Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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sistema:conceitos

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-{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}}+{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-sistema-conceitos.jpg) 
 +  metatag-description=(Scop RPG) 
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 ~~NOTOC~~ ~~NOTOC~~
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 +{{ images:header-sistema-conceitos.jpg }}
  
 ====== Conceitos ====== ====== Conceitos ======
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 Escreva seus Conceitos de maneira sucinta na frente da respectiva pergunta em sua ficha. O MJ pode decidir fazer algumas perguntas diferentes — utilize os espaços disponíveis para respondê-las. Escreva seus Conceitos de maneira sucinta na frente da respectiva pergunta em sua ficha. O MJ pode decidir fazer algumas perguntas diferentes — utilize os espaços disponíveis para respondê-las.
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 +  * Veja a [[:modulo:universal:conceitos|Lista de Conceitos]] para algumas sugestões, mas não se acanhe em criar os seus próprios!
  
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 ==== Resistência ==== ==== Resistência ====
-Se o personagem é o //alvo// de uma outra ação, à qual ele [[sistema:conflitos#conflito_passivo|resiste passivamente]], o Conceito é uma penalidade à Tarefa de quem tenta afetá-lo. Nesse caso, ele é o //alvo//, e quem age recebe uma penalidade de -1 dado para cada Conceito benéfico de seu personagem que se aplique àquela situação. Por outro lado, o adversário recebe um bônus de +1 dado para cada Conceito que o deixa vulnerável. +Se o personagem é o //alvo// de uma outra ação, à qual ele [[sistema:conflitos#conflito_passivo|resiste passivamente]], o Conceito é uma penalidade à Tarefa de quem tenta afetá-lo. Quem tenta realizar a ação recebe uma penalidade de -1 dado para cada Conceito benéfico de seu personagem que se aplique àquela situação. Por outro lado, recebe um bônus de +1 dado para cada Conceito que o deixa vulnerável. 
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Meggan monta guarda enquanto seus colegas descansam durante a noite em um acampamento na floresta. Ela está tranquila e não tenta detectar ativamente nenhum sinal de inimigos se movimentando ao redor; no entanto, um tigre feroz circunda furtivamente o acampamento, procurando o momento ideal para atacar. O MJ decide que o tigre tenta se mover furtivamente, enquanto Meggan é a vítima passiva da ação. Ela, no entanto, é uma batedora, e estar atenta às situações é seu trabalho. O animal sofre uma penalidade em seu teste.+Meggan monta guarda enquanto seus colegas descansam durante a noite em um acampamento na floresta. Ela está tranquila e não tenta detectar ativamente nenhum sinal de inimigos se movimentando ao redor; no entanto, um  
 +assassino inimigo circunda o acampamento, procurando o momento ideal para atacar. O MJ decide que o vilão tenta se mover furtivamente, enquanto Meggan é a vítima passiva da ação. Ela, no entanto, é uma espiã, e estar atenta às situações é seu trabalho. O inimigo sofre uma penalidade em seu teste.
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 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-John Doe é um assistente de investigação cujo defeito é //Fobia ao Sobrenatural//. Quando seu grupo se depara com algo inexplicado — por exemplo, o ataque de um lobisomem, fantasmas ou bruxaria — ele sofre os efeitos da sua fobia, podendo entrar em pânico e sair em fuga. O MJ concede um ponto de Energia se o jogador decidir que é o que seu personagem faz; mas, se John Doe se arrepender e resolver voltar para ajudar seus companheiros, ele perde esse ponto, e ainda deve gastar outro. Note que todas as outras penalidades continuam sendo válidas: John Doe usou sua Energia para vencer seu ímpeto inicial, mas sua Fobia continua lhe prejudicando.+John Doe é um assistente de investigação cujo defeito é //Fobia ao Sobrenatural//. Quando seu grupo se depara com algo inexplicado — por exemplo, o ataque de um lobisomem, fantasmas ou bruxaria — ele sofre os efeitos da sua fobia, podendo entrar em pânico e sair em fuga. O MJ concede um ponto de Energia se o jogador decidir que é o que seu personagem faz. Mas, se John Doe se arrepender e resolver encarar seu medo para ajudar seus companheiros, ele deve gastar um ponto de Energia para isso. Note que todas as outras penalidades continuam sendo válidas: John Doe usou sua Energia para vencer seu ímpeto inicial, mas sua Fobia continua lhe prejudicando.
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-===== Evoluindo Conceitos ===== 
-A maior parte dos Conceitos não muda durante a vida do personagem. Não há como mudar o fato de que você //nasceu nos países setentrionais//. Há casos, no entanto, em que isso não é verdade. Situações em que isso acontece incluem: seu personagem resolve mudar de profissão, esforça-se para se livrar de seus maus hábitos, ou encontra outros objetivos para perseguir. O jogador e o MJ devem entrar em acordo se um determinado Conceito pode ser modificado ou não. 
- 
-Nesses casos, a mudança deve vir //exclusivamente// da forma como o personagem se comporta durante o desenrolar da história. Quando um Conceito for usado de maneira que proveja algum tipo de aprendizado ao personagem, faça uma [[sistema:evolucao#anotações|Anotação]] relacionando-o com a situação em que ele foi utilizado. Quando você completar cinco Anotações, o Conceito pode ser modificado. 
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-++++ Exemplo | 
-Kaylee está tendo problemas demais com sua falta de paciência, entrando em discussões e brigas desnecessárias. Ela decide que quer se livrar de seu Conceito //Pavio Curto//, com o que o MJ concorda, desde que ela aja de maneira contida durante as próximas cinco sessões de jogo. 
- 
-Durante uma cena, ela entra em conflito com um comerciante que está querendo cobrar um preço muito alto pelos componentes de magia que Kaylee necessita. Seu //Pavio Curto// entra em ação, e ela precisa gastar um ponto de Energia para resistir à tentação de cair em uma discussão que pode levar a uma briga. //"Isso é mais difícil que eu pensei"//, diz Kaylee, respirando fundo. 
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-  * Veja maiores [[sistema:evolucao]] de um personagem. 
  
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   * //Eu sou um _.//   * //Eu sou um _.//
-  * //Minha profissão é _.// 
   * //Minha maior qualidade é _.//   * //Minha maior qualidade é _.//
   * //Meu maior defeito é _.//   * //Meu maior defeito é _.//
 +  * //Minha profissão é _.//
   * //Meu poder é _.//   * //Meu poder é _.//
  
-Note que Alberto incluiu [[sistema:poderes]] à sua campanha.+Note que Alberto fez algumas perguntas adicionais, e incluiu [[sistema:poderes|Poderes]] à sua campanha.
  
 Os jogadores, Bia, Carlos, Daniele e Eduardo, responderam como abaixo. Na maior parte dos casos, eles preferiram utilizar os Conceitos descritos nos [[:|Cenários]], mas algumas ideias exigem visões diferentes. Nesse caso, eles usaram ideias existentes como //modelos// e, em acordo com o Mestre do Jogo, determinaram as situações em que se beneficiam ou são limitados. Os jogadores, Bia, Carlos, Daniele e Eduardo, responderam como abaixo. Na maior parte dos casos, eles preferiram utilizar os Conceitos descritos nos [[:|Cenários]], mas algumas ideias exigem visões diferentes. Nesse caso, eles usaram ideias existentes como //modelos// e, em acordo com o Mestre do Jogo, determinaram as situações em que se beneficiam ou são limitados.
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   * //Eu sou **humana**.//   * //Eu sou **humana**.//
-  * //Minha profissão é **feiticeira (especializada em fogo)**.// 
   * //Minha maior qualidade é **ser boa com os estudos**.//   * //Minha maior qualidade é **ser boa com os estudos**.//
   * //Meu maior defeito é **ser pavio curto**.//   * //Meu maior defeito é **ser pavio curto**.//
 +  * //Minha profissão é **feiticeira (especializada em fogo)**.//
   * //Meu poder é **Magia**.//   * //Meu poder é **Magia**.//
  
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   * //Eu sou um **humano**.//   * //Eu sou um **humano**.//
-  * //Minha profissão é **bardo**.// 
   * //Minha maior qualidade é **ser criativo**.//   * //Minha maior qualidade é **ser criativo**.//
   * //Meu maior defeito é **ser fanfarrão**.//   * //Meu maior defeito é **ser fanfarrão**.//
 +  * //Minha profissão é **bardo**.//
   * //Meu poder é **Canção Inspiradora**.//   * //Meu poder é **Canção Inspiradora**.//
 ++++ ++++
  
 ++++ Meggan | ++++ Meggan |
-Daniele decide que sua personagem Meggan é uma batedora elfa, uma mistura de soldado e espiã que investiga as linhas inimigas e suas fortalezas e traz informações de lá. Meggan, no entanto, não vive pela guerra: tudo o que faz é buscando evitar conflitos que causem a morte das pessoas. Ela descreve sua personagem da seguinte forma:+Daniele decide que sua personagem Meggan é uma espiã elfa, espiã que investiga as linhas inimigas e suas fortalezas e traz informações de lá. Meggan, no entanto, não vive pela guerra: tudo o que faz é buscando evitar conflitos que causem a morte das pessoas. Ela descreve sua personagem da seguinte forma:
  
   * //Eu sou uma **elfa**.//   * //Eu sou uma **elfa**.//
-  * //Minha profissão é **batedora**.// 
   * //Minha maior qualidade é **o pacifismo**.//   * //Minha maior qualidade é **o pacifismo**.//
-  * //Meu maior defeito é **a timidez**.//+  * //Meu maior defeito é **a ingenuidade**.// 
 +  * //Minha profissão é **espiã**.//
   * //Meu poder é **Empatia Animal**.//   * //Meu poder é **Empatia Animal**.//
  
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   * //Eu sou um **bárbaro humano**.//   * //Eu sou um **bárbaro humano**.//
-  * //Minha profissão é **guerreiro**.// 
   * //Minha maior qualidade é **a honestidade**.//   * //Minha maior qualidade é **a honestidade**.//
   * //Meu maior defeito é **o desprezo pela civilização**.//   * //Meu maior defeito é **o desprezo pela civilização**.//
 +  * //Minha profissão é **guerreiro**.//
   * //Meu poder é **Fúria Incontrolável**.//   * //Meu poder é **Fúria Incontrolável**.//
  
 Como o defeito de desprezar a civilização não é algo comum, o MJ e o jogador decidem que Nghar não se dá bem em situações que envolvam grandes aglomerações de pessoas. Ele nunca se preocupou em aprender a se orientar em grandes cidades, a descobrir como lidar com os comerciantes, em quem confiar, etc. Tudo o que está relacionado pela civilização lhe causa um certo tormento. Como o defeito de desprezar a civilização não é algo comum, o MJ e o jogador decidem que Nghar não se dá bem em situações que envolvam grandes aglomerações de pessoas. Ele nunca se preocupou em aprender a se orientar em grandes cidades, a descobrir como lidar com os comerciantes, em quem confiar, etc. Tudo o que está relacionado pela civilização lhe causa um certo tormento.
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-===== Regras Opcionais ===== 
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-++++ Condições | 
-É possível utilizar a mesma ideia dos Conceitos para registrar condições transitórias que acometem os personagens. Uma Condição é como uma //etiqueta// que o MJ associa aos personagens para lembrar a todos os jogadores que seu estado atual //influencia// o desenrolar da história. Pense em um Conceito como //algo que você é//, enquanto uma Condição é //como você está//. 
- 
-Exemplos de condições incluem, mas não se restringem a: Envenenado, Doente, Confuso, Cansado, Sentado, Deitado, Caído, Dormindo, etc. Algumas características — como quando a Vitalidade e a Energia estão baixas — impõem penalidades que podem ser interpretadas como Condições. Um personagem recebe uma Condição exclusivamente como consequência de suas ações e dos eventos da história, e funciona exatamente como um Conceito, concedendo bônus e penalidades nas diversas situações.  
- 
-> **Exemplo**\\ Lukah foi pouco precavido, e aceitou uma taça de vinho oferecida por um desconhecido, sem reconhecer um antigo desafeto. O vinho estava envenenado, e Lukah recebeu a Condição Envenenado, e agora tem que arcar com as consequências de seu descuido. 
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 Depois disso, antes mesmo do jogo começar, examine cada personagem e verifique se existe a repetição de uma mesma situação em diversos Conceitos diferentes — um máximo de 2 repetições é o recomendado. Você pode pedir para que o jogador modifique algum deles, de tal maneira que, para alguns dos Conceitos, a situação não esteja presente; ou que ela seja tão específica que dificilmente entre em ação. Depois disso, antes mesmo do jogo começar, examine cada personagem e verifique se existe a repetição de uma mesma situação em diversos Conceitos diferentes — um máximo de 2 repetições é o recomendado. Você pode pedir para que o jogador modifique algum deles, de tal maneira que, para alguns dos Conceitos, a situação não esteja presente; ou que ela seja tão específica que dificilmente entre em ação.
  
-Se, ainda assim, uma combinação inesperada aparecer durante o jogo, determine que o bônus máximo é de +dados (exceto se algum modificador for especificamente maior que isso). Esses valor já é bastante significativo, e dificilmente a restrição provocará algum prejuízo ao personagem.+Se, ainda assim, uma combinação inesperada aparecer durante o jogo, determine que o bônus máximo é de +3 ou +4 dados (exceto se algum modificador for especificamente maior que isso). Esses valor já é bastante significativo, e dificilmente a restrição provocará algum prejuízo ao personagem.
  
 //Ou//, se preferir, deixe que os jogadores façam as combinações como desejar — isso é especialmente empolgante em campanhas épicas! Mas lembre-se de ajustar o poder dos antagonistas de maneira equivalente. //Ou//, se preferir, deixe que os jogadores façam as combinações como desejar — isso é especialmente empolgante em campanhas épicas! Mas lembre-se de ajustar o poder dos antagonistas de maneira equivalente.
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 > **Força:** -1 > **Força:** -1
-> **Constituição:** 0 
 > **Destreza:** +2 > **Destreza:** +2
-> **Mente:** +1+> **Constituição:** 0 
 +> **Inteligência:** +1
 > **Sabedoria:** +1 > **Sabedoria:** +1
 > **Carisma:** 0 > **Carisma:** 0
sistema/conceitos.1685735111.txt.gz · Última modificação: 2023/06/02 19:45 por jnalon