basico:regras_opcionais
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+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
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~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
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====== Regras Opcionais ====== | ====== Regras Opcionais ====== | ||
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- | ===== Pedir um Favor ao Universo ===== | ||
- | Às vezes, as coisas não saem como você queria: seu grupo está confuso à procura de pistas, ou seu personagem poderia resolver as coisas muito mais facilmente se tivesse o equipamento certo. Em situações como essas, você pode //Pedir um Favor ao Universo//. | ||
- | Gaste um ponto de Energia e sugira ao Mestre do Jogo um //gancho// para a história: um pequeno desvio na narrativa | + | ===== Equipamentos ===== |
+ | De forma geral, considere | ||
- | Se o seu pedido for exagerado, o MJ pode exigir que você gaste 2 ou mais pontos de Energia. Além disso, o Universo dá com uma mão e toma com a outra; então o MJ fará com que seu pedido gere alguma consequência inesperada, ou exigir que você realize alguma tarefa em algum momento. | + | * Equipamentos triviais, como roupas, rações, mochilas |
- | + | * Armas e armaduras leves custam | |
- | Veja algumas sugestões de como você pode usar esse recurso: | + | * Armas e armaduras pesadas custam dois pontos. |
- | + | * Além disso, | |
- | * Você pode encontrar | + | |
- | * Seu personagem pode ter uma // | + | |
- | * Você pode encontrar um // | + | |
- | * Você pode simplesmente ter um momento de sorte. Mas, mais lá pra frente, você //vai// ter azar. | + | |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Lukah e seu grupo estão em uma cidade, e precisam encontrar a localização | + | Meggan adquire seus equipamentos normais: roupas, mochila, papel e tinta para escrever, tochas, pederneira, alimentos, um cantil com água e outros itens que são importantes para ela. Ela deseja adquirir gazuas e ferramentas |
- | //“Eu conheço algumas pessoas nos cantos mais obscuros da cidade que podem nos dar essa informação.”// | + | **Equipamento: |
- | + | * **Espada curta** | |
- | Esse gancho tem a ver com o Conceito de Bardo de Lukah, que visita os estabelecimentos menos confiáveis em cada cidade | + | * **Arco |
+ | * **Armadura | ||
+ | * **Ração | ||
+ | * **Cantil com água** | ||
+ | * **Lanterna** | ||
+ | * **Ferramentas de arrombamento** | ||
++++ | ++++ | ||
- | ---- | + | ==== Controlando Recursos ==== |
+ | Durante a aventura, os personagens podem precisar controlar recursos como munição, provisões, dinheiro ou até o estado de conservação de certos itens. Para tornar a gestão mais prática e narrativa, cada recurso que precisa ser monitorado recebe uma quantidade de pontos, geralmente entre dois e três pontos, representando sua disponibilidade geral. Enquanto houver ao menos um ponto, o personagem pode continuar usando o recurso, respeitando o bom senso do jogo. | ||
- | ===== Equipamentos ===== | + | Ao final de uma cena em que o recurso foi usado de maneira significativa, |
- | De forma geral, considere | + | |
- | Para cada ponto de Equipamento como Recurso, seu personagem | + | Se o gasto for claramente importante, o Mestre do Jogo pode reduzir dois ou mais pontos diretamente, sem teste. Quando os pontos se esgotam, o recurso deixa de estar disponível até que seja recuperado. Esse sistema permite um controle leve e estratégico, |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Meggan | + | Meggan |
++++ | ++++ | ||
* Veja mais detalhes sobre [[sistema: | * Veja mais detalhes sobre [[sistema: | ||
- | * Equipamentos também podem ser comportar como Recursos, [[modulo: | ||
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basico/regras_opcionais.1717080247.txt.gz · Última modificação: 2024/05/30 14:44 por jnalon