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modulo:bestiario:animais_terrestres

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modulo:bestiario:animais_terrestres [2025/07/24 19:07] (atual) admin
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 +{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-animais-terrestres.jpg)
 +  metatag-description=(Scop RPG)
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 +}}
 +~~NOTOC~~
 +
 +{{ modulo:bestiario:header-animais-terrestres.jpg }}
 +
 +====== Animais Terrestres ======
 +Esta página relaciona animais comuns, como os encontrados nas diversas regiões da Terra. Apesar de haverem algumas variações na descrição de certos animais, é impossível cobrir todas as possibilidades. No entanto, você pode facilmente adaptar os animais desta lista para refletir sua ideia.
 +
 +++++ Exemplo |
 +Por exemplo, você pode transformar um //Urso Negro// em um //Urso Polar// mudando sua descrição e possivelmente dando bônus e penalidades baseados no clima. Ursos polares são normalmente maiores e mais perigosos que ursos negros, então você pode também dar bônus de +1 na sua Habilidade de Combate ou no dano causado.
 +++++
 +
 +----
 +
 +++++ Babuíno |
 +Primatas de pequeno porte, de tamanho variando entre 50cm a 1,20m, e pesando em torno de 15 kg a 40 kg. Seus hábitos são diurnos e terrestres, mas costumam dormir no alto das árvores para se protegerem de seus predadores. Vivem em bandos com estrutura hierárquica consolidada. São onívoros, e sua dieta consiste em frutas e pequenos animais.
 +
 +Entre suas características principais, babuínos são //Ágeis e Destros//, e //Muito Bons// em escaladas.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +1.\\
 +**Tamanho:** -1.\\
 +**Agilidade:** +1.\\
 +**Escaladas:** +2.\\
 +**Vitalidade:** 4.
 +++++
 +
 +++++ Cabra |
 +Animal ruminante domesticado, criado para a extração de leite, carne e outros produtos. O macho da espécie possui um par de chifres que é utilizado para ataque e defesa. O animal é onívoro e come praticamente tudo. São //Excelentes// alpinistas, e praticamente não encontram dificuldade em escalar paredões que fariam escaladores experientes suarem frio.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +1.\\
 +**Bônus de Dano:** +1.\\
 +**Escaladas:** +3.\\
 +**Vitalidade:** 5.
 +++++
 +
 +++++ Camelo |
 +Animal ruminante usado como montaria ou animal de carga em certas regiões. Sua característica mais chamativa é a existência de duas corcovas em suas costas, sobre as quais os viajantes se equilibram. Dromedários são uma variante mais comum da espécie que contém apenas uma corcova.
 +
 +São normalmente encontrados em desertos ou áreas secas, domesticados para o uso pelas tribos nômades dessas regiões. São //Muito Fortes// (+5) e //Adaptáveis//, podendo resistir a dias sem água ou comida. Em combate, costumam atacar com coices ou mordidas. Algumas vezes, //atacam// seu alvo com cuspidas que não causam dano, mas podem afetar a dignidade da vítima.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +1.\\
 +**Cuspir:** +2.\\
 +**Bônus de Dano:** +2.\\
 +**Força:** +3.\\
 +**Vitalidade:** 9 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Cão |
 +Considerado o melhor amigo do homem, o cão é um parente próximo dos lobos, e foi o primeiro animal a ser domesticado. Leais e excelente companhia, cães também são ótimos como animais de guarda e proteção. Há uma diversidade enorme em tamanho, forma, peso e personalidade, criada pela seleção artificial de animais com as características desejadas, e é complicado tentar resumir tudo em apenas um conjunto de estatísticas.
 +
 +//Cães de companhia// são variações de pequeno porte, criadas com o objetivo de obter animais de baixa periculosidade e manutenção, que servissem como companheiros. Apesar de algumas dessas raças serem agressivas, são em geral pouco perigosos. Como são //Muito Fracos//, causam -2 pontos de dano em um ataque bem-sucedido.
 +
 +**Habilidade de Combate:** -1.\\
 +**Tamanho:** -2 a -1.\\
 +**Penalidade de Dano:** -2.\\
 +**Força:** -2.\\
 +**Empatia:** +1.\\
 +**Vitalidade:** 2 pontos.
 +
 +//Cães de serviço// abrangem pastores, guias para pessoas com deficiências, farejadores, entre diversos outros. Em cada caso, foram selecionados pelas suas capacidades sensoriais, sua docilidade, inteligência, entre outras características relevantes à sua atuação. Normalmente, não atacam, exceto se acuados e não houver outra opção para sua defesa.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +1.\\
 +**Empatia:** +1.\\
 +**Vitalidade:** 4 pontos.
 +
 +//Cães de guarda// são variações maiores, criadas para alertar presenças indesejadas e agressivamente proteger um local. São mais fortes e resistentes que os outros cães e treinados para atacar e incapacitar inimigos. Sua mordida causa +1 ponto de dano em ataques bem-sucedidos. Se forem treinados para isso, podem prender sua vítima em uma mordida //Forte//, que exige um teste de força bem-sucedido para se libertar.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +2.\\
 +**Bônus de Dano:** +1.\\
 +**Vitalidade:** 5 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Cavalo |
 +Herbívoro de grande porte, usado como animal de carga ou combate, quando domesticado, ou vivendo em grandes bandos quando selvagens. Exceto quando treinados para combate, são //Tímidos// e preferem se afastar de qualquer tipo de ameaça, em vez de enfrentá-la. No entanto, quando necessário, lutam para se defender. Em combate, são //Fortes// (causando +1 ponto de dano em ataques bem-sucedidos) e atacam com coices e mordidas.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +1.\\
 +**Bônus de Dano:** +1.\\
 +**Força:** +4.\\
 +**Vitalidade:** 8 pontos.
 +
 +Um //cavalo de batalha// é um animal treinado para enfrentar as dificuldades de um campo de guerra. Assustam-se pouco com a visão de movimentos bruscos, violência e sangue, e podem ajudar o cavaleiro a obter vitória em combate. Sua Habilidade de Combate é de 4 dados, e ataques bem-sucedidos causam +2 pontos de dano. Sua Vitalidade é 9 pontos.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +2.\\
 +**Bônus de Dano:** +2.\\
 +**Força:** +4.\\
 +**Vitalidade:** 9 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Chimpanzé |
 +Primatas inteligentes, com proximidade genética acentuada a seres humanos. São animais onívoros e terrestres, embora sejam //Muito Bons// em escaladas. Sua dieta consiste de frutas e pequenos animais, e vivem em bandos com uma estrutura social complexa. Chimpanzés são //Inteligentes//, quando comparados a outros animais, e são capazes de aprender a usar ferramentas simples e se comunicar de maneira limitada.
 +
 +Comparado a um ser humano, um chimpanzé é //Muito Forte//, causando +2 ponto de dano em ataques bem-sucedidos.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +2.\\
 +**Bônus de Dano:** +2.\\
 +**Inteligência:** +1.\\
 +**Força:** +2.\\
 +**Escaladas:** +2.\\
 +**Vitalidade:** 5 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Crocodilos |
 +Terrível predador aquático da família dos répteis. Um crocodilo é um animal //Muito Grande//, podendo atingir até 6 metros de comprimento, e //Muito Forte//, causando +2 pontos de dano em um ataque bem-sucedido. Não se movem com muita agilidade em terra firme, mas são //Nadadores Muito  Ágeis//, e enxergam //Bem// à noite.
 +
 +Suas características físicas permitem que se camufle como um tronco boiando na água, tornando a detecção de sua presença uma tarefa difícil. Caso a vítima não perceba, ela recebe um ataque surpresa que, se for bem-sucedido, deixa-a à mercê da criatura.
 +
 +Para tentar se livrar da mordida de um crocodilo, é necessário vencê-lo em um teste de forças. Caso contrário, o animal rola sobre seu próprio corpo, possivelmente quebrando alguns ossos de sua vítima e deixando-a incapacitada. Além disso, um crocodilo pode usar sua cauda como se fosse um chicote. Ele não usa esse ataque para se alimentar, apenas para combater e incapacitar inimigos indesejados.
 +
 +Por fim, sua pele é escamosa e o protege contra ataques normais. Sua //Resistência ao Dano// é de -2 pontos devido à sua rigidez.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +2.\\
 +**Habilidade de Combate com a cauda:** +3.\\
 +**Bônus de Dano:** +2.\\
 +**Bônus de Dano da mordida:** +3.\\
 +**Resistência ao Dano:** +2.\\
 +**Força:** +6.\\
 +**Visão Noturna:** +1.\\
 +**Emboscadas:** +2.\\
 +**Vitalidade:** 11 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Dragão de Komodo |
 +Lagarto enorme que vive nas ilhas da Indonésia. É carnívoro, mas em geral é pacífico e não representa perigo para seres humanos -- pelo menos, os que se mantém à distância. Um dragão de Komodo enfezado, no entanto, é um adversário perigoso, pois são //Fortes// e //Nadadores Muito Bons//. Assim como um crocodilo, é necessário vencê-lo em um teste de forças para tentar escapar de uma abocanhada bem-sucedida.
 +
 +Sua pele é escamosa e o protege de ataques normais com //Resistência ao Dano// de 2 pontos.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +2.\\
 +**Bônus de Dano:** +1.\\
 +**Bônus de Dano da mordida:** +2.\\
 +**Resistência ao Dano:** +2.\\
 +**Força:** +5.\\
 +**Vitalidade:** 6 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Elefante |
 +Mamífero herbívoro de grande porte, é o maior animal terrestre existente. Costumam viver nas savanas e regiões com vegetação semelhante, e vivem em grandes bandos controlados pelas fêmeas da espécie. Possuem uma tromba em seu nariz, com a qual são //Muito Destros//, sendo capazes de realizar manipulações finas comparadas à destreza humana com as mãos.
 +
 +Normalmente, elefantes são pacíficos, confiando em seu tamanho para manter predadores à distância. No entanto, quando enfurecidos, são extremamente perigosos. Costumam atacar avançando sobre suas vítimas e acertando-as com suas presas de marfim. Em um ataque bem-sucedido, suas presas fazem +2 pontos de dano, com +1 ponto adicional devido à carga.
 +
 +Por fim, são //Muito Fortes//, e sua pele é dura e //Resistente a Ferimentos//, reduzindo o dano recebido em 2 pontos.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +2.\\
 +**Habilidade de Combate em carga:** +3.\\
 +**Bônus de Dano:** +2.\\
 +**Bônus de Dano em carga:** +3.\\
 +**Resistência ao Dano:** +2.\\
 +**Força:** +9.\\
 +**Coordenação com a Tromba:** +2.\\
 +**Vitalidade:** 14 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Gato |
 +Pequeno carnívoro, domesticado e em geral usado como animal de companhia ou como //Excelentes// exterminadores de pequenas pragas, como ratos. Ainda que seu tamanho não seja impressionante, um gato pode ser um adversário relativamente perigoso, pois seus dentes e suas garras são afiados. São //Muito Ágeis//, mas sua força física é diminuída, devido ao seu tamanho, causando -1 ponto de dano em um ataque bem-sucedido.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +0.\\
 +**Penalidade de Dano:** -1.\\
 +**Força:** -2.\\
 +**Tamanho:** -2 a -1.\\
 +**Vitalidade:** 2 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Gorila |
 +Primata de grande porte, com hábitos terrestres e alimentação primordialmente herbívora. Vivem em pequenas tribos que se organizam em torno de um macho alfa, que comanda o território. Costumam ser pacíficos, mas extremamente territorialistas -- um //visitante// desavisado pode ter um grande dissabor ao entrar na região comandada por um gorila. São //Muito Fortes//, e podem facilmente desmembrar um ser humano, caso fiquem suficientemente irritados. Sua força aumenta o dano causado em um ataque bem-sucedido em +2 pontos. Também são //Inteligentes//, se comparados a outros animais.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +2.\\
 +**Bônus de Dano:** +2.\\
 +**Força:** +6.\\
 +**Inteligência:** +1.\\
 +**Vitalidade:** 7 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Javali |
 +Animal selvagem onívoro, que vive em bandos. São normalmente tímidos e se afastam da presença humana, mas um javali acuado é extremamente agressivo e perigoso. Assemelha-se a um porco selvagem, mas é maior e mais forte. São considerados troféus de caça e sua carne é apreciada. Em certas culturas, vencer um javali é um rito de passagem. São //Fortes//, e o dano causado em ataques bem-sucedidos causa +1 ponto de dano. Possuem presas afiadas, que causam +1 ponto de dano; muitas vezes, atacam avançando sobre seus alvos, e nesses casos causam +1 ponto de dano além de suas presas. Todos esses modificadores são cumulativos, o que significa que um javali atacando em carga é um animal incrivelmente perigoso.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +2.\\
 +**Bônus de Dano:** +1.\\
 +**Bônus de Dano com as presas:** +2.\\
 +**Bônus de Dano em carga:** +3.\\
 +**Força:** +3.\\
 +**Vitalidade:** 8 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Leão |
 +Grande felino carnívoro, considerado o //Rei da Selva//. São grandes e ferozes, e extremamente perigosos. Os machos da espécie apresentam uma juba em torno da cabeça e cobrindo o pescoço. Tipicamente, as caçadas são realizadas pelas fêmeas de um bando. São //Muito Velozes// e //Fortes//, e caçadores //Muito Bons//.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +3.\\
 +**Bônus de Dano:** +1.\\
 +**Força:** +2.\\
 +**Velocidade:** +2.\\
 +**Caçadas:** +2.\\
 +**Emboscadas:** +1 (quando atacando em grupo).\\
 +**Vitalidade:** 8 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Lhama |
 +Mamífero ruminante da família dos camelos que normalmente vive em regiões altas e montanhosas. Domesticado, normalmente é usado como animal de carga //Especialmente Adaptado// às regiões em que vive, e como fonte de lã para confecção de roupas contra o frio. Assim como seus primos, podem //atacar// com uma cusparada que não causa dano, mas afeta profundamente a dignidade do seu alvo.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +0.\\
 +**Cuspir:** +1.\\
 +**Sobrevivência (Montanhas):** +1.\\
 +**Vitalidade:** 7 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Lince |
 +Pequeno felino carnívoro que caça solitariamente. É //Agressivo// e //Territorial//, mas pequeno em relação aos humanos: sua altura varia entre 50cm a 70cm, e seu peso entre 10 a 30kg, dependendo da sub-espécie. São caçadores //Muito Bons// e apesar de serem um pouco //Fracos// (causando -1 ponto de dano em ataques bem-sucedidos), lutar contra um pode ser bastante perigoso.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +1.\\
 +**Bônus de Dano:** +1.\\
 +**Caçada:** +2.\\
 +**Furtividade:** +1.\\
 +**Força:** -1.\\
 +**Vitalidade:** 4 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Lobo |
 +Mamífero carnívoro profundamente relacionado com o cão doméstico, embora sejam maiores e mais ferozes. Costumam viver e caçar em bandos, embora lobos solitários não sejam incomuns. Quando caçando em grupo, cada indivíduo recebe um bônus na resolução da Tarefa. São //Fortes//, e suas //Presas Afiadas// causam dano adicional.
 +
 +Em ataques bem-sucedidos, os lobos que tentam se alimentar prenderão sua vítima em sua mordida. É necessário vencer um Conflito contra a força do lobo se o personagem deseja se libertar.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +2.\\
 +**Habilidade de Combate em grupo:** +3.\\
 +**Bônus de Dano:** +2.\\
 +**Força:** +1.\\
 +**Vitalidade:** 6 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Mula |
 +Animal de carga comum em todo o mundo. É um híbrido entre cavalos e burros, mas costuma ser mais inteligente e tranquila que as outras duas espécies. A despeito disso, mulas são //Teimosas//, e pode ser um pouco complicado fazer com que executem alguma Tarefa se colocarem na cabeça que não desejam. São //Fortes// (causando +1 ponto de dano em ataques bem-sucedidos) e atacam com coices e mordidas. Quando usados como animais de carga, considere-os //Muito Fortes//.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +0.\\
 +**Bônus de Dano:** +1.\\
 +**Força:** +6.\\
 +**Teimosia:** +1.\\
 +**Vitalidade:** 8 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Onça |
 +Grande felino carnívoro, natural em diversos locais da Terra em diferentes aspectos. É um //Excelente// caçador solitário e um animal bastante perigoso, pois é //Incrivelmente Veloz//. Além disso, move-se //Muito Silenciosamente//, e detectar sua presença pode ser complicado. Também é //Boa// em escalar árvores, e subir em uma para se livrar de seus ataques não é a melhor estratégia. Não é especialmente forte, mas seus //Dentes Afiados// fazem com que o dano em uma mordida bem-sucedida cause +1 ponto de dano.
 +
 +**Habilidade de Combate:** 5.\\
 +**Bônus de Dano:** +2.\\
 +**Força:** +1.\\
 +**Caçadas:** +3.\\
 +**Emboscadas:** +2.\\
 +**Furtividade:** +2.\\
 +**Escaladas:** +1.\\
 +**Vitalidade:** 6 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Rato |
 +Pequeno animal onívoro, comuns em grandes cidades e locais com pouca higiene, sobrevivendo normalmente de restos de comida. Um rato não costuma ser perigoso para um ser humano quando atacando, embora possam causar alguns ferimentos dolorosos.
 +
 +Uma vez que vivem no lixo e nos esgotos, o principal perigo vem da possibilidade de contaminação por doenças ou infecções. Em um ataque bem-sucedido, resolva um Conflito entre a força de contágio do animal contra as características de saúde do personagem afetado. Caso o rato seja bem-sucedido, o personagem está contaminado.
 +
 +**Habilidade de Combate:** -1.\\
 +**Penalidade de Dano:** -2.\\
 +**Força:** -6.\\
 +**Habilidade Especial:**
 +  * Contágio\\
 +**Vitalidade:** 1.
 +++++
 +
 +++++ Rinoceronte |
 +Herbívoro muito grande e pesado, que vive nas savanas da África. Tem um ou dois chifres alinhados na parte central de sua cabeça, que utiliza para atacar. Além disso, tem a pele muito dura, que oferece resistência a ataques comuns. São //Muito Fortes//, e quando ameaçados, investem contra seus alvos, tentando acertá-los com seus chifres.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +2.\\
 +**Bônus de Dano:** +2.\\
 +**Bônus de Dano em carga:** +3.\\
 +**Resistência ao Dano:** +3.\\
 +**Força:** +7.\\
 +**Vitalidade:** 12 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Tigre |
 +Grande felino carnívoro, conhecido pela sua ferocidade e sua excelência em caçadas. Diferente da maior parte dos animais, tigres não costumam se afastar da presença de humanos, e não são poucos os casos de ataque. Um tigre é //Forte//, e suas //Presas Afiadas// causam dano adicional em ataques bem-sucedidos. Além disso, é //Muito Veloz//, e um //Excelente// caçador, embora seja solitário.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +3.\\
 +**Bônus de Dano:** +2.\\
 +**Força:** +3.\\
 +**Velocidade:** +3.\\
 +**Caçadas:** +3.\\
 +**Furtividade:** +1.\\
 +**Vitalidade:** 8 pontos
 +++++
 +
 +++++ Touro |
 +Herbívoro de grande porte, normalmente domesticados e usados como animais de carga ou de corte. Ainda que sejam normalmente pacíficos, um touro irritado é um animal muito perigoso. São //Muito Fortes// (modificando em +2 o dano em um ataque bem-sucedido) e //corpulentos// (o que reduz em -1 o dano recebido). Seus chifres podem tornar seus ataques bastante perigosos (causando 1 ponto adicional no dano).
 +
 +Um dos principais ataques de um touro é avançar em alta velocidade sobre o seu alvo e acertá-lo com seus chifres, um ataque //Perigoso//.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +1.\\
 +**Habilidade de Combate em carga:** +2.\\
 +**Força:** +7.\\
 +**Bônus de Dano:** +2.\\
 +**Bônus de Dano em carga:** +3.\\
 +**Vitalidade:** 10 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Urso Negro |
 +Mamíferos carnívoros de grande porte, normalmente encontrado em regiões frias ou temperadas. São solitários e pacíficos em geral, mas podem reagir agressivamente se forem ameaçados ou sua região de caça invadida. Um urso negro pesa tipicamente de 150kg a 250kg. Quando se levanta sobre suas patas, um urso negro pode alcançar um pouco mais de 2 metros de altura.
 +
 +Um urso é //Forte//. Essa característica afeta o dano causado em combate. Se o animal usa mordidas em seus ataques, seus dentes fortes e afiados aumentam em +1 o dano causado. Além disso, sua pele é dura e resistente, oferecendo //Resistência ao Dano// que o animal recebe.
 +
 +**Habilidade de Combate:** +3.\\
 +**Bônus de Dano:** +2.\\
 +**Resistência ao Dano:** +1.\\
 +**Força:** +2.\\
 +**Escaladas:** +1.\\
 +**Vitalidade:** 8 pontos.
 +++++
 +
 +++++ Veado |
 +Herbívoro de porte médio, é um animal silvestre e não domesticado, normalmente caçado para servir como refeição. São tímidos e evitam o contato com seres humanos. Entre suas características marcantes, os machos adultos possuem uma galhada bastante desenvolvida que utilizam como arma. Nessas situações, o dano causado em um ataque bem-sucedido recebe um bônus de +1. São //Ágeis//, //Muito Velozes// e saltam //Muito Bem//.
 +
 +**Habilidade de Combate:** 3.\\
 +**Agilidade:** +1.\\
 +**Velocidade:** +3.\\
 +**Saltos:** +3.\\
 +**Vitalidade:** 6 pontos.
 +++++