basico:regras_opcionais
Diferenças
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| Linha 12: | Linha 12: | ||
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| + | ===== Mente ===== | ||
| + | A Mente representa a estabilidade mental e emocional do personagem -- sua capacidade de manter o foco, resistir ao medo e lidar com o estresse. Assim como Energia e Vitalidade, ela é medida em pontos e começa em 6 para personagens humanos. | ||
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| + | Quando o personagem é exposto a situações de horror, tensão extrema ou manipulação mental, o Mestre pode solicitar um teste de Força de Vontade (ou similar). Se o teste falhar, o personagem perde 1 ponto de Mente. A Mente é recuperada por meio de descanso, meditação, | ||
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| + | Em cenários que comportam, //combates mentais// são resolvidos como combates normais. As diferenças são que as Habilidades e Poderes usados devem ser capazes de afetar diretamente a mente do alvo, e o //Dano Mental// é causado diretamente à mente do personagem afetado. | ||
| + | |||
| + | Um personagem com Mente 0 perde o controle de si: entra em colapso, enlouquece ou sofre outra forma de ruptura mental, conforme o cenário e a narrativa. Quando isso acontece personagem pode assumir um //trauma// (um Conceito mental de caráter negativo) para recuperar um (e apenas um) ponto de Mente e poder voltar à ação. | ||
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| + | * Veja mais detalhes sobre [[: | ||
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| ===== Equipamentos ===== | ===== Equipamentos ===== | ||
| Linha 32: | Linha 44: | ||
| * **Lanterna** | * **Lanterna** | ||
| * **Ferramentas de arrombamento** | * **Ferramentas de arrombamento** | ||
| + | ++++ | ||
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| + | ==== Controlando Recursos ==== | ||
| + | Durante a aventura, os personagens podem precisar controlar recursos como munição, provisões, dinheiro ou até o estado de conservação de certos itens. Para tornar a gestão mais prática e narrativa, cada recurso que precisa ser monitorado recebe uma quantidade de pontos, geralmente entre dois e três pontos, representando sua disponibilidade geral. Enquanto houver ao menos um ponto, o personagem pode continuar usando o recurso, respeitando o bom senso do jogo. | ||
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| + | Ao final de uma cena em que o recurso foi usado de maneira significativa, | ||
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| + | Se o gasto for claramente importante, o Mestre do Jogo pode reduzir dois ou mais pontos diretamente, | ||
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| + | ++++ Exemplo | | ||
| + | Meggan possui dois pontos de Flechas em suas aljavas. Enquanto ainda tiver pelo menos um ponto, ela pode atirar livremente. Após um combate, o MJ pede um teste para verificar o consumo de sua munição. Meggan rola apenas dois dados, já que nenhum de seus Conceitos se aplica nessa situação. Infelizmente, | ||
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| * Veja mais detalhes sobre [[sistema: | * Veja mais detalhes sobre [[sistema: | ||
| - | * Equipamentos também podem ser comportar como Trunfos, [[modulo: | ||
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basico/regras_opcionais.1752165976.txt.gz · Última modificação: 2025/07/10 16:46 por jnalon
