Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


sistema:conceitos

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
sistema:conceitos [2025/07/09 18:43] – Adequação do texto à nova jogada de dados. jnalonsistema:conceitos [2025/07/10 17:33] (atual) – Melhorias no texto. jnalon
Linha 82: Linha 82:
  
 ==== Modificador nos Testes ==== ==== Modificador nos Testes ====
-Um Conceito revela uma aptidão ou tendência do seu personagem, tornando o resultado de uma [[:basico:tarefas|Tarefa]] //mais fácil// (ou //mais difícil//, se for prejudicial naquela situação). Portanto, ao realizar um teste, seu personagem ganha um Dado de Apoio para cada Conceito benéfico; ou uma penalidade de um Dado de Apoioi para cada Conceito prejudicial. O modificador //pode// ter um valor mais alto se a descrição do Conceito indica que houver algum quantificador associado, ou se o valor for indicado explicitamente:+Um Conceito revela uma aptidão ou tendência do seu personagem, tornando o resultado de uma [[:basico:tarefas|Tarefa]] //mais fácil// (ou //mais difícil//, se for prejudicial naquela situação). Portanto, ao realizar um teste, seu personagem ganha um Dado de Apoio para cada Conceito benéfico; e perde um Dado de Apoio para cada Conceito prejudicial. O modificador //pode// ter um valor mais alto se a descrição do Conceito indica que houver algum quantificador associado, ou se o valor for indicado explicitamente:
  
 ^             Quantificador ^  Modificador  ^ ^             Quantificador ^  Modificador  ^
Linha 98: Linha 98:
 Lembre-se do Pequenino do exemplo anterior, que ganha bônus em situações de agilidade e de furtividade. Se ele tenta esconder-se nas sombras de uma grande moita em uma floresta, ele ganha +1 dado no teste relacionado, pois é uma tarefa de furtividade.  Lembre-se do Pequenino do exemplo anterior, que ganha bônus em situações de agilidade e de furtividade. Se ele tenta esconder-se nas sombras de uma grande moita em uma floresta, ele ganha +1 dado no teste relacionado, pois é uma tarefa de furtividade. 
  
-Caminhar sem fazer barulho é uma tarefa que envolve tanto agilidade quanto furtividade — ainda assim, o bônus recebido pelo personagem é apenas +1 dado, pois é o Conceito que afeta o jogo, e não a Tarefa. Mas, se ele é também um Ladino, os dois Conceitos se ativam, e ele ganha bônus para cada um deles, totalizando +2.+Caminhar sem fazer barulho é uma tarefa que envolve tanto agilidade quanto furtividade — ainda assim, o bônus recebido pelo personagem é apenas +1 dado, pois trata-se de apenas um Conceito. Mas, se ele é também um Ladino, os dois Conceitos se ativam, e ele ganha bônus para cada um deles, totalizando +2.
  
 Se ele tenta escalar uma árvore, ele ganha um bônus de +1 pela sua agilidade. O MJ, no entanto, estabelece que as pernas curtas prejudicam a tentativa, e como sua estatura é Muito prejudicial, sua penalidade é -2. No total, ele recebe uma penalidade de -1 na tentativa. Se ele tenta escalar uma árvore, ele ganha um bônus de +1 pela sua agilidade. O MJ, no entanto, estabelece que as pernas curtas prejudicam a tentativa, e como sua estatura é Muito prejudicial, sua penalidade é -2. No total, ele recebe uma penalidade de -1 na tentativa.
Linha 117: Linha 117:
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Meggan monta guarda enquanto seus colegas descansam durante a noite em um acampamento na floresta. Ela está tranquila e não tenta detectar ativamente nenhum sinal de inimigos se movimentando ao redor; no entanto, um  +Meggan monta guarda enquanto seus colegas descansam durante a noite em um acampamento na floresta. Ela está tranquila e não tenta detectar ativamente nenhum sinal de inimigos se movimentando ao redor; no entanto, um mercenário circunda o acampamento, procurando o momento ideal para atacar. O MJ decide que o vilão tenta se mover furtivamente, enquanto Meggan é a vítima passiva da ação. Ela, no entanto, é uma espiã, e estar atenta às situações é seu trabalho. O inimigo sofre uma penalidade em seu teste.
-assassino inimigo circunda o acampamento, procurando o momento ideal para atacar. O MJ decide que o vilão tenta se mover furtivamente, enquanto Meggan é a vítima passiva da ação. Ela, no entanto, é uma espiã, e estar atenta às situações é seu trabalho. O inimigo sofre uma penalidade em seu teste.+
 ++++ ++++
  
sistema/conceitos.txt · Última modificação: 2025/07/10 17:33 por jnalon