introducao:como_e_um_jogo_de_rpg
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introducao:como_e_um_jogo_de_rpg [2023/10/05 19:19] – Correção da profissão de Meggan. jnalon | introducao:como_e_um_jogo_de_rpg [2025/07/09 14:37] (atual) – Remodelagem dos exemplos jnalon | ||
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Parece uma tarefa dura, mas existem dezenas de maneiras diferentes de se fazer isso. Alguns MJs preferem criar todo o mundo de maneira solitária e apresentá-lo aos poucos aos jogadores, que são como exploradores no desconhecido. Aos MJs iniciantes, recomenda-se iniciar com uma aventura pronta, que já tem todas as diretrizes, os cenários, personagens e acontecimentos definidos, reduzindo bastante o trabalho. | Parece uma tarefa dura, mas existem dezenas de maneiras diferentes de se fazer isso. Alguns MJs preferem criar todo o mundo de maneira solitária e apresentá-lo aos poucos aos jogadores, que são como exploradores no desconhecido. Aos MJs iniciantes, recomenda-se iniciar com uma aventura pronta, que já tem todas as diretrizes, os cenários, personagens e acontecimentos definidos, reduzindo bastante o trabalho. | ||
- | ++++ Exemplo | + | > **Exemplo**\\ Alberto, Bia, Carlos, Daniele e Eduardo resolveram jogar uma partida em um mundo de fantasia medieval, no estilo //Senhor dos Anéis//. Alberto resolveu ser o Mestre do Jogo -- //mestrar// a partida: fica a seu encargo a criação do mundo, dos personagens coadjuvantes, |
- | Alberto, Bia, Carlos, Daniele e Eduardo resolveram jogar uma partida em um mundo de fantasia medieval, no estilo //Senhor dos Anéis//. Alberto resolveu ser o Mestre do Jogo -- //mestrar// a partida: fica a seu encargo a criação do mundo, dos personagens coadjuvantes, | + | |
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Em seguida, os outros jogadores devem criar os // | Em seguida, os outros jogadores devem criar os // | ||
- | ++++ Exemplo | + | > **Exemplo**\\ Sabendo que jogariam em um cenário de fantasia medieval, os outros jogadores resolveram criar os seus personagens. Alberto passou algumas informações a respeito do cenário para seus companheiros. Bia imaginou sua personagem como uma feiticeira chamada Kaylee, com a paciência curta e preferência por magias de fogo. Carlos preferiu um bardo fanfarrão que gosta de beber e viver a vida festejando, ganhando a vida de taverna em taverna tocando seu alaúde e cantando, e lhe deu o nome de Lukah. Daniele criou uma espiã elfa ágil e bastante hábil com o arco chamada Meggan. Eduardo, por fim, escolheu um bárbaro com muitos músculos e pouca paciência a quem deu o nome de Nghar. Para refletir suas habilidades e personalidades, |
- | Sabendo que jogariam em um cenário de fantasia medieval, os outros jogadores resolveram criar os seus personagens. Alberto passou algumas informações a respeito do cenário para seus companheiros. Bia imaginou sua personagem como uma feiticeira chamada Kaylee, com a paciência curta e preferência por magias de fogo. Carlos preferiu um bardo fanfarrão que gosta de beber e viver a vida festejando, ganhando a vida de taverna em taverna tocando seu alaúde e cantando, e lhe deu o nome de Lukah. Daniele criou uma espiã elfa ágil e bastante hábil com o arco chamada Meggan. Eduardo, por fim, escolheu um bárbaro com muitos músculos e pouca paciência a quem deu o nome de Nghar. Para refletir suas habilidades e personalidades, | + | |
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Durante uma //sessão de jogo//, segue-se uma dinâmica bastante simples: o MJ descreve o ambiente e a situação; os jogadores definem o que seus personagens farão, e o MJ diz quais são as consequências de suas ações, com a ajuda de algumas regras. A partir daí, volta-se ao começo, repetindo os passos. As regras, no entanto, são muito mais // | Durante uma //sessão de jogo//, segue-se uma dinâmica bastante simples: o MJ descreve o ambiente e a situação; os jogadores definem o que seus personagens farão, e o MJ diz quais são as consequências de suas ações, com a ajuda de algumas regras. A partir daí, volta-se ao começo, repetindo os passos. As regras, no entanto, são muito mais // | ||
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Às vezes, o MJ precisa decidir se um personagem é capaz de realizar alguma ação. Para isso, decide quais características são relevantes e devem ser testadas; dados são jogados, e o resultado indica o efeito: se a ação foi bem sucedida ou não, e quanto. Ações podem ser fáceis, difíceis ou triviais, depende do que está acontecendo. Ações mais complexas -- como combates -- geram conflitos, que podem ser resolvidos de maneira mais detalhada, se o MJ assim desejar. Características um pouco diferentes, como Poderes, são resolvidos através de mecânicas próprias. Algumas características existem para guiar a // | Às vezes, o MJ precisa decidir se um personagem é capaz de realizar alguma ação. Para isso, decide quais características são relevantes e devem ser testadas; dados são jogados, e o resultado indica o efeito: se a ação foi bem sucedida ou não, e quanto. Ações podem ser fáceis, difíceis ou triviais, depende do que está acontecendo. Ações mais complexas -- como combates -- geram conflitos, que podem ser resolvidos de maneira mais detalhada, se o MJ assim desejar. Características um pouco diferentes, como Poderes, são resolvidos através de mecânicas próprias. Algumas características existem para guiar a // | ||
- | ++++ Exemplo | + | > **Exemplo**\\ Alberto descreve: //" |
- | Alberto descreve: //" | + | > |
- | + | > //"Sem pensar muito, Lukah vai até os soldados e se oferece para cantar uma canção! Talvez ele consiga algumas moedas."// | |
- | //"Sem pensar muito, Lukah vai até os soldados e se oferece para cantar uma canção! Talvez ele consiga algumas moedas."// | + | > |
- | + | > //"Ok, eles estão meio bêbados e dispostos a se divertir. Eles pedem para você cantar a canção do rei."// | |
- | //"Ok, eles estão meio bêbados e dispostos a se divertir. Eles pedem para você cantar a canção do rei."// | + | > |
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- | + | > //"Ela se senta em uma mesa contra a parede, e tenta olhar disfarçadamente para o sujeito no canto. Eu noto alguma coisa?"// | |
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- | + | > //"Ela olha com irritação para os soldados cantando, porque odeia aquela barulheira. Ela pede cerveja e refeição para três e senta-se junto à Meggan."// | |
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- | + | > //"Ok, não é necessário fazer nenhum teste para isso. Carlos, você continua cantando?"// | |
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- | + | > Carlos joga os dados, mas não consegue sucesso. Pior que isso, os dados indicam uma uma falha completa. //" | |
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- | + | > Alice interrompe: //" | |
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Mas... [[o que é o Scop]]? | Mas... [[o que é o Scop]]? | ||
introducao/como_e_um_jogo_de_rpg.txt · Última modificação: 2025/07/09 14:37 por jnalon