Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


sistema:conflitos

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
sistema:conflitos [2025/07/11 13:40] – Adequação à mudança da jogada de dados. jnalonsistema:conflitos [2025/07/13 14:14] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon
Linha 28: Linha 28:
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Meggan deseja se esgueirar pelos corredores de uma catacumba em que há um guarda. Há uma festa na vila próxima, e o guarda está alerta. Meggan é uma Elfa, portanto ganha +1 Dado de Apoio em Tarefas que exigem coordenação motora; por ser uma Espiã, ganha +1 Dado de Apoio em ações furtivas. Sua Habilidade de Ações Furtivas é +2. Assim, ela joga o Dado do Drama mais 4 Dados de Apoio.+Meggan deseja se esgueirar pelos corredores de uma catacumba em que há um guarda. Há uma festa na vila próxima, e o guarda está alerta. Meggan é uma Elfa, portanto ganha +1 Dado de Apoio em Tarefas que exigem coordenação motora; por ser uma Espiã, ganha +1 Dado de Apoio em ações furtivas. Sua Habilidade de Ações Furtivas é +2. Assim, ela joga o Dado de Base mais 4 Dados de Apoio.
  
-O guarda, por sua vez, tem a Habilidade de Percepção +1, e ganha +1 por seu Conceito. Assim, ele joga o Dado do Drama mais 2 Dados de Apoio.+O guarda, por sua vez, tem a Habilidade de Percepção +1, e ganha +1 por seu Conceito. Assim, ele joga o Dado de Base mais 2 Dados de Apoio.
  
-Meggan joga os dados e obtém 1 no Dado do Drama, e 3, 3, 5, e 6 nos outros dados, e portanto seu resultado é 3. O guarda, por sua vez, obtém 1 no Dado do Drama, e 3 e 6 nos Dados de Apoio, e seu resultado é 2. Meggan, portanto, consegue esgueirar-se sem problemas pela vigilância.+Meggan joga os dados e obtém 1 no Dado de Base, e 3, 3, 5, e 6 nos outros dados, e portanto seu resultado é 3. O guarda, por sua vez, obtém 1 no Dado de Base, e 3 e 6 nos Dados de Apoio, e seu resultado é 2. Meggan, portanto, consegue esgueirar-se sem problemas pela vigilância.
  
 O Efeito dessa jogada é +1 em favor de Meggan. O MJ pode usar isso para definir o que acontece em seguida. Por exemplo, isso pode significar que Meggan consegue caminhar sem chamar a atenção do guarda por um curto período de tempo, e novos testes seriam necessários após isso. O Efeito dessa jogada é +1 em favor de Meggan. O MJ pode usar isso para definir o que acontece em seguida. Por exemplo, isso pode significar que Meggan consegue caminhar sem chamar a atenção do guarda por um curto período de tempo, e novos testes seriam necessários após isso.
Linha 47: Linha 47:
 Agora, Meggan tenta se esgueirar pelos corredores da catacumba em uma noite tranquila, e o guarda não tem motivos para acreditar que existe alguém se movendo por ali. É, portanto, uma tarefa resistida passivamente para a elfa, então o Conceito de Guarda do soldado provê uma penalidade de -1 ao resultado de sua jogada. Note que a Habilidade de Percepção do guarda //não// entra aqui! Habilidades nunca são usadas de maneira passiva.  Agora, Meggan tenta se esgueirar pelos corredores da catacumba em uma noite tranquila, e o guarda não tem motivos para acreditar que existe alguém se movendo por ali. É, portanto, uma tarefa resistida passivamente para a elfa, então o Conceito de Guarda do soldado provê uma penalidade de -1 ao resultado de sua jogada. Note que a Habilidade de Percepção do guarda //não// entra aqui! Habilidades nunca são usadas de maneira passiva. 
  
-Meggan joga 4 dados, obtendo 2 no Dado do Drama, e 2, 2, 5 e 5 nos Dados de Apoio, portanto seu resultado é 4, portanto ela passa desapercebida. Se o resultado fosse menor que 2, o guarda a detectaria; se fosse igual a 2, haveria um impasse: o MJ poderia decidir que Meggan não foi detectada, mas fez algum barulho que deixou o guarda alerta. Sua próxima disputa será ativa.+Meggan joga 4 dados, obtendo 2 no Dado de Base, e 2, 2, 5 e 5 nos Dados de Apoio, portanto seu resultado é 4, portanto ela passa desapercebida. Se o resultado fosse menor que 2, o guarda a detectaria; se fosse igual a 2, haveria um impasse: o MJ poderia decidir que Meggan não foi detectada, mas fez algum barulho que deixou o guarda alerta. Sua próxima disputa será ativa.
 ++++ ++++
  
Linha 55: Linha 55:
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-O bárbaro Nghar resolve conseguir informações de um malandro de rua da maneira mais sutil que conhece: sacudindo-o pelo pescoço. O Mestre considera que intimidar dessa maneira está de acordo com o Conceito do bárbaro, já que ele está usando sua força física. Ele joga, portanto, o Dado do Drama e um Dado de Apoio. +O bárbaro Nghar resolve conseguir informações de um malandro de rua da maneira mais sutil que conhece: sacudindo-o pelo pescoço. O Mestre considera que intimidar dessa maneira está de acordo com o Conceito do bárbaro, já que ele está usando sua força física. Ele joga, portanto, o Dado de Base e um Dado de Apoio. 
  
 O MJ não tem a ficha de um marginal de rua preparada, mas pode improvisar facilmente. Pelo Conceito (de bandido das ruas), ele está (um pouco) acostumado às intimidações do tipo, e pode jogar um Dado de Apoio. O MJ não tem a ficha de um marginal de rua preparada, mas pode improvisar facilmente. Pelo Conceito (de bandido das ruas), ele está (um pouco) acostumado às intimidações do tipo, e pode jogar um Dado de Apoio.
sistema/conflitos.txt · Última modificação: 2025/07/13 14:14 por jnalon