sistema:conflitos
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sistema:conflitos [2025/07/11 13:40] – Adequação à mudança da jogada de dados. jnalon | sistema:conflitos [2025/07/13 14:14] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon | ||
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++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Meggan deseja se esgueirar pelos corredores de uma catacumba em que há um guarda. Há uma festa na vila próxima, e o guarda está alerta. Meggan é uma Elfa, portanto ganha +1 Dado de Apoio em Tarefas que exigem coordenação motora; por ser uma Espiã, ganha +1 Dado de Apoio em ações furtivas. Sua Habilidade de Ações Furtivas é +2. Assim, ela joga o Dado do Drama mais 4 Dados de Apoio. | + | Meggan deseja se esgueirar pelos corredores de uma catacumba em que há um guarda. Há uma festa na vila próxima, e o guarda está alerta. Meggan é uma Elfa, portanto ganha +1 Dado de Apoio em Tarefas que exigem coordenação motora; por ser uma Espiã, ganha +1 Dado de Apoio em ações furtivas. Sua Habilidade de Ações Furtivas é +2. Assim, ela joga o Dado de Base mais 4 Dados de Apoio. |
- | O guarda, por sua vez, tem a Habilidade de Percepção +1, e ganha +1 por seu Conceito. Assim, ele joga o Dado do Drama mais 2 Dados de Apoio. | + | O guarda, por sua vez, tem a Habilidade de Percepção +1, e ganha +1 por seu Conceito. Assim, ele joga o Dado de Base mais 2 Dados de Apoio. |
- | Meggan joga os dados e obtém 1 no Dado do Drama, e 3, 3, 5, e 6 nos outros dados, e portanto seu resultado é 3. O guarda, por sua vez, obtém 1 no Dado do Drama, e 3 e 6 nos Dados de Apoio, e seu resultado é 2. Meggan, portanto, consegue esgueirar-se sem problemas pela vigilância. | + | Meggan joga os dados e obtém 1 no Dado de Base, e 3, 3, 5, e 6 nos outros dados, e portanto seu resultado é 3. O guarda, por sua vez, obtém 1 no Dado de Base, e 3 e 6 nos Dados de Apoio, e seu resultado é 2. Meggan, portanto, consegue esgueirar-se sem problemas pela vigilância. |
O Efeito dessa jogada é +1 em favor de Meggan. O MJ pode usar isso para definir o que acontece em seguida. Por exemplo, isso pode significar que Meggan consegue caminhar sem chamar a atenção do guarda por um curto período de tempo, e novos testes seriam necessários após isso. | O Efeito dessa jogada é +1 em favor de Meggan. O MJ pode usar isso para definir o que acontece em seguida. Por exemplo, isso pode significar que Meggan consegue caminhar sem chamar a atenção do guarda por um curto período de tempo, e novos testes seriam necessários após isso. | ||
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Agora, Meggan tenta se esgueirar pelos corredores da catacumba em uma noite tranquila, e o guarda não tem motivos para acreditar que existe alguém se movendo por ali. É, portanto, uma tarefa resistida passivamente para a elfa, então o Conceito de Guarda do soldado provê uma penalidade de -1 ao resultado de sua jogada. Note que a Habilidade de Percepção do guarda //não// entra aqui! Habilidades nunca são usadas de maneira passiva. | Agora, Meggan tenta se esgueirar pelos corredores da catacumba em uma noite tranquila, e o guarda não tem motivos para acreditar que existe alguém se movendo por ali. É, portanto, uma tarefa resistida passivamente para a elfa, então o Conceito de Guarda do soldado provê uma penalidade de -1 ao resultado de sua jogada. Note que a Habilidade de Percepção do guarda //não// entra aqui! Habilidades nunca são usadas de maneira passiva. | ||
- | Meggan joga 4 dados, obtendo 2 no Dado do Drama, e 2, 2, 5 e 5 nos Dados de Apoio, portanto seu resultado é 4, portanto ela passa desapercebida. Se o resultado fosse menor que 2, o guarda a detectaria; se fosse igual a 2, haveria um impasse: o MJ poderia decidir que Meggan não foi detectada, mas fez algum barulho que deixou o guarda alerta. Sua próxima disputa será ativa. | + | Meggan joga 4 dados, obtendo 2 no Dado de Base, e 2, 2, 5 e 5 nos Dados de Apoio, portanto seu resultado é 4, portanto ela passa desapercebida. Se o resultado fosse menor que 2, o guarda a detectaria; se fosse igual a 2, haveria um impasse: o MJ poderia decidir que Meggan não foi detectada, mas fez algum barulho que deixou o guarda alerta. Sua próxima disputa será ativa. |
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- | O bárbaro Nghar resolve conseguir informações de um malandro de rua da maneira mais sutil que conhece: sacudindo-o pelo pescoço. O Mestre considera que intimidar dessa maneira está de acordo com o Conceito do bárbaro, já que ele está usando sua força física. Ele joga, portanto, o Dado do Drama e um Dado de Apoio. | + | O bárbaro Nghar resolve conseguir informações de um malandro de rua da maneira mais sutil que conhece: sacudindo-o pelo pescoço. O Mestre considera que intimidar dessa maneira está de acordo com o Conceito do bárbaro, já que ele está usando sua força física. Ele joga, portanto, o Dado de Base e um Dado de Apoio. |
O MJ não tem a ficha de um marginal de rua preparada, mas pode improvisar facilmente. Pelo Conceito (de bandido das ruas), ele está (um pouco) acostumado às intimidações do tipo, e pode jogar um Dado de Apoio. | O MJ não tem a ficha de um marginal de rua preparada, mas pode improvisar facilmente. Pelo Conceito (de bandido das ruas), ele está (um pouco) acostumado às intimidações do tipo, e pode jogar um Dado de Apoio. |
sistema/conflitos.txt · Última modificação: 2025/07/13 14:14 por jnalon