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sistema:conflitos

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sistema:conflitos [2023/06/27 14:37] – Reestruturação do texto. jnalonsistema:conflitos [2025/07/13 14:14] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon
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 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Meggan deseja se esgueirar pelos corredores de uma catacumba em que há um guarda. Há uma festa na vila próxima, e o guarda está alerta. Meggan é uma Elfa, portanto ganha +1 dado em Tarefas que envolvam coordenação; por ser uma Batedora, ganha +1 dado em ações furtivas. Sua Habilidade de Furtividade é +2. Assim, ela joga 6 dados.+Meggan deseja se esgueirar pelos corredores de uma catacumba em que há um guarda. Há uma festa na vila próxima, e o guarda está alerta. Meggan é uma Elfa, portanto ganha +1 Dado de Apoio em Tarefas que exigem coordenação motora; por ser uma Espiã, ganha +1 Dado de Apoio em ações furtivas. Sua Habilidade de Ações Furtivas é +2. Assim, ela joga o Dado de Base mais 4 Dados de Apoio.
  
-O guarda, por sua vez, tem a Habilidade de Percepção +1, e ganha +1 por seu Conceito. Assim, ele joga 4 dados.+O guarda, por sua vez, tem a Habilidade de Percepção +1, e ganha +1 por seu Conceito. Assim, ele joga o Dado de Base mais 2 Dados de Apoio.
  
-Meggan joga os dados e obtém 1, 3, 3, 5, 9, e portanto seu resultado é 5. O guarda, por sua vez, obtém 1, 3, 8 10, e seu resultado é 4. Meggan, portanto, consegue esgueirar-se sem problemas pela vigilância.+Meggan joga os dados e obtém 1 no Dado de Base3, 3, 5, e 6 nos outros dados, e portanto seu resultado é 3. O guarda, por sua vez, obtém 1 no Dado de Base3 e 6 nos Dados de Apoio, e seu resultado é 2. Meggan, portanto, consegue esgueirar-se sem problemas pela vigilância.
  
 O Efeito dessa jogada é +1 em favor de Meggan. O MJ pode usar isso para definir o que acontece em seguida. Por exemplo, isso pode significar que Meggan consegue caminhar sem chamar a atenção do guarda por um curto período de tempo, e novos testes seriam necessários após isso. O Efeito dessa jogada é +1 em favor de Meggan. O MJ pode usar isso para definir o que acontece em seguida. Por exemplo, isso pode significar que Meggan consegue caminhar sem chamar a atenção do guarda por um curto período de tempo, e novos testes seriam necessários após isso.
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 ===== Conflito Passivo ===== ===== Conflito Passivo =====
-Um conflito é resistido //passivamente// quando apenas um dos personagens está ciente do que está acontecendo. Aqui, um dos personagens é //ativo//, ou seja, tenta executar uma ação, e o outro é (ou outros são) //passivo//. Apenas o personagem ativo faz o teste, que é exatamente como uma [[:sistema:tarefas|Tarefa]] simples. No entanto, se a vítima possuir [[sistema:conceitos|Conceitos]] que se apliquem à situação, utilize-os como [[:sistema:tarefas#tarefas_resistidas|Resistência]] ao teste. Outros bônus e penalidades funcionam como no caso normal. +Um conflito é resistido //passivamente// quando apenas um dos personagens está ciente do que está acontecendo. Aqui, um dos personagens é //ativo//, ou seja, tenta executar uma ação, e o outro é (ou os outros são) //passivo//. Apenas o personagem ativo faz o teste, que é exatamente como uma [[:sistema:tarefas|Tarefa]] simples. No entanto, se a vítima possuir [[sistema:conceitos|Conceitos]] que se apliquem à situação, utilize-os como [[:sistema:tarefas#tarefas_resistidas|Resistência]] ao teste. Outros bônus e penalidades funcionam como no caso normal. 
  
-A margem de sucesso com relação a 4 indica a magnitude do sucesso. Refira-se à tabela anterior para interpretar o resultado.+Considere a dificuldade do Conflito como 2, e calcule o Nível de Sucesso em relação a esse valor. Refira-se à tabela anterior para interpretar o resultado.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
 Agora, Meggan tenta se esgueirar pelos corredores da catacumba em uma noite tranquila, e o guarda não tem motivos para acreditar que existe alguém se movendo por ali. É, portanto, uma tarefa resistida passivamente para a elfa, então o Conceito de Guarda do soldado provê uma penalidade de -1 ao resultado de sua jogada. Note que a Habilidade de Percepção do guarda //não// entra aqui! Habilidades nunca são usadas de maneira passiva.  Agora, Meggan tenta se esgueirar pelos corredores da catacumba em uma noite tranquila, e o guarda não tem motivos para acreditar que existe alguém se movendo por ali. É, portanto, uma tarefa resistida passivamente para a elfa, então o Conceito de Guarda do soldado provê uma penalidade de -1 ao resultado de sua jogada. Note que a Habilidade de Percepção do guarda //não// entra aqui! Habilidades nunca são usadas de maneira passiva. 
  
-Meggan joga dados, obtendo 1337. Descartando os resultados maiores que 4 e somando os bônus dos dados retidos e a penalidaderesultado é 4, o que indica um impasse. Se o resultado fosse menor que 4, o guarda a detectaria; se fosse maior que 4ela passaria desapercebida. O MJ decide que Meggan não foi detectada, mas fez algum barulho que deixou o guarda alerta. Sua próxima disputa será ativa.+Meggan joga dados, obtendo 2 no Dado de Basee 225 nos Dados de Apoioportanto seu resultado é 4, portanto ela passa desapercebida. Se o resultado fosse menor que 2, o guarda a detectaria; se fosse igual a 2haveria um impasse: o MJ poderia decidir que Meggan não foi detectada, mas fez algum barulho que deixou o guarda alerta. Sua próxima disputa será ativa.
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 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-O bárbaro Nghar resolve conseguir informações de um malandro de rua da maneira mais sutil que conhece: sacudindo-o pelo pescoço. O Mestre considera que intimidar dessa maneira está de acordo com o Conceito do bárbaro, já que ele está usando sua força física, e além disso tem a Habilidade de Intimidação +1. Ele joga, portanto, 4 dados+O bárbaro Nghar resolve conseguir informações de um malandro de rua da maneira mais sutil que conhece: sacudindo-o pelo pescoço. O Mestre considera que intimidar dessa maneira está de acordo com o Conceito do bárbaro, já que ele está usando sua força física. Ele joga, portanto, o Dado de Base e um Dado de Apoio
  
-O MJ não tem a ficha de um marginal de rua preparada, mas pode improvisar facilmente. Pelo Conceito (de bandido das ruas), ele está (um pouco) acostumado às intimidações do tipo, e pode jogar um dado a mais..+O MJ não tem a ficha de um marginal de rua preparada, mas pode improvisar facilmente. Pelo Conceito (de bandido das ruas), ele está (um pouco) acostumado às intimidações do tipo, e pode jogar um Dado de Apoio.
  
-Nghar joga os dados e obtém 13, 5 e 7, resultando em 4. O malandro, por sua vez, obtém 2e 6, e o final de sua jogada é 3. Assim, o bárbaro consegue que o marginal abra o bico e fale o que o bárbaro deseja saber. A diferença entre os resultados pode ser usada como guia para a quantidade de informação que o bárbaro consegue obter.+Nghar joga os dados e obtém 1 3, resultando em 4. O malandro, por sua vez, obtém 2 2, e o final de sua jogada é 3. Assim, o bárbaro consegue que o marginal abra o bico e fale o que o bárbaro deseja saber. A diferença entre os resultados pode ser usada como guia para a quantidade de informação que o bárbaro consegue obter.
  
 O que aconteceria se houvesse um empate fica por conta do Mestre do Jogo. Se ambos os personagens conseguissem o mesmo resultado, pode significar que o interrogado não abre o bico, mas está hesitando. É uma dica para que outra estratégia seja tentada. Por exemplo, Lukah, o bardo do grupo, resolve lembrar ao malandro que bárbaros costumam ter ataques de fúria quando são contrariados, e que, nesse estado, ninguém consegue pará-los. O Mestre permite que um novo teste seja feito, e dá uma penalidade de -1 para o bandido. O que aconteceria se houvesse um empate fica por conta do Mestre do Jogo. Se ambos os personagens conseguissem o mesmo resultado, pode significar que o interrogado não abre o bico, mas está hesitando. É uma dica para que outra estratégia seja tentada. Por exemplo, Lukah, o bardo do grupo, resolve lembrar ao malandro que bárbaros costumam ter ataques de fúria quando são contrariados, e que, nesse estado, ninguém consegue pará-los. O Mestre permite que um novo teste seja feito, e dá uma penalidade de -1 para o bandido.
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sistema/conflitos.1687876620.txt.gz · Última modificação: 2023/06/27 14:37 por jnalon