sistema:conceitos
Diferenças
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sistema:conceitos [2023/12/28 18:12] – [Evoluindo Conceitos] Pequenas correções no texto. jnalon | sistema:conceitos [2025/07/12 19:13] (atual) – [Representação do Personagem] Formatação jnalon | ||
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- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
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~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
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====== Conceitos ====== | ====== Conceitos ====== | ||
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===== Escolhendo Conceitos ===== | ===== Escolhendo Conceitos ===== | ||
- | Para escolher um Conceito, responda de maneira rápida e coerente as perguntas apresentadas pelo MJ. Você tem liberdade para descrevê-los como desejar. Há algumas //sugestões// | + | Para escolher um Conceito, responda de maneira rápida e coerente as perguntas apresentadas pelo MJ. Você tem liberdade para descrevê-los como desejar. Há algumas //[[:modulo:conceitos|sugestões]]//, como raças, espécies alienígenas, |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
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* Pequeninos são // | * Pequeninos são // | ||
- | Note que a lista acima descreve as características do personagem e situações em que //ser um Pequenino// é relevante, e não modificadores. E note também que a lista não é, nem nunca vai ser, completa. Jogador e mestre estão cientes que podem aparecer outras situações em que o Conceito afeta o jogo — elas serão decididas quando surgirem. | + | Note que a lista acima não descreve |
++++ | ++++ | ||
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++++ | ++++ | ||
+ | ==== Quantificadores ==== | ||
Você pode adicionar alguns // | Você pode adicionar alguns // | ||
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==== Modificador nos Testes ==== | ==== Modificador nos Testes ==== | ||
- | Um Conceito revela uma aptidão ou tendência do seu personagem, tornando o resultado de uma [[: | + | Um Conceito revela uma aptidão ou tendência do seu personagem, tornando o resultado de uma [[: |
^ | ^ | ||
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Lembre-se do Pequenino do exemplo anterior, que ganha bônus em situações de agilidade e de furtividade. Se ele tenta esconder-se nas sombras de uma grande moita em uma floresta, ele ganha +1 dado no teste relacionado, | Lembre-se do Pequenino do exemplo anterior, que ganha bônus em situações de agilidade e de furtividade. Se ele tenta esconder-se nas sombras de uma grande moita em uma floresta, ele ganha +1 dado no teste relacionado, | ||
- | Caminhar sem fazer barulho é uma tarefa que envolve tanto agilidade quanto furtividade — ainda assim, o bônus recebido pelo personagem é apenas +1 dado, pois é o Conceito | + | Caminhar sem fazer barulho é uma tarefa que envolve tanto agilidade quanto furtividade — ainda assim, o bônus recebido pelo personagem é apenas +1 dado, pois trata-se de apenas um Conceito. Mas, se ele é também um Ladino, os dois Conceitos se ativam, e ele ganha bônus para cada um deles, totalizando +2. |
Se ele tenta escalar uma árvore, ele ganha um bônus de +1 pela sua agilidade. O MJ, no entanto, estabelece que as pernas curtas prejudicam a tentativa, e como sua estatura é Muito prejudicial, | Se ele tenta escalar uma árvore, ele ganha um bônus de +1 pela sua agilidade. O MJ, no entanto, estabelece que as pernas curtas prejudicam a tentativa, e como sua estatura é Muito prejudicial, | ||
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==== Resistência ==== | ==== Resistência ==== | ||
- | Se o personagem é o //alvo// de uma outra ação, à qual ele [[sistema: | + | Se o personagem é o //alvo// de uma outra ação, à qual ele [[sistema: |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Meggan monta guarda enquanto seus colegas descansam durante a noite em um acampamento na floresta. Ela está tranquila e não tenta detectar ativamente nenhum sinal de inimigos se movimentando ao redor; no entanto, um tigre feroz circunda | + | Meggan monta guarda enquanto seus colegas descansam durante a noite em um acampamento na floresta. Ela está tranquila e não tenta detectar ativamente nenhum sinal de inimigos se movimentando ao redor; no entanto, um mercenário |
++++ | ++++ | ||
Linha 120: | Linha 126: | ||
Por outro lado, algumas vezes você //precisa// agir ao contrário por um ou outro motivo; nesse caso, você deve //gastar// Energia para tomar esse caminho. Vale a pena ressaltar: seu Conceito //nunca obriga// seu personagem a tomar essa ou aquela atitude — você ainda tem liberdade de escolher. | Por outro lado, algumas vezes você //precisa// agir ao contrário por um ou outro motivo; nesse caso, você deve //gastar// Energia para tomar esse caminho. Vale a pena ressaltar: seu Conceito //nunca obriga// seu personagem a tomar essa ou aquela atitude — você ainda tem liberdade de escolher. | ||
- | A quantidade de Energia gasta ou ganha depende do //quantificador//, se houver. | + | A quantidade de Energia gasta ou ganha depende do quantificador, |
^ Quantificador | ^ Quantificador | ||
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++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | John Doe é um assistente de investigação cujo defeito é //Fobia ao Sobrenatural// | + | John Doe é um assistente de investigação cujo defeito é //Fobia ao Sobrenatural// |
++++ | ++++ | ||
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- | ===== Evoluindo Conceitos ===== | ||
- | A maior parte dos Conceitos não muda durante a vida do personagem. Não há como mudar o fato de que você //nasceu nos países setentrionais// | ||
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- | Nesses casos, a mudança deve vir // | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee está tendo problemas demais com sua falta de paciência, entrando em discussões e brigas desnecessárias. Ela decide que quer se livrar de seu Conceito //Pavio Curto//, com o que o MJ concorda, desde que ela aja de maneira contida durante as próximas cinco sessões de jogo. | ||
- | |||
- | Durante uma cena, ela entra em conflito com um comerciante que está querendo cobrar um preço muito alto pelos componentes de magia que Kaylee necessita. Seu //Pavio Curto// entra em ação, e ela precisa gastar um ponto de Energia para resistir à tentação de cair em uma discussão que pode levar a uma briga. //" | ||
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- | * Veja maios detalhes sobre a [[sistema: | ||
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* //Eu sou um _.// | * //Eu sou um _.// | ||
- | * //Minha profissão é _.// | ||
* //Minha maior qualidade é _.// | * //Minha maior qualidade é _.// | ||
* //Meu maior defeito é _.// | * //Meu maior defeito é _.// | ||
+ | * //Minha profissão é _.// | ||
* //Meu poder é _.// | * //Meu poder é _.// | ||
- | Note que Alberto incluiu [[sistema: | + | Note que Alberto |
Os jogadores, Bia, Carlos, Daniele e Eduardo, responderam como abaixo. Na maior parte dos casos, eles preferiram utilizar os Conceitos descritos nos [[: | Os jogadores, Bia, Carlos, Daniele e Eduardo, responderam como abaixo. Na maior parte dos casos, eles preferiram utilizar os Conceitos descritos nos [[: | ||
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* //Eu sou **humana**.// | * //Eu sou **humana**.// | ||
- | * //Minha profissão é **feiticeira (especializada em fogo)**.// | ||
* //Minha maior qualidade é **ser boa com os estudos**.// | * //Minha maior qualidade é **ser boa com os estudos**.// | ||
* //Meu maior defeito é **ser pavio curto**.// | * //Meu maior defeito é **ser pavio curto**.// | ||
+ | * //Minha profissão é **feiticeira (especializada em fogo)**.// | ||
* //Meu poder é **Magia**.// | * //Meu poder é **Magia**.// | ||
Linha 185: | Linha 176: | ||
* //Eu sou um **humano**.// | * //Eu sou um **humano**.// | ||
- | * //Minha profissão é **bardo**.// | ||
* //Minha maior qualidade é **ser criativo**.// | * //Minha maior qualidade é **ser criativo**.// | ||
* //Meu maior defeito é **ser fanfarrão**.// | * //Meu maior defeito é **ser fanfarrão**.// | ||
+ | * //Minha profissão é **bardo**.// | ||
* //Meu poder é **Canção Inspiradora**.// | * //Meu poder é **Canção Inspiradora**.// | ||
++++ | ++++ | ||
Linha 195: | Linha 186: | ||
* //Eu sou uma **elfa**.// | * //Eu sou uma **elfa**.// | ||
- | * //Minha profissão é **espiã**.// | ||
* //Minha maior qualidade é **o pacifismo**.// | * //Minha maior qualidade é **o pacifismo**.// | ||
- | * //Meu maior defeito é **a timidez**.// | + | * //Meu maior defeito é **a ingenuidade**.// |
+ | * //Minha profissão é **espiã**.// | ||
* //Meu poder é **Empatia Animal**.// | * //Meu poder é **Empatia Animal**.// | ||
Linha 209: | Linha 200: | ||
* //Eu sou um **bárbaro humano**.// | * //Eu sou um **bárbaro humano**.// | ||
- | * //Minha profissão é **guerreiro**.// | ||
* //Minha maior qualidade é **a honestidade**.// | * //Minha maior qualidade é **a honestidade**.// | ||
* //Meu maior defeito é **o desprezo pela civilização**.// | * //Meu maior defeito é **o desprezo pela civilização**.// | ||
+ | * //Minha profissão é **guerreiro**.// | ||
* //Meu poder é **Fúria Incontrolável**.// | * //Meu poder é **Fúria Incontrolável**.// | ||
Como o defeito de desprezar a civilização não é algo comum, o MJ e o jogador decidem que Nghar não se dá bem em situações que envolvam grandes aglomerações de pessoas. Ele nunca se preocupou em aprender a se orientar em grandes cidades, a descobrir como lidar com os comerciantes, | Como o defeito de desprezar a civilização não é algo comum, o MJ e o jogador decidem que Nghar não se dá bem em situações que envolvam grandes aglomerações de pessoas. Ele nunca se preocupou em aprender a se orientar em grandes cidades, a descobrir como lidar com os comerciantes, | ||
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- | ===== Regras Opcionais ===== | ||
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- | ++++ Condições | | ||
- | É possível utilizar a mesma ideia dos Conceitos para registrar condições transitórias que acometem os personagens. Uma Condição é como uma // | ||
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- | Exemplos de condições incluem, mas não se restringem a: Envenenado, Doente, Confuso, Cansado, Sentado, Deitado, Caído, Dormindo, etc. Algumas características — como quando a Vitalidade e a Energia estão baixas — impõem penalidades que podem ser interpretadas como Condições. Um personagem recebe uma Condição exclusivamente como consequência de suas ações e dos eventos da história, e funciona exatamente como um Conceito, concedendo bônus e penalidades nas diversas situações. | ||
- | |||
- | > **Exemplo**\\ Lukah foi pouco precavido, e aceitou uma taça de vinho oferecida por um desconhecido, | ||
++++ | ++++ | ||
Linha 240: | Linha 219: | ||
> **Exemplo**\\ Um personagem //ter um emprego//, por exemplo, pode lhe dar vantagens e desvantagens em diversas situações. Talvez ele não precise se preocupar com as despesas diárias, e tenha acesso a alguns recursos que normalmente não teria; mas ele também está preso aos horários de trabalho, e sua empresa pode requisitar os seus ganhos ou descobertas em suas aventuras. | > **Exemplo**\\ Um personagem //ter um emprego//, por exemplo, pode lhe dar vantagens e desvantagens em diversas situações. Talvez ele não precise se preocupar com as despesas diárias, e tenha acesso a alguns recursos que normalmente não teria; mas ele também está preso aos horários de trabalho, e sua empresa pode requisitar os seus ganhos ou descobertas em suas aventuras. | ||
- | Uma das coisas mais importante | + | Uma das coisas mais importantes |
++++ | ++++ | ||
Linha 248: | Linha 227: | ||
* Um Conceito pode prover mais Vitalidade ou Energia para o personagem. Por exemplo, um personagem // | * Um Conceito pode prover mais Vitalidade ou Energia para o personagem. Por exemplo, um personagem // | ||
- | * Ao invés | + | * Em vez de receber +1 ou -1 dado no //teste//, o Conceito pode somar um bônus de +1 ou penalidade de -1 ao [[: |
* O Conceito pode, em certos casos, // | * O Conceito pode, em certos casos, // | ||
Linha 266: | Linha 245: | ||
Depois disso, antes mesmo do jogo começar, examine cada personagem e verifique se existe a repetição de uma mesma situação em diversos Conceitos diferentes — um máximo de 2 repetições é o recomendado. Você pode pedir para que o jogador modifique algum deles, de tal maneira que, para alguns dos Conceitos, a situação não esteja presente; ou que ela seja tão específica que dificilmente entre em ação. | Depois disso, antes mesmo do jogo começar, examine cada personagem e verifique se existe a repetição de uma mesma situação em diversos Conceitos diferentes — um máximo de 2 repetições é o recomendado. Você pode pedir para que o jogador modifique algum deles, de tal maneira que, para alguns dos Conceitos, a situação não esteja presente; ou que ela seja tão específica que dificilmente entre em ação. | ||
- | Se, ainda assim, uma combinação inesperada aparecer durante o jogo, determine que o bônus máximo é de +2 dados (exceto se algum modificador for especificamente maior que isso). Esses valor já é bastante significativo, | + | Se, ainda assim, uma combinação inesperada aparecer durante o jogo, determine que o bônus máximo é de +3 ou +4 dados (exceto se algum modificador for especificamente maior que isso). Esses valor já é bastante significativo, |
//Ou//, se preferir, deixe que os jogadores façam as combinações como desejar — isso é especialmente empolgante em campanhas épicas! Mas lembre-se de ajustar o poder dos antagonistas de maneira equivalente. | //Ou//, se preferir, deixe que os jogadores façam as combinações como desejar — isso é especialmente empolgante em campanhas épicas! Mas lembre-se de ajustar o poder dos antagonistas de maneira equivalente. |
sistema/conceitos.1703787135.txt.gz · Última modificação: 2023/12/28 18:12 por jnalon