Scop RPG

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 Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, à medida que você avança em suas aventuras, ele entrará em contato com outras pessoas, aprenderá novas habilidades, abandonará maus hábitos e se tornará mais forte. Isso se reflete em um jogo de RPG através da //Evolução//: como transformar essa experiência em algo que o ajudará no futuro. Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, à medida que você avança em suas aventuras, ele entrará em contato com outras pessoas, aprenderá novas habilidades, abandonará maus hábitos e se tornará mais forte. Isso se reflete em um jogo de RPG através da //Evolução//: como transformar essa experiência em algo que o ajudará no futuro.
  
-===== Marcas de Experiência ===== +Normalmente, apenas Habilidades podem evoluir, porque elas representam aquilo que pode ser treinado ou aprimorado de alguma maneirae elas progridem conforme você as praticaPara representar isso, durante uma sessão de jogo, faça uma marca ao lado de uma Habilidade:
-No Scopum personagem evolui conforme as situações que vivenciaQuando você usar uma característica qualquer de maneira eficaz ou criativaseu MJ vai solicitar que você faça uma pequena marca próximo a ela na sua ficha, representando seu aprendizado.  +
- +
-As Anotações precisam representar algo que seu personagem //realmente// aprendeu. Isso se dá apenas em algumas situações. Você vai notar que a evolução acontece mais frequentemente quando você falha. Isso acontece porque aprendemos muito mais quando erramos que quando acertamos:+
  
   * **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica:** o que é isso significa depende bastante do seu nível atual. Sua primeira tentativa pode ser algo simples, mas quando você já é experiente, você precisa realizar algo //bastante// impressionante.   * **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica:** o que é isso significa depende bastante do seu nível atual. Sua primeira tentativa pode ser algo simples, mas quando você já é experiente, você precisa realizar algo //bastante// impressionante.
   * **Quando você tenta e falha catastroficamente:** nesse caso, não pode ser uma falhar simples -- ela deve acontecer em um momento crucial, em que seu personagem vá //realmente// sentir os prejuízos da falha. Você //pode// usar um ponto de Energia e //escolher falhar// em um determinado momento e registrar a experiência, desde que o critério seja satisfeito.   * **Quando você tenta e falha catastroficamente:** nesse caso, não pode ser uma falhar simples -- ela deve acontecer em um momento crucial, em que seu personagem vá //realmente// sentir os prejuízos da falha. Você //pode// usar um ponto de Energia e //escolher falhar// em um determinado momento e registrar a experiência, desde que o critério seja satisfeito.
-  * **Quando você treina a característica:** indique ao MJ no início da sessão qual característica você quer evoluir. Você deve tomar algumas atitudes para isso e segui-las à risca, e você precisa fazer um teste da característica desejada e //falhar// para fazer a Anotação.+  * **Quando você treina a característica:** indique ao MJ no início da sessão qual característica você quer evoluir. Você deve tomar algumas atitudes para isso e segui-las à risca, e fazer a marca no final da sessão caso consiga manter a disciplina. 
 +  * **Quando houver um momento empolgante:** sempre que você utilizar a Habilidade de maneira a criar empolgação entre os outros jogadores o MJ, você pode fazer uma anotação ao seu lado. O MJ dirá quando isso acontece, mas você pode //lembrá-lo// de que isso é uma possibilidade.
  
-Cada característica pode receber apenas uma anotação por sessão, e você pode fazer apenas três anotações em uma sessão qualquer.+Não há limites: você pode fazer quantas marcações conseguir em quantas Habilidades conseguir, desde que satisfaça os requisitos acima.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Durante sua última aventura, Kaylee tentou cavalgar pela primeira vez, ao fugir da guarda da cidade. Ela não foi muito efetiva, mas foi o suficiente para lhe dar alguma experiência. Ela anota em sua Ficha: //Cavalgar//, e faz uma marca ao seu lado. Lembre-se que o nível de uma Habilidade simples é 0, mas uma Habilidade difícil é -2.+Durante sua última aventura, Kaylee tentou cavalgar pela primeira vez, ao fugir da guarda da cidade. Ela não foi muito efetiva, mas foi o suficiente para lhe dar alguma experiência. Ela anota em sua Ficha: //Lidar com Animais//, e faz uma marca ao seu lado.
  
-Depois de algum tempo, Kaylee se torna proficiente em Cavalgadas, mas deseja aprender um pouco mais. Em uma fuga da guarda da cidade, ela resolve subir com sua montaria em um pequeno muro para que dispense coices em seus perseguidores -- enquanto ela lança algumas magias. É uma ação bastante inusitada, e o MJ resolve permitir a anotação independente do resultado do teste ser favorável ou não.+Depois de algum tempo, Kaylee se torna proficiente em cavalgadas, mas deseja aprender um pouco mais. Em uma fuga da guarda da cidade, ela resolve subir com sua montaria em um pequeno muro para que dispense coices em seus perseguidores -- enquanto ela lança algumas magias. É uma ação bastante inusitada, e o MJ resolve permitir a marcação independente do resultado do teste ser favorável ou não.
 ++++ ++++
  
-----+Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades que você marcou, e realize um //Teste de Aprendizado// com ela. É um teste normal levando em consideração //apenas// a Habilidade (apenas alguns Conceitos se aplicam, veja mais abaixo): 
 + 
 +  * Se você **falhar**, a Habilidade progride em um nível, e o seu aprendizado para essa sessão está concluído. Apague todas as marcas em quaisquer outras características. 
 +  * Se você **obtiver sucesso**, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica anotada.
  
-===== Evoluindo Características ===== +Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível //não pode// ser maior que o nível anteriorPor exemplo, para ter duas Habilidades de nível +2, você precisa ter pelo menos duas em nível +1.
-Você pode evoluir //apenas uma// característica ao final de cada sessão de jogoIsso acontece quando ela atinge um determinado número de anotações:+
  
-  * **Uma Habilidade:** duas anotações mais o nível atual da Habilidade. 
-  * **Um Conceito:** a cada quatro anotações. Isso inclui adquirir um novo Conceito, cancelar um Conceito ou aplicar um quantificador a um Conceito. 
-  * **Um Recurso:** um nível a cada quatro anotações. 
-  * **Um Poder:** trate como um Conceito. 
-  * **Uma Habilidade Especial:** trate como um Conceito. 
-  * **Vitalidade e Energia**: são normalmente características fixas. Se o MJ desejar permitir sua evolução, trate cada uma delas como um Conceito. 
-   
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Kaylee tenta evoluir sua Habilidade de Cavalgar. Essa é uma Habilidade simplesentão seu nível predefinido é igual a 0. Ela precisa fazer duas anotações na Habilidade para conseguir evoluir a característica de para +1Para evoluir de +1 para +2, ela precisa realizar três marcas.+Kaylee deseja melhorar sua Habilidade de Lidar com Animaisjá que cavalgar para longe do perigo tem se tornado uma constante nas aventuras de seu grupo. Ela tem, no momento, nível +1 na Habilidade, e escolheu falhar em uma fuga crucial (o que criou vários problemas para seu grupo).  
 + 
 +No fim da sessão, ela faz o Teste de Aprendizado para essa Habilidade, jogando 3 dados (os dois dados normais, mais o nível da Habilidade), e obtendo 5, 8 e 10Todos os dados são eliminados, e portanto ela pode subir a sua Habilidade de nível +1 para +2
 + 
 +Note que Kaylee //pode// evoluir nessa Habilidadeporque tem outras 4 Habilidades em nível +1 e apenas uma em nível +2. Se subir de nível fizesse com que ela tivesse mais Habilidades em nível +2 que em +1, o aprendizado não poderia ser realizado.
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-Existem certas características que não podem ser promovidas de maneira alguma. Por exemplo, Conceitos como //"Eu nasci nas Terras Setentrionais"// não podem ser mudados. Por outro lado, algo como //"Eu sou Preguiçoso"// certamente pode. Nesses casos, o seu personagem vai usar sua força de vontade para ir de encontro ao seu Conceito, e você deve indicar ao MJ quais serão suas atitudes em relação a isso. A cada vez que você resistir aos impulsos de seu Conceito, você pode fazer uma marca de experiência ao seu lado.+==== Modificadores ==== 
 +Podem existir Conceitos, Trunfos ou outras situações que permitem que o aprendizado seja um pouco mais fácil. Por exemplo, se seu personagem procurar um professor, ou se ele tiver acesso a uma grande quantidade de informações, e outras. Cada uma das situações que beneficiam o progresso provém uma //penalidade// ao Teste de Aprendizado. Por outro lado, situações que prejudiquem a evolução causam um //bônus// ao teste.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Kaylee está tendo problemas também com seu Pavio Curtoque está gerando conflitos desnecessariamente. Ela resolve //treinar// sua mente para lidar com essas situações e anuncia que vai tentar //manter calma// pelas próximas sessões até que possa eliminar o ConceitoCada anotação que ela fizer representa um passo de seu esforço no sentido de se tornar uma pessoa mais calma. Mas veja quenesse meio tempo, o Conceito //continua// em ação: toda vez que ela se deparar com uma situação que a faça perder as estribeirasela precisa gastar um ponto de Energia para evitar o comportamento. Mas a cada vez que isso ocorrer, o MJ permite que ela faça uma marca ao lado do Conceito em sua ficha.+No exemplo anterior, se Kaylee pudesse encontrar um professor para ajudá-laela //removeria// um de seus dados -- um professor te ajuda entender onde você está errandoSe ela pudesse usar sua Biblioteca (o seu Trunfo), ela poderia remover ainda outro dado -- mas ela está presa no momentoe não tem como acessar seu material de estudo.
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-Você não pode evoluir Habilidades indiscriminadamente, elas têm uma restrição adicionalvocê não pode ter uma quantidade igual ou maior de Habilidades em um nível do que no nível diretamente abaixoPor exemplonão é possível ter duas ou mais Habilidades em nível +2 se você tem apenas duas Habilidades no nível +1.+==== Aprendendo Novas Habilidades ==== 
 +Não há diferença na forma como uma nova Habilidade é aprendida e como evoluilembre-se que, quando nada está definido, a Habilidade tem nível 0Leve isso em consideração e faça os Testes de Aprendizado normalmente. Em caso de sucessoa Habilidade é aprendida em nível +1. 
 + 
 +No entanto, //Habilidades Difíceis// -- como aquelas que requerem muito estudo ou treinamento, ou as Habilidades de Poderes -- têm nível inicial igual a -2, significando que elas //não podem// ser utilizadas antes de serem aprendidas. Portanto, elas precisam ser //treinadas// antes de serem utilizadas. 
 + 
 +Para treinar uma Habilidade, indique no começo da sessão que seu personagem deseja treiná-la, e descreva para o Mestre do Jogo //como// isso será feito. Se o seu personagem conseguir cumprir o treinamento, ele pode realizar um Teste de Aprendizado da Habilidade desejada, jogando //apenas 1 dado//, e ignorando quaisquer Conceitos e situações que, de outra forma, dariam bônus (as penalidades, infelizmente, continuam válidas). Em caso de sucesso, a Habilidade é aprendida em nível -1.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Kaylee deseja evoluir sua Magia Dardos de Fogo de +2 para +3Infelizmente, ela não pode fazer issoporque tem apenas uma Habilidade em nível +2. Ela precisa de pelo menos mais duas Habilidades nesse nível para poder evoluir uma delas para +3.+Kaylee deseja aprender o desejado feitiço Bola de Fogo. É uma Habilidade difícil que ela não conheceportanto, ela precisa treinar. Ela combina com o Mestre do Jogo que treinará toda noite por uma hora antes do descanso habitual, e realiza o treinamento por alguns dias. No final da sessão, o MJ permite que Bia (a jogadora) jogue um dado para testar o aprendizado. O resultado é 6 -- uma falha -- e agora Kaylee conhece o feitiço Bola de Fogo em nível -1. É um começo.
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-===== Aprendendo Características ===== +===== Evoluindo Outras Características ===== 
-Quando você deseja que seu personagem //aprenda// uma característica que não tem -- como, por exemplo, uma Habilidade Especial, um Poder ou uma Habilidade difícil -- você precisa declarar com antecedência para o MJ que deseja obtê-la. Você pode anotá-la em sua fichamas ela só pode ser usada depois que receber anotações o suficiente. Por esse motivoquase sempre a nova característica deve ser //treinada// com afinco durante um período. Combine com o MJ quais atitudes são necessárias para que você registre a experiência, e você deve segui-las à risca.+De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//, por exemplo. Mas certas coisascomo maus hábitospodem ser abandonadose alguns Conceitosalém de Trunfos Poderes podem alcançar níveis mais altos.
  
-++++ Exemplo | +Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: quando uma situação satisfizer as mesmas condições, você pode fazer uma marca na característica que deseja aprimorarNo entanto:
-Lukah deseja aprender uma nova Canção que ouviu no festival em uma pequena vila que visitou. O MJ indica que ele deve treinar a nova Canção diariamente para fazer as anotações. Note que as anotações, ainda assim, ocorrem no final da //sessão//, e não no final do dia. Se Lukah mantiver a disciplina, então ao final do tempo de aprendizado a nova Canção estará disponível para ele. +
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-Habilidades difíceiscomo Pilotar Aviões e Habilidades de Poderesevoluem como Habilidades normaismas lembre-se que seu nível pré-definido é igual a -2Em sua primeira tentativavocê joga apenas um dado, não importa que outros modificadores possam aparecer. Em compensação, você pode evoluir para o nível -1 logo na primeira anotação.+  * **Apenas uma característica pode ser marcada** quando as condições forem satisfeitas. Se tanto um Conceito quanto uma Habilidade estiverem envolvidos na situação que gerou a experiênciavocê terá que fazer uma escolha. 
 +  * Você precisa realizar **quatro marcas** para evoluir um Conceitoum Recursonível de um Poder ou outra característica que não seja uma Habilidade. 
 +  * Você **não pode** interromper o treinamento! Pelo menos uma de suas próximas marcas **deve** ser na mesma característicacaso contráriovocê precisa começar do zero novamente. Se você não conseguir satisfazer as condições para realizar uma marca no Conceito que está evoluindo, você //pode// realizar treinamento, mas //não pode// evoluir nenhuma outra característica. 
 + 
 +O Teste de Aprendizado para os Conceitos e outras características //não// envolve Habilidades.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Kaylee finalmente já conhece suficiente sobre Magia para aprender famigerada //Bola de Fogo//, um feitiço bastante poderoso. Em uma situação de combateela resolve parar em frente aos seus inimigos incinerá-los. Ela joga apenas um dadoe o resultado é 5A magia falhouela recebeu alguns golpes e precisou ser resgatada pelos seus companheiros. Ela pode fazer uma anotação no final da sessão, e evoluir a Habilidade.+Kaylee está tendo alguns problemas com seu Pavio Curto, e deseja controlar seu temperamento. //Usar// seu Pavio Curto de maneira espetacular pode não ser o mais recomendado para a saúde de seu grupo, então ela decide treinar o Conceito //contendo os seus ânimos// até conseguir quatro marcas no ConceitoNote que, enquanto isso não ocorrer e ela não obtiver progresso no Teste de Aprendizado, o Pavio Curto continua ativo! 
 + 
 +Em uma determinada cena, as negociações com um mercador estão indo de mal a pior, e Kaylee sente o fogo subir à cabeça. Ela precisa gastar um ponto de Energia para conter sua explosão -- caso contrárioprecisaria começar tudo do zero//"Isso é mais difícil do que parecia"//resmunga ela consigo mesma.
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Linha 75: Linha 82:
  
 ++++ O Diário | ++++ O Diário |
-As anotações são pequenas marcas de experiência que você faz ao lado de cada característica que deseja evoluir. Mas, se você quiser manter um histórico para o seu personagem, utilize o verso da ficha ou um caderno para descrever //como// o personagem obteve cada anotação. Não precisa ser algo extenso, se você não quiser: apenas escreva algo como //"Cavalgar -- Fugindo da guarda da cidade de Ishtar."// Ao final da campanha, você terá todo o registro da história do seu personagem e de sua evolução!+As anotações são pequenas marcas de experiência que você faz ao lado de cada característica que deseja evoluir. Mas, se você quiser manter um histórico para o seu personagem, utilize o verso da ficha ou um caderno para descrever //como// o personagem obteve cada anotação. Não precisa ser algo extenso, se você não quiser: apenas escreva algo como //"Lidar com Animais -- Fugindo da guarda da cidade de Ishtar."// Ao final da campanha, você terá todo o registro da história do seu personagem e de sua evolução!
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Linha 89: Linha 96:
 > **Exemplo**\\ Se o personagem pertence a uma ordem militar, a patente para a qual ele evolui depende da sua atual. Ele só pode ser promovido para //Sargento// se for um //Cabo//, e só pode ser promovido para //Capitão// se for um //Tenente//, e assim por diante. Além desse requisito, as anotações continuam sendo necessárias -- provavelmente preenchidas pela quantidade de missões cumpridas. > **Exemplo**\\ Se o personagem pertence a uma ordem militar, a patente para a qual ele evolui depende da sua atual. Ele só pode ser promovido para //Sargento// se for um //Cabo//, e só pode ser promovido para //Capitão// se for um //Tenente//, e assim por diante. Além desse requisito, as anotações continuam sendo necessárias -- provavelmente preenchidas pela quantidade de missões cumpridas.
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 +===== Seção do Mestre =====
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 +++++ Evolução Lenta |
 +O método de progressão do Scop é feito de forma que os personagens não cresçam muito rapidamente -- para não perder a graça -- nem muito lentamente para não ser frustrante para os jogadores. Um personagem leva cerca de 14 sessões para atingir a primeira Habilidade em nível +4 -- se tiver bastante sorte!
 +
 +Mas, se você considera que as coisas estão andando muito rapidamente, você pode colocar algumas restrições adicionais:
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 +  * A quantidade de Habilidades em um nível precisa ser //menor// (em vez de //menor ou igual//) ao número de Habilidades do nível mais baixo.
 +  * Enquanto o personagem acumula experiência para um Conceito, Recurso, Poder e outras características, ele //não pode// evoluir Habilidades.
 +
 +Isso vai reduzir um pouco a velocidade do progresso dos jogadores. Apenas tome cuidado para que não se torne lenta e frustrante demais.
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sistema/evolucao.1715279258.txt.gz · Última modificação: 2024/05/09 18:27 por admin