basico:tarefas
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| basico:tarefas [2025/07/13 14:11] – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon | basico:tarefas [2025/09/21 12:56] (atual) – [Resolvendo Tarefas] Melhoria na explicação da quantidade de dados. jnalon | ||
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| Linha 17: | Linha 17: | ||
| Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de 6 faces. Para decidir quantos dados você vai jogar, faça o seguinte: | Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de 6 faces. Para decidir quantos dados você vai jogar, faça o seguinte: | ||
| - | * **Comece com o Dado de Base.** | + | * **Comece com o Dado de Base.** |
| * **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um Dado de Apoio** para cada Conceito que o atrapalha. | * **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um Dado de Apoio** para cada Conceito que o atrapalha. | ||
| * **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você remove dados! | * **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você remove dados! | ||
| * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam, | * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam, | ||
| - | * Se o MJ decidir que a Tarefa é **mais fácil ou mais difícil, | ||
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| Linha 33: | Linha 32: | ||
| No total, Meggan joga 3 dados: o Dado de Base e dois Dados de Apoio. | No total, Meggan joga 3 dados: o Dado de Base e dois Dados de Apoio. | ||
| ++++ | ++++ | ||
| + | |||
| + | ---- | ||
| + | |||
| + | ===== Bônus e Penalidades ===== | ||
| + | Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode atribuir alguns bônus ou penalidades para representá-las. Bônus e penalidades são //sempre// acumulativos, | ||
| + | |||
| + | Os modificadores aplicados //antes// da jogada de dados //sempre// se referem à **quantidade de dados jogados**. | ||
| + | |||
| + | ++++ Exemplo | | ||
| + | Meggan tenta abrir o cofre utilizando boas ferramentas, | ||
| + | ++++ | ||
| + | |||
| + | ^ | ||
| + | | | ||
| + | | Muito Fácil | ||
| + | | Fácil | ||
| + | | Normal | ||
| + | | | ||
| + | | Muito Difícil | ||
| + | | Extremamente Difícil | ||
| + | | Além da Capacidade Humana | -4 ou mais | | ||
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| Linha 53: | Linha 73: | ||
| O Dado de Base mostra um 5, e é eliminado, deixando o valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1. O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis. | O Dado de Base mostra um 5, e é eliminado, deixando o valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1. O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis. | ||
| - | ++++ | ||
| - | |||
| - | ---- | ||
| - | |||
| - | ===== O Dado do Drama ===== | ||
| - | Além de servir como base do resultado final, o Dado de Base tem um papel especial: adicionar //drama// à tarefa. Se esse dado for **igual a 3**, algo bom acontece. Por outro lado, se o dado for **igual a 6**, algo ruim acontece. | ||
| - | |||
| - | Esses resultados acontecem // | ||
| - | |||
| - | ++++ Exemplo | | ||
| - | Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, | ||
| ++++ | ++++ | ||
basico/tarefas.1752415906.txt.gz · Última modificação: por jnalon
