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regras_complementares [2025/07/24 13:25] – [Tarefas] Adição para Gerenciamento de Recursos. jnalonregras_complementares [2025/10/22 13:00] (atual) – [Tarefas] Reformulação na lista numerada, que colapsa quando o número de elementos é maior que 5. jnalon
Linha 43: Linha 43:
   ? [[:modulo:poderes|Lista de Poderes]]   ? [[:modulo:poderes|Lista de Poderes]]
   : Seu personagem é um mago, ou tem habilidades psiônicas, constrói traquitanas interessantes ou é um super-herói? Veja aqui a lista de Poderes.   : Seu personagem é um mago, ou tem habilidades psiônicas, constrói traquitanas interessantes ou é um super-herói? Veja aqui a lista de Poderes.
 +  ? [[:modulo:recursos|Lista de Equipamentos e Recursos]]
 +  : Kits de aventureiros, recursos consumíveis e tudo o mais que seu personagem precisa para se aventurar.
  
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Linha 51: Linha 53:
   - O MJ **inicia uma nova cena**.   - O MJ **inicia uma nova cena**.
   - O MJ **descreve a situação**.   - O MJ **descreve a situação**.
-  - **Os jogadores respondem** com o que seus personagens estão fazendo (suas ações)+  - **Os jogadores respondem** com o que seus personagens estão fazendo (suas ações), e o MJ **descreve as consequências**.
-  - O MJ **descreve as consequências**.+
   - **Retorna ao passo 2** até que a cena se resolva.   - **Retorna ao passo 2** até que a cena se resolva.
   - O MJ resolve as consequências da cena, e retorna ao passo 1, até que a história se complete.   - O MJ resolve as consequências da cena, e retorna ao passo 1, até que a história se complete.
Linha 88: Linha 89:
   ? [[combate:combates_descritivos|Combates Descritivos]]   ? [[combate:combates_descritivos|Combates Descritivos]]
   : Combates descritos em detalhes, para aqueles confrontos mais emocionantes.   : Combates descritos em detalhes, para aqueles confrontos mais emocionantes.
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 +----
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 +===== Seção do Criador =====
 +
 +++++ Que Regras Usar? |
 +Como você pode ver nesta página, o Scop tem um conjunto variado de regras, que vão desde a representação mais básica até descrições completas de combates em larga escala, e todo o resto no meio do caminho. A parte interessante é que //todas essas regras são opcionais// -- você, como Criador, pode colocar o enfoque no estilo de jogo que preferir, o que ache mais adequado para o seu cenário. Combinando com a facilidade que o Scop oferece para criar //regras da casa//, você pode direcionar o estilo de jogo para o lado que preferir.
 +
 +Mas aí vem a pergunta: quais regras eu devo colocar no meu cenário? Depende de como você visualiza a interação dos jogadores com o jogo. Para facilitar a sua escolha, vamos separar apenas duas possibilidades:
 +
 +  * **Interpretação:** jogos de terror, horror pessoal, investigações ou políticos de forma geral se beneficiam de regras mais voltadas para a interpretação. Em cenários assim, use poucas regras:
 +    * Conceitos e Habilidades para descrever os personagens (e em casos mais drásticos, apenas Conceitos);
 +    * Poderes apenas quando relevantes, e com descrições enxutas (permitindo interpretações criativas);
 +    * Nenhuma necessidade de controlar equipamentos e recursos (exceto, talvez, munição em cenários investigativos ou outros semelhantes);
 +
 +  * **Jogo:** aqui, boas rolagens e vencer desafios é o mais importante. Muito comum em jogos de fantasia, guerra, sobrevivência, super-herois, e diversos cenários de ficção científica. Em cenários assim, os jogadores esperam regras mais detalhadas:
 +    * Conceitos e Habilidades, todos com descrições mais precisas e situações em que devem ser aplicados, é o mais adequado.
 +    * Poderes devem ser mais específicos e detalhados, em geral com atuação limitada. Em cenários desse tipo que contenham Poderes, personagens costumam ter longas listas.
 +    * Controle de equipamentos detalhado, cada flecha, munição ou cantil de água são relevantes.
 +
 +No entanto, não pense de forma binária: as preferências dos jogadores em geral estão em algum lugar no meio do caminho, e mesmo um cenário com alto grau de representação pode se beneficiar de vez em quando de um combate detalhado, e vice-versa.
 +
 +Em todo caso, há uma recomendação que você deve seguir: crie regras que conectem o sistema ao cenário. Por exemplo, em cenários de terror, é comum os personagens terem uma característica representando sua Sanidade: defina como ela é perdida e recuperada, e seu cenário já tem uma dimensão a mais!
 +
 +Por fim, uma vez que todas as regras do Scop são opcionais e compatíveis entre si, pode acontecer de você imaginar o seu cenário de um jeito, e alguns grupos jogarem de forma completamente diferente. //Não se importe com isso, é uma coisa boa!// Significa que você criou um cenário cheio de possibilidades diferentes, que pode ser apreciado por jogadores com diferentes estilos.
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regras_complementares.1753363550.txt.gz · Última modificação: 2025/07/24 13:25 por jnalon