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modulo:poder:magia:magia_elemental

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modulo:poder:magia:magia_elemental [2025/08/05 17:45] – [As Ações] Adição das tabelas de efeitos. jnalonmodulo:poder:magia:magia_elemental [2025/08/05 18:28] (atual) – Seção do Criador. jnalon
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 ===== Realizando Feitiços ===== ===== Realizando Feitiços =====
-A conjuração de um feitiço na Magia Elemental segue a mesma estrutura do uso de outros Poderes:+O lançamento de um feitiço não é muito diferente da resolução de Tarefas comuns -- para as particularidades, lembre-se que a Afinidade com um Elemento ou Essência é uma Habilidade Especial, e todos os casos podem ser tratados como descrito antes.
  
-  * **Declare efeito que deseja**, indicando qual Elementos Ações deseja combinarVocê //não pode// realizar um efeito com um Elemento com qual não tenha Afinidade. +Cada feitiço é resultado de uma combinação entre um Elemento ou Essência uma Ação conhecida pelo personagemEssa combinação determina tipo de efeito produzido.
-  * **Gaste 1 ponto de Energia**. Mesmo que o teste falhe, essa Energia não é recuperada.+
  
-jogada de teste é a mesmamas a quantidade de dados jogados sofre uma pequena diferença:+Afinidade do personagem define qual elemento ou essência ele consegue canalizar com segurança. Clérigos e magos acessam a mesma estrutura mágica por caminhos diferentes -- mas, em termos de regras, todos seguem o mesmo processo de conjuração:
  
-  * **Comece com dois dados**, como em todos os outros casos+  * **Declare o efeito desejado**, indicando claramente a Afinidade e a Ação que pretende combinar. Lembre-se: você só pode usar Elementos ou Essências com os quais possua Afinidade
-  * **Acrescente bônus e penalidades** devidos aos Conceitos. +  * **Gaste um ponto de Energia.** Esse custo é fixo e não é recuperadomesmo que o teste de conjuração falhe.
-  * **Adicione os dados da Habilidade usada**. No entantoo número de dados acrescentados devido à Habilidade //não pode ser maior// que o nível do Elemento sendo manipulado! +
-  * **Jogue os dados e compute o resultado normalmente**. +
-  * **Adicione o nível da Afinidade com o Elemento** ao [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Nível de Sucesso]] da jogada, caso ela tenha sido bem-sucedida.+
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Kaylee deseja criar uma certa quantidade de água para seu grupo saciar a sede. Seu Conceito de Maga entra em ação, então ela adiciona 1 dado à sua mãoSua Habilidade de Criar é +2, mas sua Afinidade com a Água é de apenas 1, portanto, ela pode acrescentar apenas um dado a mais no seu teste. Ela joga os quatro dados obtém 1, 2, 5 e 8, totalizando 3 em sua jogadaComo não houve falha, ela adiciona o nível da Afinidade, obtendo o resultado final de 4. +Kaylee deseja lançar dardos de fogo em seus inimigosA maneira como o feitiço é conjurado depende das condições da cena da intenção da personagemPor exemplose ela deseja manipular a chama de uma tocha para criar os dardosAfinidade é o Fogo, e a Ação é ManipularNo entanto, se ela deseja criar os dardos de fogo a partir de seus dedosentão a Ação é Criar. 
-++++ +
- +
-Um Mago pode tornar seus feitiços mais complexos ao combinar Elementos ou Ações. Faça como antes: descreva os efeitos desejadose quais combinações de Elementos e Ações deseja realizar. Nessa situação, o nível efetivo da Afinidade é o menor entre os Elementos combinados, e o mesmo é válido para as Ações usadas. +
- +
-++++ Exemplo | +
-Kaylee deseja criar uma nuvem de vapor e direcioná-la em direção aos seus inimigoscegando-os e ferindo-os com o calor ao mesmo tempo. Essa é uma combinação dos Elementos Fogo e Água, e das Habilidades Criar e Manipular.+
  
-Entre os ElementosKaylee conhece Fogo com nível 2 e Água com nível 1, portanto, o nível efetivo de sua Afinidade é 1Das duas Habilidades, ela tem Criar +2 Manipular +3, então sua Habilidade efetiva é +2. Com isso, ao tentar criar esse efeito, Kaylee ganha apenas um dado a mais.+Como se pode vereste método é altamente flexívelUse a imaginação com liberdade criatividade ao combinar Ações e Afinidades.
 ++++ ++++
  
-A forma como os efeitos afetam situação depende da interpretação do Meste do Jogo. É possível encontrar algumas ideias sobre volume ou quantidade afetada, duração, outros possíveis efeitos vendo [[:poderes:usando_poderes|como usar Poderes]]e sobre Dano causadoresistência e outras consequências de seu [[:poderes:poderes_em_combate|uso em combates]].+Se o seu personagem tem combinação certa de Afinidade Açãoo efeito acontece. Como no caso de uma Habilidade Especial comumse houver a necessidade de determinar a efetividade do resultado, um [[:sistema:jogando_os_dados|Teste]] pode ser necessário
  
-----+O teste para conjurar um feitiço segue o mesmo procedimento dos demais, com as seguintes particularidades:
  
-===== Criando Novos Elementos ===== +  * **O teste começa com o Dado de Base**como qualquer Tarefa comum. 
-Os Elementos descritos acima são os //tradicionalmente// encontrados em cenários de Fantasiaespecialmente os baseados em Fantasia Medieval EuropeiaNão existeno entantoabsolutamente nada que o impeça de criar um sistema que trabalhe com //outros// ElementosVocê pode dar tom da aventura indicando quais Afinidades estão disponíveis.+  * **Adicione ou subtraia Dados de Apoio** conforme os Conceitos relevantes (caso se apliquem à ação). 
 +  * **Adicione os Dados de Apoio da Ação utilizada** (como CriarDestruiretc.). Lembre-se que a Ação Mágica é uma Habilidade, então verifique seu nível para adicionar a quantidade certa! 
 +  * **Role os dados, calcule Nível de Sucesso e adicione a ele o nível da Afinidade** com o Elemento ou Essência utilizadoIsso representa poder bruto canalizado através da magia.
  
-Exemplos de outros Elementos que podem ser adicionados praticamente qualquer cenário que contenha Magia incluem Vida, Mente, Espírito e outrosUm cenário baseado na China Antigapor exemplopode usar Água, Ar, Fogo, Metal Madeiraos Elementos típicos da filosofia oriental antiga. Um cenário de Fantasia Moderna poderia fazer uma decomposição próxima das grandezas físicas, como Tempo, Matéria, Espaço, Energia, e outros.+++++ Exemplo | 
 +Para criar os dardos de fogo do exemplo anterior, Kaylee combina Ação Criar com sua Afinidade com o FogoEla possui nível +2 na Habilidade Criarentão adiciona 2 dados. Além dissoseu Conceito de Maga é relevante para a conjuração concede mais 1 dadototalizando 4 dados:
  
-++++ Exemplo | +  * O Dado de Base; 
-Se você deseja incluir //Mente// como um possível Elemento em suas aventuras, as Ações poderiam ter os seguintes efeitos (além de outros que os jogadores possam imaginar):+  * +1 Dado de Apoio do Conceito; 
 +  * +2 Dados de Apoio da Ação.
  
-  * **Criar Mente:** criação de falsas memórias. +Ela lança os dados e obtém um Nível de Sucesso 3Como o feitiço foi bem-sucedido, ela adiciona +1 ao resultado final, devido à sua Afinidade com Fogo, totalizando 4.
-  * **Manipular Mente:** alterar a percepção da vítima ou a forma como ela interpreta a situação. +
-  * **Compreender Mente:** ler a mente do alvo. +
-  * **Destruir Mente:** apagar memórias.+
 ++++ ++++
  
-Para garantir que esses novos Elementos sejam bem estruturados e funcionais dentro do sistema, siga os passos abaixo:+Os efeitos de uma conjuração seguem as mesmas diretrizes descritas em [[:poderes:usando_poderes|Usando Poderes]]. Se o feitiço for utilizado em combate, cena de tensão ou exigir resistência, aplique as regras correspondentes -- incluindo testes resistidos, duração, modificação de jogadas ou aplicação de Dano. A conjuração mágica é, nesse sentido, um tipo especial de Habilidade Especial, e compartilha sua estrutura com outros tipos de Poder.
  
-==== Defina a Identidade do Elemento ==== +==== Conjurações Complexas ==== 
-Decida se o Elemento tem uma identidade clara, ou ele se sobrepõe a outros já existentesSe os efeitos que você visualiza podem ser realizados mapeados sobre outros Elementosentão provavelmente ele não é necessário.+Magos experientes podem tentar realizar feitiços mais poderosos e elaborados ao combinar mais de um Elemento (ou Essência) e/ou mais de uma AçãoEssas conjurações permitem efeitos mais sutis, devastadores ou versáteismas exigem mais controle e preparo.
  
-++++ Exemplo | +Para conjurar usando múltiplas Afinidades ou Ações:
-Suponha que você queira adicionar //Sombra// como um novo Elemento. Ele deve ser distinto de //Escuridão// ou //Trevas//, pois, caso contrário, seria apenas uma variação de //Destruir Fogo// ou //Luz//. Você pode definir que Sombra lida com ocultação, medo e absorção de energia luminosa, tornando-o único -- e, talvez, dependendo do cenário, com aquilo que se esconde no coração dos homens. +
-+++++
  
-==== Certifique-se de que o Elemento pode ser usado com todas as Ações ==== +  * **Descreva claramente efeito desejado**especificando quais Elementos Ações serão usados. 
-Um Elemento deve ser versátil suficiente para ser CriadoManipulado, Destruído CompreendidoSe alguma dessas Ações não parece fazer sentido, então considere ampliar abrangência do Elemento. Por outro lado, se parece que tudo é possível, talvez ele precise ser refinado ou dividido em partes menores.+  * O **nível efetivo da Afinidade** será igual ao **menor nível entre os Elementos envolvidos**. 
 +  * O mesmo se aplica às Açõesquantidade de dados adicionados ao teste será limitada pelo **menor nível entre as Ações combinadas**.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Se escolhermos //Som// como um Elementodevemos definir como ele interage com as Habilidades:+Kaylee deseja criar uma nuvem de vapor e direcioná-la em direção aos seus inimigoscegando-os e ferindo-os com o calor ao mesmo tempo. Essa é uma combinação dos Elementos Fogo e Água, e das Habilidades Criar e Manipular.
  
-  * **Criar Som:** Gerar barulhosecos ou até melodias encantadas. +Entre os ElementosKaylee conhece Fogo com nível 2 e Água com nível 1, portanto, o nível efetivo de sua Afinidade é 1Das duas Habilidades, ela tem Criar +2 e Manipular +3então sua Habilidade efetiva é +2Com issoao tentar criar esse efeito, Kaylee ganha apenas dois Dados de Apoioe adiciona apenas 1 ao Nível de Sucesso.
-  * **Manipular Som:** Redirecionar vozessilenciar áreas ou distorcer palavras. +
-  * **Destruir Som:** Anular vibrações sonorastornando um local completamente silencioso. +
-  * **Compreender Som:** Identificar ecosler padrões de frequência ou entender mensagens subliminares.+
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-==== Verifique se o Elemento se encaixa no cenário ==== +Conjurações desse tipo ainda custam 1 ponto de Energia, mas o MJ pode aplicar penalidadesexigir preparação ou impor consequências adicionais se o efeito desejado for especialmente grandioso.
-Cada escolha de Elemento molda a visão de mundo dos personagens e do cenário. Se o mundo trata //Energia// como um Elementopor exemploisso implica uma sociedade que entende magia e ciência de forma diferente da nossa.+
  
-++++ Exemplo | +A interpretação dos resultados -- como duraçãoárea de efeitoimpacto narrativo efeitos em combate -- segue as mesmas diretrizes dos Poderes, descritas anteriormentePara isso, consulte as regras de resolução de conflitos, modificações de jogadas, dano defesas.
-Em um cenário futurista, podemos adicionar //Circuitos// como um Elementorepresentando a tecnologia viva. Ele poderia ser Criado (gerar conexões)Manipulado (reconfigurar máquinas), Destruído (desativar sistemas) Compreendido (ler códigos ocultos)Isso reflete um mundo onde magia tecnologia coexistem. +
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 Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida a um golem é uma coisa, uma outra completamente diferente é dar a ele inteligência. Você também pode limitar o alcance dos efeitos: dar vida a um golem é uma coisa, uma outra completamente diferente é dar a ele inteligência.
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 +===== Seção do Criador =====
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 +++++ Criando Novos Elementos |
 +Os Elementos descritos acima são os //tradicionalmente// encontrados em cenários de Fantasia, especialmente os baseados em Fantasia Medieval Europeia. Não existe, no entanto, absolutamente nada que o impeça de criar um sistema que trabalhe com //outros// Elementos. Você pode dar o tom da aventura indicando quais Afinidades estão disponíveis.
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 +Exemplos de outros Elementos que podem ser adicionados a praticamente qualquer cenário que contenha Magia incluem Vida, Mente, Espírito e outros. Um cenário baseado na China Antiga, por exemplo, pode usar Água, Ar, Fogo, Metal e Madeira, os Elementos típicos da filosofia oriental antiga. Um cenário de Fantasia Moderna poderia fazer uma decomposição próxima das grandezas físicas, como Tempo, Matéria, Espaço, Energia, e outros.
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 +> **Exemplo**\\ Se você deseja incluir //Mente// como um possível Elemento em suas aventuras, as Ações poderiam ter os seguintes efeitos (além de outros que os jogadores possam imaginar):
 +>
 +>  **Criar Mente:** criação de falsas memórias.
 +>  **Manipular Mente:** alterar a percepção da vítima ou a forma como ela interpreta a situação.
 +>  **Compreender Mente:** ler a mente do alvo.
 +>  **Destruir Mente:** apagar memórias.
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 +> **Exemplo**\\ Em um cenário futurista, podemos adicionar //Circuitos// como um Elemento, representando a tecnologia viva. Ele poderia ser Criado (gerar conexões), Manipulado (reconfigurar máquinas), Destruído (desativar sistemas) e Compreendido (ler códigos ocultos). Isso reflete um mundo onde magia e tecnologia coexistem.
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 +Decida se o Elemento tem uma identidade clara, ou ele se sobrepõe a outros já existentes. Se os efeitos que você visualiza podem ser realizados mapeados sobre outros Elementos, então provavelmente ele não é necessário.
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 +Verifique também se o Elemento se encaixa no cenário. Cada escolha de Elemento molda a visão de mundo dos personagens e do cenário. Se o mundo trata //Energia// como um Elemento, por exemplo, isso implica uma sociedade que entende magia e ciência de forma diferente da nossa.
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 +> **Exemplo**\\ Suponha que você queira adicionar //Sombra// como um novo Elemento. Ele deve ser distinto de //Escuridão// ou //Trevas//, pois, caso contrário, seria apenas uma variação de //Destruir Fogo// ou //Luz//. Você pode definir que Sombra lida com ocultação, medo e absorção de energia luminosa, tornando-o único -- e, talvez, dependendo do cenário, com aquilo que se esconde no coração dos homens.
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 +Certifique-se de que o Elemento pode ser usado com todas as Ações. Um Elemento deve ser versátil o suficiente para ser Criado, Manipulado, Destruído e Compreendido. Se alguma dessas Ações não parece fazer sentido, então considere ampliar a abrangência do Elemento. Por outro lado, se parece que tudo é possível, talvez ele precise ser refinado ou dividido em partes menores.
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 +> **Exemplo**\\ Se escolhermos //Som// como um Elemento, devemos definir como ele interage com as Habilidades:
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 +> **Criar Som:** Gerar barulhos, ecos ou até melodias encantadas.
 +> **Manipular Som:** Redirecionar vozes, silenciar áreas ou distorcer palavras.
 +> **Destruir Som:** Anular vibrações sonoras, tornando um local completamente silencioso.
 +> **Compreender Som:** Identificar ecos, ler padrões de frequência ou entender mensagens subliminares.
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modulo/poder/magia/magia_elemental.1754415911.txt.gz · Última modificação: 2025/08/05 17:45 por jnalon