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nota:analise_do_scop [2024/01/30 13:56] – Criação da página. jnalonnota:analise_do_scop [2025/07/20 12:35] (atual) – Adição do gráfico da probabilidade de sucesso. jnalon
Linha 3: Linha 3:
  
 O gráfico abaixo mostra as probabilidades ([[:sistema:jogando_os_dados|dê uma outra olhada na jogada de dados]] se você não se lembra como ela funciona). Como no Scop, bônus e penalidades afetam, primordialmente, a quantidade de dados jogados, é fácil interpretar o gráfico abaixo. Cada linha colorida é o comportamento da jogada para uma certa quantidade de dados, e cada valor na horizontal mostra a probabilidade de obter //aquele valor ou mais//. O gráfico abaixo mostra as probabilidades ([[:sistema:jogando_os_dados|dê uma outra olhada na jogada de dados]] se você não se lembra como ela funciona). Como no Scop, bônus e penalidades afetam, primordialmente, a quantidade de dados jogados, é fácil interpretar o gráfico abaixo. Cada linha colorida é o comportamento da jogada para uma certa quantidade de dados, e cada valor na horizontal mostra a probabilidade de obter //aquele valor ou mais//.
 +
 +(Já que é possível jogar o Scop usando tanto dados de 6 lados quanto de 10 lados, estamos mostrando os resultados aqui para as duas situações. Veja como são parecidas!)
  
 {{ plot:scopprobabilities.png }} {{ plot:scopprobabilities.png }}
  
-Por exemplo, a linha mais baixa, em preto, indica os resultados possíveis jogando apenas um dado. A probabilidade de obter 1 ou mais é exatamente 40%, de obter 2 ou mais é 30%, de obter 3 ou mais é 20%, e de obter 4 ou mais é 10%. Não é possível obter ou mais usando um dado apenas. As outras curvas se comportam exatamente da mesma forma.+Por exemplo, a linha em vermelho indica os resultados possíveis jogando apenas o Dado do Drama -- as outras linhas mostram o que acontece com a adição de Dados de Apoio (dados negativos significam Dados de Penalidade). A probabilidade de obter 1 ou mais é exatamente 50%, de obter 2 ou mais é 33.33%, e a de obter 3 ou mais é 16.67%. Não é possível obter ou mais usando apenas o Dado do Drama. As outras curvas se comportam exatamente da mesma forma.
  
-Dá pra ver que, jogando dois dados, a probabilidade de obter 3 ou mais é de cerca de 40%. Ou seja, uma pessoa mediana tentando uma tarefa simples tem mais ou menos 40% de chances de ser bem-sucedida. Se você seguir as curvas na vertical, vai ver que essas chances vão aumentando conforme você aumenta o número de dados. De fato, a probabilidade de obter ou mais são exatamente as seguintes:+Ou seja, uma pessoa mediana tentando uma tarefa simples tem exatamente 50% de chances de conseguir um sucesso parcial, e 33% de conseguir um sucesso completo. Se você seguir as curvas na vertical, vai ver que essas chances vão aumentando conforme você aumenta o número de dados. De fato, a probabilidade de obter ou mais são exatamente as seguintes:
  
-^  Número de Dados  ^  Probabilidade (d10)  ^  Probabilidade (d6)  ^ +^  Número de Dados de Apoio   Probabilidade (d6)  ^  Probabilidade (d10)  ^ 
-        1d        |          20,00        |          16,67       +            -3d            |          10,42       |          12,00        
-|         2d        |          39,00        |          38,89       +|             -2d            |          16,67                28,00        
-|         3d        |          55,00        |          58,33       | +|             -1d            |          25,00       |          24,00        
-        4d        |          67,60        |          72,92       +|              0d            |          33,33       |          30,00        
-        5d        |          77,10        |          82,99       +             1d            |          41,67       |          36,00        
-        6d        |          84,06        |          89,58       +             2d            |          58,33       |          60,00        
-        7d        |          89,04        |          93,75       +             3d            |          72,92       |          78,24        
-        8d        |          92,54        |          96,31       +             4d            |          83,33       |          88,99        
-        9d        |          94,96        |          97,85       +             5d            |          90,10       |          94,68        
-       10d        |          96,62        |          98,76       |+             6d            |          94,27       |          97,50        
 +             7d            |          96,74       |          98,85        |
  
-(Já que é possível jogar o Scop usando tanto dados de 10 lados quanto de 6 lados, estamos mostrando os resultados aqui para as duas situaçõesVeja como são parecidas!)+{{ plot:scopsuccess.png }}
  
-Então, um personagem realizando uma Tarefa com dificuldade normal, com dois Conceitos aplicáveis, e uma Habilidade em +2, jogando no total 6 dados, tem 84% de chances de ser bem-sucedido.+Então, um personagem realizando uma Tarefa com dificuldade normal, com dois Conceitos aplicáveis, e uma Habilidade em +2, jogando no total 4 Dados de Apoio, tem 83,33% de chances de ser bem-sucedido.
  
 Uma vez que, no Scop, o valor exato do resultado pode ser usado para conceder bônus, penalidades, afetar outras jogadas e, de maneira geral, indicar a capacidade do seu personagem, é interessante analisarmos a [[nota:probabilidade_parte_4|média]] do resultado. A média é o que você esperaria obter como resultado caso os resultados da jogada fossem sempre iguais (não é //exatamente// isso, mas é uma interpretação útil): Uma vez que, no Scop, o valor exato do resultado pode ser usado para conceder bônus, penalidades, afetar outras jogadas e, de maneira geral, indicar a capacidade do seu personagem, é interessante analisarmos a [[nota:probabilidade_parte_4|média]] do resultado. A média é o que você esperaria obter como resultado caso os resultados da jogada fossem sempre iguais (não é //exatamente// isso, mas é uma interpretação útil):
  
-^  Número de Dados  ^  Média (d10)  ^  Média (d6)  ^ +^  Número de Dados de Apoio   Média (d10)  ^  Média (d6)  ^ 
-        1d             1,00     |      1,00    | +            -3d                -0,50     |     -0,80    | 
-        2d        |      1,86     |      1,86    | +|             -2d            |      0,00     |     -0,20    | 
-        3d        |      2,62     |      2,63    | +            -1d            |      0,50     |      0,40    | 
-        4d        |      3,29     |      3,32    | +             0d            |      1,00     |      1,00    | 
-        5d        |      3,91     |      3,97    | +             1d            |      1,50     |      1,60    | 
-        6d        |      4,49     |      4,58    | +             2d            |      2,00     |      2,20    | 
-        7d        |      5,03     |      5,16    | +             3d            |      2,50     |      2,80    | 
-        8d        |      5,54     |      5,73    | +             4d            |      3,00     |      3,40    | 
-        9d        |      6,04     |      6,28    | +             5d            |      3,50     |      4,00    | 
-       10d        |      6,52     |      6,82    |+             6d            |      4,00     |      4,60    | 
 +             7d            |      4,50     |      5,20    |
  
-Dá pra ver que a média cresce relativamente rápido para poucos dados, mas depois crescimento é um pouco mais lento. Isso é em geral desejável em uma mecânica de dados, pois representa bem curva de aprendizado: as coisas são aprendidas mais rapidamente quando o conhecimento é escasso; depois as coisas ficam mais difíceis.+Dá para ver facilmente que a adição de cada Dado de Apoio aumenta valor médio em exatamente 0,5. Isso significa que cada dois Dados de Apoio equivalem +1 no resultado final. Você pode usar isso para simplificar as jogadas de dados.
  
-Essas probabilidades foram calculadas utilizando o excelente site [[https://anydice.com/program/33dfa|Anydice]]. Ao clicar no link, o programa vai abrir, mostrando resultados mais completos para você analisar como quiser (e testar algumas modificações, se tiver a inclinação para isso). Não se esqueça de fazer uma doação! Se você tiver algum problema com o programa, copie o texto abaixo, cole na janela de //script//, e clique em //Calculate//.+Essas probabilidades foram calculadas utilizando o excelente site [[https://anydice.com/program/3e556|Anydice]]. Ao clicar no link, o programa vai abrir, mostrando resultados mais completos para você analisar como quiser (e testar algumas modificações, se tiver a inclinação para isso). Não se esqueça de fazer uma doação! Se você tiver algum problema com o programa, copie o texto abaixo, cole na janela de //script//, e clique em //Calculate//.
  
   function: cut R:n at T:n {   function: cut R:n at T:n {
Linha 49: Linha 53:
   }   }
      
-  function: decide R:s { +  D: [ cut 1d6 at ] 
-    if 1@R = 0 { result: 0 } +  R: 1d6 > 3 
-    result: 1@R + (R > 0) - 1 +  loop M over { -3..} { 
-  } +    output 1dD + MdR named "Dado do Drama + [M]d6 Dados de Apoio"
-   +
-  D: [ cut 1d10 at +
-  loop M over { 1..10 } { +
-     output [ decide MdD ] named "[M]d10"+
   }   }
      
-  E: [ cut 1d6 at +  E: [ cut 1d10 at ] 
-  loop M over { 1..10 } { +  S: 1d10 > 4 
-     output [ decide MdE ] named "[M]d6"+  loop M over { -3..} { 
 +    output 1dE + MdS named "Dado do Drama + [M]d10 Dados de Apoio"
   }   }
  
nota/analise_do_scop.1706622975.txt.gz · Última modificação: 2024/01/30 13:56 por jnalon