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sistema:evolucao [2024/10/07 22:12] – Mudança para Trunfos. jnalonsistema:evolucao [2025/07/13 14:18] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon
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   * **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica:** o que é isso significa depende bastante do seu nível atual. Sua primeira tentativa pode ser algo simples, mas quando você já é experiente, você precisa realizar algo //bastante// impressionante.   * **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica:** o que é isso significa depende bastante do seu nível atual. Sua primeira tentativa pode ser algo simples, mas quando você já é experiente, você precisa realizar algo //bastante// impressionante.
-  * **Quando você tenta e falha catastroficamente:** nesse caso, não pode ser uma falhar simples -- ela deve acontecer em um momento crucial, em que seu personagem vá //realmente// sentir os prejuízos da falha. Você //pode// usar um ponto de Energia e //escolher falhar// em um determinado momento e registrar a experiência, desde que o critério seja satisfeito. +  * **Quando você tenta e falha catastroficamente:** nesse caso, não pode ser uma falha simples -- ela deve acontecer em um momento crucial, em que seu personagem vá //realmente// sentir os prejuízos da falha. Você //pode// usar um ponto de Energia e //escolher falhar// em um determinado momento e registrar a experiência, desde que o critério seja satisfeito. 
-  * **Quando você treina a característica:** indique ao MJ no início da sessão qual característica você quer evoluir. Você deve tomar algumas atitudes para isso e segui-las à risca, e você precisa fazer um teste da característica desejada e //falhar// para fazer Anotação+  * **Quando você treina a característica:** indique ao MJ no início da sessão qual característica você quer evoluir. Você deve tomar algumas atitudes para isso e segui-las à risca, e fazer a marca no final da sessão caso consiga manter disciplina
-  * **Quando houver um momento empolgante:** sempre que você utilizar a Habilidade de maneira a criar empolgação entre os outros jogadores e o MJ, você pode fazer uma anotação ao seu lado.+  * **Quando houver um momento empolgante:** sempre que você utilizar a Habilidade de maneira a criar empolgação entre os outros jogadores e o MJ, você pode fazer uma anotação ao seu lado. O MJ dirá quando isso acontece, mas você pode //lembrá-lo// de que isso é uma possibilidade.
  
 Não há limites: você pode fazer quantas marcações conseguir em quantas Habilidades conseguir, desde que satisfaça os requisitos acima. Não há limites: você pode fazer quantas marcações conseguir em quantas Habilidades conseguir, desde que satisfaça os requisitos acima.
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-Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades que você marcou, e realize um //Teste de Aprendizado// com ela. É um teste normal levando em consideração //apenas// a Habilidade -- ignore todos os Conceitos ao fazer esse teste:+Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades que você marcou, e realize um **Teste de Aprendizado**: um teste normallevando em consideração //apenas// a Habilidade (apenas alguns Conceitos se aplicam, veja mais abaixo):
  
-  * Se você **falhar**, a Habilidade progride em um nível, e o seu aprendizado para essa sessão está concluído. Apague todas as marcas em quaisquer outras características. +  * **Se você falhar**, a Habilidade progride em um nível, e o seu aprendizado para essa sessão está concluído. Apague todas as marcas em quaisquer outras características. 
-  * Se você **obtiver sucesso**, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica anotada.+  * **Se você obtiver sucesso**, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica anotada.
  
-Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível //não pode// ser maior que o nível anterior. Por exemplo, para ter duas Habilidades de nível +2, você precisa ter pelo menos duas em nível +1.+Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível //não pode// ser maior que o nível anterior. Por exemplo, para ter duas Habilidades de nível +2, você precisa ter pelo menos duas em nível +1; para ter uma em +3, precisa ter pelo menos uma em +2 e uma em +1. Isso é necessário apenas para Habilidades com níveis maiores que zero.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
 Kaylee deseja melhorar sua Habilidade de Lidar com Animais, já que cavalgar para longe do perigo tem se tornado uma constante nas aventuras de seu grupo. Ela tem, no momento, nível +1 na Habilidade, e escolheu falhar em uma fuga crucial (o que criou vários problemas para seu grupo).  Kaylee deseja melhorar sua Habilidade de Lidar com Animais, já que cavalgar para longe do perigo tem se tornado uma constante nas aventuras de seu grupo. Ela tem, no momento, nível +1 na Habilidade, e escolheu falhar em uma fuga crucial (o que criou vários problemas para seu grupo). 
  
-No fim da sessão, ela faz o Teste de Aprendizado para essa Habilidade, jogando 3 dados (os dois dados normais, mais nível da Habilidade), e obtendo 5, 8 10. Todos os dados são eliminados, e portanto ela pode subir a sua Habilidade de nível +1 para +2.+No fim da sessão, ela faz o Teste de Aprendizado para essa Habilidade, jogando o Dado de Base e mais um Dado de Apoio, e obtendo 5 e 5. Todos os dados são eliminados, e portanto ela pode subir a sua Habilidade de nível +1 para +2.
  
 Note que Kaylee //pode// evoluir nessa Habilidade, porque tem outras 4 Habilidades em nível +1 e apenas uma em nível +2. Se subir de nível fizesse com que ela tivesse mais Habilidades em nível +2 que em +1, o aprendizado não poderia ser realizado. Note que Kaylee //pode// evoluir nessa Habilidade, porque tem outras 4 Habilidades em nível +1 e apenas uma em nível +2. Se subir de nível fizesse com que ela tivesse mais Habilidades em nível +2 que em +1, o aprendizado não poderia ser realizado.
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 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-No exemplo anterior, se Kaylee pudesse encontrar um professor para ajudá-la, ela //removeria// um de seus dados -- um professor te ajuda a entender onde você está errando. Se ela pudesse usar sua Biblioteca (o seu Recurso principal), ela poderia remover ainda outro dado -- mas ela está presa no momento, e não tem como acessar seu material de estudo. +No exemplo anterior, se Kaylee pudesse encontrar um professor para ajudá-la ou um local onde pudesse treinar, ela //removeria// um de seus dados -- um professor te ajuda a entender onde você está errando. ++++
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 ==== Aprendendo Novas Habilidades ==== ==== Aprendendo Novas Habilidades ====
-Não há diferença na forma como uma nova Habilidade é aprendida e como evolui: lembre-se que, quando nada está definido, a Habilidade tem nível 0. Leve isso em consideração e faça os Testes de Aprendizado normalmente. Em caso de sucessoa Habilidade é aprendida em nível +1.+Não há diferença na forma como uma nova Habilidade é aprendida e como evolui: lembre-se que, quando nada está definido, a Habilidade tem nível 0. No entanto//Habilidades Difíceis// -- como aquelas que requerem muito estudo ou treinamento, ou as Habilidades de Poderes -- têm nível inicial igual a -2, significando que elas //não podem// ser utilizadas antes de serem aprendidas.
  
-No entanto, //Habilidades Difíceis// -- como aquelas que requerem muito estudo ou treinamento, ou as Habilidades de Poderes -- têm nível inicial igual a -2significando que elas //não podem// ser utilizadas antes de serem aprendidas. Portantoelas precisam ser //treinadas// antes de serem utilizadas.+Para treinar uma Habilidadeindique no começo da sessão que seu personagem deseja treiná-la, e descreva para o Mestre do Jogo //como// isso será feito. Se o seu personagem conseguir cumprir o treinamento, ele pode realizar um Teste de Aprendizado da Habilidade desejada, levando em consideração seu nível pré-definido (ou sejazero para Habilidades comunse -2 para Habilidades Difíceis).
  
-Para treinar uma Habilidade, indique no começo da sessão que seu personagem deseja treiná-lae descreva para o Mestre do Jogo //como// isso será feito. Se o seu personagem conseguir cumprir o treinamento, ele pode realizar um Teste de Aprendizado da Habilidade desejadajogando //apenas 1 dado//, e ignorando quaisquer Conceitos e situações que, de outra forma, dariam bônus (as penalidades, infelizmente, continuam válidas). Em caso de sucesso, a Habilidade é aprendida em nível -1.+++++ Exemplo | 
 +Kaylee deseja aprender o desejado feitiço Bola de Fogo. É uma Habilidade difícil que ela não conheceportantoela precisa treinar. Ela combina com o Mestre do Jogo que treinará toda noite por uma hora antes do descanso habitual, e realiza o treinamento por alguns dias. No final da sessãoo MJ permite que Bia (a jogadorafaça o Teste de Aprendizado
  
-++++ Exemplo | +Como a Magia é uma Habilidade Difícil, Kaylee joga Dado de Baseobtendo 4e dois Dados de Penalidadeobtendo 3 5O Dado de Base é eliminado, o que dá um valor de base igual a 0. O Dado de Penalidade igual a 5 é eliminado, sobrando apenas o dado igual a 3, que provê uma penalidade de -1. Portanto, o resultado final do Teste de Aprendizado é -1 -- uma falha-- e agora Kaylee conhece o feitiço Bola de Fogo em nível -1. É um começo.
-Kaylee deseja aprender desejado feitiço Bola de Fogo. É uma Habilidade difícil que ela não conheceportantoela precisa treinar. Ela combina com o Mestre do Jogo que treinará toda noite por uma hora antes do descanso habitual, e realiza o treinamento por alguns diasNo final da sessão, o MJ permite que Bia (a jogadora) jogue um dado para testar o aprendizado. O resultado é -- uma falha -- e agora Kaylee conhece o feitiço Bola de Fogo em nível -1. É um começo.+
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 ===== Evoluindo Outras Características ===== ===== Evoluindo Outras Características =====
-De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//, por exemplo. Mas certas coisas, como maus hábitos, podem ser abandonados, e alguns Conceitos, além de Trunfos e Poderes podem alcançar níveis mais altos.+De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//, por exemplo. Mas certas coisas, como maus hábitos, podem ser abandonados, e alguns Conceitos e Poderes podem alcançar níveis mais altos. Se o Mestre do Jogo permitir, [[:sistema:energia|Energia]] e [[:sistema:vitalidade|Vitalidade]] podem evoluir da mesma forma
  
 Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: quando uma situação satisfizer as mesmas condições, você pode fazer uma marca na característica que deseja aprimorar. No entanto: Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: quando uma situação satisfizer as mesmas condições, você pode fazer uma marca na característica que deseja aprimorar. No entanto:
sistema/evolucao.1728339152.txt.gz · Última modificação: 2024/10/07 22:12 por jnalon