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sistema:conceitos

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 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Meggan monta guarda enquanto seus colegas descansam durante a noite em um acampamento na floresta. Ela está tranquila e não tenta detectar ativamente nenhum sinal de inimigos se movimentando ao redor; no entanto, um tigre feroz circunda furtivamente o acampamento, procurando o momento ideal para atacar. O MJ decide que o tigre tenta se mover furtivamente, enquanto Meggan é a vítima passiva da ação. Ela, no entanto, é uma espiã, e estar atenta às situações é seu trabalho. O animal sofre uma penalidade em seu teste.+Meggan monta guarda enquanto seus colegas descansam durante a noite em um acampamento na floresta. Ela está tranquila e não tenta detectar ativamente nenhum sinal de inimigos se movimentando ao redor; no entanto, um  
 +assassino inimigo circunda o acampamento, procurando o momento ideal para atacar. O MJ decide que o vilão tenta se mover furtivamente, enquanto Meggan é a vítima passiva da ação. Ela, no entanto, é uma espiã, e estar atenta às situações é seu trabalho. O inimigo sofre uma penalidade em seu teste.
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 John Doe é um assistente de investigação cujo defeito é //Fobia ao Sobrenatural//. Quando seu grupo se depara com algo inexplicado — por exemplo, o ataque de um lobisomem, fantasmas ou bruxaria — ele sofre os efeitos da sua fobia, podendo entrar em pânico e sair em fuga. O MJ concede um ponto de Energia se o jogador decidir que é o que seu personagem faz. Mas, se John Doe se arrepender e resolver encarar seu medo para ajudar seus companheiros, ele deve gastar um ponto de Energia para isso. Note que todas as outras penalidades continuam sendo válidas: John Doe usou sua Energia para vencer seu ímpeto inicial, mas sua Fobia continua lhe prejudicando. John Doe é um assistente de investigação cujo defeito é //Fobia ao Sobrenatural//. Quando seu grupo se depara com algo inexplicado — por exemplo, o ataque de um lobisomem, fantasmas ou bruxaria — ele sofre os efeitos da sua fobia, podendo entrar em pânico e sair em fuga. O MJ concede um ponto de Energia se o jogador decidir que é o que seu personagem faz. Mas, se John Doe se arrepender e resolver encarar seu medo para ajudar seus companheiros, ele deve gastar um ponto de Energia para isso. Note que todas as outras penalidades continuam sendo válidas: John Doe usou sua Energia para vencer seu ímpeto inicial, mas sua Fobia continua lhe prejudicando.
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-===== Evoluindo Conceitos ===== 
-A maior parte dos Conceitos não muda durante a vida do personagem. Não há como mudar o fato de que você //nasceu nos países setentrionais//. Há casos, no entanto, em que isso não é verdade. Situações em que isso acontece incluem: seu personagem resolve mudar de profissão, esforça-se para se livrar de seus maus hábitos, ou encontra outros objetivos para perseguir. O jogador e o MJ devem entrar em acordo se um determinado Conceito pode ser modificado ou não. 
- 
-Nesses casos, a mudança deve vir //exclusivamente// da forma como o personagem se comporta durante o desenrolar da história. Quando um Conceito for usado de maneira que proveja algum tipo de aprendizado ao personagem, faça uma [[sistema:evolucao#marcas_de_experiencia|anotação]]. Quando você completar quatro anotações, o Conceito pode ser modificado. 
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-++++ Exemplo | 
-Kaylee está tendo problemas demais com sua falta de paciência, entrando em discussões e brigas desnecessárias. Ela decide que quer se livrar de seu Conceito //Pavio Curto//, com o que o MJ concorda, desde que ela aja de maneira contida durante as próximas cinco sessões de jogo. 
- 
-Durante uma cena, ela entra em conflito com um comerciante que está querendo cobrar um preço muito alto pelos componentes de magia que Kaylee necessita. Seu //Pavio Curto// entra em ação, e ela precisa gastar um ponto de Energia para resistir à tentação de cair em uma discussão que pode levar a uma briga. //"Isso é mais difícil que eu pensei"//, diz Kaylee, respirando fundo. 
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-  * Veja maios detalhes sobre a [[sistema:evolucao|Evolução]] do personagem. 
  
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   * //Eu sou um _.//   * //Eu sou um _.//
-  * //Minha profissão é _.// 
   * //Minha maior qualidade é _.//   * //Minha maior qualidade é _.//
   * //Meu maior defeito é _.//   * //Meu maior defeito é _.//
 +  * //Minha profissão é _.//
   * //Meu poder é _.//   * //Meu poder é _.//
  
-Note que Alberto incluiu [[sistema:poderes|Poderes]] à sua campanha.+Note que Alberto fez algumas perguntas adicionais, e incluiu [[sistema:poderes|Poderes]] à sua campanha.
  
 Os jogadores, Bia, Carlos, Daniele e Eduardo, responderam como abaixo. Na maior parte dos casos, eles preferiram utilizar os Conceitos descritos nos [[:|Cenários]], mas algumas ideias exigem visões diferentes. Nesse caso, eles usaram ideias existentes como //modelos// e, em acordo com o Mestre do Jogo, determinaram as situações em que se beneficiam ou são limitados. Os jogadores, Bia, Carlos, Daniele e Eduardo, responderam como abaixo. Na maior parte dos casos, eles preferiram utilizar os Conceitos descritos nos [[:|Cenários]], mas algumas ideias exigem visões diferentes. Nesse caso, eles usaram ideias existentes como //modelos// e, em acordo com o Mestre do Jogo, determinaram as situações em que se beneficiam ou são limitados.
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   * //Eu sou **humana**.//   * //Eu sou **humana**.//
-  * //Minha profissão é **feiticeira (especializada em fogo)**.// 
   * //Minha maior qualidade é **ser boa com os estudos**.//   * //Minha maior qualidade é **ser boa com os estudos**.//
   * //Meu maior defeito é **ser pavio curto**.//   * //Meu maior defeito é **ser pavio curto**.//
 +  * //Minha profissão é **feiticeira (especializada em fogo)**.//
   * //Meu poder é **Magia**.//   * //Meu poder é **Magia**.//
  
Linha 190: Linha 176:
  
   * //Eu sou um **humano**.//   * //Eu sou um **humano**.//
-  * //Minha profissão é **bardo**.// 
   * //Minha maior qualidade é **ser criativo**.//   * //Minha maior qualidade é **ser criativo**.//
   * //Meu maior defeito é **ser fanfarrão**.//   * //Meu maior defeito é **ser fanfarrão**.//
 +  * //Minha profissão é **bardo**.//
   * //Meu poder é **Canção Inspiradora**.//   * //Meu poder é **Canção Inspiradora**.//
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   * //Eu sou uma **elfa**.//   * //Eu sou uma **elfa**.//
-  * //Minha profissão é **espiã**.// 
   * //Minha maior qualidade é **o pacifismo**.//   * //Minha maior qualidade é **o pacifismo**.//
   * //Meu maior defeito é **a ingenuidade**.//   * //Meu maior defeito é **a ingenuidade**.//
 +  * //Minha profissão é **espiã**.//
   * //Meu poder é **Empatia Animal**.//   * //Meu poder é **Empatia Animal**.//
  
Linha 214: Linha 200:
  
   * //Eu sou um **bárbaro humano**.//   * //Eu sou um **bárbaro humano**.//
-  * //Minha profissão é **guerreiro**.// 
   * //Minha maior qualidade é **a honestidade**.//   * //Minha maior qualidade é **a honestidade**.//
   * //Meu maior defeito é **o desprezo pela civilização**.//   * //Meu maior defeito é **o desprezo pela civilização**.//
 +  * //Minha profissão é **guerreiro**.//
   * //Meu poder é **Fúria Incontrolável**.//   * //Meu poder é **Fúria Incontrolável**.//
  
Linha 259: Linha 245:
 Depois disso, antes mesmo do jogo começar, examine cada personagem e verifique se existe a repetição de uma mesma situação em diversos Conceitos diferentes — um máximo de 2 repetições é o recomendado. Você pode pedir para que o jogador modifique algum deles, de tal maneira que, para alguns dos Conceitos, a situação não esteja presente; ou que ela seja tão específica que dificilmente entre em ação. Depois disso, antes mesmo do jogo começar, examine cada personagem e verifique se existe a repetição de uma mesma situação em diversos Conceitos diferentes — um máximo de 2 repetições é o recomendado. Você pode pedir para que o jogador modifique algum deles, de tal maneira que, para alguns dos Conceitos, a situação não esteja presente; ou que ela seja tão específica que dificilmente entre em ação.
  
-Se, ainda assim, uma combinação inesperada aparecer durante o jogo, determine que o bônus máximo é de +dados (exceto se algum modificador for especificamente maior que isso). Esses valor já é bastante significativo, e dificilmente a restrição provocará algum prejuízo ao personagem.+Se, ainda assim, uma combinação inesperada aparecer durante o jogo, determine que o bônus máximo é de +3 ou +4 dados (exceto se algum modificador for especificamente maior que isso). Esses valor já é bastante significativo, e dificilmente a restrição provocará algum prejuízo ao personagem.
  
 //Ou//, se preferir, deixe que os jogadores façam as combinações como desejar — isso é especialmente empolgante em campanhas épicas! Mas lembre-se de ajustar o poder dos antagonistas de maneira equivalente. //Ou//, se preferir, deixe que os jogadores façam as combinações como desejar — isso é especialmente empolgante em campanhas épicas! Mas lembre-se de ajustar o poder dos antagonistas de maneira equivalente.
sistema/conceitos.1717089399.txt.gz · Última modificação: 2024/05/30 17:16 por jnalon