sistema:evolucao
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sistema:evolucao [2024/10/07 22:12] – Mudança para Trunfos. jnalon | sistema:evolucao [2025/07/13 14:18] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon | ||
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* **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica: | * **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica: | ||
- | * **Quando você tenta e falha catastroficamente: | + | * **Quando você tenta e falha catastroficamente: |
- | * **Quando você treina a característica: | + | * **Quando você treina a característica: |
- | * **Quando houver um momento empolgante: | + | * **Quando houver um momento empolgante: |
Não há limites: você pode fazer quantas marcações conseguir em quantas Habilidades conseguir, desde que satisfaça os requisitos acima. | Não há limites: você pode fazer quantas marcações conseguir em quantas Habilidades conseguir, desde que satisfaça os requisitos acima. | ||
Linha 25: | Linha 25: | ||
++++ | ++++ | ||
- | Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades que você marcou, e realize um //Teste de Aprendizado// com ela. É um teste normal levando em consideração //apenas// a Habilidade | + | Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades que você marcou, e realize um **Teste de Aprendizado**: um teste normal, levando em consideração //apenas// a Habilidade |
- | * Se você **falhar**, a Habilidade progride em um nível, e o seu aprendizado para essa sessão está concluído. Apague todas as marcas em quaisquer outras características. | + | * **Se você falhar**, a Habilidade progride em um nível, e o seu aprendizado para essa sessão está concluído. Apague todas as marcas em quaisquer outras características. |
- | * Se você **obtiver sucesso**, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica anotada. | + | * **Se você obtiver sucesso**, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica anotada. |
- | Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível //não pode// ser maior que o nível anterior. Por exemplo, para ter duas Habilidades de nível +2, você precisa ter pelo menos duas em nível +1. | + | Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível //não pode// ser maior que o nível anterior. Por exemplo, para ter duas Habilidades de nível +2, você precisa ter pelo menos duas em nível |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Kaylee deseja melhorar sua Habilidade de Lidar com Animais, já que cavalgar para longe do perigo tem se tornado uma constante nas aventuras de seu grupo. Ela tem, no momento, nível +1 na Habilidade, e escolheu falhar em uma fuga crucial (o que criou vários problemas para seu grupo). | Kaylee deseja melhorar sua Habilidade de Lidar com Animais, já que cavalgar para longe do perigo tem se tornado uma constante nas aventuras de seu grupo. Ela tem, no momento, nível +1 na Habilidade, e escolheu falhar em uma fuga crucial (o que criou vários problemas para seu grupo). | ||
- | No fim da sessão, ela faz o Teste de Aprendizado para essa Habilidade, jogando | + | No fim da sessão, ela faz o Teste de Aprendizado para essa Habilidade, jogando o Dado de Base e mais um Dado de Apoio, e obtendo 5 e 5. Todos os dados são eliminados, e portanto ela pode subir a sua Habilidade de nível +1 para +2. |
Note que Kaylee //pode// evoluir nessa Habilidade, porque tem outras 4 Habilidades em nível +1 e apenas uma em nível +2. Se subir de nível fizesse com que ela tivesse mais Habilidades em nível +2 que em +1, o aprendizado não poderia ser realizado. | Note que Kaylee //pode// evoluir nessa Habilidade, porque tem outras 4 Habilidades em nível +1 e apenas uma em nível +2. Se subir de nível fizesse com que ela tivesse mais Habilidades em nível +2 que em +1, o aprendizado não poderia ser realizado. | ||
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++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | No exemplo anterior, se Kaylee pudesse encontrar um professor para ajudá-la, ela // | + | No exemplo anterior, se Kaylee pudesse encontrar um professor para ajudá-la |
- | ++++ | + | |
==== Aprendendo Novas Habilidades ==== | ==== Aprendendo Novas Habilidades ==== | ||
- | Não há diferença na forma como uma nova Habilidade é aprendida e como evolui: lembre-se que, quando nada está definido, a Habilidade tem nível 0. Leve isso em consideração e faça os Testes de Aprendizado normalmente. Em caso de sucesso, a Habilidade é aprendida em nível | + | Não há diferença na forma como uma nova Habilidade é aprendida e como evolui: lembre-se que, quando nada está definido, a Habilidade tem nível 0. No entanto, // |
- | No entanto, //Habilidades Difíceis// -- como aquelas que requerem muito estudo ou treinamento, | + | Para treinar uma Habilidade, indique no começo da sessão que seu personagem deseja treiná-la, e descreva para o Mestre do Jogo //como// isso será feito. Se o seu personagem conseguir cumprir o treinamento, |
- | Para treinar | + | ++++ Exemplo | |
+ | Kaylee deseja aprender o desejado feitiço Bola de Fogo. É uma Habilidade | ||
- | ++++ Exemplo | | + | Como a Magia é uma Habilidade Difícil, |
- | Kaylee | + | |
++++ | ++++ | ||
Linha 61: | Linha 60: | ||
===== Evoluindo Outras Características ===== | ===== Evoluindo Outras Características ===== | ||
- | De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//, | + | De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//, |
Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: | Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: |
sistema/evolucao.1728339152.txt.gz · Última modificação: 2024/10/07 22:12 por jnalon