sistema:habilidades
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
sistema:habilidades [2023/06/02 18:51] – ↷ Links adapted because of a move operation jnalon | sistema:habilidades [2024/09/28 17:58] (atual) – ↷ Links adaptados devido a uma operação de movimentação jnalon | ||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
+ | metatag-og: | ||
+ | }} | ||
~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
+ | |||
+ | {{ images: | ||
====== Habilidades ====== | ====== Habilidades ====== | ||
Linha 19: | Linha 24: | ||
| Fora da Escala | +5 ou mais | Habilidade sobre-humana. | | Fora da Escala | +5 ou mais | Habilidade sobre-humana. | ||
- | ++++ Exemplo | | + | O que é uma //Habilidade Mediana// depende de diversas condições |
- | O que é uma //habilidade média// depende de diversas condições | + | |
- | Já algo como // | + | ==== Habilidades Difíceis ==== |
- | ++++ | + | Já algo como // |
+ | |||
+ | Habilidades relacionadas a Poderes se encaixam nesse tipo. Mesmo que um personagem tenha um determinado Poder, aprender as Habilidades necessárias para utilizá-lo efetivamente é bastante complicado. Portanto, um personagem precisa // | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
===== Escolhendo Habilidades ===== | ===== Escolhendo Habilidades ===== | ||
- | O Scop //não tem// uma lista de Habilidades: | + | O Scop //não tem// uma lista de Habilidades: |
- | ++++ Exemplo | | + | * Algo que pode ser treinado, como //Força// ou //Proezas Atléticas//. |
- | | + | * Algo que pode ser aprimorado, como //Estilo// ou //Aparência//. |
- | ++++ | + | * Um campo do conhecimento, como // |
- | + | * Uma habilidade artesanal, como //Marcenaria// ou //Falsificação//. | |
- | ++++ Exemplo | | + | * Uma habilidade artística, como //Música//, //Pintura// ou //Dança//. |
- | Em geral, é possível encontrar um nome para descrever qualquer área de estudo | + | |
- | ++++ | + | |
Considere cada Habilidade da forma mais generalista possível, representando //todos// os aspectos relacionados ao tema. O MJ pode considerar que isso torna algumas Habilidades muito abrangentes, | Considere cada Habilidade da forma mais generalista possível, representando //todos// os aspectos relacionados ao tema. O MJ pode considerar que isso torna algumas Habilidades muito abrangentes, | ||
Linha 43: | Linha 49: | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Uma Habilidade como //Feitos | + | Uma Habilidade como //Proezas |
++++ | ++++ | ||
Tendo escolhido suas Habilidades, | Tendo escolhido suas Habilidades, | ||
- | * Decida em qual Habilidade o seu personagem | + | * Decida em **qual Habilidade o seu personagem é realmente |
- | * Escolha mais quatro Habilidades secundárias que seu personagem desenvolveu durante sua vida: essas recebem o nível +1; | + | * Escolha mais **quatro Habilidades secundárias** que seu personagem desenvolveu durante sua vida: essas recebem o nível +1; |
- | * Seu personagem não pode ser bom em tudo, então escolha duas Habilidades em que ele não se sai muito bem, e coloque-as com nível -1. | + | * Seu personagem não pode ser bom em tudo, então escolha |
* Ele tem nível 0 em todas as outras Habilidades. | * Ele tem nível 0 em todas as outras Habilidades. | ||
- | * O personagem | + | * O personagem |
- | ===== Efeito em Jogo ===== | + | O Scop não tem uma lista fixa de Habilidades, você pode escolher as que achar mais bacanas para o seu personagem. Mas, se você precisar de alguma inspiração, veja o link abaixo: |
- | Uma Habilidade pode ser vista como a // | + | |
- | ++++ Exemplo | | + | * [[modulo:habilidades|Lista de Habilidades]], separadas por categorias para facilitar encontrar o que você realmente deseja para o seu personagem. |
- | Meggan tenta esgueirar-se desapercebidamente pelo quartel-general inimigo, uma tarefa que exige Furtividade. Se ela não tivesse treinamento, | + | |
- | ++++ | + | |
- | ===== Evoluindo Habilidades ===== | + | ---- |
- | Habilidades são as características mais fluídas no Scop. Elas são relativamente fáceis de serem treinadas, mas algumas condições devem ser seguidas. Quando a Habilidade for usada de maneira que cause algum aprendizado, | + | |
- | ++++ Exemplo | | + | ===== Efeito em Jogo ===== |
- | Depois de várias aventuras indo e vindo sobre cavalos, Kaylee já está bastante experiente. Para fazer a Anotação em sua ficha, ela precisa realizar um feito significativo, | + | Uma Habilidade pode ser vista como a //capacidade de resolver uma Tarefa//. Portanto, a Habilidade |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | Se o personagem tenta aprender uma Habilidade difícil (como pilotar um avião, realizar uma cirurgia ou uma Habilidade | + | |
- | + | ||
- | Não é possível ter uma quantidade igual ou maior de Habilidades | + | |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee deseja aumentar sua Habilidade | + | Meggan tenta esgueirar-se desapercebidamente pelo quartel-general inimigo, uma tarefa |
++++ | ++++ | ||
Linha 79: | Linha 76: | ||
===== Alguns Exemplos ===== | ===== Alguns Exemplos ===== | ||
- | Mostramos algumas // | + | Mostramos algumas // |
++++ Kaylee | | ++++ Kaylee | | ||
Linha 88: | Linha 85: | ||
* Cada uma das possíveis magias. | * Cada uma das possíveis magias. | ||
* Culturas (cada uma é uma Habilidade diferente). | * Culturas (cada uma é uma Habilidade diferente). | ||
- | * Facas. | + | * Luta com Facas. |
* Herbalismo. | * Herbalismo. | ||
* História. | * História. | ||
- | * Meditação. | ||
* Religiões. | * Religiões. | ||
Linha 104: | Linha 100: | ||
* **Religiões: | * **Religiões: | ||
- | Bia adoraria poder incluir a tradicional **Bola de Fogo** ao seu repertório — infelizmente, | + | Bia adoraria poder incluir a tradicional **Bola de Fogo** ao seu repertório — infelizmente, |
++++ | ++++ | ||
Linha 110: | Linha 106: | ||
Lukah é um bardo, e se tem algo que todo bardo precisa é saber das coisas. A lista de boas Habilidades para um bardo poderia incluir praticamente tudo, mas aqui vão algumas boas: | Lukah é um bardo, e se tem algo que todo bardo precisa é saber das coisas. A lista de boas Habilidades para um bardo poderia incluir praticamente tudo, mas aqui vão algumas boas: | ||
- | * Espadas Curtas (apenas para defesa, é claro). | + | * Luta com Espadas Curtas (apenas para defesa, é claro). |
- | * Bater Carteiras | + | * Mãos Leves (para situações de emergência apenas). |
- | * Disfarces | + | * Subterfúgios |
- | * Etiqueta | + | * Estilo e Impacto |
- | * Falsificação (às vezes, é necessário). | + | * Ações Furtivas |
- | * Furtividade | + | * Alguma Habilidade criativa |
- | * Interpretação | + | |
- | * Jogos de Azar (pra multiplicar os ganhos). | + | |
- | * Contar Mentiras (de maneira convincente). | + | |
* Mitologia (essencial para contar histórias). | * Mitologia (essencial para contar histórias). | ||
- | * Música. | ||
- | Carlos escolhe as seguintes habilidades para o seu personagem: como é um bardo, Música recebe o nível +2 — isso inclui conhecer algumas canções, tocar um instrumento e cantar. As outras habilidades treinadas em nível +1 são: Espadas | + | Carlos escolhe as seguintes habilidades para o seu personagem: como é um bardo, Música recebe o nível +2 — isso inclui conhecer algumas canções, tocar um instrumento e cantar. As outras habilidades treinadas em nível +1 são: Espadas, |
* **Música: | * **Música: | ||
- | * **Espadas | + | * **Luta com Espadas:** +1 |
- | * **Contar Mentiras:** +1 | + | * **Subterfúgios:** +1 |
- | * **Furtividade:** +1 | + | * **Ações Furtivas:** +1 |
- | * **Jogos de Azar:** +1 | + | * **Proezas Atléticas:** +1 |
- | * **Bater Carteiras:** -1 | + | * **Mãos Leves:** -1 |
- | * **Disfarces:** -1 | + | * **Força de Vontade:** -1 |
++++ | ++++ | ||
++++ Meggan | | ++++ Meggan | | ||
- | Meggan é uma batedora, o que significa que ela avança até as linhas ou fortalezas inimigas e tenta obter a maior quantidade de informações possível. Para um batedor, algumas Habilidades úteis são: | + | Meggan é uma espiã, o que significa que ela avança até as linhas ou fortalezas inimigas e tenta obter a maior quantidade de informações possível. Para um espião, algumas Habilidades úteis são: |
- | * Adestramento | + | * Lidar Animais |
- | * Facas, Arco e Flecha e outras armas. | + | * Luta com Facas, Arco e Flecha e outras armas. |
- | * Lidar com Armadilhas. | + | * Mecanismos (para lidar com armadilhas e fechaduras). |
- | * Atuação | + | * Subterfúgios |
- | * Camuflagem | + | * Ações Furtivas |
* Criptografia (para enviar, receber e decodificar mensagens secretas). | * Criptografia (para enviar, receber e decodificar mensagens secretas). | ||
- | * Detectar Passagens (encontrar passagens secretas ou atalhos no meio da vegetação). | + | * Proezas Atléticas. |
- | * Disfarces (para se fazer passar por outra pessoa). | + | |
- | * Equilibrar-se. | + | |
- | * Escaladas. | + | |
- | * Furtividade. | + | |
- | * Invasão. | + | |
- | Daniele escolhe | + | Daniele escolhe |
- | * **Furtividade:** +2 | + | * **Ações Furtivas:** +2 |
- | * **Camuflagem:** +1 | + | * **Mecanismos:** +1 |
- | * **Invasão:** +1 | + | * **Percepção:** +1 |
- | * **Lidar com Armadilhas:** +1 | + | * **Mãos Leves:** +1 |
- | * **Arco e Flecha:** +1 | + | * **Lutar com Arco e Flecha:** +1 |
- | * **Disfarces:** -1 | + | * **Subterfúgios:** -1 |
- | * **Criptografia:** -1 | + | * **Força:** -1 |
++++ | ++++ | ||
Linha 163: | Linha 150: | ||
O bárbaro Nghar tipicamente corre para a briga; suas Habilidades, | O bárbaro Nghar tipicamente corre para a briga; suas Habilidades, | ||
- | * Espadas, Machados, Martelos (e outras armas que podem ser interessantes). | + | * Luta com Espadas, Machados, Martelos (e outras armas que podem ser interessantes). |
- | * Escaladas | + | * Proezas Atléticas |
- | * Intimidação | + | * Persuasão |
- | * Esquiva (às vezes, não é bom ficar na frente das armas dos inimigos). | + | * Esquivas. |
* Forjar (é sempre útil para um bárbaro saber como criar uma arma em tempos de necessidade). | * Forjar (é sempre útil para um bárbaro saber como criar uma arma em tempos de necessidade). | ||
- | * Lutas (briga de rua, acontece de vez em quando). | + | * Luta Desarmada |
* Sobrevivência (bárbaros vivem normalmente em regiões ermas, onde encontrar comida e abrigo é difícil). | * Sobrevivência (bárbaros vivem normalmente em regiões ermas, onde encontrar comida e abrigo é difícil). | ||
- | * Detectar Perigo | + | * Percepção |
- | Seu jogador escolhe: Machados +2; Espadas, Martelos, | + | Seu jogador escolhe: Machados +2; Espadas, Martelos, |
- | * **Machados: | + | * **Luta com Machados:** +2 |
- | * **Espadas: | + | * **Luta com Espadas:** +1 |
- | * **Martelos: | + | * **Luta com Martelos:** +1 |
- | * **Escaladas:** +1 | + | * **Proezas Atléticas:** +1 |
- | * **Intimidação:** +1 | + | * **Persuasão:** +1 |
* **Luta Desarmada: | * **Luta Desarmada: | ||
- | * **Forjar | + | * **Forjar:** -1 |
++++ | ++++ | ||
---- | ---- | ||
- | ===== Seção do Mestre ===== | ||
- | ++++ Habilidades Não Treinadas | | + | ===== Seção do Criador ===== |
- | O nível 0 em uma Habilidade indica a capacidade de um ser humano normal naquele tipo de Tarefa. Tipicamente, | + | |
- | Certas Tarefas, no entanto, não são assim tão simples, porque sem treinamento nenhum seríamos simplesmente incapazes | + | ++++ Escolhendo as Habilidades | |
+ | O Scop é um //conjunto de engrenagens// | ||
+ | |||
+ | Se você está adaptando o Scop para o seu próprio cenário, talvez queira criar uma lista de Habilidades específicas. Existem algumas vantagens em fazer isso, a principal delas sendo que fica mais fácil definir o que um personagem consegue fazer dentro do seu cenário, e ajudar os jogadores a decidir o que fazer e como evoluir seus personagens. Considere uma lista de 16 a 20 Habilidades, dependendo da abrangência do seu cenário. | ||
- | Para lidar com isso, considere | + | O // |
+ | ++++ | ||
- | > **Exemplo**\\ Um personagem sem a Habilidade de Pilotar Aviões não pode realizar a atividade, portanto, considera-se | + | ++++ Indicando o Tipo das Habilidades | |
+ | Você já viu que [[: | ||
- | Note que você pode, se o cenário assim permitir, que certas Habilidades não treinadas apareçam em nível | + | Uma relação simples das Habilidades disponíveis no seu cenário já pode ser o suficiente para descrever os habitantes de seu mundo da maneira |
- | ++++ | + | |
- | ---- | + | > **Exemplo**\\ Você pode criar algumas listas diferentes e pedir que pelo menos uma Habilidade de cada uma delas seja escolhida. Por exemplo, você pode ter duas listas: na primeira delas, você coloca coisas genéricas, como profissões comuns e passatempos, |
- | + | ||
- | ===== Seção do Criador ===== | + | |
- | ++++ Indicando o Tipo das Habilidades | | + | |
- | Da mesma forma que no caso dos [[sistema: | + | |
- | Isso pode ser feito condicionalmente, inclusive. No mesmo cenário, você pode exigir de um personagem | + | Se você quiser tornar a criação dos personagens um pouco mais detalhada, você pode até mesmo vincular algumas listas a certos Conceitos: por exmeplo, você só pode adquirir |
++++ | ++++ | ||
Linha 212: | Linha 197: | ||
Note que isso //inclui// a capacidade de ler e escrever: se é normal, em uma determinada cultura, que as pessoas conheçam as letras, então um personagem que tenha familiaridade com aquela cultura também conhece. Caso contrário, o personagem precisa treinar (ou seja, ter alguns níveis adicionais) para que seja capaz de ler e escrever. Mas veja que o personagem conhece apenas as letras de //sua cultura//, e não está habilitado a decifrar alfabetos estrangeiros para ele. | Note que isso //inclui// a capacidade de ler e escrever: se é normal, em uma determinada cultura, que as pessoas conheçam as letras, então um personagem que tenha familiaridade com aquela cultura também conhece. Caso contrário, o personagem precisa treinar (ou seja, ter alguns níveis adicionais) para que seja capaz de ler e escrever. Mas veja que o personagem conhece apenas as letras de //sua cultura//, e não está habilitado a decifrar alfabetos estrangeiros para ele. | ||
- | > **Exemplo**\\ Por exemplo, numa ambientação moderna, é de se esperar que um personagem que tenha familiaridade com a cultura local seja capaz de ler e escrever — um personagem sem Habilidade específica, | + | > **Exemplo**\\ Por exemplo, numa ambientação moderna, é de se esperar que um personagem que tenha familiaridade com a cultura local seja capaz de ler e escrever — um personagem sem Habilidade específica, |
+ | |||
+ | //Fica a critério do Criador de Mundos// decidir se esse tipo de Habilidade é Difícil ou não! Você pode decidir que um personagem que não tem conhecimentos explicitamente adquiridos a respeito de uma cultura qualquer não é capaz de se comunicar e se orientar dentro de suas sociedades. Em cenários mais realistas, essa pode ser a melhor opção. | ||
++++ | ++++ | ||
Linha 218: | Linha 205: | ||
Em jogos de RPG, lutas e combates são ações comuns, que podem ser resolvidas de forma rápida ou detalhada, dependendo do gosto dos jogadores e, em certo grau, do gênero do jogo. Os personagens devem ter Habilidades que permitam lidar com essas tarefas. Cenários de fantasia medieval, guerra, ou artes marciais, tipicamente, | Em jogos de RPG, lutas e combates são ações comuns, que podem ser resolvidas de forma rápida ou detalhada, dependendo do gosto dos jogadores e, em certo grau, do gênero do jogo. Os personagens devem ter Habilidades que permitam lidar com essas tarefas. Cenários de fantasia medieval, guerra, ou artes marciais, tipicamente, | ||
- | Com isso, pode-se gerar um certo dilema com relação a //como// descrever Habilidades de luta: alguns grupos podem considerar que uma Habilidade simples como //Espadas// é abrangente demais e deve-se diferenciar, | + | Com isso, pode-se gerar um certo dilema com relação a //como// descrever Habilidades de luta: alguns grupos podem considerar que uma Habilidade simples como //Espadas// é abrangente demais e deve-se diferenciar, |
Apesar disso, geralmente, uma escolha // | Apesar disso, geralmente, uma escolha // | ||
++++ | ++++ | ||
sistema/habilidades.1685731894.txt.gz · Última modificação: 2023/06/02 18:51 por jnalon