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basico:tarefas

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basico:tarefas [2025/07/09 16:29] – Typos. jnalonbasico:tarefas [2025/08/06 12:47] (atual) – Remoção do Dado do Drama jnalon
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 Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um //Teste// de algum tipo específico. Quando isso acontecer, dê uma olhada na sua ficha e veja como sua descrição pode te auxiliar. Vamos supor que você esteja jogando com um personagem pronto (não se preocupe, depois vamos mostrar [[basico:personagens|como montar o seu próprio personagem]]). Ele (ou ela) tem algumas características que podem ou não ser relevantes para a situação: **Conceitos** (que descrevem traços genéricos a seu respeito) e **Habilidades** (que indicam coisas que você treinou). Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um //Teste// de algum tipo específico. Quando isso acontecer, dê uma olhada na sua ficha e veja como sua descrição pode te auxiliar. Vamos supor que você esteja jogando com um personagem pronto (não se preocupe, depois vamos mostrar [[basico:personagens|como montar o seu próprio personagem]]). Ele (ou ela) tem algumas características que podem ou não ser relevantes para a situação: **Conceitos** (que descrevem traços genéricos a seu respeito) e **Habilidades** (que indicam coisas que você treinou).
  
-Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de 6 faces:+Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de 6 faces. Para decidir quantos dados você vai jogar, faça o seguinte:
  
-  * Inicialmente, pegue **um dado de seis faces** com uma cor ou marca distinta. Esse é o Dado do Drama+  * **Comece com o Dado de Base.** Esse dado é usado em todos os testes. Lembre-se de usar um dado com uma cor ou marca distinta. 
-  * **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um Dado de Apoio** para cada Conceito que o atrapalha. Se nenhum Conceito se aplica, não modifique a quantidade de dados+  * **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um Dado de Apoio** para cada Conceito que o atrapalha. 
-  * **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Só uma Habilidade entra em ação ao mesmo tempo, e se o nível for negativo, você  remove dados! Se nenhuma Habilidade se aplica, não modifique a quantidade de dados. +  * **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você remove dados! 
-  * Se o MJ decidir que a Tarefa é **mais fácil ou mais difícil,** ele pode pedir para que você adicione ou remova alguns Dados de Apoio.+  * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam,** jogue apenas o Dado de Base.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
 Meggan é uma espiã, tentando encontrar os planos de ataque do exército inimigo. Ela entra em um escritório, e o MJ descreve um cofre reforçado que está trancado. Daniele (a jogadora que controla a personagem) declara que Meggan vai tentar manipular o mecanismo do cofre para tentar abri-lo. Como existe alguma dúvida se ela é capaz de realizar essa Tarefa ou não, o MJ solicita um teste. Meggan é uma espiã, tentando encontrar os planos de ataque do exército inimigo. Ela entra em um escritório, e o MJ descreve um cofre reforçado que está trancado. Daniele (a jogadora que controla a personagem) declara que Meggan vai tentar manipular o mecanismo do cofre para tentar abri-lo. Como existe alguma dúvida se ela é capaz de realizar essa Tarefa ou não, o MJ solicita um teste.
  
-  * Meggan começa com o Dado do Drama em sua mão. +  * Meggan começa com o Dado de Base em sua mão. 
   * Entre seus Conceitos estão: ela é uma //Elfa//, sua profissão é //Espiã//, sua qualidade é o //Pacifismo// e seu defeito é a //Inocência//. O primeiro e o segundo Conceitos se aplicam à situação, então ela ganha dois Dados de Apoio.   * Entre seus Conceitos estão: ela é uma //Elfa//, sua profissão é //Espiã//, sua qualidade é o //Pacifismo// e seu defeito é a //Inocência//. O primeiro e o segundo Conceitos se aplicam à situação, então ela ganha dois Dados de Apoio.
   * Ela tem a Habilidade de lidar com //Mecanismos// em nível +1, que é apropriada para Tarefas como essa, então ela ganha mais um Dado de Apoio.   * Ela tem a Habilidade de lidar com //Mecanismos// em nível +1, que é apropriada para Tarefas como essa, então ela ganha mais um Dado de Apoio.
   * O MJ ressalta que ela tem pouco tempo para tentar abrir o cofre antes que os guardas retornem, então ele aplica uma penalidade de -1 Dado de Apoio.    * O MJ ressalta que ela tem pouco tempo para tentar abrir o cofre antes que os guardas retornem, então ele aplica uma penalidade de -1 Dado de Apoio. 
  
-No total, Meggan joga 3 dados: o Dado do Drama e dois Dados de Apoio.+No total, Meggan joga 3 dados: o Dado de Base e dois Dados de Apoio.
 ++++ ++++
  
 ---- ----
  
-===== Jogando os Dados ===== +===== Bônus e Penalidades ===== 
-Para realizar Testefaça da seguinte forma:+Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, MJ pode atribuir alguns bônus ou penalidades para representá-las. Bônus e penalidades são //sempre// acumulativosentão, se existem dois ou três modificadores, use-os todos.
  
-  * **Jogue os dados**, e descarte todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. +Os modificadores aplicados //antes// da jogada de dados //sempre// se referem à **quantidade de dados jogados**. 
-  * **O valor de base** é o resultado do Dado do Drama, se ele não foi eliminado; se foi, o valor de base é zero. +
-  * **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado.+
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Para tentar realizar sua Tarefa, Meggan joga 3 dadosobtendo 2 no Dado do Drama, e 3 e 5 nos Dados de Apoio. O dado igual 5 é eliminado; resultado da jogada é 2 (do Dado do Drama) + 1 (do Dado de Apoio que restou)O valor final da jogada é 3.+Meggan tenta abrir o cofre utilizando boas ferramentasque permitem maior controle sobre movimento das engrenagensIsso facilita a sua vida, tornando a Tarefa //potencialmente// mais fácil, então ela recebe um dado adicional em sua tentativa.
 ++++ ++++
  
-Caso o personagem não tenha Dados de Apoio e ainda assim sofrer penalidades, use **Dados de Penalidade**. Cada Dado de Penalidade que não for eliminado //subtrai 1// do valor de base.+^         Dificuldade        Modificador 
 +|     Extremamente Fácil    |      +3       | 
 +|         Muito Fácil            +2       | 
 +|            Fácil          |      +      | 
 +|            Normal                     | 
 +|           Difícil              -1       | 
 +|        Muito Difícil      |      -2       | 
 +|    Extremamente Difícil        -3       | 
 +| Além da Capacidade Humana |   -4 ou mais  |
  
-++++ Exemplo | +----
-Jut, um anão-cinzento, tenta escalar uma árvore para escapar de uma fera. Infelizmente, sua baixa estatura impõe uma penalidade de –1 no teste. Ele rola apenas o Dado do Drama e um Dado de Penalidade.+
  
-O Dado do Drama é eliminado, deixando valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2o que aplica uma penalidade de -1. O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis. +===== Jogando os Dados ===== 
-+++++Para realizar Testefaça da seguinte forma:
  
-----+  * **Jogue os dados**, e descarte todos os dados cujo resultado seja 4 ou mais. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. 
 +  * **O valor de base** é o resultado do Dado de Base, se ele não foi eliminado; se foi, o valor de base é zero. 
 +  * **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado.
  
-===== O Dado do Drama ===== +++++ Exemplo | 
-Além de servir como base do resultado final, o Dado do Drama tem um papel especial:+Para tentar realizar sua Tarefa, Meggan joga 3 dados, obtendo 2 no Dado de Basee 3 e 5 nos Dados de Apoio. O dado igual a 5 é eliminado; resultado da jogada é 2 (do Dado de Base) + 1 (do Dado de Apoio que restou). O valor final da jogada é 3. 
 +++++
  
-  * Se esse dado for **igual 3**algo bom acontece. +Se o personagem não tiver Dados de Apoio em um teste e ainda assim estiver sujeito penalidadesadicione um **Dado de Penalidade** para cada nível de penalidade. Esses dados seguem as mesmas regras dos Dados de Apoiomas cada dado que permanecer na rolagem //subtrai 1// do valor base.
-  Se esse dado for **igual a 6**, algo ruim acontece.+
  
-Esses resultados acontecem //independente// da tarefa ter sido bem sucedida ou não.+++++ Exemplo | 
 +Jut, um anão-cinzento, tenta escalar uma árvore para escapar de uma fera. Infelizmente, ele não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo,  e sua baixa estatura impõe uma penalidade de -1 no teste. Ele rola apenas o Dado de Base e um Dado de Penalidade.
  
-++++ Exemplo | +O Dado de Base mostra um 5é eliminado, deixando valor base em zeroO Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis.
-Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, iniciando um [[:basico:combates|Combate]]. Atacando com seu machadoele é capaz de acertar animal, causando grandes ferimentosInfelizmenteseu dado do drama foi igual a 6 — MJ decide que, apesar do ataque ser bem sucedido, sua arma ficou presa no corpo do animal, escapulindo de suas mãosNghar agora está desarmado.+
 ++++ ++++
  
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 ===== Buscando Forças ===== ===== Buscando Forças =====
-Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, mesmo que isso o deixe esgotado. Declare que está //Buscando Suas Forças// ou //Fazendo um Esforço Adicional//: +Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, mesmo que isso o deixe esgotado. 
  
-  * **Jogue novamente os dados //que foram eliminados//**; +  * Declare que está **Buscando Suas Forças**. 
-  * Como antes, **descarte os resultados acima de 3**.  +  * **Jogue novamente os dados //que foram eliminados//**. 
-  * **Cada dado restante concede +1 à jogada inicial.** Você //pode// jogar novamente o Dado do Drama, mas ele será considerado um Dado de Apoio neste caso+  * Como antes, **descarte os resultados iguais a 4 ou mais**.  
 +  * **Cada dado restante concede +1 à jogada inicial.** Você //pode// jogar novamente o Dado de Base, mas ele será considerado um Dado de Apoio neste caso
  
-Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// -- nesse caso, considere que o resultado de base é 0, e os bônus vêm exclusivamente da jogada extra.+Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// -- nesse caso, considere que o resultado inicial é 0, e os bônus vêm exclusivamente da jogada extra.
  
 Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[basico:personagens#energia|Energia]], que é uma medida de quanta disposição seu personagem ainda tem. Você só pode fazer isso uma vez por Tarefa e se, por qualquer motivo, a Energia não puder ser usada (ou você não tiver mais Energia), então rolar novamente os dados é impossível. Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[basico:personagens#energia|Energia]], que é uma medida de quanta disposição seu personagem ainda tem. Você só pode fazer isso uma vez por Tarefa e se, por qualquer motivo, a Energia não puder ser usada (ou você não tiver mais Energia), então rolar novamente os dados é impossível.
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 ===== Nível de Sucesso ===== ===== Nível de Sucesso =====
-O resultado da jogada é o Nível de Sucesso do teste. Ele indica não apenas se uma Tarefa foi bem-sucedida, mas também o quanto ela foi realizada com precisão, força ou eficácia. +O resultado da jogada é o Nível de Sucesso do teste. Ele indica não apenas se uma Tarefa foi bem-sucedida, mas também o quanto ela foi realizada com precisão, força ou eficácia. Se algo torna o //efeito// da Tarefa mais (ou menos) pronunciado, o Mestre do Jogo pode aplicar modificadores diretamente ao Nivel de Sucesso, mas o bônus (ou penalidade) é aplicado apenas se o Teste foi bem sucedido.
- +
-Se algo torna o //efeito// da Tarefa mais (ou menos) pronunciado, o Mestre do Jogo pode aplicar modificadores diretamente ao Nivel de Sucesso, mas o bônus (ou penalidade) é aplicado apenas se o Teste foi bem sucedido.+
  
 Um valor 2 representa um feito típico para um ser humano comum -- levantar um peso moderado, resolver um problema simples, ou convencer alguém sem grande resistência. Certas Tarefas podem ter dificuldades diferentes: ações mais fáceis exigem um Nível menor, enquanto desafios maiores pedem um valor mais alto para funcionar plenamente. Um valor 2 representa um feito típico para um ser humano comum -- levantar um peso moderado, resolver um problema simples, ou convencer alguém sem grande resistência. Certas Tarefas podem ter dificuldades diferentes: ações mais fáceis exigem um Nível menor, enquanto desafios maiores pedem um valor mais alto para funcionar plenamente.
basico/tarefas.1752078568.txt.gz · Última modificação: 2025/07/09 16:29 por jnalon