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+ | {{htmlmetatags> | ||
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
+ | metatag-og: | ||
+ | }} | ||
+ | ~~NOTOC~~ | ||
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+ | {{ images: | ||
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+ | ====== Recursos Universais ====== | ||
+ | A lista abaixo descreve recursos que estão disponíveis em praticamente qualquer cenário. Cada entrada contém uma breve descrição do recurso, em que situações o Teste de Uso deve ser realizado, e como ele pode ser recuperado. | ||
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+ | ++++ Contatos | | ||
+ | Representa aliados, informantes e conhecidos úteis, disponíveis para favores, dicas ou ajuda prática. Um Contato é apenas alguém a quem o personagem pode recorrer para resolver problemas, mas que não se comprometeria por ele -- um Contato não te ajudaria a esconder um corpo, por exemplo. Se o MJ desejar, o personagem pode solicitar um favor e //ficar devendo// pagamento ou outro favor -- mas todo favor deve ser pago. | ||
+ | |||
+ | **Teste de Uso:** Quando o personagem recorrer aos contatos para conseguir algo específico -- informações, | ||
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+ | **Recuperação: | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Disfarces / Trajes | | ||
+ | Representa figurinos, uniformes e caracterizações que permitem assumir papéis, infiltrar-se ou evitar identificação. Esse recurso representa a disponibilidade de disfarces -- o personagem ainda precisa fazer um teste adequado para descobrir se foi eficiente ou não. | ||
+ | |||
+ | **Teste de Uso:** Após uma cena em que o disfarce foi usado, especialmente se foi de forma intensa, arriscada ou prolongada (se o personagem é um ator, por exemplo, não é necessário um Teste de Uso). | ||
+ | |||
+ | **Recuperação: | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Ferramentas | | ||
+ | Engloba kits, equipamentos técnicos e instrumentos especializados usados para consertos, invasões, perícias ou construção. Isso pode representar tanto o desgaste das ferramentas como suprimentos consumíveis. | ||
+ | |||
+ | **Teste de Uso:** Após uso prolongado ou crítico das ferramentas — desarme de bombas, reparos urgentes, manipulação complexa. | ||
+ | |||
+ | **Recuperação: | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Munição | | ||
+ | Representa a quantidade disponível de projéteis, cargas ou baterias para armas de fogo, arcos, armas energéticas ou similares. Cada ponto representa não um simples projétil, mas uma carga: um pente carregado, uma aljava cheia de flechas, uma sacola cheia de pedras, etc. | ||
+ | |||
+ | **Teste de Uso:** Sempre que o personagem usar suas armas de forma intensa ou prolongada durante uma cena (combates extensos, tiroteios, sessões de treinamento). | ||
+ | |||
+ | **Recuperação: | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Qualidade de Equipamentos | | ||
+ | Reflete a condição estrutural de ferramentas, | ||
+ | |||
+ | **Teste de Uso:** Sempre que um equipamento for usado em situações estressantes ou além do seu limite — combate, clima extremo, quedas, uso bruto ou inadequado. | ||
+ | |||
+ | **Recuperação: | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Remédios | | ||
+ | Estoque de medicamentos, | ||
+ | |||
+ | **Teste de Uso:** Após atender feridos, curar doenças, aplicar tratamentos ou sobreviver a envenenamentos. | ||
+ | |||
+ | **Recuperação: | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Riqueza | | ||
+ | Uma medida abstrata do poder de compra do personagem: dinheiro, bens valiosos, crédito ou acesso a luxo. | ||
+ | |||
+ | **Teste de Uso:** Após gastos significativos — subornos, compras de itens raros, hospedagens luxuosas, contratações. | ||
+ | |||
+ | **Recuperação: | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Suprimentos | | ||
+ | Inclui comida, água, equipamentos básicos de acampamento, | ||
+ | |||
+ | **Teste de Uso:** Após jornadas longas, acampamentos em regiões hostis ou uso intenso dos itens. | ||
+ | |||
+ | **Recuperação: | ||
+ | ++++ | ||