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basico:regras_opcionais

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-===== O Trunfo ===== 
-Cada personagem possui um //Trunfo// -- um ás na manga que pode ser utilizado em situações complicadas. Quando as circunstâncias não estão a seu favor, você pode revelar seu Trunfo e mudar o rumo da história. 
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-Um Trunfo é um Conceito que atua como um recurso narrativo. Ele pode ser um aliado que aparece no momento certo, um contato influente que lhe deve um favor, ou um equipamento que você trazia escondido. Seja qual for a forma, é algo que te ajuda a virar o jogo no instante decisivo. 
- 
-Para definir seu Trunfo, responda à pergunta: //"Meu Trunfo é _."// Durante o jogo, você pode gastar um ponto de Energia para propor um pequeno desvio na história -- uma mudança sutil que te ajude a escapar de uma situação complicada ou resolver um problema imediato. No entanto, o desvio sugerido deve ter relação direta com o seu Trunfo, e você precisa descrever como ele se manifesta na cena; do contrário, o Mestre não vai aceitar sua sugestão. 
- 
-Além disso, toda ajuda vem com um preço: o Mestre pode introduzir uma consequência inesperada, criar novas complicações, ou estabelecer que você tenha que cumprir alguma tarefa adicional no futuro. E, se a sugestão for ambiciosa demais, o Mestre pode exigir que você gaste 2 ou mais pontos de Energia -- e também criar uma consequência mais avassaladora.  
- 
-++++ Exemplo | 
-Lukah e seu grupo estão em uma cidade, e precisam encontrar a localização de um negociante de contrabando. O mercador é, compreensivelmente, uma pessoa bastante reclusa, e descobrir onde ele faz seus negócios não é uma tarefa tão fácil. O Trunfo de Lukah são seus Contatos, e ele resolve colocá-lo em prática dizendo: 
- 
-//“Eu conheço algumas pessoas nos cantos mais obscuros da cidade que podem nos dar essa informação.”// 
- 
-Lukah gasta um ponto de Energia, e encontra quem pode lhe dar as informações. Mas, para não deixar as coisas assim tão fáceis, o contato que Lukah encontrou espalhou pela cidade inteira que o grupo está atrás do contrabandista, e isso certamente vai trazer problemas para eles no futuro. 
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-Veja algunas Trunfos que seu personagem pode ter (e que espécie de efeito colateral eles podem trazer): 
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-  * **Contatos:** Você conhece alguém que pode fornecer informações valiosas ou aparecer para te ajudar em um momento crítico. No entanto, esse contato pode não ser totalmente confiável, pode exigir algo em troca, ou acabar te envolvendo em problemas futuros. 
-  * **Intuição:** Seu personagem tem uma intuição aguçada, capaz de revelar pistas importantes ou sugerir o melhor caminho a seguir para evitar problemas. Contudo, confiar demais na sua intuição pode levar a escolhas erradas, principalmente em momentos cruciais. 
-  * **Equipamento:** Em meio aos seus pertences, você encontra um item que pode ser exatamente o que precisa agora. Mas talvez ele seja de qualidade questionável e não resista ao uso repetido, ou tenha alguma limitação que o torne menos eficaz do que você esperava. 
-  * **Flashback:** Seu personagem se lembra de um momento no passado em que se preparou para lidar com a situação atual, ou então recorda uma informação crucial que havia esquecido. Porém, memórias podem ser imprecisas, e confiar nelas cegamente pode te colocar em apuros. 
-  * **Sorte:** Você tem um golpe de sorte quando mais precisa — algo improvável acontece a seu favor. Só que a sorte pode ser traiçoeira, e o destino costuma equilibrar as coisas: talvez mais tarde você se depare com uma reviravolta inesperada. 
- 
-O MJ deve tomar algum cuidado com essa regra opcional, pois ela é bastante poderosa, e pode desequilibrar a sua sessão ou tornar a sua aventura muito fácil. Uma alternativa simples para controlar possíveis abusos é permitir apenas um Trunfo por sessão para cada personagem.  
-  * Veja mais uma [[sistema:trunfos|forma mais detalhada]] de como inserir essa regra na sua aventura. 
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 ===== Equipamentos ===== ===== Equipamentos =====
Linha 61: Linha 32:
   * **Lanterna**   * **Lanterna**
   * **Ferramentas de arrombamento**   * **Ferramentas de arrombamento**
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 +==== Controlando Recursos ====
 +Durante a aventura, os personagens podem precisar controlar recursos como munição, provisões, dinheiro ou até o estado de conservação de certos itens. Para tornar a gestão mais prática e narrativa, cada recurso que precisa ser monitorado recebe uma quantidade de pontos, geralmente entre dois e três pontos, representando sua disponibilidade geral. Enquanto houver ao menos um ponto, o personagem pode continuar usando o recurso, respeitando o bom senso do jogo.
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 +Ao final de uma cena em que o recurso foi usado de maneira significativa, o jogador realiza um **Teste de Uso** para verificar se ele foi consumido. Faça um teste simples usando o Dado de Base, e considera bônus e penalidades apropriados nos Dados de Apoio, conforme os Conceitos e a situação. Se o resultado for menor que a quantidade atual de pontos, ou se todos os dados forem eliminados, o recurso é reduzido em um ponto; caso contrário, nenhuma modificação acontece.
 +
 +Se o gasto for claramente importante, o Mestre do Jogo pode reduzir dois ou mais pontos diretamente, sem teste. Quando os pontos se esgotam, o recurso deixa de estar disponível até que seja recuperado. Esse sistema permite um controle leve e estratégico, sem que o jogo perca ritmo por detalhes excessivos.
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 +++++ Exemplo |
 +Meggan possui dois pontos de Flechas em suas aljavas. Enquanto ainda tiver pelo menos um ponto, ela pode atirar livremente. Após um combate, o MJ pede um teste para verificar o consumo de sua munição. Meggan rola apenas dois dados, já que nenhum de seus Conceitos se aplica nessa situação. Infelizmente, ambos os dados são eliminados, resultando na perda de um ponto de Flechas. Ela tem apenas um ponto agora.
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   * Veja mais detalhes sobre [[sistema:Equipamentos]]   * Veja mais detalhes sobre [[sistema:Equipamentos]]
-  * Equipamentos também podem ser comportar como Trunfos, [[modulo:universal:trunfos|veja como]]. 
  
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basico/regras_opcionais.1731528272.txt.gz · Última modificação: 2024/11/13 20:04 por jnalon