Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


basico:regras_opcionais

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
basico:regras_opcionais [2025/07/10 16:46] jnalonbasico:regras_opcionais [2025/07/14 18:22] (atual) – Adição de Testes de Uso jnalon
Linha 32: Linha 32:
   * **Lanterna**   * **Lanterna**
   * **Ferramentas de arrombamento**   * **Ferramentas de arrombamento**
 +++++
 +
 +==== Controlando Recursos ====
 +Durante a aventura, os personagens podem precisar controlar recursos como munição, provisões, dinheiro ou até o estado de conservação de certos itens. Para tornar a gestão mais prática e narrativa, cada recurso que precisa ser monitorado recebe uma quantidade de pontos, geralmente entre dois e três pontos, representando sua disponibilidade geral. Enquanto houver ao menos um ponto, o personagem pode continuar usando o recurso, respeitando o bom senso do jogo.
 +
 +Ao final de uma cena em que o recurso foi usado de maneira significativa, o jogador realiza um **Teste de Uso** para verificar se ele foi consumido. Faça um teste simples usando o Dado de Base, e considera bônus e penalidades apropriados nos Dados de Apoio, conforme os Conceitos e a situação. Se o resultado for menor que a quantidade atual de pontos, ou se todos os dados forem eliminados, o recurso é reduzido em um ponto; caso contrário, nenhuma modificação acontece.
 +
 +Se o gasto for claramente importante, o Mestre do Jogo pode reduzir dois ou mais pontos diretamente, sem teste. Quando os pontos se esgotam, o recurso deixa de estar disponível até que seja recuperado. Esse sistema permite um controle leve e estratégico, sem que o jogo perca ritmo por detalhes excessivos.
 +
 +++++ Exemplo |
 +Meggan possui dois pontos de Flechas em suas aljavas. Enquanto ainda tiver pelo menos um ponto, ela pode atirar livremente. Após um combate, o MJ pede um teste para verificar o consumo de sua munição. Meggan rola apenas dois dados, já que nenhum de seus Conceitos se aplica nessa situação. Infelizmente, ambos os dados são eliminados, resultando na perda de um ponto de Flechas. Ela tem apenas um ponto agora.
 ++++ ++++
  
   * Veja mais detalhes sobre [[sistema:Equipamentos]]   * Veja mais detalhes sobre [[sistema:Equipamentos]]
-  * Equipamentos também podem ser comportar como Trunfos, [[modulo:universal:trunfos|veja como]]. 
  
 ---- ----
basico/regras_opcionais.txt · Última modificação: 2025/07/14 18:22 por jnalon