Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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poderes:criando_poderes

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-{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}}+{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-poderes-criando.jpg) 
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 +{{ images:header-poderes-criando.jpg }}
  
 ====== Criando Poderes ====== ====== Criando Poderes ======
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-Você deve decidir também se o Poder tem //níveis//. Em alguns casos, essa característica pode ser interessante para realçar a evolução dos personagens. Nesses casos, nível 0 significa //não possuir o Poder//, e níveis negativos são //Resistência// ao Poder. O nível está profundamente relacionado à quantidade de Efeitos gerados, bem como seu custo -- mas você pode, se quiser, associar outras Habilidades Especiais a cada nível.+Você deve decidir também se o Poder tem //níveis//. Em alguns casos, essa característica pode ser interessante para realçar a evolução dos personagens e descrever melhor sua experiênciaVocê pode descrevê-los através de números ou adjetivos. No primeiro casovocê pode decidir que o nível 0 significa //inexistência do Poder//, e níveis negativos são //Resistência// ao Poder. Use-os como pré-requisito dos efeitos possíveis e das Habilidades relacionadas.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Alberto decidiu que a Magia em sua campanha vai ter níveis. Assim, magos poderosos serão consideravelmente mais capazes que iniciantes, e isso vai servir de incentivo para todos os usuários de magia de seu cenário. Além disso, Alberto também assume que //níveis negativos// representam Resistência à Magiao que aumenta dificuldade do uso de feitiços sobre quem possui.+Alberto decidiu que a Magia em sua campanha vai ter níveis. Assim, magos poderosos serão consideravelmente mais capazes que iniciantes, e isso vai servir de incentivo para todos os usuários de magia de seu cenário.  
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 +Em vez de usar valores numéricos, Alberto preferiu descrever os níveis com adjetivos. A progressão da proficiência dos Magos é: //Novato//, //Profissional//, //Experiente// e //Legendário//. Isso vai ajudá-lo também determinar quais feitiços pertencem quais níveis.
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 ===== As Habilidades ===== ===== As Habilidades =====
-cada uso diferente do Poder está relacionada uma Habilidade, que deve ser obtida no momento da criação do personagem ou adquirida com sua [[o_que_sao_poderes#Evoluindo Poderes|Evolução]]. Naturalmente, as Habilidades de um Poder //são// parte do Conceito do personagem mas, como não fazem parte da natureza humana, elas não podem ser usadas sem treinamento.+Se um mesmo Poder puder causar efeitos diferentes, então cada uso deve estar relacionado uma Habilidade, que deve ser obtida no momento da criação do personagem ou adquirida com sua [[o_que_sao_poderes#Evoluindo Poderes|Evolução]]. Naturalmente, as Habilidades de um Poder //são// parte do Conceito do personagem mas, como não fazem parte da natureza humana, elas não podem ser usadas sem treinamento.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Em seu sistema de Magia, Alberto decide que cada feitiço é uma Habilidade diferente. Ele permite que os jogadores tenham suas próprias ideias de como realizar os feitiços, e determina o nível e o custo de cada um deles conforme as regras abaixo.+Com o Poder da Magia, um personagem pode criar diversos efeitos diferentes, então Alberto decide que é necessária uma Habilidade distinta para cada Feitiço a ser realizado. Ele permite que os jogadores tenham suas próprias ideias de como realizar os feitiços.
  
-Bia está criando Kaylee, que é uma maga que lida com fogo. Ela imaginou alguns feitiços interessantes para sua personagem, e lhes deu nomes evocativos: Luz para iluminar os ambientes escuros; Toque Flamejante, para causar dano em inimigos através do toque; Dardos de Fogo, para acertar inimigos a longas distâncias; e a tradicional Bola de Fogo, para incinerar diversos inimigos ao mesmo tempo. Alberto estabelece os custos conforme as regras a seguir.+Bia está criando Kaylee, que é uma Maga que lida com fogo. Ela imaginou alguns feitiços interessantes para sua personagem, e lhes deu nomes evocativos: Luz para iluminar os ambientes escuros; Toque Flamejante, para causar dano em inimigos através do toque; Dardos de Fogo, para acertar inimigos a longas distâncias; e a tradicional Bola de Fogo, para incinerar diversos inimigos ao mesmo tempo. Alberto estabelece a qual nível cada feitiço pertence conforme as regras a seguir.
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-===== O Custo de um Poder ===== +===== O Nível de um Poder ===== 
-A critério do MJ, cada Habilidade pode ter um //custo// em Energia, que deve ser pago pelo personagem quando ele deseja [[basico:jogando_os_dados#Buscando Forças|Buscar Suas Forças]]Para calcular o custo de um Poder, conte quantos Efeitos diferentes são causados. Um Efeito é cada uma das maneiras como o Poder afeta o ambiente à sua volta; alguns exemplos de Efeitos são: DanoAlcanceDistância, Altura, Área, Volume, Quantidade de Informação, Duração, número de Objetos afetados, número de Pessoas afetadas, e assim por diante.+Use os níveis do Poder para determinar quais Habilidades estão acessíveis a um personagem ou nãoDeterminar a qual nível pertence uma Habilidade do Poder é uma Tarefa relativamente subjetivamas aqui vão algumas linhas-guia que podem te ajudarmas lembre-se que elas servem apenas para guiar a sua decisãoSeu bom-senso deve ser o árbitro final:
  
-A quantidade de Efeitos é o nível da Habilidade, e também o seu custoSe o Poder tem níveis, então um personagem //não pode// usar Habilidades que estejam acima de seu nível. Veja os detalhes sobre como [[Usando Poderes|usar os Poderes]].+  * Conte quantos tipos de //efeitos// diferentes a Habilidade gera. Um efeito é cada uma das maneiras como ambiente é afetado: Danoalcance, distância, altura, peso outros que você possa imaginar. O nível do Poder é a quantidade de efeitos gerados. 
 +  * Considere a //complexidade// do efeito causado. Quanto maior for, maior deve ser o seu nívelVocê pode atribuir níveis altos a Habilidades aparentemente simples para simular sua complexidade. 
 +  * Decida se efeito desejado pelo Poder é //comum// no seu cenário -- poderes comuns têm níveis mais baixos. 
 +  * Decida a //utilidade// do efeito. Um Poder que pode atingir muitos alvos a uma grande distância devem estar em um nível mais alto que efeitos mais simples, como iluminar uma sala.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Os feitiços criados por Bia são:+Alberto decidiu separar os feitiços em sua campanha pelo nível de experiência exigido do Mago: //Novato//, capaz de efeitos simples; //Profissional//, capaz de usar a Magia com habilidade; e //Experiente//, com vasto conhecimento dos feitiços e suas consequências. Os feitiços que Bia deu a Kaylee foram:
  
-  * **Luz** causa apenas um Efeito, de iluminar o ambiente (ou uma área), então seu custo e seu nível são 1+  * **Luz** causa apenas um efeito simples, de iluminar o ambiente ou uma área, então um Mago //Novato// é capaz de utilizá-lo
-  * **Toque Flamejante** causa apenas um Efeito, o dano no inimigo. Seu custo e nível são 1+  * **Toque Flamejante** pode ser um pouco mais complexo, mas ainda assim, causa apenas um efeito, o dano no inimigo. Ele tem limitações porque exige que o Mago toque seu alvo. Um Mago //Novato// consegue usá-lo
-  * **Dardos de Fogo** causam dano à distância, o que são dois Efeitos, portanto, seu nível e custo são 2+  * **Dardos de Fogo** causam dano à distância, o que são dois efeitos diferentes. É algo que exige um Mago //Profissional//
-  * **Bola de Fogo** é direcionada a uma área distante do feiticeiro, causando dano a todos que se encontrem na região. São três Efeitose seu custo e nível são 3. Infelizmente, Kaylee ainda não pode adquirir essa Habilidade, pois seu nível em Magia, no momento de sua criação, seu nível em Poder é 2.+  * **Bola de Fogo** é direcionada a uma área distante do feiticeiro, causando dano a todos que se encontrem na região. São três efeitoso que indica uma Tarefa para uma Mago //Experiente//. Infelizmente, Kaylee ainda não pode adquirir essa Habilidade, pois ela ainda não atingiu esse nível de experiência.
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-O MJ podese quiser, aumentar ou diminuir esse custo, se achar que isso vai ajudar no equilíbrio entre os personagens, ou se a situação assim exigirÉ uma excelente ideia para simular áreas de alta ou baixa Magiapor exemplo.+++++ Exemplo | 
 +Se uma Habilidade de Poder é complexaseu nível é altoMas você pode fazer inverter essa dependência: colocar níveis altos em Habilidades para simular sua complexidade. Com issovocê consegue representar melhor as relações de dependências de Poderes em seu cenário.
  
----- +Alberto deseja que Magias Elementais sejam essencialmente mais simples que Magias de cura ou outras que lidem com a saúde e o corpo humanoAssimtodo Feitiço de cura exige conhecimento de um Mago //Experiente// para ser lançado.
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-===== Regras Opcionais ===== +
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-++++ Efeitos sem Custo | +
-Se não faz sentido falar em algum Poder sem levar em consideração um Efeito específico, então esse Efeito não deve afetar o custo e o nível da Habilidade relacionadaO resultado dos dados continua afetando a magnitude do Efeitoapenas seu custo diminui. +
- +
-> **Exemplo**\\ //Telecinésia// é Poder psíquico de mover objetos à distância. Não faz sentido exigir que o personagem toque os objetos que deseja mover com sua mente, portanto, a //Distância// não deveria ser contabilizada. Portanto, a Habilidade de //Mover Objetos// tem dois Efeitos: a Distância e o Peso do objeto movido, mas seu custo é apenas 1 ponto de Energia. +
->  +
-> Se Ludo, o Magnífico, tenta mover um objeto à uma certa distância e obtém o resultado 4 nos dados, isso significa que ele consegue mover 4 níveis de Peso por 4 níveis de Distância. Ambos os valores seriam afetados se os dados tivessem dado outro valor.+
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poderes/criando_poderes.1685737018.txt.gz · Última modificação: 2023/06/02 20:16 por jnalon