combates
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- | {{htmlmetatags> | ||
- | ~~NOTOC~~ | ||
- | ====== Combates ====== | ||
- | Ao tentar atingir seus objetivos, seus personagens vão encontrar resistência. Algumas vezes, a única forma de resolvê-la é através da violência. Nesses momentos, seus personagens entram em combate. O Combate no Scop é // | ||
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- | Para organizar a bagunça, combates são divididos em turnos que duram de 5 a 10s, que se repetem enquanto os personagens e seus inimigos estiverem lutando. No início de cada turno, os jogadores descrevem o que estão tentando fazer, quem estão tentando atacar, como estão se defendendo, e qual o efeito desejado da sua ação em combate -- quase sempre, a intenção é //ferir// o adversário. O Mestre do Jogo (MJ) faz o mesmo para cada um de seus personagens e criaturas. | ||
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- | Em seguida, personagens adversários resolvem um [[Tarefas# | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | Nghar combate um capitão da guarda que tenta deter sua fuga. O bárbaro decide que a melhor opção é derrubar o adversário para continuar fugindo, enquanto o guarda tenta acertá-lo com sua espada e feri-lo. Nghar não tem uma Habilidade específica para derrubar inimigos, mas ele é um bárbaro, e isso lhe dá bônus em Tarefas de força. Já o guarda usa Habilidade com a Espada. | ||
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- | Ambos fazem seus testes. Nghar obtém 4, e seu adversário obtém 3. Vitorioso, Nghar abalroa seu adversário, | ||
- | ++++ | ||
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- | Se a intenção era ferir o inimigo, então a vítima recebe //Dano//, que é calculado da seguinte forma: | ||
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- | > **Dano = Margem de Sucesso + Bônus - Penalidades** | ||
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- | Bônus ao dano podem ser provenientes da arma usada e outros fatores, e reduzido por condições como a proteção da vítima. Adicione os bônus da tabela abaixo dependendo da arma utilizada. Armas de combate próximo, como espadas ou machados, recebem bônus ao Dano caso o personagem tenha algum Conceito ou Poder relacionado à força física (//não// acrescente novamente características que já foram consideradas no Teste!): | ||
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- | ^ Características da Arma ^ Bônus de Dano ^ | ||
- | | Grande | ||
- | | Pesada | ||
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- | | Armas de Combate Próximo | + Força | ||
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- | Se a vítima estiver utilizando armadura, algum outro tipo de proteção, ou se tiver resistência ao ataque realizado, o dano é reduzido. Para as armaduras, use as penalidades da tabela abaixo, nos outros casos, o Conceito da vítima indica o tamanho da penalidade: | ||
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- | ^ Características da Armadura ^ Penalidade ao Dano ^ | ||
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- | | Pesada | ||
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- | O Dano é descontado da Vitalidade da vítima. Quando a Vitalidade atingir zero, o personagem estará fora de ação e, se nessa situação, ele receber um ponto de Dano adicional, ele encontra seu fim. É trágico, mas é a vida. | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | O bárbaro Nghar ataca seu inimigo com seu machado, obtendo resultado igual a 4 na jogada de dados; sua vítima, brandindo sua espada, obtém 2, então Nghar foi bem sucedido. Seu Conceito de Bárbaro lhe provê um bônus adicional em Tarefas de força, portanto, aplicável ao dano por armas próximas. Seu machado pode ser considerado uma arma pesada, então isso lhe dá mais um bônus no dano causado. Sua vítima, no entanto, está usando uma armadura média que absorve 2 pontos de dano. O resultado final é 4 - 2 + 2 - 2. Nghar causa 2 pontos de dano. | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | * Veja mais detalhes em [[Combates Descritivos]]. | ||
- | * Se você quer um combate que seja resolvido quase instantaneamente, | ||
- | * Se você prefere um combate rápido, mas com um pouco mais de detalhes, veja [[Combates Rápidos]]. |
combates.1682789363.txt.gz · Última modificação: 2023/04/29 17:29 por jnalon