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modulo:universal:recurso:riqueza

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 +~~NOTOC~~
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 +====== Riqueza ======
 +Pontos em Riqueza não significam quantidades de moedas, mas sim o //poder aquisitivo//. A média é 1, significando que seu personagem tem uma ocupação — uma profissão, artesanato, ofício ou meio de vida parecido — que permite que obtenha os recursos financeiros necessários para sobreviver por algum tempo: um mês, por exemplo. Ao final desse período, o personagem utiliza todos seus recursos até o fim e recebe um novo pagamento. Assim, não é necessário contabilizar despesas do dia a dia como comida, alojamento, etc. — apenas assuma que, se seu personagem tem pelo menos um ponto de Riqueza, que ele pode pagar essas coisas — sem luxo. O MJ //pode//, no entanto, exigir que você apague um ponto de Riqueza após algum tempo de jogo, para refletir os gastos contínuos,
 +
 +Riqueza pode ser utilizada também para subornar oficiais, pagar pequenos favores, etc.
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 +===== Como Usar =====
 +O Recurso entra em ação quando você deseja adquirir alguma coisa além das despesas normais — por exemplo, uma nova arma ou um computador mais potente. Nesse caso, o item a ser adquirido pode ter //custos// diferentes, dependendo de sua natureza. Veja em [[Equipamentos]] maiores detalhes sobre os custos de um item qualquer. Quando houver a possibilidade de //comprar// um determinado item — quando o grupo está em uma cidade ou próximo a mercadores —, o personagem diz //"Eu tenho o dinheiro necessário para adquirir aquele item!"//, e a transação pode ser feita.
 +
 +++++ Exemplo |
 +Lukah necessita de um novo alaúde para substituir seu antigo instrumento, que quebrou-se //acidentalmente// na cabeça de um soldado numa briga de taverna. Ele utiliza seu Recurso para indicar ao MJ que encontrou um instrumento idêntico ao seu em uma visita às lojas da cidade. O MJ estipula que o alaúde custa 2 pontos de Riqueza dos 3 que Lukah ainda tem. Isso vai lhe trazer alguma dificuldade até o resto do mês: Lukah decide que vai tentar ganhar o dinheiro do almoço cantando nas tavernas.
 +++++
 +
 +A critério do MJ, os personagens podem //fazer economias//. Nesse caso, os jogadores devem indicar quantos pontos estão economizando — esses pontos são descontados da Riqueza atual — e um registro deve ser mantido dos pontos guardados. Quando necessário, os pontos podem ser gastos junto com pontos de Riqueza normais. O MJ deve tomar cuidado para que isso não seja abusado: se for permitir que os personagens façam economias, então os gastos do dia a dia devem repercutir na história.
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 +===== Como Recuperar =====
 +Se seu personagem tem uma ocupação, ele recupera seus pontos de Riqueza ao chegar no //"dia do pagamento"// e recupera a quantidade de pontos até o seu máximo. O personagem recupera //todos// os seus pontos, mas nunca mais do que o seu Limite máximo — e, se o personagem tiver pontos //além// de seu máximo por algum motivo, esses pontos são perdidos. É duro, mas é a vida.
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 +++++ Exemplo |
 +Após um mês bastante cuidadoso, Nghar ainda mantém 1 de seus pontos de Riqueza. Ao fim do mês, ele recupera apenas o suficiente para levá-lo até o seu máximo de 2, e não mais que isso.
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 +Não é incomum — na verdade, é praticamente corriqueiro — que os personagens recebam dinheiro após completar aventuras: porque encontraram tesouros ou receberam pagamentos. O MJ pode permitir que a Riqueza se recupere até o máximo mesmo antes do fim do período de pagamento.
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 +++++ Exemplo |
 +Após uma frutífera incursão em uma masmorra abandonada, Lukah encontra um incrível tesouro que equivale a 5 pontos de Riqueza. Como é o meio do mês, o MJ considera que 2 pontos de Riquezas de Lukah já foram gastos, o que significa que usa 2 desses pontos para recuperar seu máximo de 3. Os 3 pontos restantes são perdidos — o MJ indica que alguns antigos //conhecidos// apareceram para cobrar velhas dívidas.
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