regras_complementares
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regras_complementares [2025/07/13 13:59] – [Tarefas] Melhorias no texto. jnalon | regras_complementares [2025/10/22 13:00] (atual) – [Tarefas] Reformulação na lista numerada, que colapsa quando o número de elementos é maior que 5. jnalon | ||
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? [[: | ? [[: | ||
: Sugestões para habilidades e conhecimentos que seu personagem pode ter. | : Sugestões para habilidades e conhecimentos que seu personagem pode ter. | ||
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- | : Sugestões para aquelas coisas que te salvam no momento oportuno. | ||
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: Seu personagem é um mago, ou tem habilidades psiônicas, constrói traquitanas interessantes ou é um super-herói? | : Seu personagem é um mago, ou tem habilidades psiônicas, constrói traquitanas interessantes ou é um super-herói? | ||
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+ | : Kits de aventureiros, | ||
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Linha 53: | Linha 53: | ||
- O MJ **inicia uma nova cena**. | - O MJ **inicia uma nova cena**. | ||
- O MJ **descreve a situação**. | - O MJ **descreve a situação**. | ||
- | - **Os jogadores respondem** com o que seus personagens estão fazendo (suas ações). | + | - **Os jogadores respondem** com o que seus personagens estão fazendo (suas ações), e o MJ **descreve as consequências**. |
- | - O MJ **descreve as consequências**. | + | |
- **Retorna ao passo 2** até que a cena se resolva. | - **Retorna ao passo 2** até que a cena se resolva. | ||
- O MJ resolve as consequências da cena, e retorna ao passo 1, até que a história se complete. | - O MJ resolve as consequências da cena, e retorna ao passo 1, até que a história se complete. | ||
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Algumas das ações que os personagens tentam realizar geram incerteza quanto aos seus resultados. Nesses casos, é necessário realizar um Teste de suas características -- você vai jogar alguns dados e os resultados vão dizer se você foi bem sucedido ou não. Seus Conceitos, Habilidades e outras características vão auxiliá-lo nessas situações. Dizemos que ele está realizando [[sistema: | Algumas das ações que os personagens tentam realizar geram incerteza quanto aos seus resultados. Nesses casos, é necessário realizar um Teste de suas características -- você vai jogar alguns dados e os resultados vão dizer se você foi bem sucedido ou não. Seus Conceitos, Habilidades e outras características vão auxiliá-lo nessas situações. Dizemos que ele está realizando [[sistema: | ||
- | ? [[sistema: | + | ? [[:sistema: |
: Quando há dúvida se você é capaz de realizar uma Tarefa ou não, você joga alguns dados. | : Quando há dúvida se você é capaz de realizar uma Tarefa ou não, você joga alguns dados. | ||
- | ? [[sistema: | + | ? [[:sistema: |
: Como testar uma Habilidade e interpretar os resultados. | : Como testar uma Habilidade e interpretar os resultados. | ||
- | ? [[sistema: | + | ? [[:sistema: |
: O que fazer quando dois personagens se opõem? | : O que fazer quando dois personagens se opõem? | ||
- | ? [[sistema:variacoes_de_tarefas|Variações na Resolução de Tarefas]] | + | ? [[:sistema:gerenciando_recursos|Gerenciando Recursos]] |
- | : Algumas ideias para dar um pouco mais de emoção na resolução de algumas Tarefas. | + | : Recursos não são infinitos, veja como fazer para lidar com eles. |
- | ? [[sistema:variacoes_de_conflitos|Variações na Resolução de Conflitos]] | + | ? [[:sistema: |
- | : Conflitos podem ser complicados, e às vezes é preciso um pouco mais de detalhes | + | |
- | ? [[sistema: | + | |
: Quando é necessário descobrir quanto tempo demora para executar uma Tarefa ou quanto tempo seus resultados duram. | : Quando é necessário descobrir quanto tempo demora para executar uma Tarefa ou quanto tempo seus resultados duram. | ||
- | ? [[sistema: | + | ? [[:sistema: |
: O quanto seu personagem consegue afetar o mundo à sua volta. | : O quanto seu personagem consegue afetar o mundo à sua volta. | ||
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+ | : Algumas ideias para dar um pouco mais de emoção na resolução de algumas Tarefas. | ||
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+ | : Conflitos podem ser complicados, | ||
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? [[combate: | ? [[combate: | ||
: Combates descritos em detalhes, para aqueles confrontos mais emocionantes. | : Combates descritos em detalhes, para aqueles confrontos mais emocionantes. | ||
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+ | ===== Seção do Criador ===== | ||
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+ | ++++ Que Regras Usar? | | ||
+ | Como você pode ver nesta página, o Scop tem um conjunto variado de regras, que vão desde a representação mais básica até descrições completas de combates em larga escala, e todo o resto no meio do caminho. A parte interessante é que //todas essas regras são opcionais// -- você, como Criador, pode colocar o enfoque no estilo de jogo que preferir, o que ache mais adequado para o seu cenário. Combinando com a facilidade que o Scop oferece para criar //regras da casa//, você pode direcionar o estilo de jogo para o lado que preferir. | ||
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+ | Mas aí vem a pergunta: quais regras eu devo colocar no meu cenário? Depende de como você visualiza a interação dos jogadores com o jogo. Para facilitar a sua escolha, vamos separar apenas duas possibilidades: | ||
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+ | * **Interpretação: | ||
+ | * Conceitos e Habilidades para descrever os personagens (e em casos mais drásticos, apenas Conceitos); | ||
+ | * Poderes apenas quando relevantes, e com descrições enxutas (permitindo interpretações criativas); | ||
+ | * Nenhuma necessidade de controlar equipamentos e recursos (exceto, talvez, munição em cenários investigativos ou outros semelhantes); | ||
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+ | * **Jogo:** aqui, boas rolagens e vencer desafios é o mais importante. Muito comum em jogos de fantasia, guerra, sobrevivência, | ||
+ | * Conceitos e Habilidades, | ||
+ | * Poderes devem ser mais específicos e detalhados, em geral com atuação limitada. Em cenários desse tipo que contenham Poderes, personagens costumam ter longas listas. | ||
+ | * Controle de equipamentos detalhado, cada flecha, munição ou cantil de água são relevantes. | ||
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+ | No entanto, não pense de forma binária: as preferências dos jogadores em geral estão em algum lugar no meio do caminho, e mesmo um cenário com alto grau de representação pode se beneficiar de vez em quando de um combate detalhado, e vice-versa. | ||
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+ | Em todo caso, há uma recomendação que você deve seguir: crie regras que conectem o sistema ao cenário. Por exemplo, em cenários de terror, é comum os personagens terem uma característica representando sua Sanidade: defina como ela é perdida e recuperada, e seu cenário já tem uma dimensão a mais! | ||
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+ | Por fim, uma vez que todas as regras do Scop são opcionais e compatíveis entre si, pode acontecer de você imaginar o seu cenário de um jeito, e alguns grupos jogarem de forma completamente diferente. //Não se importe com isso, é uma coisa boa!// Significa que você criou um cenário cheio de possibilidades diferentes, que pode ser apreciado por jogadores com diferentes estilos. | ||
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regras_complementares.1752415152.txt.gz · Última modificação: 2025/07/13 13:59 por jnalon