Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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basico:tarefas

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basico:tarefas [2024/04/15 16:59] – [Nível de Sucesso] Remoção de Ambiguidade. jnalonbasico:tarefas [2025/08/06 12:47] (atual) – Remoção do Dado do Drama jnalon
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 Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um //Teste// de algum tipo específico. Quando isso acontecer, dê uma olhada na sua ficha e veja como sua descrição pode te auxiliar. Vamos supor que você esteja jogando com um personagem pronto (não se preocupe, depois vamos mostrar [[basico:personagens|como montar o seu próprio personagem]]). Ele (ou ela) tem algumas características que podem ou não ser relevantes para a situação: **Conceitos** (que descrevem traços genéricos a seu respeito) e **Habilidades** (que indicam coisas que você treinou). Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um //Teste// de algum tipo específico. Quando isso acontecer, dê uma olhada na sua ficha e veja como sua descrição pode te auxiliar. Vamos supor que você esteja jogando com um personagem pronto (não se preocupe, depois vamos mostrar [[basico:personagens|como montar o seu próprio personagem]]). Ele (ou ela) tem algumas características que podem ou não ser relevantes para a situação: **Conceitos** (que descrevem traços genéricos a seu respeito) e **Habilidades** (que indicam coisas que você treinou).
  
-Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de 10 faces:+Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de faces. Para decidir quantos dados você vai jogar, faça o seguinte:
  
-  * Inicialmente, você tem **dois dados de dez faces** para fazer o seu Teste+  * **Comece com o Dado de Base.** Esse dado é usado em todos os testes. Lembre-se de usar um dado com uma cor ou marca distinta
-  * **Adicione um dado** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um dado** para cada Conceito que o atrapalha. +  * **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um Dado de Apoio** para cada Conceito que o atrapalha. 
-  * **Adicione a quantidade de dados indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você  remove dados! +  * **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você remove dados! 
-  * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam,** jogue apenas os dois dados iniciais. +  * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam,** jogue apenas o Dado de Base.
-  * Se MJ decidir que a Tarefa é **mais fácil ou mais difícil,** ele pode pedir para que você adicione ou remova alguns dados.+
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Meggan é uma espiã, tentando encontrar os planos de ataque do exército inimigo. Ela entra em um escritório, e o MJ descreve um cofre reforçado que está trancado. Daniele (a jogadora que controla a personagem) declara que Meggan vai tentar manipular o mecanismo do cofre para tentar abri-lo. Como existe alguma dúvida se ela é capaz de realizar essa Tarefa ou não, o MJ solicita um Teste de Coordenação.+Meggan é uma espiã, tentando encontrar os planos de ataque do exército inimigo. Ela entra em um escritório, e o MJ descreve um cofre reforçado que está trancado. Daniele (a jogadora que controla a personagem) declara que Meggan vai tentar manipular o mecanismo do cofre para tentar abri-lo. Como existe alguma dúvida se ela é capaz de realizar essa Tarefa ou não, o MJ solicita um teste.
  
-Ela começa com dois dados de dez faces em sua mão. Entre os Conceitos de Meggan estão: ela é uma //Elfa//, sua profissão é //Espiã//, sua qualidade é o //Pacifismo// e seu defeito é a //Inocência//. O primeiro e o segundo Conceitos se aplicam à situação, então ela ganha dois dados adicionais. Ela tem a Habilidade de //Invasão// em nível +1, que é apropriada para Tarefas como essa, então ela ganha mais um dado. O MJ ressalta que ela tem pouco tempo para tentar abrir o cofre antes que os guardas retornem, então ele aplica uma penalidade de -1 dado. No total, Meggan joga dados.+  * Meggan começa com o Dado de Base em sua mão.  
 +  * Entre seus Conceitos estão: ela é uma //Elfa//, sua profissão é //Espiã//, sua qualidade é o //Pacifismo// e seu defeito é a //Inocência//. O primeiro e o segundo Conceitos se aplicam à situação, então ela ganha dois Dados de Apoio. 
 +  * Ela tem a Habilidade de lidar com //Mecanismos// em nível +1, que é apropriada para Tarefas como essa, então ela ganha mais um Dado de Apoio. 
 +  * O MJ ressalta que ela tem pouco tempo para tentar abrir o cofre antes que os guardas retornem, então ele aplica uma penalidade de -1 Dado de Apoio 
 + 
 +No total, Meggan joga dados: o Dado de Base e dois Dados de Apoio.
 ++++ ++++
  
 ---- ----
  
-===== Jogando os Dados ===== +===== Bônus e Penalidades ===== 
-Para realizar Testefaça da seguinte forma:+Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, MJ pode atribuir alguns bônus ou penalidades para representá-las. Bônus e penalidades são //sempre// acumulativosentão, se existem dois ou três modificadores, use-os todos.
  
-  * **Jogue os dados**+Os modificadores aplicados //antes// da jogada de dados //sempre// se referem à **quantidade de dados jogados**. 
-  * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 4. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. +
-  * Entre os dados que sobraram, **escolha o de maior valor**. +
-  * **Some +1** para cada outro dado restante. +
-  * Se a Tarefa for **mais fácil ou mais difícil**, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades a esse resultado.+
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Para tentar realizar sua Tarefa, Meggan joga 4 dadosobtendo 2, 3, 7 e 9Os dados iguais 7 e 9 são eliminados; entre os restanteso dado igual 3 é o mais altoela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4.+Meggan tenta abrir o cofre utilizando boas ferramentasque a permitem maior controle sobre o movimento das engrenagensIsso facilita sua vidatornando Tarefa //potencialmente// mais fácilentão ela recebe um dado adicional em sua tentativa.
 ++++ ++++
 +
 +^         Dificuldade        Modificador  ^
 +|     Extremamente Fácil    |      +3       |
 +|         Muito Fácil            +2       |
 +|            Fácil          |      +1       |
 +|            Normal                     |
 +|           Difícil              -1       |
 +|        Muito Difícil      |      -2       |
 +|    Extremamente Difícil        -3       |
 +| Além da Capacidade Humana |   -4 ou mais  |
  
 ---- ----
  
-===== O Dado do Drama ===== +===== Jogando os Dados ===== 
-Quando separar os seus dados para lançar, escolha um deles — com uma cor diferente, ou algo que o distingua dos outros. Se esse dado for //igual a 4//algo bom acontecepelo contrárioquando for //igual a 10//, algo ruim acontece — //independente// da tarefa ter sido bem sucedida ou não.+Para realizar o Teste, faça da seguinte forma: 
 + 
 +  * **Jogue os dados**e descarte todos os dados cujo resultado seja 4 ou mais. Se todos os dados forem eliminadoso teste falhou. 
 +  * **O valor de base** é o resultado do Dado de Base, se ele não foi eliminadose foio valor de base é zero. 
 +  * **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamentoiniciando um [[:basico:combates|Combate]]. Atacando com seu machadoele é capaz de acertar o animalcausando grandes ferimentosInfelizmente, seu dado do drama foi igual a 10 — MJ decide que, apesar do ataque ser bem sucedido, sua arma ficou presa no corpo do animalescapulindo de suas mãosNghar agora está desarmado.+Para tentar realizar sua TarefaMeggan joga 3 dadosobtendo 2 no Dado de Basee 3 e 5 nos Dados de Apoiodado igual a 5 é eliminado; resultado da jogada é 2 (do Dado de Base) + 1 (do Dado de Apoio que restou). O valor final da jogada é 3. 
 +++++ 
 + 
 +Se o personagem não tiver Dados de Apoio em um teste e ainda assim estiver sujeito a penalidadesadicione um **Dado de Penalidade** para cada nível de penalidade. Esses dados seguem as mesmas regras dos Dados de Apoio, mas cada dado que permanecer na rolagem //subtrai 1// do valor base. 
 + 
 +++++ Exemplo | 
 +Jutum anão-cinzento, tenta escalar uma árvore para escapar de uma fera. Infelizmente, ele não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo, sua baixa estatura impõe uma penalidade de -1 no teste. Ele rola apenas o Dado de Base e um Dado de Penalidade. 
 + 
 +O Dado de Base mostra um 5e é eliminado, deixando o valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis.
 ++++ ++++
  
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 ===== Buscando Forças ===== ===== Buscando Forças =====
-Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, mesmo que isso o deixe esgotado. Declare que está //Buscando Suas Forças// ou //Fazendo um Esforço Adicional//: jogue novamente os dados //que foram eliminados//, e, como antes, descarte os resultados acima de 4. Cada dado restante é um bônus de +1 à jogada inicial. Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// (considere, nesse caso, que o resultado inicial é 0)!+Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, mesmo que isso o deixe esgotado.  
 + 
 +  * Declare que está **Buscando Suas Forças**. 
 +  * **Jogue novamente os dados //que foram eliminados//**. 
 +  * Como antes, **descarte os resultados iguais a ou mais** 
 +  * **Cada dado restante concede +1 à jogada inicial.** Você //pode// jogar novamente o Dado de Base, mas ele será considerado um Dado de Apoio neste caso 
 + 
 +Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// -- nesse caso, considere que o resultado inicial é 0, e os bônus vêm exclusivamente da jogada extra.
  
 Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[basico:personagens#energia|Energia]], que é uma medida de quanta disposição seu personagem ainda tem. Você só pode fazer isso uma vez por Tarefa e se, por qualquer motivo, a Energia não puder ser usada (ou você não tiver mais Energia), então rolar novamente os dados é impossível. Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[basico:personagens#energia|Energia]], que é uma medida de quanta disposição seu personagem ainda tem. Você só pode fazer isso uma vez por Tarefa e se, por qualquer motivo, a Energia não puder ser usada (ou você não tiver mais Energia), então rolar novamente os dados é impossível.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-No exemplo acima, Meggan pode gastar um ponto de Energia para jogar novamente os dados eliminados. Ela obtém 2 e 5. O dado igual a 5 é eliminadodado restante dá um bônus de +1 à jogada inicial. Seu resultado agora é 5.+No exemplo acima, Meggan pode gastar um ponto de Energia para jogar novamente o dado eliminado. Ela obtém 2, o que dá um bônus de +1 à jogada inicial. Seu resultado agora é 4.
 ++++ ++++
  
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 ===== Nível de Sucesso ===== ===== Nível de Sucesso =====
-O resultado dos dados é o //Nível de Sucesso// da Tarefa, e representa uma medida da //intensidade//, //eficiência///precisão// com que foi realizadaO nível típico para um trabalho bem-feito na escala humana é 3: o peso que um humano consegue carregara altura que consegue pular, e a qualidade geral do resultado. Então, você é bem-sucedido na Tarefa se o resultado dos dados for 3 ou mais, mas certas situações podem exigir resultados mais altos ou mais baixos.+O resultado da jogada é o Nível de Sucesso do teste. Ele indica não apenas se uma Tarefa foi bem-sucedidamas também o quanto ela foi realizada com precisãoforça ou eficácia. Se algo torna o //efeito// da Tarefa mais (ou menos) pronunciado, o Mestre do Jogo pode aplicar modificadores diretamente ao Nivel de Sucesso, mas o bônus (ou penalidade) é aplicado apenas se o Teste foi bem sucedido. 
 + 
 +Um valor 2 representa um feito típico para um ser humano comum -- levantar um peso moderado, resolver um problema simples, ou convencer alguém sem grande resistência. Certas Tarefas podem ter dificuldades diferentes: ações mais fáceis exigem um Nível menorenquanto desafios maiores pedem um valor mais alto para funcionar plenamente.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Por exemplo, se um teste de força resulta em 5, significa que o personagem consegue levantar unidades de peso no jogo. Da mesma forma, se ele obtiver um resultado de em um teste de salto, ele será capaz de pular uma altura equivalente a unidades dentro do ambiente do jogo. Se ele obtém resultado igual a 3 em uma investigação, ele encontra três pistas, e assim por diante.+Por exemplo, se um teste de força resulta em 3, significa que o personagem consegue levantar unidades de peso no jogo. Da mesma forma, se ele obtiver um resultado de em um teste de salto, ele será capaz de pular uma altura equivalente a unidades dentro do ambiente do jogo. Se ele obtém resultado igual a 3 em uma investigação, ele encontra três pistas, e assim por diante.
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 Na verdade, falha //mesmo// acontece apenas quando todos os dados são eliminados -- resultados mais baixos são //sucessos parciais//, ou //sucesso com algumas falhas//. Use a tabela abaixo para ajudar a interpretar: Na verdade, falha //mesmo// acontece apenas quando todos os dados são eliminados -- resultados mais baixos são //sucessos parciais//, ou //sucesso com algumas falhas//. Use a tabela abaixo para ajudar a interpretar:
  
-^ Resultado dos Dados ^     Dificuldade      ^ Efeito                                              +^ Resultado dos Dados ^      Dificuldade       ^ Efeito                                                 
-|      menos que 0    |          N/A         | Falha algo mais deu errado.                       +|      menos que 0    |            --          | Falha crítica -- além de falhar, algo mais deu errado. | 
-|          0          |          N/A         | Falha completa.                                     +|          0          |            --          | Falha total, nada foi alcançado                        
-|          1          |         Banal        | Uma falha quase completa, mas talvez algo se salve. | +|          1          |         Trivial        | Sucesso parcial ou com algumas falhas.                 
-|          2          |        Trivial       | Sucesso parcial ou com algumas falhas.              +|                           Simples        Sucesso completo, ainda que básico.                    | 
-|                          Simples       Você conseguiu -- //por pouco!//                    | +|                            Média         Bom resultado -- eficiente e confiável               
-|                           Média        Trabalho bem-feito -- para os padrões humanos     +|                           Difícil        Acima da média -- você se destacou                   
-|                          Difícil       Você obteve um resultado acima da média.            +|                        Muito Difícil     | Resultado notável -- você impressionou               |  
-|                       Muito Difícil    | Resultado notávelvocê se superou                |  +|      ou mais      |  Extremamente Difícil  Sucesso espetacular -- você fez algo quase impossível. | 
-|      ou mais      | Extremamente Difícil | Qualquer efeito espetacular.                        |+ 
 + 
  
-Se você quiser uma medida mais precisa do que o personagem conseguiu fazer, consulte a [[:sistema:efeitos|Tabela de Efeitos]] -- você pode usá-la para converter o resultado dos dados para grandezas do mundo real ou para determinar a dificuldade de uma Tarefa a ser realizada. 
  
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Linha 85: Linha 125:
 Em alguns casos, seu personagem encontrará algum tipo de Resistência às suas tentativas: por exemplo, caso a Tarefa envolva um [[basico:conflitos|Conflito]], ou quando há uma dificuldade mínima a ser atingida. Nesse caso, subtraia a resistência ou a dificuldade do resultado dos dados para obter o Nível de Sucesso da Tarefa. Se o MJ achar injusto um resultado 0 para uma Tarefa bem-sucedida, pode considerar o Nível de Sucesso igual a 1, nesses casos. Utilize a tabela abaixo para interpretar seu nível de sucesso: Em alguns casos, seu personagem encontrará algum tipo de Resistência às suas tentativas: por exemplo, caso a Tarefa envolva um [[basico:conflitos|Conflito]], ou quando há uma dificuldade mínima a ser atingida. Nesse caso, subtraia a resistência ou a dificuldade do resultado dos dados para obter o Nível de Sucesso da Tarefa. Se o MJ achar injusto um resultado 0 para uma Tarefa bem-sucedida, pode considerar o Nível de Sucesso igual a 1, nesses casos. Utilize a tabela abaixo para interpretar seu nível de sucesso:
  
-Margem de Sucesso ^ Resultado                                      ^ +Nível de Sucesso ^ Resultado                                      ^ 
-|                 | Você atingiu algum resultado, mas com falhas. +|                | Você atingiu algum resultado, mas com falhas. 
-|                 | Trabalho bem-feito -- para os padrões humanos. | +|                | Trabalho bem-feito -- para os padrões humanos. | 
-|                 | Você obteve um resultado acima da média.       | +|                | Você obteve um resultado acima da média.       | 
-|                 | Resultado notável, você se superou!            |  +|                | Resultado notável, você se superou!            |  
-|     4 ou mais     | Um resultado avassalador, parabéns!            |+|     4 ou mais    | Um resultado avassalador, parabéns!            |
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
basico/tarefas.1713200393.txt.gz · Última modificação: 2024/04/15 16:59 por jnalon