combate:combates_descritivos
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| combate:combates_descritivos [2025/07/13 13:45] – [Combate à Distância] Melhorias no texto. jnalon | combate:combates_descritivos [2025/10/28 14:10] (atual) – Melhoria nas regras de movimentação. jnalon | ||
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| Linha 9: | Linha 9: | ||
| ---- | ---- | ||
| - | ===== Início do Combate | + | ===== Engajamento e Movimentação |
| No início de um combate, o MJ organiza o campo de batalha definindo quantos inimigos estão presentes, onde eles estão posicionados e como podem ser alcançados pelos personagens. Em seguida: | No início de um combate, o MJ organiza o campo de batalha definindo quantos inimigos estão presentes, onde eles estão posicionados e como podem ser alcançados pelos personagens. Em seguida: | ||
| - | * **Engajamento: | + | * **Engajamento: |
| - | * Todos os personagens em um mesmo grupo estão | + | * Isso forma uma // |
| - | * **Movimentação: | + | * Todos os personagens em uma mesma zona estão dentro de alcance uns dos outros para ataques e ações diretas. |
| - | | + | * As características da zona de combate podem fornecer bônus ou penalidades para todos ou alguns dos oponentes engajados dentro dela. |
| + | * O MJ pode criar, fundir ou dividir zonas a qualquer momento, conforme a cena evolui. | ||
| + | |||
| + | * **Movimentação: | ||
| + | * Seus inimigos na zona que está deixando (se ainda existirem) podem atacá-lo livremente, mas ele não pode reagir | ||
| + | * Se a nova zona estiver distante, pode ser necessário um turno adicional ou um teste para alcançá-la. | ||
| + | | ||
| ---- | ---- | ||
| Linha 65: | Linha 71: | ||
| Nghar obtém 4 em seu teste, e seus inimigos 3 e 5. Isso significa que ele acerta um dos inimigos enquanto recebe um golpe de outro. Se seus inimigos tivessem obtido 3 e 3, ele teria sido capaz de bloquear todos os golpes que recebeu, mas ainda assim seu ataque afeta apenas um dos adversários. O Dano que recebe e provoca é calculado normalmente (veja abaixo). | Nghar obtém 4 em seu teste, e seus inimigos 3 e 5. Isso significa que ele acerta um dos inimigos enquanto recebe um golpe de outro. Se seus inimigos tivessem obtido 3 e 3, ele teria sido capaz de bloquear todos os golpes que recebeu, mas ainda assim seu ataque afeta apenas um dos adversários. O Dano que recebe e provoca é calculado normalmente (veja abaixo). | ||
| + | ++++ | ||
| + | |||
| + | ++++ Exemplo | | ||
| + | Em uma situação de vários personagens contra vários adversários, | ||
| + | |||
| + | Após os testes, veja quem venceu quem; cada participante pode causar dano em um e apenas um dos adversários que venceu, mas recebe dano de todos que puderem e decidirem atingi-lo. | ||
| ++++ | ++++ | ||
| Linha 106: | Linha 118: | ||
| | | | | ||
| | Pesada | | Pesada | ||
| - | |||
| - | |||
| ---- | ---- | ||
| Linha 128: | Linha 138: | ||
| **Quando ambos usam ataques à distância: | **Quando ambos usam ataques à distância: | ||
| - | * **O turno é resolvido como um [[sistema: | + | * **O turno é resolvido como um [[sistema: |
| * **O personagem com o maior Nível de Sucesso é o vencedor**, e pode aplicar dano ou outro efeito. | * **O personagem com o maior Nível de Sucesso é o vencedor**, e pode aplicar dano ou outro efeito. | ||
| * **Em caso de empate**, nenhum dos dois atinge seu alvo — ambos erram ou são forçados a se reposicionar. | * **Em caso de empate**, nenhum dos dois atinge seu alvo — ambos erram ou são forçados a se reposicionar. | ||
| Linha 135: | Linha 145: | ||
| Kaylee tenta usar seus Dardos de Fogo em um mago que lança Flechas Venenosas. Ambos fazem os testes de seus respectivos feitiços: Kaylee obtém 4, seu inimigo obtém 2. O inimigo de Kaylee recebe 2 pontos de Dano. | Kaylee tenta usar seus Dardos de Fogo em um mago que lança Flechas Venenosas. Ambos fazem os testes de seus respectivos feitiços: Kaylee obtém 4, seu inimigo obtém 2. O inimigo de Kaylee recebe 2 pontos de Dano. | ||
| ++++ | ++++ | ||
| + | |||
| + | ---- | ||
| + | |||
| + | ===== Combates Mentais ===== | ||
| + | Os combates mentais seguem essencialmente as mesmas regras dos combates físicos. Todos os passos são aplicáveis quase sem modificações, | ||
| + | |||
| + | * O objetivo desse tipo de combate é **causar Dano Mental**, ou seja, reduzir a [[: | ||
| + | * **Ataques e defesas são resolvidos da mesma forma** que em combates comuns. | ||
| + | * **Se ambos os personagens possuírem Poderes mentais**, o turno é tratado como um conflito direto. O personagem que perder o turno sofre o dano mental correspondente. | ||
| + | * **Se apenas um deles tiver Poderes mentais**, resolva como um ataque à distância. Se o atacante for bem-sucedido, | ||
| + | * ***Resistências, | ||
| + | * **Todas as consequências da perda de Mente aplicam-se imediatamente** -- incluindo colapsos, confusão ou efeitos narrativos definidos pelo cenário. | ||
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combate/combates_descritivos.1752414302.txt.gz · Última modificação: 2025/07/13 13:45 por jnalon
