gênero do jogo. Os personagens devem ter Habilidades que permitam lidar com essas tarefas. Cenários de fantasia medieval, guerra, ou artes marciais, tipicamente, | Em jogos de RPG, lutas e combates são ações comuns, que podem ser resolvidas de forma rápida ou detalhada, dependendo do gosto dos jogadores e, em certo grau, do gênero do jogo. Os personagens devem ter Habilidades que permitam lidar com essas tarefas. Cenários de fantasia medieval, guerra, ou artes marciais, tipicamente, | ||
- | Com isso, pode-se gerar um certo dilema com relação a //como// descrever Habilidades de luta: alguns grupos podem considerar que uma Habilidade simples como //Espadas// é abrangente demais e deve-se diferenciar, | + | Com isso, pode-se gerar um certo dilema com relação a //como// descrever Habilidades de luta: alguns grupos podem considerar que uma Habilidade simples como //Espadas// é abrangente demais e deve-se diferenciar, |
Apesar disso, geralmente, uma escolha // | Apesar disso, geralmente, uma escolha // | ||
++++ | ++++ | ||
sistema/habilidades.1717093090.txt.gz · Última modificação: 2024/05/30 18:18 por jnalon