basico:regras_opcionais
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
| Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
| basico:regras_opcionais [2024/06/03 17:27] – Reabilitação dos Recursos. jnalon | basico:regras_opcionais [2025/10/27 12:52] (atual) – [Mente] Typo. jnalon | ||
|---|---|---|---|
| Linha 12: | Linha 12: | ||
| ---- | ---- | ||
| - | ===== Recursos | + | ===== Mente ===== |
| - | Não seria bacana se seu personagem | + | A Mente representa a estabilidade mental e emocional do personagem |
| - | Você recebe 3 Recursos para distribuir como imaginar. Para descrever um Recurso, apenas imagine algo que você pode gastar para obter um resultado, mas não ganha facilmente | + | Quando o personagem é exposto a situações de horror, tensão extrema ou manipulação mental, o Mestre |
| - | ++++ Exemplo | | + | Em cenários que comportam, //combates mentais// são resolvidos como combates normais. As diferenças são que as Habilidades e Poderes usados devem ser capazes |
| - | Meggan adota um ponto em cada um de três Recursos: | + | |
| - | * **Riqueza**, para pagar as contas do dia a dia; | + | Um personagem com Mente 0 perde o controle de si: entra em colapso, enlouquece |
| - | * **Contatos**, | + | |
| - | * **Equipamentos** (veja abaixo), porque sempre é bom ter a ferramenta certa na hora certa. | + | |
| - | ++++ | + | |
| - | + | ||
| - | Na hora do aperto, você pode usar um Recurso para sugerir ao Mestre do Jogo (MJ) um gancho na história que pode te ajudar: você encontra | + | |
| - | * Na situação adequada, você **gasta um ponto do Recurso** | + | * Veja mais detalhes sobre [[: |
| - | * Você **recupera | + | |
| - | * Seu MJ pode recompensá-lo com pontos | + | ---- |
| + | |||
| + | ===== Equipamentos ===== | ||
| + | De forma geral, considere que seu personagem tem os equipamentos básicos | ||
| + | |||
| + | * Equipamentos triviais, como roupas, rações, mochilas e outros, não custam pontos. | ||
| + | | ||
| + | * Armas e armaduras pesadas custam dois pontos. | ||
| + | * Além disso, | ||
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | Meggan e seu grupo estão buscando o chefe da guilda dos ladrões em um bairro suspeito da cidade. Eles não estão tendo sorte, quando Lukah, o bardo do grupo, resolve usar um de seus Contatos. Ele diz ao MJ: //"Eu conheço alguém por essas bandas | + | Meggan |
| - | Posteriormente, | + | **Equipamento: |
| + | * **Espada curta** | ||
| + | * **Arco e flechas** | ||
| + | * **Armadura de couro leve** | ||
| + | * **Ração | ||
| + | * **Cantil com água** | ||
| + | * **Lanterna** | ||
| + | * **Ferramentas | ||
| ++++ | ++++ | ||
| - | * Veja mais detalhes sobre [[sistema:Recursos]]. | + | ==== Controlando |
| + | Durante a aventura, os personagens podem precisar controlar recursos como munição, provisões, dinheiro ou até o estado de conservação de certos itens. Para tornar a gestão mais prática e narrativa, cada recurso que precisa ser monitorado recebe uma quantidade de pontos, geralmente entre dois e três pontos, representando sua disponibilidade geral. Enquanto houver ao menos um ponto, o personagem pode continuar usando o recurso, respeitando o bom senso do jogo. | ||
| - | ---- | + | Ao final de uma cena em que o recurso foi usado de maneira significativa, |
| - | + | ||
| - | ===== Equipamentos ===== | + | |
| - | De forma geral, considere | + | |
| - | Para cada ponto de Equipamento como Recurso, seu personagem | + | Se o gasto for claramente importante, o Mestre do Jogo pode reduzir dois ou mais pontos diretamente, sem teste. Quando os pontos se esgotam, o recurso deixa de estar disponível até que seja recuperado. Esse sistema permite um controle leve e estratégico, |
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | Meggan | + | Meggan |
| ++++ | ++++ | ||
| * Veja mais detalhes sobre [[sistema: | * Veja mais detalhes sobre [[sistema: | ||
| - | * Equipamentos também podem ser comportar como Recursos, [[modulo: | ||
| ---- | ---- | ||
basico/regras_opcionais.1717435664.txt.gz · Última modificação: 2024/06/03 17:27 por jnalon
