Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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 ====== Regras Opcionais ====== ====== Regras Opcionais ======
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-===== Pedir um Favor ao Universo ===== +===== O Trunfo ===== 
-Às vezes, as coisas não saem como você queria: seu grupo está confuso à procura de pistasou seu personagem poderia resolver as coisas muito mais facilmente se tivesse equipamento certo. Em situações como essas, você pode //Pedir um Favor ao Universo//.+Cada personagem possui um //Trunfo// -- um ás na manga que pode ser utilizado em situações complicadas. Quando as circunstâncias não estão a seu favorvocê pode revelar seu Trunfo e mudar rumo da história.
  
-Gaste um ponto de Energia e sugira ao Mestre do Jogo um //gancho// para a história: um pequeno desvio na narrativa que te ajude a sair de uma enrascadaMas seu gancho //precisa// estar relacionado aos seus Conceitos de alguma forma, e você //precisa// descrever //como// o seu gancho acontece; do contrário, o MJ vai simplesmente ignorar seu pedido.+Um Trunfo é um Conceito que atua como um recurso narrativo. Ele pode ser um aliado que aparece no momento certo, um contato influente que lhe deve um favor, ou um equipamento que você trazia escondidoSeja qual for a forma, é algo que te ajuda a virar jogo no instante decisivo.
  
-Se o seu pedido for exagerado, o MJ pode exigir que você gaste 2 ou mais pontos de Energia. Além disso, o Universo dá com uma mão e toma com a outra; então MJ fará com que seu pedido gere alguma consequência inesperadaou exigir que você realize alguma tarefa em algum momento.+Para definir seu Trunforesponda à pergunta: //"Meu Trunfo é _."// Durante jogo, você pode gastar um ponto de Energia para propor um pequeno desvio na história -- uma mudança sutil que te ajude a escapar de uma situação complicada ou resolver um problema imediatoNo entanto, o desvio sugerido deve ter relação direta com o seu Trunfovocê precisa descrever como ele se manifesta na cena; do contrário, o Mestre não vai aceitar sua sugestão.
  
-Veja algumas sugestões de como você pode usar esse recurso: +Além disso, toda ajuda vem com um preço: o Mestre pode introduzir uma consequência inesperadacriar novas complicações, ou estabelecer que você tenha que cumprir alguma tarefa adicional no futuro. Ese a sugestão for ambiciosa demais, o Mestre pode exigir que você gaste 2 ou mais pontos de Energia -- e também criar uma consequência mais avassaladora
- +
-  * Você pode encontrar um //contato// para te dar algumas informações ou um //aliado// que possa te ajudar no momento de apuros. O problema é que seu contato pode não ser muito confiávelou pode exigir pagamento, ou ainda, que você execute um favor no futuro próximo. +
-  * Seu personagem pode ter uma //intuição// para ter alguma ideia importante ou usar seu //bom-senso// para evitar algum problema. Mas sua intuição pode não ser confiávelou talvez você faça más escolhas em algum momento crucial. +
-  * Você pode encontrar um //equipamento// útil entre as suas coisas. O MJ pode exigir que você se desfaça de algumas moedas, no entanto. +
-  * Você pode simplesmente ter um momento de sorte. Mas, mais lá pra frente, você //vai// ter azar.+
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Lukah e seu grupo estão em uma cidade, e precisam encontrar a localização de um negociante de contrabando. O mercador é, compreensivelmente, uma pessoa bastante reclusa, e descobrir onde ele faz seus negócios não é uma tarefa tão fácil. Lukah resolve pedir um Favor ao Universo, dizendo:+Lukah e seu grupo estão em uma cidade, e precisam encontrar a localização de um negociante de contrabando. O mercador é, compreensivelmente, uma pessoa bastante reclusa, e descobrir onde ele faz seus negócios não é uma tarefa tão fácil. O Trunfo de Lukah são seus Contatose ele resolve colocá-lo em prática dizendo:
  
 //“Eu conheço algumas pessoas nos cantos mais obscuros da cidade que podem nos dar essa informação.”// //“Eu conheço algumas pessoas nos cantos mais obscuros da cidade que podem nos dar essa informação.”//
  
-Esse gancho tem a ver com o Conceito de Bardo de Lukah, que visita os estabelecimentos menos confiáveis em cada cidade e sabe onde encontrar pessoas que lhe dão informações a respeito do submundo. Portanto, o MJ concorda com a ideia, Lukah gasta um ponto de Energia, e encontra quem pode lhe dar as informações. Mas, para não deixar as coisas assim tão fáceis, o contato que Lukah encontrou espalhou pela cidade inteira que o grupo está atrás do contrabandista, e isso certamente vai trazer problemas para eles no futuro.+Lukah gasta um ponto de Energia, e encontra quem pode lhe dar as informações. Mas, para não deixar as coisas assim tão fáceis, o contato que Lukah encontrou espalhou pela cidade inteira que o grupo está atrás do contrabandista, e isso certamente vai trazer problemas para eles no futuro.
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 +Veja algunas Trunfos que seu personagem pode ter (e que espécie de efeito colateral eles podem trazer):
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 +  * **Contatos:** Você conhece alguém que pode fornecer informações valiosas ou aparecer para te ajudar em um momento crítico. No entanto, esse contato pode não ser totalmente confiável, pode exigir algo em troca, ou acabar te envolvendo em problemas futuros.
 +  * **Intuição:** Seu personagem tem uma intuição aguçada, capaz de revelar pistas importantes ou sugerir o melhor caminho a seguir para evitar problemas. Contudo, confiar demais na sua intuição pode levar a escolhas erradas, principalmente em momentos cruciais.
 +  * **Equipamento:** Em meio aos seus pertences, você encontra um item que pode ser exatamente o que precisa agora. Mas talvez ele seja de qualidade questionável e não resista ao uso repetido, ou tenha alguma limitação que o torne menos eficaz do que você esperava.
 +  * **Flashback:** Seu personagem se lembra de um momento no passado em que se preparou para lidar com a situação atual, ou então recorda uma informação crucial que havia esquecido. Porém, memórias podem ser imprecisas, e confiar nelas cegamente pode te colocar em apuros.
 +  * **Sorte:** Você tem um golpe de sorte quando mais precisa — algo improvável acontece a seu favor. Só que a sorte pode ser traiçoeira, e o destino costuma equilibrar as coisas: talvez mais tarde você se depare com uma reviravolta inesperada.
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 +O MJ deve tomar algum cuidado com essa regra opcional, pois ela é bastante poderosa, e pode desequilibrar a sua sessão ou tornar a sua aventura muito fácil. Uma alternativa simples para controlar possíveis abusos é permitir apenas um Trunfo por sessão para cada personagem. 
 +  * Veja mais uma [[sistema:trunfos|forma mais detalhada]] de como inserir essa regra na sua aventura.
  
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 ===== Equipamentos ===== ===== Equipamentos =====
-De forma geral, considere que seu personagem tem os equipamentos básicos para se aventurar -- normalmente, sua arma, mochila com provisões e outras coisas do tipo que se apliquem ao cenário e à história. No entantovocê pode deixar as coisas um pouco mais imprevisíveis ao adquirir equipamentos como se fosse um Recurso.+De forma geral, considere que seu personagem tem os equipamentos básicos para se aventurar -- normalmente, sua arma, mochila com provisões e outras coisas do tipo que se apliquem ao cenário e à história. Se o MJ desejar, pode conceder três pontos aos personagens no momento da criação para adquirir equipamentos:
  
-Para cada ponto de Equipamento como Recursoseu personagem pode descrever um item que ele trazia consigomas não declarou no momento de sua criação. Isso pode ser interessante para //tirar da cartola// aquela ferramenta que salvou dia.+  * Equipamentos triviais, como roupasrações, mochilas e outros, não custam pontos. 
 +  * Armas e armaduras leves custam um ponto. 
 +  * Armas e armaduras pesadas custam dois pontos. 
 +  * Além disso, se o item for mágicoespecial ou raro de alguma forma, custo aumenta em um ponto.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Meggan e seu grupo tentam resgatar um prisioneiro das catacumbas de uma prisão. As grades estão enferrujadas e a porta é muito pesada, e nem Ngharo bárbaro do grupoé capaz de movê-lasMeggan, que tem um ponto do Recurso Equipamento, declara //"Eieu tenho um pé-de-cabra bastante resistente na minha mochila!"// Ela apaga o ponto do Recurso, agora grupo tem uma maneira mais fácil de forçar as barras da prisão.+Meggan adquire seus equipamentos normais: roupas, mochilapapel tinta para escrevertochaspederneira, alimentos, um cantil com água e outros itens que são importantes para elaEla deseja adquirir gazuas e ferramentas de arrombamento, que normalmente custaria um ponto, mas como esse item é típico para um espião, MJ permite que ela o adquira sem custo. Com um ponto ela adquire uma espada curta com outro ponto um arco e flechas. Com ponto restante, ela adquire um colete de couro que funciona como uma armadura leve. 
 + 
 +**Equipamento:** 
 +  * **Espada curta** 
 +  * **Arco e flechas** 
 +  * **Armadura de couro leve** 
 +  * **Ração para dois dias** 
 +  * **Cantil com água** 
 +  * **Lanterna** 
 +  * **Ferramentas de arrombamento**
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   * Veja mais detalhes sobre [[sistema:Equipamentos]]   * Veja mais detalhes sobre [[sistema:Equipamentos]]
-  * Equipamentos também podem ser comportar como Recursos, [[modulo:universal:recurso:equipamentos|veja como]].+  * Equipamentos também podem ser comportar como Trunfos, [[modulo:universal:trunfos|veja como]].
  
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basico/regras_opcionais.1717080247.txt.gz · Última modificação: 2024/05/30 14:44 por jnalon