introducao:as_ideias_do_scop
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====== As Ideias do Scop ====== | ====== As Ideias do Scop ====== | ||
- | Em quase todo sistema há uma desconexão entre sua visão do personagem e a lista de números que estão na ficha do personagem, e isso não deveria ser assim. Cada uma daquelas características tem um significado e uma interpretação que te ajudam não só a entender //o que// seu personagem consegue fazer, mas //como// ele consegue fazer. A filosofia do //design// do Scop tenta mitigar isso. Entendendo as ideias abaixo, você vai saber como improvisar alguma coisa no calor do momento numa sessão do Scop -- sem perder o embalo do jogo e mantendo a coerência. | + | Em quase todo sistema há uma desconexão entre sua visão do personagem e a lista de números que estão na ficha do personagem, e isso não deveria ser assim. A filosofia do //design// do Scop tenta mitigar isso. Cada uma daquelas características tem um significado e uma interpretação que te ajudam não só a entender //o que// seu personagem consegue fazer, mas //como// ele consegue fazer. Entendendo as ideias abaixo, você vai saber como improvisar alguma coisa no calor do momento numa sessão do Scop -- sem perder o embalo do jogo e mantendo a coerência. |
- | A primeira ideia é que tudo que não está na sua Ficha de Personagem é considerado mediano: 6 pontos de Vitalidade, 6 pontos de Energia e joga 2 dados para testar habilidades intuitivas, que são aquelas habilidades inatas ou do cotidiano. As características listadas na ficha concedem dados extras para testes, além de bônus e penalidades nos resultados, bem como outros benefícios ou prejuízos. | + | A primeira ideia é que tudo que não está na sua Ficha de Personagem é considerado mediano: 6 pontos de Vitalidade, 6 pontos de Energia e joga um dado para testar habilidades intuitivas, que são aquelas habilidades inatas ou do cotidiano. As características listadas na ficha concedem dados extras para testes, além de bônus e penalidades nos resultados, bem como outros benefícios ou prejuízos. |
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- | A quinta ideia é que os resultados das tarefas são medidos em uma escala de 0 a 7, em que 0 é uma falha, | + | A quinta ideia é que os resultados das tarefas são medidos em uma escala de 0 a 6, em que 0 é uma falha, |
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Por fim, tudo do mundo real pode ser representado dentro dessa escala: a altura e o peso de seu personagem, o alcance de suas armas, a velocidade de seus veículos, a quantidade de informação que você é capaz de ler e quanto tempo seus feitiços duram. Você fala em um muro de altura 6 ao invés de 12 metros. É possivel converter os níveis em jogos para valores do mundo real, o que permite saber exatamente o que o resultado dos dados representa, e vice-versa, o que permite calcular dificuldades realistas para as tarefas. | Por fim, tudo do mundo real pode ser representado dentro dessa escala: a altura e o peso de seu personagem, o alcance de suas armas, a velocidade de seus veículos, a quantidade de informação que você é capaz de ler e quanto tempo seus feitiços duram. Você fala em um muro de altura 6 ao invés de 12 metros. É possivel converter os níveis em jogos para valores do mundo real, o que permite saber exatamente o que o resultado dos dados representa, e vice-versa, o que permite calcular dificuldades realistas para as tarefas. | ||
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* O número de dados representa o potencial para realizar uma tarefa, enquanto o resultado mede a eficiência; | * O número de dados representa o potencial para realizar uma tarefa, enquanto o resultado mede a eficiência; | ||
* O que te favorece te dá um bônus de +1; o que te prejudica te dá uma penalidade de -1 -- não importa o que seja -- mas use modificadores apenas quando eles fizerem sentido. | * O que te favorece te dá um bônus de +1; o que te prejudica te dá uma penalidade de -1 -- não importa o que seja -- mas use modificadores apenas quando eles fizerem sentido. | ||
- | * Os resultados são medidos em uma escala de 0 a 7, mas personagens superiores à escala humana podem ir além disso; | + | * Os resultados são medidos em uma escala de 0 a 6, mas personagens superiores à escala humana podem ir além disso; |
* Os níveis podem ser convertidos para grandezas do mundo real e vice-versa, possibilitando saber o que o resultado dos dados representa e definir a dificuldade das tarefas a serem realizadas. | * Os níveis podem ser convertidos para grandezas do mundo real e vice-versa, possibilitando saber o que o resultado dos dados representa e definir a dificuldade das tarefas a serem realizadas. | ||
* Você pode usar essas ideias para improvisar regras de maneira simples e coerente. | * Você pode usar essas ideias para improvisar regras de maneira simples e coerente. | ||
introducao/as_ideias_do_scop.txt · Última modificação: 2025/07/09 14:33 por jnalon