sistema:equipamentos
Diferenças
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| sistema:equipamentos [2025/07/24 14:24] – [Controlando Recursos] Melhor explicação da aquisição de recursos. jnalon | sistema:equipamentos [2025/10/22 13:32] (atual) – Inserção de "Criando Escassez" na Seção do Criador. jnalon | ||
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| - | * Algumas sugestões de equipamentos pode ser encontradas [[: | + | * Algumas sugestões de equipamentos pode ser encontradas [[: |
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| - | * Você pode ver uma lista de sugetões de recursos [[: | + | * Você pode ver uma lista de sugetões de recursos [[:modulo:recursos#recursos|aqui]]. |
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| > **Exemplo**\\ Uma //espada mágica// é um item, no mínimo, raro, então seu custo é 3 pontos. Pontos são adicionados ao custo para cada vantagem: se a espada dá um bônus de +1 às jogadas de ataque contra um alvo específico, | > **Exemplo**\\ Uma //espada mágica// é um item, no mínimo, raro, então seu custo é 3 pontos. Pontos são adicionados ao custo para cada vantagem: se a espada dá um bônus de +1 às jogadas de ataque contra um alvo específico, | ||
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| ===== Seção do Mestre ===== | ===== Seção do Mestre ===== | ||
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| + | ++++ Criando Escassez | | ||
| + | Como falado logo ali em cima, é fácil usar o controle de recursos para criar escassez -- o que é um elemento essencial em jogos que focam na sobrevivência ou na exploração. Você pode tornar a coisa bastante radical para tornar o seu cenário desafiante. Aqui algumas coisas que você pode fazer: | ||
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| + | * No final do dia ou de uma cena, não sugira Testes de Uso: os personagens simplesmente perdem um ponto do que quer que tenham usado: água, comida e munições vão acabar rapidamente, | ||
| + | * Faça com que a recuperação desses recursos seja // | ||
| + | * Crie regras que indiquem as consequências de não obter recursos: fome e sede impedem a recuperação de Vitalidade e Energia. Busque no seu cenário por outras formas de penalizar os personagens. | ||
| + | * Recuperar recursos pode envolver conflitos éticos: um personagem deve obter comida para si ao custo de permitir que uma mãe passe fome? | ||
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| + | A representação dos recursos como pontos permite tanto aos jogadores quanto ao Mestre interpretar a severidade de sua situação. Tire proveito disso. | ||
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sistema/equipamentos.txt · Última modificação: 2025/10/22 13:32 por jnalon
