basico:tarefas
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| basico:tarefas [2024/05/24 19:54] – [Resolvendo Tarefas] Correção do exemplo. jnalon | basico:tarefas [2025/09/21 12:56] (atual) – [Resolvendo Tarefas] Melhoria na explicação da quantidade de dados. jnalon | ||
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| Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um //Teste// de algum tipo específico. Quando isso acontecer, dê uma olhada na sua ficha e veja como sua descrição pode te auxiliar. Vamos supor que você esteja jogando com um personagem pronto (não se preocupe, depois vamos mostrar [[basico: | Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um //Teste// de algum tipo específico. Quando isso acontecer, dê uma olhada na sua ficha e veja como sua descrição pode te auxiliar. Vamos supor que você esteja jogando com um personagem pronto (não se preocupe, depois vamos mostrar [[basico: | ||
| - | Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de 10 faces: | + | Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de 6 faces. Para decidir quantos dados você vai jogar, faça o seguinte: |
| - | * Inicialmente, | + | * **Comece com o Dado de Base.** Você _sempre_ vai jogar um e apenas um Dado de Base em todos os testes. Lembre-se de usar um dado com uma cor ou marca distinta. |
| - | * **Adicione um dado** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, | + | * **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, |
| - | * **Adicione a quantidade de dados indicada pelo nível da Habilidade.** | + | * **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você remove dados! |
| - | * Se o MJ decidir que a Tarefa é **mais fácil | + | * **Se nenhum Conceito |
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | Meggan é uma espiã, tentando encontrar os planos de ataque do exército inimigo. Ela entra em um escritório, | + | Meggan é uma espiã, tentando encontrar os planos de ataque do exército inimigo. Ela entra em um escritório, |
| - | Ela começa com dois dados de dez faces em sua mão. Entre os Conceitos | + | * Meggan |
| + | * Entre seus Conceitos estão: ela é uma //Elfa//, sua profissão é //Espiã//, sua qualidade é o // | ||
| + | * Ela tem a Habilidade de lidar com //Mecanismos// em nível +1, que é apropriada para Tarefas como essa, então ela ganha mais um Dado de Apoio. | ||
| + | * O MJ ressalta que ela tem pouco tempo para tentar abrir o cofre antes que os guardas retornem, então ele aplica uma penalidade de -1 Dado de Apoio. | ||
| + | |||
| + | No total, Meggan joga 3 dados: o Dado de Base e dois Dados de Apoio. | ||
| ++++ | ++++ | ||
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| - | ===== Jogando os Dados ===== | + | ===== Bônus e Penalidades |
| - | Para realizar | + | Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, |
| - | * **Jogue os dados**; | + | Os modificadores aplicados //antes// da jogada de dados //sempre// se referem à **quantidade |
| - | * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 4. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. | + | |
| - | * Entre os dados que sobraram, **escolha o de maior valor**. | + | |
| - | * **Some +1** para cada outro dado restante. | + | |
| - | * Se a Tarefa for **mais fácil ou mais difícil**, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades a esse resultado. | + | |
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | Para tentar realizar sua Tarefa, | + | Meggan |
| ++++ | ++++ | ||
| + | |||
| + | ^ | ||
| + | | | ||
| + | | Muito Fácil | ||
| + | | Fácil | ||
| + | | Normal | ||
| + | | | ||
| + | | Muito Difícil | ||
| + | | Extremamente Difícil | ||
| + | | Além da Capacidade Humana | -4 ou mais | | ||
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| - | ===== O Dado do Drama ===== | + | ===== Jogando os Dados ===== |
| - | Quando separar | + | Para realizar o Teste, faça da seguinte forma: |
| + | |||
| + | * **Jogue | ||
| + | * **O valor de base** é o resultado do Dado de Base, se ele não foi eliminado; se foi, o valor de base é zero. | ||
| + | * **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado. | ||
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, iniciando um [[: | + | Para tentar realizar sua Tarefa, Meggan joga 3 dados, obtendo 2 no Dado de Base, e 3 e 5 nos Dados de Apoio. O dado igual a 5 é eliminado; |
| + | ++++ | ||
| + | |||
| + | Se o personagem não tiver Dados de Apoio em um teste e ainda assim estiver sujeito a penalidades, adicione um **Dado de Penalidade** para cada nível de penalidade. Esses dados seguem as mesmas regras dos Dados de Apoio, mas cada dado que permanecer na rolagem //subtrai 1// do valor base. | ||
| + | |||
| + | ++++ Exemplo | | ||
| + | Jut, um anão-cinzento, | ||
| + | |||
| + | O Dado de Base mostra um 5, e é eliminado, deixando o valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1. O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis. | ||
| ++++ | ++++ | ||
| Linha 55: | Linha 78: | ||
| ===== Buscando Forças ===== | ===== Buscando Forças ===== | ||
| - | Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, | + | Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, |
| + | |||
| + | * Declare que está **Buscando Suas Forças**. | ||
| + | * **Jogue | ||
| + | * Como antes, | ||
| + | * **Cada dado restante | ||
| + | |||
| + | Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// | ||
| Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[basico: | Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[basico: | ||
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | No exemplo acima, Meggan pode gastar um ponto de Energia para jogar novamente | + | No exemplo acima, Meggan pode gastar um ponto de Energia para jogar novamente |
| ++++ | ++++ | ||
| Linha 66: | Linha 96: | ||
| ===== Nível de Sucesso ===== | ===== Nível de Sucesso ===== | ||
| - | O resultado | + | O resultado |
| + | |||
| + | Um valor 2 representa um feito típico para um ser humano comum -- levantar | ||
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | Por exemplo, se um teste de força resulta em 5, significa que o personagem consegue levantar | + | Por exemplo, se um teste de força resulta em 3, significa que o personagem consegue levantar |
| ++++ | ++++ | ||
| Na verdade, falha //mesmo// acontece apenas quando todos os dados são eliminados -- resultados mais baixos são //sucessos parciais//, ou //sucesso com algumas falhas//. Use a tabela abaixo para ajudar a interpretar: | Na verdade, falha //mesmo// acontece apenas quando todos os dados são eliminados -- resultados mais baixos são //sucessos parciais//, ou //sucesso com algumas falhas//. Use a tabela abaixo para ajudar a interpretar: | ||
| - | ^ Resultado dos Dados ^ Dificuldade | + | ^ Resultado dos Dados ^ |
| - | | menos que 0 | | + | | menos que 0 | |
| - | | 0 | | + | | 0 | |
| - | | 1 | Banal | Uma falha quase completa, mas talvez algo se salve. | | + | | 1 | Trivial |
| - | | 2 | Trivial | + | | |
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basico/tarefas.1716580480.txt.gz · Última modificação: por jnalon
