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sistema:evolucao

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sistema:evolucao [2024/09/19 21:38] – Reformulação completa da Evolução. jnalonsistema:evolucao [2024/10/27 14:46] (atual) – Melhoria nas explicações. jnalon
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   * **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica:** o que é isso significa depende bastante do seu nível atual. Sua primeira tentativa pode ser algo simples, mas quando você já é experiente, você precisa realizar algo //bastante// impressionante.   * **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica:** o que é isso significa depende bastante do seu nível atual. Sua primeira tentativa pode ser algo simples, mas quando você já é experiente, você precisa realizar algo //bastante// impressionante.
   * **Quando você tenta e falha catastroficamente:** nesse caso, não pode ser uma falhar simples -- ela deve acontecer em um momento crucial, em que seu personagem vá //realmente// sentir os prejuízos da falha. Você //pode// usar um ponto de Energia e //escolher falhar// em um determinado momento e registrar a experiência, desde que o critério seja satisfeito.   * **Quando você tenta e falha catastroficamente:** nesse caso, não pode ser uma falhar simples -- ela deve acontecer em um momento crucial, em que seu personagem vá //realmente// sentir os prejuízos da falha. Você //pode// usar um ponto de Energia e //escolher falhar// em um determinado momento e registrar a experiência, desde que o critério seja satisfeito.
-  * **Quando você treina a característica:** indique ao MJ no início da sessão qual característica você quer evoluir. Você deve tomar algumas atitudes para isso e segui-las à risca, e você precisa fazer um teste da característica desejada e //falhar// para fazer Anotação+  * **Quando você treina a característica:** indique ao MJ no início da sessão qual característica você quer evoluir. Você deve tomar algumas atitudes para isso e segui-las à risca, e fazer a marca no final da sessão caso consiga manter disciplina
-  * **Quando houver um momento empolgante:** sempre que você utilizar a Habilidade de maneira a criar empolgação entre os outros jogadores e o MJ, você pode fazer uma anotação ao seu lado.+  * **Quando houver um momento empolgante:** sempre que você utilizar a Habilidade de maneira a criar empolgação entre os outros jogadores e o MJ, você pode fazer uma anotação ao seu lado. O MJ dirá quando isso acontece, mas você pode //lembrá-lo// de que isso é uma possibilidade.
  
 Não há limites: você pode fazer quantas marcações conseguir em quantas Habilidades conseguir, desde que satisfaça os requisitos acima. Não há limites: você pode fazer quantas marcações conseguir em quantas Habilidades conseguir, desde que satisfaça os requisitos acima.
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-Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades que você marcou, e realize um //Teste de Aprendizado// com ela. É um teste normal levando em consideração //apenas// a Habilidade -- ignore todos os Conceitos ao fazer esse teste:+Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades que você marcou, e realize um //Teste de Aprendizado// com ela. É um teste normal levando em consideração //apenas// a Habilidade (apenas alguns Conceitos se aplicam, veja mais abaixo):
  
   * Se você **falhar**, a Habilidade progride em um nível, e o seu aprendizado para essa sessão está concluído. Apague todas as marcas em quaisquer outras características.   * Se você **falhar**, a Habilidade progride em um nível, e o seu aprendizado para essa sessão está concluído. Apague todas as marcas em quaisquer outras características.
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 ==== Modificadores ==== ==== Modificadores ====
-Podem existir Conceitos, Recursos ou outras situações que permitem que o aprendizado seja um pouco mais fácil. Por exemplo, se seu personagem procurar um professor, ou se ele tiver acesso a uma grande quantidade de informações, e outras. Cada uma das situações que beneficiam o progresso provém uma //penalidade// ao Teste de Aprendizado. Por outro lado, situações que prejudiquem a evolução causam um //bônus// ao teste.+Podem existir Conceitos, Trunfos ou outras situações que permitem que o aprendizado seja um pouco mais fácil. Por exemplo, se seu personagem procurar um professor, ou se ele tiver acesso a uma grande quantidade de informações, e outras. Cada uma das situações que beneficiam o progresso provém uma //penalidade// ao Teste de Aprendizado. Por outro lado, situações que prejudiquem a evolução causam um //bônus// ao teste.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-No exemplo anterior, se Kaylee pudesse encontrar um professor para ajudá-la, ela //removeria// um de seus dados -- um professor te ajuda a entender onde você está errando. Se ela pudesse usar sua Biblioteca (o seu Recurso principal), ela poderia remover ainda outro dado -- mas ela está presa no momento, e não tem como acessar seu material de estudo.+No exemplo anterior, se Kaylee pudesse encontrar um professor para ajudá-la, ela //removeria// um de seus dados -- um professor te ajuda a entender onde você está errando. Se ela pudesse usar sua Biblioteca (o seu Trunfo), ela poderia remover ainda outro dado -- mas ela está presa no momento, e não tem como acessar seu material de estudo.
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 ===== Evoluindo Outras Características ===== ===== Evoluindo Outras Características =====
-De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//, por exemplo. Mas certas coisas, como maus hábitos, podem ser abandonados, e alguns Conceitos, além de Recursos e Poderes podem alcançar níveis mais altos.+De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//, por exemplo. Mas certas coisas, como maus hábitos, podem ser abandonados, e alguns Conceitos, além de Trunfos e Poderes podem alcançar níveis mais altos.
  
 Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: quando uma situação satisfizer as mesmas condições, você pode fazer uma marca na característica que deseja aprimorar. No entanto: Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: quando uma situação satisfizer as mesmas condições, você pode fazer uma marca na característica que deseja aprimorar. No entanto:
sistema/evolucao.1726781932.txt.gz · Última modificação: 2024/09/19 21:38 por jnalon