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sistema:conceitos

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 ===== Escolhendo Conceitos ===== ===== Escolhendo Conceitos =====
-Para escolher um Conceito, responda de maneira rápida e coerente as perguntas apresentadas pelo MJ. Você tem liberdade para descrevê-los como desejar. Há algumas //sugestões// nas páginas dos [[modulo:|Módulos]], como raças, espécies alienígenas, profissões, características psicológicas, etc. Você //não precisa// usá-las — encare-as mais como ideias para guiá-lo ao criar seus próprios Conceitos.+Para escolher um Conceito, responda de maneira rápida e coerente as perguntas apresentadas pelo MJ. Você tem liberdade para descrevê-los como desejar. Há algumas //[[:modulo:conceitos|sugestões]]//, como raças, espécies alienígenas, profissões, características psicológicas, etc. Você //não precisa// usá-las — encare-as mais como ideias para guiá-lo ao criar seus próprios Conceitos.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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   * Pequeninos são //curiosos//, e têm dificuldade a resistir à tentação de investigar mais a fundo coisas diferentes.   * Pequeninos são //curiosos//, e têm dificuldade a resistir à tentação de investigar mais a fundo coisas diferentes.
  
-Note que a lista acima descreve as características do personagem e situações em que //ser um Pequenino// é relevante, e não modificadores. E note também que a lista não é, nem nunca vai ser, completa. Jogador e mestre estão cientes que podem aparecer outras situações em que o Conceito afeta o jogo — elas serão decididas quando surgirem.+Note que a lista acima não descreve modificadores, mas as características do personagem e situações em que o Conceito //ser um Pequenino// é relevante no jogo. E note também que a lista não é, nem nunca vai ser, completa. Jogador e mestre estão cientes que podem aparecer outras situações em que o Conceito afeta o jogo — elas serão decididas quando surgirem.
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 +==== Quantificadores ====
 Você pode adicionar alguns //quantificadores// a algum Conceito para torná-lo mais significativo: uma palavra como //"Muito"//, ou ainda mais forte, como //"Extremamente"//. Isso afeta a influência do Conceito sobre o jogo — se você não conseguir pensar em um adjetivo claro o suficiente para a sua ideia, então indique com um valor numérico essa intensidade (veja abaixo). Você pode adicionar alguns //quantificadores// a algum Conceito para torná-lo mais significativo: uma palavra como //"Muito"//, ou ainda mais forte, como //"Extremamente"//. Isso afeta a influência do Conceito sobre o jogo — se você não conseguir pensar em um adjetivo claro o suficiente para a sua ideia, então indique com um valor numérico essa intensidade (veja abaixo).
  
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 ==== Modificador nos Testes ==== ==== Modificador nos Testes ====
-Um Conceito revela uma aptidão ou tendência do seu personagem, tornando o resultado de uma [[:basico:tarefas|Tarefa]] //mais fácil// (ou //mais difícil//, se for prejudicial naquela situação). Portanto, ao realizar um teste, seu personagem ganha um dado adicional para cada Conceito benéfico; ou uma penalidade de um dado para cada Conceito prejudicial. O modificador //pode// ter um valor mais alto se a descrição do Conceito indica que houver algum quantificador associado, ou se o valor for indicado explicitamente:+Um Conceito revela uma aptidão ou tendência do seu personagem, tornando o resultado de uma [[:basico:tarefas|Tarefa]] //mais fácil// (ou //mais difícil//, se for prejudicial naquela situação). Portanto, ao realizar um teste, seu personagem ganha um Dado de Apoio para cada Conceito benéfico; e perde um Dado de Apoio para cada Conceito prejudicial. O modificador //pode// ter um valor mais alto se a descrição do Conceito indica que houver algum quantificador associado, ou se o valor for indicado explicitamente:
  
 ^             Quantificador ^  Modificador  ^ ^             Quantificador ^  Modificador  ^
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 Lembre-se do Pequenino do exemplo anterior, que ganha bônus em situações de agilidade e de furtividade. Se ele tenta esconder-se nas sombras de uma grande moita em uma floresta, ele ganha +1 dado no teste relacionado, pois é uma tarefa de furtividade.  Lembre-se do Pequenino do exemplo anterior, que ganha bônus em situações de agilidade e de furtividade. Se ele tenta esconder-se nas sombras de uma grande moita em uma floresta, ele ganha +1 dado no teste relacionado, pois é uma tarefa de furtividade. 
  
-Caminhar sem fazer barulho é uma tarefa que envolve tanto agilidade quanto furtividade — ainda assim, o bônus recebido pelo personagem é apenas +1 dado, pois é o Conceito que afeta o jogo, e não a Tarefa. Mas, se ele é também um Ladrão, os dois Conceitos se ativam, e ele ganha bônus para cada um deles, totalizando +2.+Caminhar sem fazer barulho é uma tarefa que envolve tanto agilidade quanto furtividade — ainda assim, o bônus recebido pelo personagem é apenas +1 dado, pois trata-se de apenas um Conceito. Mas, se ele é também um Ladino, os dois Conceitos se ativam, e ele ganha bônus para cada um deles, totalizando +2.
  
 Se ele tenta escalar uma árvore, ele ganha um bônus de +1 pela sua agilidade. O MJ, no entanto, estabelece que as pernas curtas prejudicam a tentativa, e como sua estatura é Muito prejudicial, sua penalidade é -2. No total, ele recebe uma penalidade de -1 na tentativa. Se ele tenta escalar uma árvore, ele ganha um bônus de +1 pela sua agilidade. O MJ, no entanto, estabelece que as pernas curtas prejudicam a tentativa, e como sua estatura é Muito prejudicial, sua penalidade é -2. No total, ele recebe uma penalidade de -1 na tentativa.
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 ==== Resistência ==== ==== Resistência ====
-Se o personagem é o //alvo// de uma outra ação, à qual ele [[sistema:conflitos#conflito_passivo|resiste passivamente]], o Conceito é uma penalidade à Tarefa de quem tenta afetá-lo. Quem tenta realizar a ação recebe uma penalidade de -1 dado para cada Conceito benéfico de seu personagem que se aplique àquela situação. Por outro lado, recebe um bônus de +1 dado para cada Conceito que o deixa vulnerável. +Se o personagem é o //alvo// de uma outra ação, à qual ele [[sistema:conflitos#conflito_passivo|resiste passivamente]], o Conceito é uma penalidade à Tarefa de quem tenta afetá-lo. Quem tenta realizar a ação recebe uma penalidade de -1 Dado de Apoio para cada Conceito benéfico de seu personagem que se aplique àquela situação. Por outro lado, recebe um bônus de +1 Dado de Apoio para cada Conceito que o deixa vulnerável. 
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Meggan monta guarda enquanto seus colegas descansam durante a noite em um acampamento na floresta. Ela está tranquila e não tenta detectar ativamente nenhum sinal de inimigos se movimentando ao redor; no entanto, um  +Meggan monta guarda enquanto seus colegas descansam durante a noite em um acampamento na floresta. Ela está tranquila e não tenta detectar ativamente nenhum sinal de inimigos se movimentando ao redor; no entanto, um mercenário circunda o acampamento, procurando o momento ideal para atacar. O MJ decide que o vilão tenta se mover furtivamente, enquanto Meggan é a vítima passiva da ação. Ela, no entanto, é uma espiã, e estar atenta às situações é seu trabalho. O inimigo sofre uma penalidade em seu teste.
-assassino inimigo circunda o acampamento, procurando o momento ideal para atacar. O MJ decide que o vilão tenta se mover furtivamente, enquanto Meggan é a vítima passiva da ação. Ela, no entanto, é uma espiã, e estar atenta às situações é seu trabalho. O inimigo sofre uma penalidade em seu teste.+
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 Por outro lado, algumas vezes você //precisa// agir ao contrário por um ou outro motivo; nesse caso, você deve //gastar// Energia para tomar esse caminho. Vale a pena ressaltar: seu Conceito //nunca obriga// seu personagem a tomar essa ou aquela atitude — você ainda tem liberdade de escolher. Por outro lado, algumas vezes você //precisa// agir ao contrário por um ou outro motivo; nesse caso, você deve //gastar// Energia para tomar esse caminho. Vale a pena ressaltar: seu Conceito //nunca obriga// seu personagem a tomar essa ou aquela atitude — você ainda tem liberdade de escolher.
  
-A quantidade de Energia gasta ou ganha depende do //quantificador//, se houver. +A quantidade de Energia gasta ou ganha depende do quantificador, se houver. 
  
 ^  Quantificador  ^  Modificador  ^ ^  Quantificador  ^  Modificador  ^
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 > **Exemplo**\\ Um personagem //ter um emprego//, por exemplo, pode lhe dar vantagens e desvantagens em diversas situações. Talvez ele não precise se preocupar com as despesas diárias, e tenha acesso a alguns recursos que normalmente não teria; mas ele também está preso aos horários de trabalho, e sua empresa pode requisitar os seus ganhos ou descobertas em suas aventuras. > **Exemplo**\\ Um personagem //ter um emprego//, por exemplo, pode lhe dar vantagens e desvantagens em diversas situações. Talvez ele não precise se preocupar com as despesas diárias, e tenha acesso a alguns recursos que normalmente não teria; mas ele também está preso aos horários de trabalho, e sua empresa pode requisitar os seus ganhos ou descobertas em suas aventuras.
  
-Uma das coisas mais importante que você deve fazer como MJ é perceber como os Conceitos podem ser utilizados para avançar a história e ajudar a desenvolver os personagens. A principal dica é //consultar as fichas dos personagens// e ver como você pode criar situações em que seus Conceitos entrem em ação tanto positivamente quanto negativamente.+Uma das coisas mais importantes que você deve fazer como MJ é perceber como os Conceitos podem ser utilizados para avançar a história e ajudar a desenvolver os personagens. A principal dica é //consultar as fichas dos personagens// e ver como você pode criar situações em que seus Conceitos entrem em ação tanto positivamente quanto negativamente.
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   * Um Conceito pode prover mais Vitalidade ou Energia para o personagem. Por exemplo, um personagem //Resistente// pode ter um ponto de Vitalidade a mais. Note, no entanto, que isso pode fazer com que um único Conceito afete combates de duas maneiras diferentes, então tome cuidado com isso.   * Um Conceito pode prover mais Vitalidade ou Energia para o personagem. Por exemplo, um personagem //Resistente// pode ter um ponto de Vitalidade a mais. Note, no entanto, que isso pode fazer com que um único Conceito afete combates de duas maneiras diferentes, então tome cuidado com isso.
  
-  * Ao invés de receber +1 ou -1 dado no //teste//, o Conceito pode somar um bônus de +1 ou penalidade de -1 ao //resultado final// da jogada de dados. Isso costuma resultar em bônus ou penalidades mais agressivas, e pode ser um recurso interessante.+  * Em vez de receber +1 ou -1 dado no //teste//, o Conceito pode somar um bônus de +1 ou penalidade de -1 ao [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Nível de Sucesso]] do teste. Isso costuma resultar em bônus ou penalidades mais agressivas, e pode ser um recurso interessante.
  
   * O Conceito pode, em certos casos, //habilitar// o MJ a solicitar testes em situações em que isso não ocorreria. Isso é comum, por exemplo, quando o há algo que o personagem poderia perceber, mas que não está à vista de outras pessoas (isso pode ser especialmente útil para aqueles momentos em que os jogadores ficam empacados em alguma situação.)   * O Conceito pode, em certos casos, //habilitar// o MJ a solicitar testes em situações em que isso não ocorreria. Isso é comum, por exemplo, quando o há algo que o personagem poderia perceber, mas que não está à vista de outras pessoas (isso pode ser especialmente útil para aqueles momentos em que os jogadores ficam empacados em alguma situação.)
sistema/conceitos.1726764506.txt.gz · Última modificação: 2024/09/19 16:48 por jnalon