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basico:tarefas

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basico:tarefas [2025/07/10 03:08] – Melhoria no texto. jnalonbasico:tarefas [2025/08/06 12:47] (atual) – Remoção do Dado do Drama jnalon
Linha 17: Linha 17:
 Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de 6 faces. Para decidir quantos dados você vai jogar, faça o seguinte: Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de 6 faces. Para decidir quantos dados você vai jogar, faça o seguinte:
  
-  * **Comece com o Dado do Drama.** Esse dado é usado em todos os testes. Lembre-se de usar um dado com uma cor ou marca distinta.+  * **Comece com o Dado de Base.** Esse dado é usado em todos os testes. Lembre-se de usar um dado com uma cor ou marca distinta.
   * **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um Dado de Apoio** para cada Conceito que o atrapalha.   * **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um Dado de Apoio** para cada Conceito que o atrapalha.
   * **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você remove dados!   * **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você remove dados!
-  * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam,** jogue apenas o Dado do Drama. +  * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam,** jogue apenas o Dado de Base.
-  * Se o MJ decidir que a Tarefa é **mais fácil ou mais difícil,** ele pode pedir para que você adicione ou remova alguns dados. Modificadores são sempre //Dados de Apoio//.+
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
 Meggan é uma espiã, tentando encontrar os planos de ataque do exército inimigo. Ela entra em um escritório, e o MJ descreve um cofre reforçado que está trancado. Daniele (a jogadora que controla a personagem) declara que Meggan vai tentar manipular o mecanismo do cofre para tentar abri-lo. Como existe alguma dúvida se ela é capaz de realizar essa Tarefa ou não, o MJ solicita um teste. Meggan é uma espiã, tentando encontrar os planos de ataque do exército inimigo. Ela entra em um escritório, e o MJ descreve um cofre reforçado que está trancado. Daniele (a jogadora que controla a personagem) declara que Meggan vai tentar manipular o mecanismo do cofre para tentar abri-lo. Como existe alguma dúvida se ela é capaz de realizar essa Tarefa ou não, o MJ solicita um teste.
  
-  * Meggan começa com o Dado do Drama em sua mão. +  * Meggan começa com o Dado de Base em sua mão. 
   * Entre seus Conceitos estão: ela é uma //Elfa//, sua profissão é //Espiã//, sua qualidade é o //Pacifismo// e seu defeito é a //Inocência//. O primeiro e o segundo Conceitos se aplicam à situação, então ela ganha dois Dados de Apoio.   * Entre seus Conceitos estão: ela é uma //Elfa//, sua profissão é //Espiã//, sua qualidade é o //Pacifismo// e seu defeito é a //Inocência//. O primeiro e o segundo Conceitos se aplicam à situação, então ela ganha dois Dados de Apoio.
   * Ela tem a Habilidade de lidar com //Mecanismos// em nível +1, que é apropriada para Tarefas como essa, então ela ganha mais um Dado de Apoio.   * Ela tem a Habilidade de lidar com //Mecanismos// em nível +1, que é apropriada para Tarefas como essa, então ela ganha mais um Dado de Apoio.
   * O MJ ressalta que ela tem pouco tempo para tentar abrir o cofre antes que os guardas retornem, então ele aplica uma penalidade de -1 Dado de Apoio.    * O MJ ressalta que ela tem pouco tempo para tentar abrir o cofre antes que os guardas retornem, então ele aplica uma penalidade de -1 Dado de Apoio. 
  
-No total, Meggan joga 3 dados: o Dado do Drama e dois Dados de Apoio.+No total, Meggan joga 3 dados: o Dado de Base e dois Dados de Apoio.
 ++++ ++++
  
 ---- ----
  
-===== Jogando os Dados ===== +===== Bônus e Penalidades ===== 
-Para realizar Testefaça da seguinte forma:+Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, MJ pode atribuir alguns bônus ou penalidades para representá-las. Bônus e penalidades são //sempre// acumulativosentão, se existem dois ou três modificadores, use-os todos.
  
-  * **Jogue os dados**, e descarte todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. +Os modificadores aplicados //antes// da jogada de dados //sempre// se referem à **quantidade de dados jogados**. 
-  * **O valor de base** é o resultado do Dado do Drama, se ele não foi eliminado; se foi, o valor de base é zero. +
-  * **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado.+
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Para tentar realizar sua Tarefa, Meggan joga 3 dadosobtendo 2 no Dado do Drama, e 3 e 5 nos Dados de Apoio. O dado igual 5 é eliminado; resultado da jogada é 2 (do Dado do Drama) + 1 (do Dado de Apoio que restou)O valor final da jogada é 3.+Meggan tenta abrir o cofre utilizando boas ferramentasque permitem maior controle sobre movimento das engrenagensIsso facilita a sua vida, tornando a Tarefa //potencialmente// mais fácil, então ela recebe um dado adicional em sua tentativa.
 ++++ ++++
  
-Se o personagem não tiver Dados de Apoio em um teste e ainda assim estiver sujeito a penalidades, adicione um **Dado de Penalidade** para cada nível de penalidade. Esses dados seguem as mesmas regras dos Dados de Apoio, mas cada dado que permanecer na rolagem //subtrai 1// do valor base. +^         Dificuldade        Modificador  ^ 
- +|     Extremamente Fácil    |      +3       | 
-++++ Exemplo +|         Muito Fácil            +2       | 
-Jut, um anão-cinzento, tenta escalar uma árvore para escapar de uma fera. Infelizmente, ele não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo,  e sua baixa estatura impõe uma penalidade de –no teste. Ele rola apenas o Dado do Drama e um Dado de Penalidade. +|            Fácil          |      +1       
- +|            Normal                     | 
-O Dado do Drama mostra um 5, e é eliminado, deixando o valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1. O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis. +|           Difícil              -1       | 
-+++++|        Muito Difícil      |      -      | 
 +|    Extremamente Difícil        -3       | 
 +| Além da Capacidade Humana |   -4 ou mais  |
  
 ---- ----
  
-===== O Dado do Drama ===== +===== Jogando os Dados ===== 
-Além de servir como base do resultado final, Dado do Drama tem um papel especial:+Para realizar Teste, faça da seguinte forma:
  
-  * Se esse dado for **igual a 3**, algo bom acontece+  * **Jogue os dados**, e descarte todos os dados cujo resultado seja 4 ou mais. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou
-  * Se esse dado for **igual a 6**, algo ruim acontece.+  * **O valor de base** é o resultado do Dado de Basese ele não foi eliminado; se foi, o valor de base é zero. 
 +  * **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado.
  
-Esses resultados acontecem //independente// da tarefa ter sido bem sucedida ou não.+++++ Exemplo | 
 +Para tentar realizar sua Tarefa, Meggan joga 3 dados, obtendo 2 no Dado de Base, e 3 e 5 nos Dados de Apoio. O dado igual a 5 é eliminado; o resultado da jogada é 2 (do Dado de Base) + 1 (do Dado de Apoio que restou). O valor final da jogada é 3. 
 +++++ 
 + 
 +Se o personagem não tiver Dados de Apoio em um teste e ainda assim estiver sujeito a penalidades, adicione um **Dado de Penalidade** para cada nível de penalidade. Esses dados seguem as mesmas regras dos Dados de Apoio, mas cada dado que permanecer na rolagem //subtrai 1// do valor base.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamentoiniciando um [[:basico:combates|Combate]]Atacando com seu machadoele é capaz de acertar o animalcausando grandes ferimentosInfelizmenteseu dado do drama foi igual a 6 — MJ decide que, apesar do ataque ser bem sucedido, sua arma ficou presa no corpo do animal, escapulindo de suas mãosNghar agora está desarmado.+Jut, um anão-cinzento, tenta escalar uma árvore para escapar de uma fera. Infelizmente, ele não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo e sua baixa estatura impõe uma penalidade de -1 no teste. Ele rola apenas o Dado de Base e um Dado de Penalidade. 
 + 
 +O Dado de Base mostra um 5é eliminadodeixando o valor base em zeroO Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis.
 ++++ ++++
  
Linha 76: Linha 82:
   * Declare que está **Buscando Suas Forças**.   * Declare que está **Buscando Suas Forças**.
   * **Jogue novamente os dados //que foram eliminados//**.   * **Jogue novamente os dados //que foram eliminados//**.
-  * Como antes, **descarte os resultados acima de 3**.  +  * Como antes, **descarte os resultados iguais a 4 ou mais**.  
-  * **Cada dado restante concede +1 à jogada inicial.** Você //pode// jogar novamente o Dado do Drama, mas ele será considerado um Dado de Apoio neste caso+  * **Cada dado restante concede +1 à jogada inicial.** Você //pode// jogar novamente o Dado de Base, mas ele será considerado um Dado de Apoio neste caso
  
 Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// -- nesse caso, considere que o resultado inicial é 0, e os bônus vêm exclusivamente da jogada extra. Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// -- nesse caso, considere que o resultado inicial é 0, e os bônus vêm exclusivamente da jogada extra.
basico/tarefas.1752116931.txt.gz · Última modificação: 2025/07/10 03:08 por jnalon