regras_complementares
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regras_complementares [2025/07/10 18:46] – Remoção de Trunfos jnalon | regras_complementares [2025/10/22 13:00] (atual) – [Tarefas] Reformulação na lista numerada, que colapsa quando o número de elementos é maior que 5. jnalon | ||
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Seu personagem é definido pelas características abaixo. Clique em cada uma delas para ver informações completas. | Seu personagem é definido pelas características abaixo. Clique em cada uma delas para ver informações completas. | ||
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: Descrições rápidas do que você é, são as suas principais características. | : Descrições rápidas do que você é, são as suas principais características. | ||
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: Tudo aquilo que você aprendeu ou treinou. | : Tudo aquilo que você aprendeu ou treinou. | ||
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: Até onde você pode ir antes de se esgotar. | : Até onde você pode ir antes de se esgotar. | ||
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: Uma medida da sua saúde. | : Uma medida da sua saúde. | ||
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: O que você carrega e usa. | : O que você carrega e usa. | ||
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: Tudo aquilo que você faz de extraordinário. | : Tudo aquilo que você faz de extraordinário. | ||
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+ | : Depois de várias aventuras, seu personagem se torna mais habilidoso e confiante. | ||
O Scop é um sistema bastante aberto, então não existem //listas// de características permitidas ou proibidas. Você pode descrever seu personagem como preferir! Em todo caso, abaixo temos algumas listas nas quais você pode se inspirar para criar seu personagem ou seus próprios Conceitos, Habilidades e mais. | O Scop é um sistema bastante aberto, então não existem //listas// de características permitidas ou proibidas. Você pode descrever seu personagem como preferir! Em todo caso, abaixo temos algumas listas nas quais você pode se inspirar para criar seu personagem ou seus próprios Conceitos, Habilidades e mais. | ||
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? [[: | ? [[: | ||
: Várias sugestões de Conceitos de diversos tipos, para diferentes perguntas. | : Várias sugestões de Conceitos de diversos tipos, para diferentes perguntas. | ||
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: Sugestões para habilidades e conhecimentos que seu personagem pode ter. | : Sugestões para habilidades e conhecimentos que seu personagem pode ter. | ||
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- | : Sugestões para aquelas coisas que te salvam no momento oportuno. | ||
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: Seu personagem é um mago, ou tem habilidades psiônicas, constrói traquitanas interessantes ou é um super-herói? | : Seu personagem é um mago, ou tem habilidades psiônicas, constrói traquitanas interessantes ou é um super-herói? | ||
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+ | : Kits de aventureiros, | ||
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O fluxo do jogo é muito simples: | O fluxo do jogo é muito simples: | ||
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- | * Os jogadores | + | - O MJ **descreve a situação**. |
- | * O MJ descreve as consequências. | + | |
- | * Retorna ao começo. | + | |
+ | - O MJ resolve as consequências da cena, e retorna ao passo 1, até que a história se complete. | ||
Algumas das ações que os personagens tentam realizar geram incerteza quanto aos seus resultados. Nesses casos, é necessário realizar um Teste de suas características -- você vai jogar alguns dados e os resultados vão dizer se você foi bem sucedido ou não. Seus Conceitos, Habilidades e outras características vão auxiliá-lo nessas situações. Dizemos que ele está realizando [[sistema: | Algumas das ações que os personagens tentam realizar geram incerteza quanto aos seus resultados. Nesses casos, é necessário realizar um Teste de suas características -- você vai jogar alguns dados e os resultados vão dizer se você foi bem sucedido ou não. Seus Conceitos, Habilidades e outras características vão auxiliá-lo nessas situações. Dizemos que ele está realizando [[sistema: | ||
- | ? [[sistema: | + | ? [[:sistema: |
: Quando há dúvida se você é capaz de realizar uma Tarefa ou não, você joga alguns dados. | : Quando há dúvida se você é capaz de realizar uma Tarefa ou não, você joga alguns dados. | ||
- | ? [[sistema: | + | ? [[:sistema: |
: Como testar uma Habilidade e interpretar os resultados. | : Como testar uma Habilidade e interpretar os resultados. | ||
- | ? [[sistema: | + | ? [[:sistema: |
: O que fazer quando dois personagens se opõem? | : O que fazer quando dois personagens se opõem? | ||
- | ? [[sistema:variacoes_de_tarefas|Variações na Resolução de Tarefas]] | + | ? [[:sistema:gerenciando_recursos|Gerenciando Recursos]] |
- | : Algumas ideias para dar um pouco mais de emoção na resolução de algumas Tarefas. | + | : Recursos não são infinitos, veja como fazer para lidar com eles. |
- | ? [[sistema:variacoes_de_conflitos|Variações na Resolução de Conflitos]] | + | ? [[:sistema: |
- | : Conflitos podem ser complicados, e às vezes é preciso um pouco mais de detalhes | + | |
- | ? [[sistema: | + | |
: Quando é necessário descobrir quanto tempo demora para executar uma Tarefa ou quanto tempo seus resultados duram. | : Quando é necessário descobrir quanto tempo demora para executar uma Tarefa ou quanto tempo seus resultados duram. | ||
- | ? [[sistema: | + | ? [[:sistema: |
: O quanto seu personagem consegue afetar o mundo à sua volta. | : O quanto seu personagem consegue afetar o mundo à sua volta. | ||
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+ | : Algumas ideias para dar um pouco mais de emoção na resolução de algumas Tarefas. | ||
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+ | : Conflitos podem ser complicados, | ||
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: Combates descritos em detalhes, para aqueles confrontos mais emocionantes. | : Combates descritos em detalhes, para aqueles confrontos mais emocionantes. | ||
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+ | ===== Seção do Criador ===== | ||
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+ | ++++ Que Regras Usar? | | ||
+ | Como você pode ver nesta página, o Scop tem um conjunto variado de regras, que vão desde a representação mais básica até descrições completas de combates em larga escala, e todo o resto no meio do caminho. A parte interessante é que //todas essas regras são opcionais// -- você, como Criador, pode colocar o enfoque no estilo de jogo que preferir, o que ache mais adequado para o seu cenário. Combinando com a facilidade que o Scop oferece para criar //regras da casa//, você pode direcionar o estilo de jogo para o lado que preferir. | ||
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+ | Mas aí vem a pergunta: quais regras eu devo colocar no meu cenário? Depende de como você visualiza a interação dos jogadores com o jogo. Para facilitar a sua escolha, vamos separar apenas duas possibilidades: | ||
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+ | * **Interpretação: | ||
+ | * Conceitos e Habilidades para descrever os personagens (e em casos mais drásticos, apenas Conceitos); | ||
+ | * Poderes apenas quando relevantes, e com descrições enxutas (permitindo interpretações criativas); | ||
+ | * Nenhuma necessidade de controlar equipamentos e recursos (exceto, talvez, munição em cenários investigativos ou outros semelhantes); | ||
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+ | * **Jogo:** aqui, boas rolagens e vencer desafios é o mais importante. Muito comum em jogos de fantasia, guerra, sobrevivência, | ||
+ | * Conceitos e Habilidades, | ||
+ | * Poderes devem ser mais específicos e detalhados, em geral com atuação limitada. Em cenários desse tipo que contenham Poderes, personagens costumam ter longas listas. | ||
+ | * Controle de equipamentos detalhado, cada flecha, munição ou cantil de água são relevantes. | ||
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+ | No entanto, não pense de forma binária: as preferências dos jogadores em geral estão em algum lugar no meio do caminho, e mesmo um cenário com alto grau de representação pode se beneficiar de vez em quando de um combate detalhado, e vice-versa. | ||
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+ | Em todo caso, há uma recomendação que você deve seguir: crie regras que conectem o sistema ao cenário. Por exemplo, em cenários de terror, é comum os personagens terem uma característica representando sua Sanidade: defina como ela é perdida e recuperada, e seu cenário já tem uma dimensão a mais! | ||
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+ | Por fim, uma vez que todas as regras do Scop são opcionais e compatíveis entre si, pode acontecer de você imaginar o seu cenário de um jeito, e alguns grupos jogarem de forma completamente diferente. //Não se importe com isso, é uma coisa boa!// Significa que você criou um cenário cheio de possibilidades diferentes, que pode ser apreciado por jogadores com diferentes estilos. | ||
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regras_complementares.1752173195.txt.gz · Última modificação: 2025/07/10 18:46 por jnalon