sistema:equipamentos
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sistema:equipamentos [2024/05/30 19:19] – Remoção de referências a Recursos. jnalon | sistema:equipamentos [2025/07/24 14:24] (atual) – [Controlando Recursos] Melhor explicação da aquisição de recursos. jnalon | ||
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Já em um cenário moderno, um investigador carregaria consigo uma arma pequena, enquanto um cientista carregaria um caderno de anotações. Converse com o MJ para decidir o que seu personagem leva. | Já em um cenário moderno, um investigador carregaria consigo uma arma pequena, enquanto um cientista carregaria um caderno de anotações. Converse com o MJ para decidir o que seu personagem leva. | ||
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+ | |||
+ | * Algumas sugestões de equipamentos pode ser encontradas [[: | ||
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Por fim, em alguns casos, é completamente possível executar a Tarefa sem o equipamento, | Por fim, em alguns casos, é completamente possível executar a Tarefa sem o equipamento, | ||
- | ==== Pedindo Equipamentos ao Universo | + | ---- |
- | Em algumas histórias, é comum ver o personagem | + | |
+ | ===== Controlando Recursos ===== | ||
+ | Em alguns casos, seu personagem | ||
- | Você pode [[: | + | Para cada Equipamento cuja quantidade ou condição precise ser monitorada, atribua |
- | Como favores do Universo sempre causam algum tipo de problema, o equipamento que você acabou | + | Quando um recurso desse tipo for utilizado, o MJ deve solicitar um [[: |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | O grupo deseja libertar um prisioneiro em uma masmorra, mas as barras são muito fortes e a fechadura está enferrujada demais para ser manipulada. Não há uma maneira dos personagens forçarem o portão sem ajuda externa. Meggan, a espiã, diz //"Por sorte, eu trouxe comigo um pé-de-cabra bastante resistente!"// | + | Em vez de rastrear **cada moeda de ouro** individualmente, você pode utilizar esse método para acompanhar |
++++ | ++++ | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Uma maneira bacana | + | A mesma técnica pode ser aplicada para gerenciar **munição ou o número |
++++ | ++++ | ||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | **A qualidade de um objeto** também pode ser acompanhada usando esse mesmo método. Em cenários onde equipamentos podem quebrar, perder eficiência, | ||
+ | ++++ | ||
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+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Coisas menos palpáveis, como **favores ou influência**, | ||
+ | ++++ | ||
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+ | * Você pode ver uma lista de sugetões de recursos [[: | ||
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- | /* | + | |
===== Regras Opcionais ===== | ===== Regras Opcionais ===== | ||
++++ Adquirindo Equipamentos | | ++++ Adquirindo Equipamentos | | ||
- | Se o MJ desejar que os personagens //" | + | Se o MJ desejar que os personagens //" |
- | Veja na tabela abaixo uma sugestão dos como calcular a quantidade de pontos | + | > **Exemplo: |
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+ | Cada equipamento | ||
^ Raridade | ^ Raridade | ||
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| Único | | Único | ||
- | > **Exemplo**\\ Uma //espada mágica// é um item, no mínimo, raro, então seu custo é 3 pontos | + | > **Exemplo**\\ Uma //espada mágica// é um item, no mínimo, raro, então seu custo é 3 pontos. Pontos são adicionados ao custo para cada vantagem: se a espada dá um bônus de +1 às jogadas de ataque contra um alvo específico, |
++++ | ++++ | ||
- | */ | + | |
+ | ===== Seção do Mestre ===== | ||
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+ | ++++ Criando Escassez | | ||
+ | Aventuras exploratórias e de sobrevivência precisam lidar com um elemento crucial: a escassez. O mundo acabou — não há mais restaurantes na esquina com refeições à sua espera. Use o Controle de Recursos e os Testes de Uso para gerenciar comida, água, munição e outros itens essenciais como remédios, suprimentos médicos, baterias para lanternas e combustível. | ||
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+ | Faça um Teste de Uso ao final de cada dia para verificar o consumo geral de suprimentos. Além disso, após cada cena importante, aplique um Teste de Uso específico para itens utilizados: munição após tiroteios, combustível depois de usar veículos, suprimentos médicos após tratamentos. Esses testes frequentes demonstrarão aos jogadores a natureza implacável do cenário e a importância vital de administrar seus recursos. | ||
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sistema/equipamentos.1717096758.txt.gz · Última modificação: 2024/05/30 19:19 por jnalon