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combate:combates_descritivos

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combate:combates_descritivos [2025/07/13 13:46] – [Combate à Distância] Typos jnaloncombate:combates_descritivos [2025/10/28 14:10] (atual) – Melhoria nas regras de movimentação. jnalon
Linha 9: Linha 9:
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-===== Início do Combate =====+===== Engajamento e Movimentação =====
 No início de um combate, o MJ organiza o campo de batalha definindo quantos inimigos estão presentes, onde eles estão posicionados e como podem ser alcançados pelos personagens. Em seguida: No início de um combate, o MJ organiza o campo de batalha definindo quantos inimigos estão presentes, onde eles estão posicionados e como podem ser alcançados pelos personagens. Em seguida:
  
-  * **Engajamento:** cada jogador escolhe com qual inimigo (ou grupo de inimigos) seu personagem irá se engajar. Isso forma um Grupo de Combate, que pode conter um personagem contra vários inimigos, vários personagens contra um inimigo, ou qualquer outra combinação. +  * **Engajamento:** cada jogador escolhe com qual inimigo (ou grupo de inimigos) seu personagem irá se engajar.  
-  * Todos os personagens em um mesmo grupo estão **dentro de alcance** uns dos outros para ataques e ações diretas. +    * Isso forma uma //Zona de Combate//, que pode conter um personagem contra vários inimigos, vários personagens contra um inimigo, ou qualquer outra combinação. 
-  * **Movimentação:** um personagem pode, em seu turno, escolher mover-se de um grupo outro, mas isso o impede de realizar outras açõesele não pode reagir ataques feitos por inimigos no grupo que abandona+    * Todos os personagens em uma mesma zona estão dentro de alcance uns dos outros para ataques e ações diretas. 
-  **Ao alcançar o novo grupo**, o personagem pode atacar e se defender normalmente nos turnos seguintes.+    * As características da zona de combate podem fornecer bônus ou penalidades para todos ou alguns dos oponentes engajados dentro dela. 
 +    * O MJ pode criar, fundir ou dividir zonas a qualquer momento, conforme a cena evolui. 
 + 
 +  * **Movimentação:** um personagem pode, em seu turno, escolher mover-se de uma zona outra, mas isso o impede de realizar outras ações 
 +    * Seus inimigos na zona que está deixando (se ainda existirem) podem atacá-lo livremente, mas ele não pode reagir aos ataques.  
 +    Se a nova zona estiver distante, pode ser necessário um turno adicional ou um teste para alcançá-la. 
 +    * Ao alcançar a nova zona, o personagem pode atacar e se defender normalmente nos turnos seguintes.
  
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Linha 65: Linha 71:
  
 Nghar obtém 4 em seu teste, e seus inimigos 3 e 5. Isso significa que ele acerta um dos inimigos enquanto recebe um golpe de outro. Se seus inimigos tivessem obtido 3 e 3, ele teria sido capaz de bloquear todos os golpes que recebeu, mas ainda assim seu ataque afeta apenas um dos adversários. O Dano que recebe e provoca é calculado normalmente (veja abaixo). Nghar obtém 4 em seu teste, e seus inimigos 3 e 5. Isso significa que ele acerta um dos inimigos enquanto recebe um golpe de outro. Se seus inimigos tivessem obtido 3 e 3, ele teria sido capaz de bloquear todos os golpes que recebeu, mas ainda assim seu ataque afeta apenas um dos adversários. O Dano que recebe e provoca é calculado normalmente (veja abaixo).
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 +++++ Exemplo |
 +Em uma situação de vários personagens contra vários adversários, a coisa pode se tornar confusa. Com um pouco de cuidado, no entanto, é fácil resolver as ações e consequências. Por exemplo, em um caso de dois personagens contra dois adversários, você pode ignorar as penalidades, pois não há desvantagem numérica. Caso houvessem três lutadores contra dois oponentes, cada um dos guerreiros do lado menos numeroso receberia uma penalidade de -1 (que é o tamanho da desvantagem).
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 +Após os testes, veja quem venceu quem; cada participante pode causar dano em um e apenas um dos adversários que venceu, mas recebe dano de todos que puderem e decidirem atingi-lo.
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Linha 106: Linha 118:
 |               Média                  -2              -1      | |               Média                  -2              -1      |
 |              Pesada                  -3              -2      | |              Pesada                  -3              -2      |
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Linha 135: Linha 145:
 Kaylee tenta usar seus Dardos de Fogo em um mago que lança Flechas Venenosas. Ambos fazem os testes de seus respectivos feitiços: Kaylee obtém 4, seu inimigo obtém 2. O inimigo de Kaylee recebe 2 pontos de Dano. Kaylee tenta usar seus Dardos de Fogo em um mago que lança Flechas Venenosas. Ambos fazem os testes de seus respectivos feitiços: Kaylee obtém 4, seu inimigo obtém 2. O inimigo de Kaylee recebe 2 pontos de Dano.
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 +===== Combates Mentais =====
 +Os combates mentais seguem essencialmente as mesmas regras dos combates físicos. Todos os passos são aplicáveis quase sem modificações, e ambos os tipos podem até ocorrer simultaneamente na mesma cena, sem necessidade de separar ou segmentar os turnos. Apenas alguns detalhes exigem atenção:
 +
 +  * O objetivo desse tipo de combate é **causar Dano Mental**, ou seja, reduzir a [[:sistema:mente|Mente]] do alvo. Somente Conceitos, Habilidades ou Poderes capazes de afetar diretamente a mente podem ser usados -- isso exclui habilidades comuns, como Influência ou Subterfúgio
 +  * **Ataques e defesas são resolvidos da mesma forma** que em combates comuns.
 +    * **Se ambos os personagens possuírem Poderes mentais**, o turno é tratado como um conflito direto. O personagem que perder o turno sofre o dano mental correspondente.
 +    * **Se apenas um deles tiver Poderes mentais**, resolva como um ataque à distância. Se o atacante for bem-sucedido, o alvo recebe o dano; caso contrário, não há nenhum efeito.
 +  * ***Resistências, bloqueios e proteções mentais** funcionam exatamente como suas contrapartes físicas (armaduras, barreiras, escudos, etc.).
 +  * **Todas as consequências da perda de Mente aplicam-se imediatamente** -- incluindo colapsos, confusão ou efeitos narrativos definidos pelo cenário.
  
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combate/combates_descritivos.1752414404.txt.gz · Última modificação: 2025/07/13 13:46 por jnalon