basico:regras_opcionais
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- | ===== O Trunfo ===== | ||
- | Cada personagem possui um //Trunfo// -- um ás na manga que pode ser utilizado em situações complicadas. Quando as circunstâncias não estão a seu favor, você pode revelar seu Trunfo e mudar o rumo da história. | ||
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- | Um Trunfo é um Conceito que atua como um recurso narrativo. Ele pode ser um aliado que aparece no momento certo, um contato influente que lhe deve um favor, ou um equipamento que você trazia escondido. Seja qual for a forma, é algo que te ajuda a virar o jogo no instante decisivo. | ||
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- | Para definir seu Trunfo, responda à pergunta: //"Meu Trunfo é _."// Durante o jogo, você pode gastar um ponto de Energia para propor um pequeno desvio na história -- uma mudança sutil que te ajude a escapar de uma situação complicada ou resolver um problema imediato. No entanto, o desvio sugerido deve ter relação direta com o seu Trunfo, e você precisa descrever como ele se manifesta na cena; do contrário, o Mestre não vai aceitar sua sugestão. | ||
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- | Além disso, toda ajuda vem com um preço: o Mestre pode introduzir uma consequência inesperada, criar novas complicações, | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | Lukah e seu grupo estão em uma cidade, e precisam encontrar a localização de um negociante de contrabando. O mercador é, compreensivelmente, | ||
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- | //“Eu conheço algumas pessoas nos cantos mais obscuros da cidade que podem nos dar essa informação.”// | ||
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- | Lukah gasta um ponto de Energia, e encontra quem pode lhe dar as informações. Mas, para não deixar as coisas assim tão fáceis, o contato que Lukah encontrou espalhou pela cidade inteira que o grupo está atrás do contrabandista, | ||
- | ++++ | ||
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- | Veja algunas Trunfos que seu personagem pode ter (e que espécie de efeito colateral eles podem trazer): | ||
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- | * **Contatos: | ||
- | * **Intuição: | ||
- | * **Equipamento: | ||
- | * **Flashback: | ||
- | * **Sorte:** Você tem um golpe de sorte quando mais precisa — algo improvável acontece a seu favor. Só que a sorte pode ser traiçoeira, | ||
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- | O MJ deve tomar algum cuidado com essa regra opcional, pois ela é bastante poderosa, e pode desequilibrar a sua sessão ou tornar a sua aventura muito fácil. Uma alternativa simples para controlar possíveis abusos é permitir apenas um Trunfo por sessão para cada personagem. | ||
- | * Veja mais uma [[sistema: | ||
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===== Equipamentos ===== | ===== Equipamentos ===== | ||
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* **Lanterna** | * **Lanterna** | ||
* **Ferramentas de arrombamento** | * **Ferramentas de arrombamento** | ||
+ | ++++ | ||
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+ | ==== Controlando Recursos ==== | ||
+ | Durante a aventura, os personagens podem precisar controlar recursos como munição, provisões, dinheiro ou até o estado de conservação de certos itens. Para tornar a gestão mais prática e narrativa, cada recurso que precisa ser monitorado recebe uma quantidade de pontos, geralmente entre dois e três pontos, representando sua disponibilidade geral. Enquanto houver ao menos um ponto, o personagem pode continuar usando o recurso, respeitando o bom senso do jogo. | ||
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+ | Ao final de uma cena em que o recurso foi usado de maneira significativa, | ||
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+ | Se o gasto for claramente importante, o Mestre do Jogo pode reduzir dois ou mais pontos diretamente, | ||
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+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Meggan possui dois pontos de Flechas em suas aljavas. Enquanto ainda tiver pelo menos um ponto, ela pode atirar livremente. Após um combate, o MJ pede um teste para verificar o consumo de sua munição. Meggan rola apenas dois dados, já que nenhum de seus Conceitos se aplica nessa situação. Infelizmente, | ||
++++ | ++++ | ||
* Veja mais detalhes sobre [[sistema: | * Veja mais detalhes sobre [[sistema: | ||
- | * Equipamentos também podem ser comportar como Trunfos, [[modulo: | ||
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basico/regras_opcionais.1731528272.txt.gz · Última modificação: 2024/11/13 20:04 por jnalon