sistema:evolucao
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+ | {{htmlmetatags> | ||
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
+ | metatag-og: | ||
+ | }} | ||
+ | ~~NOTOC~~ | ||
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+ | {{ images: | ||
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+ | ====== Evolução ====== | ||
+ | Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, | ||
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+ | Normalmente, | ||
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+ | * **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica: | ||
+ | * **Quando você tenta e falha catastroficamente: | ||
+ | * **Quando você treina a característica: | ||
+ | * **Quando houver um momento empolgante: | ||
+ | |||
+ | Não há limites: você pode fazer quantas marcações conseguir em quantas Habilidades conseguir, desde que satisfaça os requisitos acima. | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Durante sua última aventura, Kaylee tentou cavalgar pela primeira vez, ao fugir da guarda da cidade. Ela não foi muito efetiva, mas foi o suficiente para lhe dar alguma experiência. Ela anota em sua Ficha: //Lidar com Animais//, e faz uma marca ao seu lado. | ||
+ | |||
+ | Depois de algum tempo, Kaylee se torna proficiente em cavalgadas, mas deseja aprender um pouco mais. Em uma fuga da guarda da cidade, ela resolve subir com sua montaria em um pequeno muro para que dispense coices em seus perseguidores -- enquanto ela lança algumas magias. É uma ação bastante inusitada, e o MJ resolve permitir a marcação independente do resultado do teste ser favorável ou não. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades que você marcou, e realize um //Teste de Aprendizado// | ||
+ | |||
+ | * Se você **falhar**, a Habilidade progride em um nível, e o seu aprendizado para essa sessão está concluído. Apague todas as marcas em quaisquer outras características. | ||
+ | * Se você **obtiver sucesso**, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica anotada. | ||
+ | |||
+ | Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível //não pode// ser maior que o nível anterior. Por exemplo, para ter duas Habilidades de nível +2, você precisa ter pelo menos duas em nível +1. | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Kaylee deseja melhorar sua Habilidade de Lidar com Animais, já que cavalgar para longe do perigo tem se tornado uma constante nas aventuras de seu grupo. Ela tem, no momento, nível +1 na Habilidade, e escolheu falhar em uma fuga crucial (o que criou vários problemas para seu grupo). | ||
+ | |||
+ | No fim da sessão, ela faz o Teste de Aprendizado para essa Habilidade, jogando 3 dados (os dois dados normais, mais o nível da Habilidade), | ||
+ | |||
+ | Note que Kaylee //pode// evoluir nessa Habilidade, porque tem outras 4 Habilidades em nível +1 e apenas uma em nível +2. Se subir de nível fizesse com que ela tivesse mais Habilidades em nível +2 que em +1, o aprendizado não poderia ser realizado. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ==== Modificadores ==== | ||
+ | Podem existir Conceitos, Trunfos ou outras situações que permitem que o aprendizado seja um pouco mais fácil. Por exemplo, se seu personagem procurar um professor, ou se ele tiver acesso a uma grande quantidade de informações, | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | No exemplo anterior, se Kaylee pudesse encontrar um professor para ajudá-la, ela // | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ==== Aprendendo Novas Habilidades ==== | ||
+ | Não há diferença na forma como uma nova Habilidade é aprendida e como evolui: lembre-se que, quando nada está definido, a Habilidade tem nível 0. Leve isso em consideração e faça os Testes de Aprendizado normalmente. Em caso de sucesso, a Habilidade é aprendida em nível +1. | ||
+ | |||
+ | No entanto, // | ||
+ | |||
+ | Para treinar uma Habilidade, indique no começo da sessão que seu personagem deseja treiná-la, e descreva para o Mestre do Jogo //como// isso será feito. Se o seu personagem conseguir cumprir o treinamento, | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Kaylee deseja aprender o desejado feitiço Bola de Fogo. É uma Habilidade difícil que ela não conhece, portanto, ela precisa treinar. Ela combina com o Mestre do Jogo que treinará toda noite por uma hora antes do descanso habitual, e realiza o treinamento por alguns dias. No final da sessão, o MJ permite que Bia (a jogadora) jogue um dado para testar o aprendizado. O resultado é 6 -- uma falha -- e agora Kaylee conhece o feitiço Bola de Fogo em nível -1. É um começo. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
+ | |||
+ | ===== Evoluindo Outras Características ===== | ||
+ | De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem //nasceu nos Países Setentrionais//, | ||
+ | |||
+ | Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: | ||
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+ | * **Apenas uma característica pode ser marcada** quando as condições forem satisfeitas. Se tanto um Conceito quanto uma Habilidade estiverem envolvidos na situação que gerou a experiência, | ||
+ | * Você precisa realizar **quatro marcas** para evoluir um Conceito, um Recurso, o nível de um Poder ou outra característica que não seja uma Habilidade. | ||
+ | * Você **não pode** interromper o treinamento! Pelo menos uma de suas próximas marcas **deve** ser na mesma característica, | ||
+ | |||
+ | O Teste de Aprendizado para os Conceitos e outras características //não// envolve Habilidades. | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Kaylee está tendo alguns problemas com o seu Pavio Curto, e deseja controlar seu temperamento. //Usar// seu Pavio Curto de maneira espetacular pode não ser o mais recomendado para a saúde de seu grupo, então ela decide treinar o Conceito //contendo os seus ânimos// até conseguir quatro marcas no Conceito. Note que, enquanto isso não ocorrer e ela não obtiver progresso no Teste de Aprendizado, | ||
+ | |||
+ | Em uma determinada cena, as negociações com um mercador estão indo de mal a pior, e Kaylee sente o fogo subir à cabeça. Ela precisa gastar um ponto de Energia para conter sua explosão -- caso contrário, precisaria começar tudo do zero. //" | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
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+ | ===== Regras Opcionais ===== | ||
+ | |||
+ | ++++ O Diário | | ||
+ | As anotações são pequenas marcas de experiência que você faz ao lado de cada característica que deseja evoluir. Mas, se você quiser manter um histórico para o seu personagem, utilize o verso da ficha ou um caderno para descrever //como// o personagem obteve cada anotação. Não precisa ser algo extenso, se você não quiser: apenas escreva algo como //" | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Evolução pela História | | ||
+ | Em algumas situações, | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Lukah foi traído por um amigo de longa data no qual confiava cegamente. Como resultado, ele foi capturado e torturado pela guilda dos ladrões da cidade. Após ser resgatado pelo seu grupo, Lukah agora tem o Conceito Desconfiado, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Trilhas de Conceitos | | ||
+ | É bastante natural que para adquirir certos Conceitos um personagem precise de pré-requisitos -- como outros Conceitos, por exemplo. O MJ deve permitir a evolução apenas se, além das anotações, | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Se o personagem pertence a uma ordem militar, a patente para a qual ele evolui depende da sua atual. Ele só pode ser promovido para // | ||
+ | ++++ | ||
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+ | ===== Seção do Mestre ===== | ||
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+ | ++++ Evolução Lenta | | ||
+ | O método de progressão do Scop é feito de forma que os personagens não cresçam muito rapidamente -- para não perder a graça -- nem muito lentamente para não ser frustrante para os jogadores. Um personagem leva cerca de 14 sessões para atingir a primeira Habilidade em nível +4 -- se tiver bastante sorte! | ||
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+ | Mas, se você considera que as coisas estão andando muito rapidamente, | ||
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+ | * A quantidade de Habilidades em um nível precisa ser //menor// (em vez de //menor ou igual//) ao número de Habilidades do nível mais baixo. | ||
+ | * Enquanto o personagem acumula experiência para um Conceito, Recurso, Poder e outras características, | ||
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+ | Isso vai reduzir um pouco a velocidade do progresso dos jogadores. Apenas tome cuidado para que não se torne lenta e frustrante demais. | ||
+ | ++++ | ||