basico:regras_opcionais
Diferenças
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| basico:regras_opcionais [2023/06/02 19:37] – Adição da régua. jnalon | basico:regras_opcionais [2025/10/27 12:52] (atual) – [Mente] Typo. jnalon | ||
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| - | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
| + | metatag-description=(Scop RPG) | ||
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| ~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
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| ====== Regras Opcionais ====== | ====== Regras Opcionais ====== | ||
| Abaixo há algumas regras opcionais que você pode adicionar à sua campanha para conseguir um pouco mais de flexibilidade. Muitas das aventuras de uma sessão apenas não precisam dessas características, | Abaixo há algumas regras opcionais que você pode adicionar à sua campanha para conseguir um pouco mais de flexibilidade. Muitas das aventuras de uma sessão apenas não precisam dessas características, | ||
| - | ===== Recursos ===== | + | ---- |
| - | Não seria bacana se seu personagem tivesse uma //carta na manga// à qual pudesse recorrer em situações de necessidade? | + | |
| - | Você recebe 3 Recursos para distribuir como imaginar. Para descrever um Recurso, apenas imagine algo que você pode gastar para obter um resultado, mas não ganha facilmente de volta -- como dinheiro, ou contatos que possam te ajudar | + | ===== Mente ===== |
| + | A Mente representa a estabilidade mental e emocional do personagem | ||
| - | ++++ Exemplo | | + | Quando o personagem é exposto a situações de horror, tensão extrema ou manipulação mental, o Mestre pode solicitar |
| - | Meggan adota um ponto em cada um de três Recursos: | + | |
| - | * **Riqueza**, para pagar as contas | + | Em cenários que comportam, //combates mentais// são resolvidos como combates normais. As diferenças são que as Habilidades e Poderes usados devem ser capazes de afetar diretamente a mente do alvo, e o //Dano Mental// |
| - | * **Contatos**, que podem lhe passar informações ou realizar pequenas tarefas; | + | |
| - | * **Equipamentos** (veja abaixo), porque sempre | + | |
| - | ++++ | + | |
| - | + | ||
| - | Na hora do aperto, você pode usar um Recurso para sugerir ao Mestre do Jogo (MJ) um gancho na história que pode te ajudar: você encontra um dinheiro guardado na meia para subornar aquele guarda; ou você se lembra daquele informante que pode te dizer onde encontrar o chefão da guilda. Você usa um Recurso da seguinte forma: | + | |
| - | * Na situação adequada, você **gasta | + | Um personagem com Mente 0 perde o controle de si: entra em colapso, enlouquece ou sofre outra forma de ruptura mental, conforme o cenário e a narrativa. Quando isso acontece personagem pode assumir |
| - | * Você **recupera | + | |
| - | * Seu MJ pode recompensá-lo com pontos | + | * Veja mais detalhes sobre [[: |
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| + | ===== Equipamentos ===== | ||
| + | De forma geral, considere | ||
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| + | * Equipamentos triviais, como roupas, rações, mochilas e outros, não custam pontos. | ||
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| + | * Armas e armaduras pesadas custam dois pontos. | ||
| + | * Além disso, | ||
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | Meggan e seu grupo estão buscando o chefe da guilda dos ladrões em um bairro suspeito da cidade. Eles não estão tendo sorte, quando Lukah, o bardo do grupo, resolve usar um de seus Contatos. Ele diz ao MJ: //"Eu conheço alguém por essas bandas | + | Meggan |
| - | Posteriormente, | + | **Equipamento: |
| + | * **Espada curta** | ||
| + | * **Arco e flechas** | ||
| + | * **Armadura de couro leve** | ||
| + | * **Ração | ||
| + | * **Cantil com água** | ||
| + | * **Lanterna** | ||
| + | * **Ferramentas | ||
| ++++ | ++++ | ||
| - | * Veja mais detalhes sobre [[sistema:Recursos]]. | + | ==== Controlando |
| + | Durante a aventura, os personagens podem precisar controlar recursos como munição, provisões, dinheiro ou até o estado de conservação de certos itens. Para tornar a gestão mais prática e narrativa, cada recurso que precisa ser monitorado recebe uma quantidade de pontos, geralmente entre dois e três pontos, representando sua disponibilidade geral. Enquanto houver ao menos um ponto, o personagem pode continuar usando o recurso, respeitando o bom senso do jogo. | ||
| - | ---- | + | Ao final de uma cena em que o recurso foi usado de maneira significativa, |
| - | + | ||
| - | ===== Equipamentos ===== | + | |
| - | De forma geral, considere | + | |
| - | Para cada ponto de Equipamento como Recurso, seu personagem | + | Se o gasto for claramente importante, o Mestre do Jogo pode reduzir dois ou mais pontos diretamente, sem teste. Quando os pontos se esgotam, o recurso deixa de estar disponível até que seja recuperado. Esse sistema permite um controle leve e estratégico, |
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | Meggan | + | Meggan |
| ++++ | ++++ | ||
| * Veja mais detalhes sobre [[sistema: | * Veja mais detalhes sobre [[sistema: | ||
| - | * Equipamentos também podem ser comportar como Recursos, [[modulo: | ||
| ---- | ---- | ||
| ===== Poderes ===== | ===== Poderes ===== | ||
| - | Se o cenário comporta Poderes (e o Mestre do Jogo permitir), escolha um no momento da criação do seu personagem. Um Poder é uma Habilidade Especial | + | Se o cenário comporta Poderes (e o Mestre do Jogo permitir), escolha um no momento da criação do seu personagem. Um Poder é uma habilidade especial |
| Ter o Poder é apenas um indicativo de //algo especial// que você consegue fazer; muitas vezes, é necessário uma (ou mais) Habilidade para de fato utilizá-lo. Por exemplo, seu personagem pode ter o Poder //Magia//, mas ele só poderá lançar //Bolas de Fogo// se tiver a Habilidade adequada para isso. | Ter o Poder é apenas um indicativo de //algo especial// que você consegue fazer; muitas vezes, é necessário uma (ou mais) Habilidade para de fato utilizá-lo. Por exemplo, seu personagem pode ter o Poder //Magia//, mas ele só poderá lançar //Bolas de Fogo// se tiver a Habilidade adequada para isso. | ||
| - | Usar um Poder é simples: gaste 1 ou mais pontos | + | Usar um Poder é simples: gaste 1 ponto de Energia, e faça um teste da Habilidade relacionada. O resultado do teste indica se o Poder foi bem sucedido, e qual a magnitude de seus efeitos. Se o Poder puder ser resistido, resolva da mesma maneira que em Conflito comun, sem modificações. |
| Se usado em Combate, o Dano causado por um Poder é, como antes, dado pela margem de sucesso do teste, adicionado a modificadores devidos à situação (por exemplo, se a vítima possuir resistência ao Poder, seu efeito é diminuído): | Se usado em Combate, o Dano causado por um Poder é, como antes, dado pela margem de sucesso do teste, adicionado a modificadores devidos à situação (por exemplo, se a vítima possuir resistência ao Poder, seu efeito é diminuído): | ||
| Linha 60: | Linha 73: | ||
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | Alberto resolveu incluir Poderes | + | Alberto resolveu incluir Poderes |
| Daniele deu o nome de **Empatia Animal** à sua Habilidade Especial. | Daniele deu o nome de **Empatia Animal** à sua Habilidade Especial. | ||
basico/regras_opcionais.1685734658.txt.gz · Última modificação: 2023/06/02 19:37 por jnalon
