sistema:conceitos
Diferenças
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sistema:conceitos [2023/06/02 19:45] – Adição da régua. jnalon | sistema:conceitos [2024/09/19 16:48] (atual) – Remoção de inconsistências. jnalon | ||
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+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
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~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
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====== Conceitos ====== | ====== Conceitos ====== | ||
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Escreva seus Conceitos de maneira sucinta na frente da respectiva pergunta em sua ficha. O MJ pode decidir fazer algumas perguntas diferentes — utilize os espaços disponíveis para respondê-las. | Escreva seus Conceitos de maneira sucinta na frente da respectiva pergunta em sua ficha. O MJ pode decidir fazer algumas perguntas diferentes — utilize os espaços disponíveis para respondê-las. | ||
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+ | * Veja a [[: | ||
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==== Resistência ==== | ==== Resistência ==== | ||
- | Se o personagem é o //alvo// de uma outra ação, à qual ele [[sistema: | + | Se o personagem é o //alvo// de uma outra ação, à qual ele [[sistema: |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Meggan monta guarda enquanto seus colegas descansam durante a noite em um acampamento na floresta. Ela está tranquila e não tenta detectar ativamente nenhum sinal de inimigos se movimentando ao redor; no entanto, um tigre feroz circunda | + | Meggan monta guarda enquanto seus colegas descansam durante a noite em um acampamento na floresta. Ela está tranquila e não tenta detectar ativamente nenhum sinal de inimigos se movimentando ao redor; no entanto, um |
+ | assassino inimigo | ||
++++ | ++++ | ||
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++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | John Doe é um assistente de investigação cujo defeito é //Fobia ao Sobrenatural// | + | John Doe é um assistente de investigação cujo defeito é //Fobia ao Sobrenatural// |
++++ | ++++ | ||
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- | ===== Evoluindo Conceitos ===== | ||
- | A maior parte dos Conceitos não muda durante a vida do personagem. Não há como mudar o fato de que você //nasceu nos países setentrionais// | ||
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- | Nesses casos, a mudança deve vir // | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee está tendo problemas demais com sua falta de paciência, entrando em discussões e brigas desnecessárias. Ela decide que quer se livrar de seu Conceito //Pavio Curto//, com o que o MJ concorda, desde que ela aja de maneira contida durante as próximas cinco sessões de jogo. | ||
- | |||
- | Durante uma cena, ela entra em conflito com um comerciante que está querendo cobrar um preço muito alto pelos componentes de magia que Kaylee necessita. Seu //Pavio Curto// entra em ação, e ela precisa gastar um ponto de Energia para resistir à tentação de cair em uma discussão que pode levar a uma briga. //" | ||
- | ++++ | ||
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- | * Veja maiores [[sistema: | ||
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* //Eu sou um _.// | * //Eu sou um _.// | ||
- | * //Minha profissão é _.// | ||
* //Minha maior qualidade é _.// | * //Minha maior qualidade é _.// | ||
* //Meu maior defeito é _.// | * //Meu maior defeito é _.// | ||
+ | * //Minha profissão é _.// | ||
* //Meu poder é _.// | * //Meu poder é _.// | ||
- | Note que Alberto incluiu [[sistema: | + | Note que Alberto |
Os jogadores, Bia, Carlos, Daniele e Eduardo, responderam como abaixo. Na maior parte dos casos, eles preferiram utilizar os Conceitos descritos nos [[: | Os jogadores, Bia, Carlos, Daniele e Eduardo, responderam como abaixo. Na maior parte dos casos, eles preferiram utilizar os Conceitos descritos nos [[: | ||
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* //Eu sou **humana**.// | * //Eu sou **humana**.// | ||
- | * //Minha profissão é **feiticeira (especializada em fogo)**.// | ||
* //Minha maior qualidade é **ser boa com os estudos**.// | * //Minha maior qualidade é **ser boa com os estudos**.// | ||
* //Meu maior defeito é **ser pavio curto**.// | * //Meu maior defeito é **ser pavio curto**.// | ||
+ | * //Minha profissão é **feiticeira (especializada em fogo)**.// | ||
* //Meu poder é **Magia**.// | * //Meu poder é **Magia**.// | ||
Linha 183: | Linha 176: | ||
* //Eu sou um **humano**.// | * //Eu sou um **humano**.// | ||
- | * //Minha profissão é **bardo**.// | ||
* //Minha maior qualidade é **ser criativo**.// | * //Minha maior qualidade é **ser criativo**.// | ||
* //Meu maior defeito é **ser fanfarrão**.// | * //Meu maior defeito é **ser fanfarrão**.// | ||
+ | * //Minha profissão é **bardo**.// | ||
* //Meu poder é **Canção Inspiradora**.// | * //Meu poder é **Canção Inspiradora**.// | ||
++++ | ++++ | ||
++++ Meggan | | ++++ Meggan | | ||
- | Daniele decide que sua personagem Meggan é uma batedora | + | Daniele decide que sua personagem Meggan é uma espiã |
* //Eu sou uma **elfa**.// | * //Eu sou uma **elfa**.// | ||
- | * //Minha profissão é **batedora**.// | ||
* //Minha maior qualidade é **o pacifismo**.// | * //Minha maior qualidade é **o pacifismo**.// | ||
- | * //Meu maior defeito é **a timidez**.// | + | * //Meu maior defeito é **a ingenuidade**.// |
+ | * //Minha profissão é **espiã**.// | ||
* //Meu poder é **Empatia Animal**.// | * //Meu poder é **Empatia Animal**.// | ||
Linha 207: | Linha 200: | ||
* //Eu sou um **bárbaro humano**.// | * //Eu sou um **bárbaro humano**.// | ||
- | * //Minha profissão é **guerreiro**.// | ||
* //Minha maior qualidade é **a honestidade**.// | * //Minha maior qualidade é **a honestidade**.// | ||
* //Meu maior defeito é **o desprezo pela civilização**.// | * //Meu maior defeito é **o desprezo pela civilização**.// | ||
+ | * //Minha profissão é **guerreiro**.// | ||
* //Meu poder é **Fúria Incontrolável**.// | * //Meu poder é **Fúria Incontrolável**.// | ||
Como o defeito de desprezar a civilização não é algo comum, o MJ e o jogador decidem que Nghar não se dá bem em situações que envolvam grandes aglomerações de pessoas. Ele nunca se preocupou em aprender a se orientar em grandes cidades, a descobrir como lidar com os comerciantes, | Como o defeito de desprezar a civilização não é algo comum, o MJ e o jogador decidem que Nghar não se dá bem em situações que envolvam grandes aglomerações de pessoas. Ele nunca se preocupou em aprender a se orientar em grandes cidades, a descobrir como lidar com os comerciantes, | ||
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- | ===== Regras Opcionais ===== | ||
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- | ++++ Condições | | ||
- | É possível utilizar a mesma ideia dos Conceitos para registrar condições transitórias que acometem os personagens. Uma Condição é como uma // | ||
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- | Exemplos de condições incluem, mas não se restringem a: Envenenado, Doente, Confuso, Cansado, Sentado, Deitado, Caído, Dormindo, etc. Algumas características — como quando a Vitalidade e a Energia estão baixas — impõem penalidades que podem ser interpretadas como Condições. Um personagem recebe uma Condição exclusivamente como consequência de suas ações e dos eventos da história, e funciona exatamente como um Conceito, concedendo bônus e penalidades nas diversas situações. | ||
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- | > **Exemplo**\\ Lukah foi pouco precavido, e aceitou uma taça de vinho oferecida por um desconhecido, | ||
++++ | ++++ | ||
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Depois disso, antes mesmo do jogo começar, examine cada personagem e verifique se existe a repetição de uma mesma situação em diversos Conceitos diferentes — um máximo de 2 repetições é o recomendado. Você pode pedir para que o jogador modifique algum deles, de tal maneira que, para alguns dos Conceitos, a situação não esteja presente; ou que ela seja tão específica que dificilmente entre em ação. | Depois disso, antes mesmo do jogo começar, examine cada personagem e verifique se existe a repetição de uma mesma situação em diversos Conceitos diferentes — um máximo de 2 repetições é o recomendado. Você pode pedir para que o jogador modifique algum deles, de tal maneira que, para alguns dos Conceitos, a situação não esteja presente; ou que ela seja tão específica que dificilmente entre em ação. | ||
- | Se, ainda assim, uma combinação inesperada aparecer durante o jogo, determine que o bônus máximo é de +2 dados (exceto se algum modificador for especificamente maior que isso). Esses valor já é bastante significativo, | + | Se, ainda assim, uma combinação inesperada aparecer durante o jogo, determine que o bônus máximo é de +3 ou +4 dados (exceto se algum modificador for especificamente maior que isso). Esses valor já é bastante significativo, |
//Ou//, se preferir, deixe que os jogadores façam as combinações como desejar — isso é especialmente empolgante em campanhas épicas! Mas lembre-se de ajustar o poder dos antagonistas de maneira equivalente. | //Ou//, se preferir, deixe que os jogadores façam as combinações como desejar — isso é especialmente empolgante em campanhas épicas! Mas lembre-se de ajustar o poder dos antagonistas de maneira equivalente. | ||
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> **Força:** -1 | > **Força:** -1 | ||
- | > **Constituição: | ||
> **Destreza: | > **Destreza: | ||
- | > **Mente:** +1 | + | > **Constituição: |
+ | > **Inteligência:** +1 | ||
> **Sabedoria: | > **Sabedoria: | ||
> **Carisma: | > **Carisma: |
sistema/conceitos.1685735111.txt.gz · Última modificação: 2023/06/02 19:45 por jnalon