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====== Que Perguntas Fazer? ====== | ====== Que Perguntas Fazer? ====== | ||
- | Você já viu que as características fundamentais dentro de uma campanha | + | Você já viu que as características fundamentais dentro de uma aventura |
- | Fica claro que //as perguntas direcionam a criação do personagem// | + | A ideia bastante simples é que //as perguntas direcionam a criação do personagem!// E, ainda que o Scop tenha [[: |
- | Portanto, essa deve ser a primeira fase da preparação da sua campanha (seja ela de uma única sessão ou várias delas). E, mesmo que pareça que essa é uma tarefa complicada, ela na verdade | + | > **Exemplo**\\ Se o seu cenário é voltado para ações épicas e heroicas, escolha perguntas que realcem esse caráter, que descrevam se o personagem |
- | > **Exemplo**\\ Como um exemplo bastante óbvio, se o seu cenário | + | Uma boa estratégia |
- | > | + | |
- | > Você pode ir além: se os jogadores devem escolher um local de nascimento para seus personagens | + | |
- | Não é necessário impor nenhuma restrição que você não ache necessária, e facilita bastante se você pensar nas perguntas | + | > **Exemplo**\\ Para esse caso, o exemplo mais óbvio |
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Também é possível relacionar Conceitos com características místicas ou filosóficas do cenário que você quer retratar. Na Idade Média, os quatro elementos básicos eram parte importante do pensamento da época, então você pode perguntar com qual elemento o personagem se relaciona melhor. Em um cenário religioso, você pode pedir que os personagens escolham entre as [[modulo: | ||
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+ | > **Exemplo**\\ É fácil ver que a imaginação é o limite. É possível escolher Conceitos para descrever a infância do personagem, em que tipo de ambiente ele vive atualmente, com que pessoas ele se relaciona, com o que ele tem afinidade, o que ele despreza, | ||
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+ | > Uma pergunta do tipo //"Minha motivação é..."// pode ter uma resposta simples que é explicada mais detalhadamente. Se um jogador descreve //" | ||
- | E é possível ir muito além disso. Você pode criar Conceitos que estabelecem relacionamentos entre dois personagens dos jogadores, ou um Conceito que descreva a relação deles com o mundo ou outros elementos do cenário. | + | E é possível ir muito além disso. Você pode criar Conceitos que estabelecem relacionamentos entre dois personagens dos jogadores, ou um Conceito que descreva a relação deles com o mundo ou outros elementos do cenário, ou ainda um Conceito que seja compartilhado entre todos os jogadores do grupo. |
- | Quando for criar o seu cenário, pense bastante em quais são as características importantes do cenário e em como os personagens se relacionam com ele. Imagine que tipo de perguntas eles deveriam responder para indicar como as pessoas falariam sobre ele. No final das contas, você deve ter por volta de três a cinco perguntas que são úteis. | + | Quando for criar ou adaptar |
> **Exemplo**\\ Flávio está criando um cenário de intriga na época medieval. Ele não quer algo como as fantasias tradicionais, | > **Exemplo**\\ Flávio está criando um cenário de intriga na época medieval. Ele não quer algo como as fantasias tradicionais, |
que_perguntas_fazer.1688833676.txt.gz · Última modificação: 2023/07/08 16:27 por jnalon