introducao:como_e_um_jogo_de_rpg
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| introducao:como_e_um_jogo_de_rpg [2025/07/09 14:37] – Remodelagem dos exemplos jnalon | introducao:como_e_um_jogo_de_rpg [2025/07/10 02:29] (atual) – Remoção de redundâncias jnalon | ||
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| > **Exemplo**\\ Alberto, Bia, Carlos, Daniele e Eduardo resolveram jogar uma partida em um mundo de fantasia medieval, no estilo //Senhor dos Anéis//. Alberto resolveu ser o Mestre do Jogo -- //mestrar// a partida: fica a seu encargo a criação do mundo, dos personagens coadjuvantes, | > **Exemplo**\\ Alberto, Bia, Carlos, Daniele e Eduardo resolveram jogar uma partida em um mundo de fantasia medieval, no estilo //Senhor dos Anéis//. Alberto resolveu ser o Mestre do Jogo -- //mestrar// a partida: fica a seu encargo a criação do mundo, dos personagens coadjuvantes, | ||
| - | Em seguida, os outros jogadores devem criar os // | + | Em seguida, os outros jogadores devem criar os // |
| > **Exemplo**\\ Sabendo que jogariam em um cenário de fantasia medieval, os outros jogadores resolveram criar os seus personagens. Alberto passou algumas informações a respeito do cenário para seus companheiros. Bia imaginou sua personagem como uma feiticeira chamada Kaylee, com a paciência curta e preferência por magias de fogo. Carlos preferiu um bardo fanfarrão que gosta de beber e viver a vida festejando, ganhando a vida de taverna em taverna tocando seu alaúde e cantando, e lhe deu o nome de Lukah. Daniele criou uma espiã elfa ágil e bastante hábil com o arco chamada Meggan. Eduardo, por fim, escolheu um bárbaro com muitos músculos e pouca paciência a quem deu o nome de Nghar. Para refletir suas habilidades e personalidades, | > **Exemplo**\\ Sabendo que jogariam em um cenário de fantasia medieval, os outros jogadores resolveram criar os seus personagens. Alberto passou algumas informações a respeito do cenário para seus companheiros. Bia imaginou sua personagem como uma feiticeira chamada Kaylee, com a paciência curta e preferência por magias de fogo. Carlos preferiu um bardo fanfarrão que gosta de beber e viver a vida festejando, ganhando a vida de taverna em taverna tocando seu alaúde e cantando, e lhe deu o nome de Lukah. Daniele criou uma espiã elfa ágil e bastante hábil com o arco chamada Meggan. Eduardo, por fim, escolheu um bárbaro com muitos músculos e pouca paciência a quem deu o nome de Nghar. Para refletir suas habilidades e personalidades, | ||
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| Durante uma //sessão de jogo//, segue-se uma dinâmica bastante simples: o MJ descreve o ambiente e a situação; os jogadores definem o que seus personagens farão, e o MJ diz quais são as consequências de suas ações, com a ajuda de algumas regras. A partir daí, volta-se ao começo, repetindo os passos. As regras, no entanto, são muito mais // | Durante uma //sessão de jogo//, segue-se uma dinâmica bastante simples: o MJ descreve o ambiente e a situação; os jogadores definem o que seus personagens farão, e o MJ diz quais são as consequências de suas ações, com a ajuda de algumas regras. A partir daí, volta-se ao começo, repetindo os passos. As regras, no entanto, são muito mais // | ||
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| > **Exemplo**\\ Alberto descreve: //" | > **Exemplo**\\ Alberto descreve: //" | ||
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| > //"Ela se senta em uma mesa contra a parede, e tenta olhar disfarçadamente para o sujeito no canto. Eu noto alguma coisa?"// | > //"Ela se senta em uma mesa contra a parede, e tenta olhar disfarçadamente para o sujeito no canto. Eu noto alguma coisa?"// | ||
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