basico:tarefas
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Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um //Teste// de algum tipo específico. Quando isso acontecer, dê uma olhada na sua ficha e veja como sua descrição pode te auxiliar. Vamos supor que você esteja jogando com um personagem pronto (não se preocupe, depois vamos mostrar [[basico: | Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um //Teste// de algum tipo específico. Quando isso acontecer, dê uma olhada na sua ficha e veja como sua descrição pode te auxiliar. Vamos supor que você esteja jogando com um personagem pronto (não se preocupe, depois vamos mostrar [[basico: | ||
- | Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de 10 faces: | + | Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de 6 faces. Para decidir quantos dados você vai jogar, faça o seguinte: |
- | * Inicialmente, | + | * **Comece com o Dado de Base.** Esse dado é usado em todos os testes. Lembre-se de usar um dado com uma cor ou marca distinta. |
- | * **Adicione um dado** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, | + | * **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, |
- | * **Adicione a quantidade de dados indicada pelo nível da Habilidade.** | + | * **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você remove dados! |
- | * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam,** jogue apenas | + | * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam, |
- | * Se o MJ decidir que a Tarefa é **mais fácil ou mais difícil,** ele pode pedir para que você adicione ou remova alguns dados. | + | |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Meggan é uma espiã, tentando encontrar os planos de ataque do exército inimigo. Ela entra em um escritório, | + | Meggan é uma espiã, tentando encontrar os planos de ataque do exército inimigo. Ela entra em um escritório, |
- | Ela começa com dois dados de dez faces em sua mão. Entre os Conceitos | + | * Meggan |
+ | * Entre seus Conceitos estão: ela é uma //Elfa//, sua profissão é //Espiã//, sua qualidade é o // | ||
+ | * Ela tem a Habilidade de lidar com //Mecanismos// em nível +1, que é apropriada para Tarefas como essa, então ela ganha mais um Dado de Apoio. | ||
+ | * O MJ ressalta que ela tem pouco tempo para tentar abrir o cofre antes que os guardas retornem, então ele aplica uma penalidade de -1 Dado de Apoio. | ||
+ | |||
+ | No total, Meggan joga 3 dados: o Dado de Base e dois Dados de Apoio. | ||
++++ | ++++ | ||
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- | ===== Jogando os Dados ===== | + | ===== Bônus e Penalidades |
- | Para realizar | + | Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, |
- | * **Jogue os dados**; | + | Os modificadores aplicados //antes// da jogada de dados //sempre// se referem à **quantidade |
- | * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 4. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. | + | |
- | * Entre os dados que sobraram, **escolha o de maior valor**. | + | |
- | * **Some +1** para cada outro dado restante. | + | |
- | * Se a Tarefa for **mais fácil ou mais difícil**, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades a esse resultado. | + | |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Para tentar realizar sua Tarefa, | + | Meggan |
++++ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ^ | ||
+ | | | ||
+ | | Muito Fácil | ||
+ | | Fácil | ||
+ | | Normal | ||
+ | | | ||
+ | | Muito Difícil | ||
+ | | Extremamente Difícil | ||
+ | | Além da Capacidade Humana | -4 ou mais | | ||
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- | ===== O Dado do Drama ===== | + | ===== Jogando os Dados ===== |
- | Quando separar | + | Para realizar o Teste, faça da seguinte forma: |
+ | |||
+ | * **Jogue | ||
+ | * **O valor de base** é o resultado do Dado de Base, se ele não foi eliminado; se foi, o valor de base é zero. | ||
+ | * **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, iniciando um [[: | + | Para tentar realizar sua Tarefa, Meggan joga 3 dados, obtendo 2 no Dado de Base, e 3 e 5 nos Dados de Apoio. O dado igual a 5 é eliminado; |
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | Se o personagem não tiver Dados de Apoio em um teste e ainda assim estiver sujeito a penalidades, adicione um **Dado de Penalidade** para cada nível de penalidade. Esses dados seguem as mesmas regras dos Dados de Apoio, mas cada dado que permanecer na rolagem //subtrai 1// do valor base. | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Jut, um anão-cinzento, | ||
+ | |||
+ | O Dado de Base mostra um 5, e é eliminado, deixando o valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1. O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis. | ||
++++ | ++++ | ||
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===== Buscando Forças ===== | ===== Buscando Forças ===== | ||
- | Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, | + | Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, |
+ | |||
+ | * Declare que está **Buscando Suas Forças**. | ||
+ | * **Jogue | ||
+ | * Como antes, | ||
+ | * **Cada dado restante | ||
+ | |||
+ | Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// | ||
Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[basico: | Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[basico: | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | No exemplo acima, Meggan pode gastar um ponto de Energia para jogar novamente | + | No exemplo acima, Meggan pode gastar um ponto de Energia para jogar novamente |
++++ | ++++ | ||
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===== Nível de Sucesso ===== | ===== Nível de Sucesso ===== | ||
- | O resultado | + | O resultado |
+ | |||
+ | Um valor 2 representa um feito típico para um ser humano comum -- levantar | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Por exemplo, se um teste de força resulta em 5, significa que o personagem consegue levantar | + | Por exemplo, se um teste de força resulta em 3, significa que o personagem consegue levantar |
++++ | ++++ | ||
Na verdade, falha //mesmo// acontece apenas quando todos os dados são eliminados -- resultados mais baixos são //sucessos parciais//, ou //sucesso com algumas falhas//. Use a tabela abaixo para ajudar a interpretar: | Na verdade, falha //mesmo// acontece apenas quando todos os dados são eliminados -- resultados mais baixos são //sucessos parciais//, ou //sucesso com algumas falhas//. Use a tabela abaixo para ajudar a interpretar: | ||
- | ^ Resultado dos Dados ^ Dificuldade | + | ^ Resultado dos Dados ^ |
- | | menos que 0 | | + | | menos que 0 | |
- | | 0 | | + | | 0 | |
- | | 1 | Banal | Uma falha quase completa, mas talvez algo se salve. | | + | | 1 | Trivial |
- | | 2 | Trivial | + | | |
- | | | + | | |
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- | | | + | | |
- | | | + | | |
- | | | + | |
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basico/tarefas.1715370889.txt.gz · Última modificação: 2024/05/10 19:54 por jnalon