basico:regras_opcionais
Diferenças
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| basico:regras_opcionais [2025/07/14 18:22] – Adição de Testes de Uso jnalon | basico:regras_opcionais [2025/10/27 12:52] (atual) – [Mente] Typo. jnalon | ||
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| + | ===== Mente ===== | ||
| + | A Mente representa a estabilidade mental e emocional do personagem -- sua capacidade de manter o foco, resistir ao medo e lidar com o estresse. Assim como Energia e Vitalidade, ela é medida em pontos e começa em 6 para personagens humanos. | ||
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| + | Quando o personagem é exposto a situações de horror, tensão extrema ou manipulação mental, o Mestre pode solicitar um teste de Força de Vontade (ou similar). Se o teste falhar, o personagem perde 1 ponto de Mente. A Mente é recuperada por meio de descanso, meditação, | ||
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| + | Em cenários que comportam, //combates mentais// são resolvidos como combates normais. As diferenças são que as Habilidades e Poderes usados devem ser capazes de afetar diretamente a mente do alvo, e o //Dano Mental// é causado diretamente à mente do personagem afetado. | ||
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| + | Um personagem com Mente 0 perde o controle de si: entra em colapso, enlouquece ou sofre outra forma de ruptura mental, conforme o cenário e a narrativa. Quando isso acontece personagem pode assumir um //trauma// (um Conceito mental de caráter negativo) para recuperar um (e apenas um) ponto de Mente e poder voltar à ação. | ||
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| + | * Veja mais detalhes sobre [[: | ||
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| ===== Equipamentos ===== | ===== Equipamentos ===== | ||
basico/regras_opcionais.1752517344.txt.gz · Última modificação: 2025/07/14 18:22 por jnalon
