Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


sistema:evolucao

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
sistema:evolucao [2023/06/04 02:50] – Correção de typo. jnalonsistema:evolucao [2024/10/27 14:46] (atual) – Melhoria nas explicações. jnalon
Linha 1: Linha 1:
-{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}}+{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-evolucao.jpg) 
 +  metatag-description=(Scop RPG) 
 +  metatag-og:description=(Sistema Genérico, Modular, Customizável e Aberto de RPG) 
 +}}
 ~~NOTOC~~ ~~NOTOC~~
 +
 +{{ images:header-evolucao.jpg }}
  
 ====== Evolução ====== ====== Evolução ======
 Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, à medida que você avança em suas aventuras, ele entrará em contato com outras pessoas, aprenderá novas habilidades, abandonará maus hábitos e se tornará mais forte. Isso se reflete em um jogo de RPG através da //Evolução//: como transformar essa experiência em algo que o ajudará no futuro. Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, à medida que você avança em suas aventuras, ele entrará em contato com outras pessoas, aprenderá novas habilidades, abandonará maus hábitos e se tornará mais forte. Isso se reflete em um jogo de RPG através da //Evolução//: como transformar essa experiência em algo que o ajudará no futuro.
  
-===== Anotações ===== +Normalmenteapenas Habilidades podem evoluir, porque elas representam aquilo que pode ser treinado ou aprimorado de alguma maneira, e elas progridem conforme você as praticaPara representar isso, durante uma sessão de jogo, faça uma marca ao lado de uma Habilidade:
-No Scopum personagem evolui conforme as situações que vivencia, ou através de como é representadoAo final de cada sessão de jogo, você pode fazer de uma até três //Anotações// a respeito do que você aprendeu nesse período. Elas funcionam como uma espécie de //diário// rápido para seu personagem.+
  
-Uma Anotação relaciona um evento da sua aventura com uma característica. Cada característica pode receber apenas uma anotação por sessão. Não é necessário descrever com detalhes -- apenas indique a qual característica você se refere, e em que situação você aprendeu alguma coisa sobre ela+  * **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica:** o que é isso significa depende bastante do seu nível atualSua primeira tentativa pode ser algo simples, mas quando você já é experiente, você precisa realizar algo //bastante// impressionante. 
 +  * **Quando você tenta e falha catastroficamente:** nesse caso, não pode ser uma falhar simples -- ela deve acontecer em um momento crucial, em que seu personagem vá //realmente// sentir os prejuízos da falha. Você //pode// usar um ponto de Energia e //escolher falhar// em um determinado momento e registrar experiência, desde que o critério seja satisfeito. 
 +  * **Quando você treina a característica:** indique ao MJ no início da sessão qual característica você quer evoluir. Você deve tomar algumas atitudes para isso e segui-las à risca, e fazer a marca no final da sessão caso consiga manter a disciplina. 
 +  * **Quando houver um momento empolgante:** sempre que você utilizar a Habilidade de maneira a criar empolgação entre os outros jogadores e o MJ, você pode fazer uma anotação ao seu lado. O MJ dirá quando isso acontece, mas você pode //lembrá-lo// de que isso é uma possibilidade. 
 + 
 +Não há limites: você pode fazer quantas marcações conseguir em quantas Habilidades conseguir, desde que satisfaça os requisitos acima.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Durante sua última aventura, Kaylee tentou cavalgar pela primeira vez, ao fugir da guarda da cidade. Ela não foi muito efetiva, mas foi o suficiente para lhe dar alguma experiência. Ela anota em sua Ficha: //Cavalgar -- Fugindo da guarda da cidade//.+Durante sua última aventura, Kaylee tentou cavalgar pela primeira vez, ao fugir da guarda da cidade. Ela não foi muito efetiva, mas foi o suficiente para lhe dar alguma experiência. Ela anota em sua Ficha: //Lidar com Animais//, e faz uma marca ao seu lado. 
 + 
 +Depois de algum tempo, Kaylee se torna proficiente em cavalgadas, mas deseja aprender um pouco mais. Em uma fuga da guarda da cidade, ela resolve subir com sua montaria em um pequeno muro para que dispense coices em seus perseguidores -- enquanto ela lança algumas magias. É uma ação bastante inusitada, e o MJ resolve permitir a marcação independente do resultado do teste ser favorável ou não.
 ++++ ++++
  
-As Anotações precisam representar algo que seu personagem //realmente// aprendeuIsso se dá apenas em algumas situações. Você vai notar que evolução acontece mais frequentemente quando você falha. Isso acontece porque aprendemos muito mais quando erramos que quando acertamos:+Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades que você marcou, e realize um //Teste de Aprendizado// com elaÉ um teste normal levando em consideração //apenas// Habilidade (apenas alguns Conceitos se aplicam, veja mais abaixo):
  
-  * **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica:** o que é isso significa depende bastante do seu nível atual na característica. Sua primeira tentativa pode ser algo simples, mas quando você já é experiente, você precisa realizar algo //bastante// impressionante. +  * Se você **falhar**, a Habilidade progride em um nívele o seu aprendizado para essa sessão está concluídoApague todas as marcas em quaisquer outras características
-  * **Quando você tenta fazer uso da uma característica e falha catastroficamente:** nesse casonão pode ser uma falhar simples -- ela deve acontecer em um momento crucialem que seu personagem vá //realmente// sentir os prejuízos da falhaVocê //pode// usar um ponto de Energia e escolher falhar em um determinado momento e fazer a anotação, desde que o critério seja satisfeito+  * Se você **obtiver sucesso**, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica anotada.
-  * **Quando você treina a característica:** indique ao MJ no início da sessão qual característica você quer evoluir. Você deve tomar algumas atitudes para isso e segui-las à risca para fazer sua anotação. Para fazer a anotação, você deve usar um ponto de Energia, e fazer um teste envolvendo a característica e //falhar//Se você treina com um professor, use seus Conceitos aplicáveis como //penalidade// ao seu teste (seu professor te mostra //como// você está errando!)+
  
-===== Evoluindo Características ===== +Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível //não pode// ser maior que o nível anterior. Por exemplo, para ter duas Habilidades de nível +2, você precisa ter pelo menos duas em nível +1.
-Você evolui uma característica quando ela recebe um determinado número de anotações:+
  
-  * **Um Conceito:** a cada cinco anotações. Isso inclui adquirir um novo Conceito, cancelar um Conceito ou aplicar um quantificador a um Conceito. +++++ Exemplo | 
-  * **Uma Habilidade:** um nível a cada duas anotaçõesHá algumas restrições adicionaisveja abaixo. +Kaylee deseja melhorar sua Habilidade de Lidar com Animais, já que cavalgar para longe do perigo tem se tornado uma constante nas aventuras de seu grupoEla tem, no momento, nível +1 na Habilidade, e escolheu falhar em uma fuga crucial (o que criou vários problemas para seu grupo)
-  * **Um Recurso:** um nível a cada cinco anotações. +
-  * **Um Poder:** um nível a cada cinco anotações. +
-  * **Uma Habilidade Especial:** você adquire uma Habilidade Especial a cada cinco anotações.+
  
-Habilidades difíceiscomo Pilotar Aviões e Habilidades de Poderesevoluem como Habilidades normais, mas lembre-se que seu nível pré-definido é igual a -2. Em sua primeira tentativavocê joga apenas um dadonão importa que outros modificadores possam aparecerEm compensaçãovocê pode evoluir para o nível -logo na primeira anotação.+No fim da sessãoela faz o Teste de Aprendizado para essa Habilidadejogando 3 dados (os dois dados normais, mais o nível da Habilidade)e obtendo 58 e 10Todos os dados são eliminadose portanto ela pode subir a sua Habilidade de nível +para +2.
  
-Você não pode evoluir Habilidades indiscriminadamente: você não pode ter uma quantidade igual ou maior de Habilidades em um nível do que no nível diretamente abaixoPor exemplo, não é possível ter duas ou mais Habilidades em nível +2 se você tem apenas duas Habilidades no nível +1.+Note que Kaylee //pode// evoluir nessa Habilidade, porque tem outras 4 Habilidades em nível +1 e apenas uma em nível +2Se subir de nível fizesse com que ela tivesse mais Habilidades em nível +2 que em +1, o aprendizado não poderia ser realizado. 
 +++++
  
-Existem certas características que não podem ser promovidas de maneira alguma. Por exemplo, alguns Conceitos como //"Eu nasci nas Terras Setentrionais"// não é algo que pode ser mudado. Por outro lado, algo como //"Eu sou Preguiçoso"// certamente pode. Consulte o MJ para ver se ele aprova a evolução.+==== Modificadores ==== 
 +Podem existir Conceitos, Trunfos ou outras situações que permitem que o aprendizado seja um pouco mais fácil. Por exemplo, se seu personagem procurar um professor, ou se ele tiver acesso a uma grande quantidade de informações, e outras. Cada uma das situações que beneficiam o progresso provém uma //penalidade// ao Teste de Aprendizado. Por outro lado, situações que prejudiquem a evolução causam um //bônus// ao teste.
  
-Por fim[[sistema:Vitalidade]] e [[sistema:Energia]] são normalmente características fixasmas MJ pode desejar que os personagens em suas campanhas se tornem mais fortes com o passar do tempoNesse caso, trate cada nível de Vitalidade Energia como um Conceito.+++++ Exemplo | 
 +No exemplo anteriorse Kaylee pudesse encontrar um professor para ajudá-laela //removeria// um de seus dados -- um professor te ajuda a entender onde você está errando. Se ela pudesse usar sua Biblioteca (seu Trunfo), ela poderia remover ainda outro dado -- mas ela está presa no momento, e não tem como acessar seu material de estudo. 
 +++++ 
 + 
 +==== Aprendendo Novas Habilidades ==== 
 +Não há diferença na forma como uma nova Habilidade é aprendida e como evolui: lembre-se que, quando nada está definido, a Habilidade tem nível 0. Leve isso em consideração e faça os Testes de Aprendizado normalmenteEm caso de sucessoa Habilidade é aprendida em nível +1. 
 + 
 +No entanto, //Habilidades Difíceis// -- como aquelas que requerem muito estudo ou treinamento, ou as Habilidades de Poderes -- têm nível inicial igual a -2, significando que elas //não podem// ser utilizadas antes de serem aprendidas. Portanto, elas precisam ser //treinadas// antes de serem utilizadas. 
 + 
 +Para treinar uma Habilidade, indique no começo da sessão que seu personagem deseja treiná-la, descreva para o Mestre do Jogo //como// isso será feito. Se o seu personagem conseguir cumprir o treinamento, ele pode realizar um Teste de Aprendizado da Habilidade desejada, jogando //apenas 1 dado//, e ignorando quaisquer Conceitos e situações que, de outra forma, dariam bônus (as penalidades, infelizmente, continuam válidas). Em caso de sucesso, a Habilidade é aprendida em nível -1.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Kaylee finalmente já conhece suficiente sobre Magia para aprender a famigerada //Bola de Fogo//, um feitiço bastante poderosoEm uma situação de combate, ela resolve parar em frente aos seus inimigos e incinerá-los. Ela joga apenas um dado, e resultado é 4. A magia falhou, e ela recebeu alguns golpes e precisou ser resgatada pelos seus companheirosEla pode fazer uma anotação no final da sessão, e evoluir Habilidade.+Kaylee deseja aprender desejado feitiço Bola de Fogo. É uma Habilidade difícil que ela não conhece, portanto, ela precisa treinar. Ela combina com Mestre do Jogo que treinará toda noite por uma hora antes do descanso habitual, e realiza o treinamento por alguns diasNo final da sessão, o MJ permite que Bia (jogadora) jogue um dado para testar o aprendizado. O resultado é 6 -- uma falha -- e agora Kaylee conhece o feitiço Bola de Fogo em nível -1. É um começo. 
 +++++
  
-Ela está tendo problemas também com seu Pavio Curto, que está gerando conflitos desnecessariamente. Ela resolve //treinar// sua mente para lidar com essas situações e anuncia que vai tentar //manter a calma// pelas próximas sessões até que possa eliminar o Conceito. Note que, nesse meio tempo, o Conceito //continua// em ação: toda vez que ela se deparar com uma situação que a faça perder as estribeiras, ela precisa gastar um ponto de Energia para evitar o comportamento. Mas a cada vez que isso ocorrer, ela pode fazer uma anotação em sua ficha.+----
  
-Por fimdepois de algum tempoKaylee se torna proficiente em Cavalgadasmas deseja aprender um pouco mais. Em uma fuga da guarda da cidadeela resolve subir com sua montaria em um pequeno muro para que dispense coices em seus perseguidores -- enquanto ela lança algumas magias. É uma ação bastante inusitada, e o MJ resolve permitir a anotação independente do resultado do teste ser favorável ou não.+===== Evoluindo Outras Características ===== 
 +De maneira geralConceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//por exemplo. Mas certas coisascomo maus hábitos, podem ser abandonados, e alguns Conceitos, além de Trunfos e Poderes podem alcançar níveis mais altos. 
 + 
 +Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: quando uma situação satisfizer as mesmas condiçõesvocê pode fazer uma marca na característica que deseja aprimorar. No entanto: 
 + 
 +  * **Apenas uma característica pode ser marcada** quando as condições forem satisfeitas. Se tanto um Conceito quanto uma Habilidade estiverem envolvidos na situação que gerou a experiência, você terá que fazer uma escolha. 
 +  * Você precisa realizar **quatro marcas** para evoluir um Conceito, um Recurso, o nível de um Poder ou outra característica que não seja uma Habilidade. 
 +  * Você **não pode** interromper o treinamento! Pelo menos uma de suas próximas marcas **deve** ser na mesma característica, caso contrário, você precisa começar do zero novamente. Se você não conseguir satisfazer as condições para realizar uma marca no Conceito que está evoluindo, você //pode// realizar treinamento, mas //não pode// evoluir nenhuma outra característica. 
 + 
 +O Teste de Aprendizado para os Conceitos e outras características //não// envolve Habilidades. 
 + 
 +++++ Exemplo | 
 +Kaylee está tendo alguns problemas com o seu Pavio Curto, e deseja controlar seu temperamento. //Usar// seu Pavio Curto de maneira espetacular pode não ser o mais recomendado para a saúde de seu grupo, então ela decide treinar o Conceito //contendo os seus ânimos// até conseguir quatro marcas no Conceito. Note que, enquanto isso não ocorrer e ela não obtiver progresso no Teste de Aprendizado, o Pavio Curto continua ativo! 
 + 
 +Em uma determinada cena, as negociações com um mercador estão indo de mal a pior, e Kaylee sente fogo subir à cabeça. Ela precisa gastar um ponto de Energia para conter sua explosão -- caso contrário, precisaria começar tudo do zero. //"Isso é mais difícil do que parecia"//, resmunga ela consigo mesma.
 ++++ ++++
 +
 +----
  
 ===== Regras Opcionais ===== ===== Regras Opcionais =====
 +
 +++++ O Diário |
 +As anotações são pequenas marcas de experiência que você faz ao lado de cada característica que deseja evoluir. Mas, se você quiser manter um histórico para o seu personagem, utilize o verso da ficha ou um caderno para descrever //como// o personagem obteve cada anotação. Não precisa ser algo extenso, se você não quiser: apenas escreva algo como //"Lidar com Animais -- Fugindo da guarda da cidade de Ishtar."// Ao final da campanha, você terá todo o registro da história do seu personagem e de sua evolução!
 +++++
  
 ++++ Evolução pela História | ++++ Evolução pela História |
Linha 57: Linha 95:
  
 > **Exemplo**\\ Se o personagem pertence a uma ordem militar, a patente para a qual ele evolui depende da sua atual. Ele só pode ser promovido para //Sargento// se for um //Cabo//, e só pode ser promovido para //Capitão// se for um //Tenente//, e assim por diante. Além desse requisito, as anotações continuam sendo necessárias -- provavelmente preenchidas pela quantidade de missões cumpridas. > **Exemplo**\\ Se o personagem pertence a uma ordem militar, a patente para a qual ele evolui depende da sua atual. Ele só pode ser promovido para //Sargento// se for um //Cabo//, e só pode ser promovido para //Capitão// se for um //Tenente//, e assim por diante. Além desse requisito, as anotações continuam sendo necessárias -- provavelmente preenchidas pela quantidade de missões cumpridas.
 +++++
  
-> **Exemplo**\\ MJ e o Criador de Mundos podem usar isso em conjunto com regra opcional anterior para simular diversos aspectos diferentes do cenárioPor exemplo, você pode incluir //Sanidade// em sua história, transformando o estado mental do personagem em uma Trilha em direção à insanidade, que se altera conforme os horrores que presencia. Seu personagem inicia //São e Saudável//, progride para //Abalado// quando se vê frente à primeira situação horrível, e assim por dianteO MJ pode solicitar alguns testes para determinar se o personagem é capaz de suportar visão ou não.+---- 
 + 
 +===== Seção do Mestre ===== 
 + 
 +++++ Evolução Lenta | 
 +método de progressão do Scop é feito de forma que os personagens não cresçam muito rapidamente -- para não perder graça -- nem muito lentamente para não ser frustrante para os jogadoresUm personagem leva cerca de 14 sessões para atingir a primeira Habilidade em nível +4 -- se tiver bastante sorte! 
 + 
 +Mas, se você considera que as coisas estão andando muito rapidamente, você pode colocar algumas restrições adicionais: 
 + 
 +  * A quantidade de Habilidades em um nível precisa ser //menor// (em vez de //menor ou igual//) ao número de Habilidades do nível mais baixo. 
 +  * Enquanto o personagem acumula experiência para um Conceito, Recurso, Poder e outras características, ele //não pode// evoluir Habilidades. 
 + 
 +Isso vai reduzir um pouco velocidade do progresso dos jogadores. Apenas tome cuidado para que não se torne lenta e frustrante demais.
 ++++ ++++
 +
sistema/evolucao.1685847014.txt.gz · Última modificação: 2023/06/04 02:50 por jnalon