sistema:conceitos
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| Linha 32: | Linha 32: | ||
| ===== Escolhendo Conceitos ===== | ===== Escolhendo Conceitos ===== | ||
| - | Para escolher um Conceito, responda de maneira rápida e coerente as perguntas apresentadas pelo MJ. Você tem liberdade para descrevê-los como desejar. Há algumas //sugestões// | + | Para escolher um Conceito, responda de maneira rápida e coerente as perguntas apresentadas pelo MJ. Você tem liberdade para descrevê-los como desejar. Há algumas //[[:modulo:conceitos|sugestões]]//, como raças, espécies alienígenas, |
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| Linha 45: | Linha 45: | ||
| * Pequeninos são // | * Pequeninos são // | ||
| - | Note que a lista acima descreve as características do personagem e situações em que //ser um Pequenino// é relevante, e não modificadores. E note também que a lista não é, nem nunca vai ser, completa. Jogador e mestre estão cientes que podem aparecer outras situações em que o Conceito afeta o jogo — elas serão decididas quando surgirem. | + | Note que a lista acima não descreve |
| ++++ | ++++ | ||
| Linha 54: | Linha 54: | ||
| ++++ | ++++ | ||
| + | ==== Quantificadores ==== | ||
| Você pode adicionar alguns // | Você pode adicionar alguns // | ||
| Linha 82: | Linha 83: | ||
| ==== Modificador nos Testes ==== | ==== Modificador nos Testes ==== | ||
| - | Um Conceito revela uma aptidão ou tendência do seu personagem, tornando o resultado de uma [[: | + | Um Conceito revela uma aptidão ou tendência do seu personagem, tornando o resultado de uma [[: |
| ^ | ^ | ||
| Linha 98: | Linha 99: | ||
| Lembre-se do Pequenino do exemplo anterior, que ganha bônus em situações de agilidade e de furtividade. Se ele tenta esconder-se nas sombras de uma grande moita em uma floresta, ele ganha +1 dado no teste relacionado, | Lembre-se do Pequenino do exemplo anterior, que ganha bônus em situações de agilidade e de furtividade. Se ele tenta esconder-se nas sombras de uma grande moita em uma floresta, ele ganha +1 dado no teste relacionado, | ||
| - | Caminhar sem fazer barulho é uma tarefa que envolve tanto agilidade quanto furtividade — ainda assim, o bônus recebido pelo personagem é apenas +1 dado, pois é o Conceito | + | Caminhar sem fazer barulho é uma tarefa que envolve tanto agilidade quanto furtividade — ainda assim, o bônus recebido pelo personagem é apenas +1 dado, pois trata-se de apenas um Conceito. Mas, se ele é também um Ladino, os dois Conceitos se ativam, e ele ganha bônus para cada um deles, totalizando +2. |
| Se ele tenta escalar uma árvore, ele ganha um bônus de +1 pela sua agilidade. O MJ, no entanto, estabelece que as pernas curtas prejudicam a tentativa, e como sua estatura é Muito prejudicial, | Se ele tenta escalar uma árvore, ele ganha um bônus de +1 pela sua agilidade. O MJ, no entanto, estabelece que as pernas curtas prejudicam a tentativa, e como sua estatura é Muito prejudicial, | ||
| Linha 114: | Linha 115: | ||
| ==== Resistência ==== | ==== Resistência ==== | ||
| - | Se o personagem é o //alvo// de uma outra ação, à qual ele [[sistema: | + | Se o personagem é o //alvo// de uma outra ação, à qual ele [[sistema: |
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | Meggan monta guarda enquanto seus colegas descansam durante a noite em um acampamento na floresta. Ela está tranquila e não tenta detectar ativamente nenhum sinal de inimigos se movimentando ao redor; no entanto, um | + | Meggan monta guarda enquanto seus colegas descansam durante a noite em um acampamento na floresta. Ela está tranquila e não tenta detectar ativamente nenhum sinal de inimigos se movimentando ao redor; no entanto, um mercenário |
| - | assassino inimigo | + | |
| ++++ | ++++ | ||
| Linha 126: | Linha 126: | ||
| Por outro lado, algumas vezes você //precisa// agir ao contrário por um ou outro motivo; nesse caso, você deve //gastar// Energia para tomar esse caminho. Vale a pena ressaltar: seu Conceito //nunca obriga// seu personagem a tomar essa ou aquela atitude — você ainda tem liberdade de escolher. | Por outro lado, algumas vezes você //precisa// agir ao contrário por um ou outro motivo; nesse caso, você deve //gastar// Energia para tomar esse caminho. Vale a pena ressaltar: seu Conceito //nunca obriga// seu personagem a tomar essa ou aquela atitude — você ainda tem liberdade de escolher. | ||
| - | A quantidade de Energia gasta ou ganha depende do //quantificador//, se houver. | + | A quantidade de Energia gasta ou ganha depende do quantificador, |
| ^ Quantificador | ^ Quantificador | ||
sistema/conceitos.1752086581.txt.gz · Última modificação: 2025/07/09 18:43 por jnalon
