regras_complementares
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regras_complementares [2025/07/24 13:25] – [Tarefas] Adição para Gerenciamento de Recursos. jnalon | regras_complementares [2025/10/22 13:00] (atual) – [Tarefas] Reformulação na lista numerada, que colapsa quando o número de elementos é maior que 5. jnalon | ||
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Linha 43: | Linha 43: | ||
? [[: | ? [[: | ||
: Seu personagem é um mago, ou tem habilidades psiônicas, constrói traquitanas interessantes ou é um super-herói? | : Seu personagem é um mago, ou tem habilidades psiônicas, constrói traquitanas interessantes ou é um super-herói? | ||
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+ | : Kits de aventureiros, | ||
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Linha 51: | Linha 53: | ||
- O MJ **inicia uma nova cena**. | - O MJ **inicia uma nova cena**. | ||
- O MJ **descreve a situação**. | - O MJ **descreve a situação**. | ||
- | - **Os jogadores respondem** com o que seus personagens estão fazendo (suas ações). | + | - **Os jogadores respondem** com o que seus personagens estão fazendo (suas ações), e o MJ **descreve as consequências**. |
- | - O MJ **descreve as consequências**. | + | |
- **Retorna ao passo 2** até que a cena se resolva. | - **Retorna ao passo 2** até que a cena se resolva. | ||
- O MJ resolve as consequências da cena, e retorna ao passo 1, até que a história se complete. | - O MJ resolve as consequências da cena, e retorna ao passo 1, até que a história se complete. | ||
Linha 88: | Linha 89: | ||
? [[combate: | ? [[combate: | ||
: Combates descritos em detalhes, para aqueles confrontos mais emocionantes. | : Combates descritos em detalhes, para aqueles confrontos mais emocionantes. | ||
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+ | ===== Seção do Criador ===== | ||
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+ | ++++ Que Regras Usar? | | ||
+ | Como você pode ver nesta página, o Scop tem um conjunto variado de regras, que vão desde a representação mais básica até descrições completas de combates em larga escala, e todo o resto no meio do caminho. A parte interessante é que //todas essas regras são opcionais// -- você, como Criador, pode colocar o enfoque no estilo de jogo que preferir, o que ache mais adequado para o seu cenário. Combinando com a facilidade que o Scop oferece para criar //regras da casa//, você pode direcionar o estilo de jogo para o lado que preferir. | ||
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+ | Mas aí vem a pergunta: quais regras eu devo colocar no meu cenário? Depende de como você visualiza a interação dos jogadores com o jogo. Para facilitar a sua escolha, vamos separar apenas duas possibilidades: | ||
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+ | * **Interpretação: | ||
+ | * Conceitos e Habilidades para descrever os personagens (e em casos mais drásticos, apenas Conceitos); | ||
+ | * Poderes apenas quando relevantes, e com descrições enxutas (permitindo interpretações criativas); | ||
+ | * Nenhuma necessidade de controlar equipamentos e recursos (exceto, talvez, munição em cenários investigativos ou outros semelhantes); | ||
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+ | * **Jogo:** aqui, boas rolagens e vencer desafios é o mais importante. Muito comum em jogos de fantasia, guerra, sobrevivência, | ||
+ | * Conceitos e Habilidades, | ||
+ | * Poderes devem ser mais específicos e detalhados, em geral com atuação limitada. Em cenários desse tipo que contenham Poderes, personagens costumam ter longas listas. | ||
+ | * Controle de equipamentos detalhado, cada flecha, munição ou cantil de água são relevantes. | ||
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+ | No entanto, não pense de forma binária: as preferências dos jogadores em geral estão em algum lugar no meio do caminho, e mesmo um cenário com alto grau de representação pode se beneficiar de vez em quando de um combate detalhado, e vice-versa. | ||
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+ | Em todo caso, há uma recomendação que você deve seguir: crie regras que conectem o sistema ao cenário. Por exemplo, em cenários de terror, é comum os personagens terem uma característica representando sua Sanidade: defina como ela é perdida e recuperada, e seu cenário já tem uma dimensão a mais! | ||
+ | |||
+ | Por fim, uma vez que todas as regras do Scop são opcionais e compatíveis entre si, pode acontecer de você imaginar o seu cenário de um jeito, e alguns grupos jogarem de forma completamente diferente. //Não se importe com isso, é uma coisa boa!// Significa que você criou um cenário cheio de possibilidades diferentes, que pode ser apreciado por jogadores com diferentes estilos. | ||
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regras_complementares.1753363550.txt.gz · Última modificação: 2025/07/24 13:25 por jnalon