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sistema:conceitos

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sistema:conceitos [2025/07/10 17:33] – Melhorias no texto. jnalonsistema:conceitos [2025/07/12 19:13] (atual) – [Representação do Personagem] Formatação jnalon
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 ===== Escolhendo Conceitos ===== ===== Escolhendo Conceitos =====
-Para escolher um Conceito, responda de maneira rápida e coerente as perguntas apresentadas pelo MJ. Você tem liberdade para descrevê-los como desejar. Há algumas //sugestões// nas páginas dos [[modulo:|Módulos]], como raças, espécies alienígenas, profissões, características psicológicas, etc. Você //não precisa// usá-las — encare-as mais como ideias para guiá-lo ao criar seus próprios Conceitos.+Para escolher um Conceito, responda de maneira rápida e coerente as perguntas apresentadas pelo MJ. Você tem liberdade para descrevê-los como desejar. Há algumas //[[:modulo:conceitos|sugestões]]//, como raças, espécies alienígenas, profissões, características psicológicas, etc. Você //não precisa// usá-las — encare-as mais como ideias para guiá-lo ao criar seus próprios Conceitos.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
Linha 45: Linha 45:
   * Pequeninos são //curiosos//, e têm dificuldade a resistir à tentação de investigar mais a fundo coisas diferentes.   * Pequeninos são //curiosos//, e têm dificuldade a resistir à tentação de investigar mais a fundo coisas diferentes.
  
-Note que a lista acima descreve as características do personagem e situações em que //ser um Pequenino// é relevante, e não modificadores. E note também que a lista não é, nem nunca vai ser, completa. Jogador e mestre estão cientes que podem aparecer outras situações em que o Conceito afeta o jogo — elas serão decididas quando surgirem.+Note que a lista acima não descreve modificadores, mas as características do personagem e situações em que o Conceito //ser um Pequenino// é relevante no jogo. E note também que a lista não é, nem nunca vai ser, completa. Jogador e mestre estão cientes que podem aparecer outras situações em que o Conceito afeta o jogo — elas serão decididas quando surgirem.
 ++++ ++++
  
Linha 54: Linha 54:
 ++++ ++++
  
 +==== Quantificadores ====
 Você pode adicionar alguns //quantificadores// a algum Conceito para torná-lo mais significativo: uma palavra como //"Muito"//, ou ainda mais forte, como //"Extremamente"//. Isso afeta a influência do Conceito sobre o jogo — se você não conseguir pensar em um adjetivo claro o suficiente para a sua ideia, então indique com um valor numérico essa intensidade (veja abaixo). Você pode adicionar alguns //quantificadores// a algum Conceito para torná-lo mais significativo: uma palavra como //"Muito"//, ou ainda mais forte, como //"Extremamente"//. Isso afeta a influência do Conceito sobre o jogo — se você não conseguir pensar em um adjetivo claro o suficiente para a sua ideia, então indique com um valor numérico essa intensidade (veja abaixo).
  
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 ==== Resistência ==== ==== Resistência ====
-Se o personagem é o //alvo// de uma outra ação, à qual ele [[sistema:conflitos#conflito_passivo|resiste passivamente]], o Conceito é uma penalidade à Tarefa de quem tenta afetá-lo. Quem tenta realizar a ação recebe uma penalidade de -1 dado para cada Conceito benéfico de seu personagem que se aplique àquela situação. Por outro lado, recebe um bônus de +1 dado para cada Conceito que o deixa vulnerável. +Se o personagem é o //alvo// de uma outra ação, à qual ele [[sistema:conflitos#conflito_passivo|resiste passivamente]], o Conceito é uma penalidade à Tarefa de quem tenta afetá-lo. Quem tenta realizar a ação recebe uma penalidade de -1 Dado de Apoio para cada Conceito benéfico de seu personagem que se aplique àquela situação. Por outro lado, recebe um bônus de +1 Dado de Apoio para cada Conceito que o deixa vulnerável. 
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
Linha 125: Linha 126:
 Por outro lado, algumas vezes você //precisa// agir ao contrário por um ou outro motivo; nesse caso, você deve //gastar// Energia para tomar esse caminho. Vale a pena ressaltar: seu Conceito //nunca obriga// seu personagem a tomar essa ou aquela atitude — você ainda tem liberdade de escolher. Por outro lado, algumas vezes você //precisa// agir ao contrário por um ou outro motivo; nesse caso, você deve //gastar// Energia para tomar esse caminho. Vale a pena ressaltar: seu Conceito //nunca obriga// seu personagem a tomar essa ou aquela atitude — você ainda tem liberdade de escolher.
  
-A quantidade de Energia gasta ou ganha depende do //quantificador//, se houver. +A quantidade de Energia gasta ou ganha depende do quantificador, se houver. 
  
 ^  Quantificador  ^  Modificador  ^ ^  Quantificador  ^  Modificador  ^
sistema/conceitos.1752168813.txt.gz · Última modificação: 2025/07/10 17:33 por jnalon