sistema:evolucao
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Linha 1: | Linha 1: | ||
- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
metatag-description=(Scop RPG) | metatag-description=(Scop RPG) | ||
metatag-og: | metatag-og: | ||
Linha 10: | Linha 10: | ||
Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, | Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, | ||
- | ===== Marcas | + | Normalmente, |
- | No Scop, um personagem evolui | + | |
- | + | ||
- | As Anotações precisam representar algo que seu personagem // | + | |
* **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica: | * **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica: | ||
* **Quando você tenta e falha catastroficamente: | * **Quando você tenta e falha catastroficamente: | ||
- | * **Quando você treina a característica: | + | * **Quando você treina a característica: |
+ | * **Quando houver um momento empolgante: | ||
- | Cada característica pode receber apenas uma anotação por sessão, e você pode fazer apenas três anotações | + | Não há limites: |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Durante sua última aventura, Kaylee tentou cavalgar pela primeira vez, ao fugir da guarda da cidade. Ela não foi muito efetiva, mas foi o suficiente para lhe dar alguma experiência. Ela anota em sua Ficha: //Cavalgar//, e faz uma marca ao seu lado. Lembre-se que o nível de uma Habilidade simples é 0, mas uma Habilidade difícil é -2. | + | Durante sua última aventura, Kaylee tentou cavalgar pela primeira vez, ao fugir da guarda da cidade. Ela não foi muito efetiva, mas foi o suficiente para lhe dar alguma experiência. Ela anota em sua Ficha: //Lidar com Animais//, e faz uma marca ao seu lado. |
- | Depois de algum tempo, Kaylee se torna proficiente em Cavalgadas, mas deseja aprender um pouco mais. Em uma fuga da guarda da cidade, ela resolve subir com sua montaria em um pequeno muro para que dispense coices em seus perseguidores -- enquanto ela lança algumas magias. É uma ação bastante inusitada, e o MJ resolve permitir a anotação | + | Depois de algum tempo, Kaylee se torna proficiente em cavalgadas, mas deseja aprender um pouco mais. Em uma fuga da guarda da cidade, ela resolve subir com sua montaria em um pequeno muro para que dispense coices em seus perseguidores -- enquanto ela lança algumas magias. É uma ação bastante inusitada, e o MJ resolve permitir a marcação |
++++ | ++++ | ||
- | ---- | + | Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades que você marcou, e realize um //Teste de Aprendizado// |
+ | |||
+ | * Se você **falhar**, a Habilidade progride em um nível, e o seu aprendizado para essa sessão está concluído. Apague todas as marcas em quaisquer outras características. | ||
+ | * Se você **obtiver sucesso**, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica anotada. | ||
- | ===== Evoluindo Características ===== | + | Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível |
- | Você pode evoluir | + | |
- | * **Uma Habilidade: | ||
- | * **Um Conceito:** a cada quatro anotações. Isso inclui adquirir um novo Conceito, cancelar um Conceito ou aplicar um quantificador a um Conceito. | ||
- | * **Um Recurso:** um nível a cada quatro anotações. | ||
- | * **Um Poder:** trate como um Conceito. | ||
- | * **Uma Habilidade Especial:** trate como um Conceito. | ||
- | * **Vitalidade e Energia**: são normalmente características fixas. Se o MJ desejar permitir sua evolução, trate cada uma delas como um Conceito. | ||
- | | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee | + | Kaylee |
+ | |||
+ | No fim da sessão, ela faz o Teste de Aprendizado | ||
+ | |||
+ | Note que Kaylee //pode// evoluir nessa Habilidade, porque tem outras 4 Habilidades em nível +1 e apenas uma em nível +2. Se subir de nível fizesse com que ela tivesse mais Habilidades em nível +2 que em +1, o aprendizado não poderia ser realizado. | ||
++++ | ++++ | ||
- | Existem certas características | + | ==== Modificadores ==== |
+ | Podem existir Conceitos, Trunfos ou outras situações | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee | + | No exemplo anterior, se Kaylee |
++++ | ++++ | ||
- | Você não pode evoluir | + | ==== Aprendendo Novas Habilidades |
+ | Não há diferença na forma como uma nova Habilidade é aprendida e como evolui: lembre-se | ||
+ | |||
+ | No entanto, //Habilidades | ||
+ | |||
+ | Para treinar uma Habilidade, indique | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee deseja | + | Kaylee deseja |
++++ | ++++ | ||
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- | ===== Aprendendo | + | ===== Evoluindo Outras |
- | Quando você deseja | + | De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//, por exemplo. Mas certas coisas, como maus hábitos, podem ser abandonados, e alguns Conceitos, além de Trunfos |
- | ++++ Exemplo | | + | Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: |
- | Lukah deseja aprender uma nova Canção | + | |
- | ++++ | + | |
- | Habilidades difíceis, como Pilotar Aviões e Habilidades de Poderes, evoluem como Habilidades normais, mas lembre-se que seu nível | + | * **Apenas uma característica pode ser marcada** quando as condições forem satisfeitas. Se tanto um Conceito quanto uma Habilidade estiverem envolvidos na situação que gerou a experiência, você terá que fazer uma escolha. |
+ | * Você precisa realizar **quatro marcas** para evoluir um Conceito, um Recurso, o nível | ||
+ | * Você **não pode** interromper o treinamento! Pelo menos uma de suas próximas marcas **deve** ser na mesma característica, caso contrário, você precisa começar do zero novamente. Se você não conseguir satisfazer as condições para realizar uma marca no Conceito | ||
+ | |||
+ | O Teste de Aprendizado | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee | + | Kaylee |
+ | |||
+ | Em uma determinada cena, as negociações com um mercador estão indo de mal a pior, e Kaylee sente o fogo subir à cabeça. Ela precisa gastar | ||
++++ | ++++ | ||
Linha 75: | Linha 82: | ||
++++ O Diário | | ++++ O Diário | | ||
- | As anotações são pequenas marcas de experiência que você faz ao lado de cada característica que deseja evoluir. Mas, se você quiser manter um histórico para o seu personagem, utilize o verso da ficha ou um caderno para descrever //como// o personagem obteve cada anotação. Não precisa ser algo extenso, se você não quiser: apenas escreva algo como //"Cavalgar | + | As anotações são pequenas marcas de experiência que você faz ao lado de cada característica que deseja evoluir. Mas, se você quiser manter um histórico para o seu personagem, utilize o verso da ficha ou um caderno para descrever //como// o personagem obteve cada anotação. Não precisa ser algo extenso, se você não quiser: apenas escreva algo como //"Lidar com Animais |
++++ | ++++ | ||
Linha 89: | Linha 96: | ||
> **Exemplo**\\ Se o personagem pertence a uma ordem militar, a patente para a qual ele evolui depende da sua atual. Ele só pode ser promovido para // | > **Exemplo**\\ Se o personagem pertence a uma ordem militar, a patente para a qual ele evolui depende da sua atual. Ele só pode ser promovido para // | ||
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+ | ---- | ||
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+ | ===== Seção do Mestre ===== | ||
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+ | ++++ Evolução Lenta | | ||
+ | O método de progressão do Scop é feito de forma que os personagens não cresçam muito rapidamente -- para não perder a graça -- nem muito lentamente para não ser frustrante para os jogadores. Um personagem leva cerca de 14 sessões para atingir a primeira Habilidade em nível +4 -- se tiver bastante sorte! | ||
+ | |||
+ | Mas, se você considera que as coisas estão andando muito rapidamente, | ||
+ | |||
+ | * A quantidade de Habilidades em um nível precisa ser //menor// (em vez de //menor ou igual//) ao número de Habilidades do nível mais baixo. | ||
+ | * Enquanto o personagem acumula experiência para um Conceito, Recurso, Poder e outras características, | ||
+ | |||
+ | Isso vai reduzir um pouco a velocidade do progresso dos jogadores. Apenas tome cuidado para que não se torne lenta e frustrante demais. | ||
+ | ++++ | ||
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sistema/evolucao.1715279018.txt.gz · Última modificação: 2024/05/09 18:23 por admin