poderes:o_que_sao_poderes
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
poderes:o_que_sao_poderes [2023/07/13 19:26] – Melhores explicações em alguns pontos. jnalon | poderes:o_que_sao_poderes [2025/02/13 13:51] (atual) – [Escolhendo Poderes] Explicação sobre Habilidades Difíceis. jnalon | ||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
+ | metatag-og: | ||
+ | }} | ||
~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
+ | |||
+ | {{ images: | ||
====== Poderes ====== | ====== Poderes ====== | ||
- | Uma das coisas mais emocionantes em representar um personagem numa obra de ficção é, de repente, tornar-se capaz de realizar coisas que uma pessoa comum, não é capaz. No Scop, um //Poder// é algo que está além das capacidades dos seres humanos, seja Magia, Telecinésia, | + | Uma das coisas mais emocionantes em representar um personagem numa obra de ficção é, de repente, tornar-se capaz de realizar coisas que uma pessoa comum não é capaz. No Scop, um //Poder// é algo que está além das capacidades dos seres humanos, seja Magia, Telecinésia, |
===== O Que Significam os Poderes ===== | ===== O Que Significam os Poderes ===== | ||
- | Um Poder representa a capacidade intuitiva de causar efeitos sobrehumanos, | + | Um Poder é semelhante a um Conceito: a principal diferença é que um Poder apenas |
- | Existem dois tipos de Poderes: | + | Algumas vezes, apenas //conhecer um Poder// não é o suficiente para utilizá-lo eficientemente. Para // |
- | Um **Poder Nivelado** aparece | + | Certos tipos de Poderes podem aparecer |
- | + | ||
- | Conhecer um Poder não é o suficiente para utilizá-lo eficientemente. Para //controlar// seu Poder, seu personagem precisa adquirir certas Habilidades relacionadas, | + | |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Magia é um poder normalmente encontrado em sistemas de RPG, especialmente aqueles com ambientação em Fantasia Medieval. Um personagem com o //Poder da Magia// é capaz de sentir e controlar a energia mágica, normalmente chamada Mana, e obter resultados que humanos normais não conseguem como, por exemplo, criar e direcionar uma bola de fogo na direção de seus inimigos. Magia é um Poder com níveis: magos com Magia em nível 1 são provavelmente estudantes que estão dando seus primeiros passos, enquanto um mago com Magia 4 tem bastante conhecimento e provavelmente é perigoso. | Magia é um poder normalmente encontrado em sistemas de RPG, especialmente aqueles com ambientação em Fantasia Medieval. Um personagem com o //Poder da Magia// é capaz de sentir e controlar a energia mágica, normalmente chamada Mana, e obter resultados que humanos normais não conseguem como, por exemplo, criar e direcionar uma bola de fogo na direção de seus inimigos. Magia é um Poder com níveis: magos com Magia em nível 1 são provavelmente estudantes que estão dando seus primeiros passos, enquanto um mago com Magia 4 tem bastante conhecimento e provavelmente é perigoso. | ||
- | Mas conhecer Magia simplesmente não é o suficiente para realizar o efeito desejado. Cada // | + | Mas conhecer Magia simplesmente não é o suficiente para realizar o efeito desejado. Cada // |
++++ | ++++ | ||
- | |||
- | **Habilidades Especiais** são um pouco diferentes: são Poderes que não possuem níveis, nem exigem Habilidades para serem ativadas, mas tem aplicações mais restritas. Habilidades Especiais //sempre// funcionam: o personagem gasta um ou mais pontos de Energia, e o Efeito acontece (mas outros testes relacionados à Tarefa podem ser necessários, | ||
---- | ---- | ||
Linha 27: | Linha 28: | ||
Para que um personagem tenha um Poder, precisa responder à pergunta //"Meu Poder é _"//, //Minha Habilidade Especial é _"// ou alguma outra que o MJ ache adequada — seu personagem ganha aquele Poder, em nível 1 caso seja nivelado. Normalmente, | Para que um personagem tenha um Poder, precisa responder à pergunta //"Meu Poder é _"//, //Minha Habilidade Especial é _"// ou alguma outra que o MJ ache adequada — seu personagem ganha aquele Poder, em nível 1 caso seja nivelado. Normalmente, | ||
- | Algumas vezes, um Poder é obtido no momento da criação do personagem, como efeito colateral por escolher algum Conceito. Por exemplo, um //Mago// recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe a Habilidade Especial de //Voar//. Em compensação, | + | Algumas vezes, um Poder é obtido no momento da criação do personagem, como efeito colateral por escolher algum Conceito. Por exemplo, um //Mago// recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe a Habilidade Especial de //Voar//. Em compensação, |
- | O MJ deve estar atento para situações em que Conceitos diferentes concedem Poderes. Nesse caso, o MJ pode pedir ao jogador para assumir algum defeito como compensação. Você //pode//, se preferir, decidir que seu personagem //não tem// algum desses Poderes — mas precisa de uma boa justificativa. É uma ótima maneira de criar ganchos para a história. | + | O MJ deve estar atento para situações em que Conceitos diferentes concedem Poderes. Nesse caso, pode pedir ao jogador para assumir algum defeito como compensação. Você //pode//, se preferir, decidir que seu personagem //não tem// algum desses Poderes — mas precisa de uma boa justificativa. É uma ótima maneira de criar ganchos para a história. Para todos os efeitos, Habilidades relacionadas a um Poder são sempre [[: |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Linha 40: | Linha 41: | ||
===== Efeito em Jogo ===== | ===== Efeito em Jogo ===== | ||
- | Em jogo, um Poder é na verdade um // | + | Em jogo, um Poder é na verdade um // |
- | + | ||
- | A diferença mais significativa, no entanto, é que o uso de um Poder //pode acarretar// em uso de Energia, e a quantidade exata de pontos gastos depende | + | |
- | + | ||
- | ---- | + | |
- | + | ||
- | ===== Evoluindo Poderes ===== | + | |
- | Há, basicamente, | + | |
- | + | ||
- | ++++ Exemplo | | + | |
- | Kaylee passa algumas semanas treinando com um professor para aprender a tão desejada Magia Bola de Fogo. Ela tem Nível 3 em Magia, além de ser uma feiticeira especializada em fogo e ser boa com os estudos. Isso proveria a ela um excelente bônus na hora de fazer seu teste, mas como essa é uma Habilidade | + | |
- | ++++ | + | |
- | A outra é o Poder em si, se ele puder aparecer em Níveis. Ao satisfazer as condições adequadas, o personagem pode fazer uma [[sistema: | + | A diferença mais significativa, no entanto, é que o uso de um Poder //quase sempre acarreta// em uso de Energia, |
- | O mesmo procedimento deve ser seguido caso o personagem deseje aprender | + | Habilidades relacionadas a um Poder são sempre consideradas // |
---- | ---- | ||
Linha 67: | Linha 57: | ||
++++ Lukah | | ++++ Lukah | | ||
- | Carlo também não tem dúvidas a respeito do que será o poder de Lukah: **Canções Inspiradoras**. Mas veja que, para bardos, essa é de fato uma escolha: nem todo bardo tem poderes. Apesar de ter a Habilidade, ele reserva seu uso para situações realmente necessárias, | + | Carlo também não tem dúvidas a respeito do que será o poder de Lukah: **Canção Inspiradora**. Mas veja que, para bardos, essa é de fato uma escolha: nem todo bardo tem poderes. Apesar de ter a Habilidade |
++++ | ++++ | ||
poderes/o_que_sao_poderes.1689276406.txt.gz · Última modificação: 2023/07/13 19:26 por jnalon