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basico:personagens

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basico:personagens [2025/07/09 17:10] – Adequação do texto à nova jogada de dados. jnalonbasico:personagens [2025/07/13 14:17] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon
Linha 12: Linha 12:
 Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante. Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante.
  
-O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga o Dado do Drama para tentar realizar tarefas cotidianas e não possuem poderes. A sua Ficha indica como você se difere de um humano comum.+O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga o Dado de Base para tentar realizar tarefas cotidianas e não possui poderes. A sua Ficha indica como você se difere de um humano comum.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
Linha 65: Linha 65:
   * Uma habilidade artística, como //Música//, //Pintura// ou //Dança//.   * Uma habilidade artística, como //Música//, //Pintura// ou //Dança//.
  
-A não ser que o MJ solicite algo diferente, você pode escolher qualquer combinação. +Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, mas que seu personagem treinou um pouco menos: elas recebem nível +1. Por fim, escolha outras duas Habilidades que seu personagem //deveria// saber, mas nas quais não é tão bom assim; elas terão nível -1. Habilidades que seu personagem não possua têm o nível predefinido em 0; Habilidades //difíceis//, aquelas que uma pessoa comum não tem como conhecer sem treinamento prévio, não podem ser usadas se o seu personagem não as aprendeu antes.
- +
-Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, mas que seu personagem treinou um pouco menos: elas recebem nível +1. Por fim, escolha outras duas Habilidades que seu personagem //deveria// saber, mas nas quais não é tão bom assim; elas terão nível -1. Habilidades que seu personagem não possua, mas estejam relacionadas ao seus Conceitos têm o nível predefinido em 0; Habilidades sem relação tem nível predefinido em -2.+
  
 As Habilidades são um //refinamento// do que seu personagem sabe ou conhece intuitivamente, e portanto afetam a sua //capacidade// de resolver uma Tarefa. As Habilidades são um //refinamento// do que seu personagem sabe ou conhece intuitivamente, e portanto afetam a sua //capacidade// de resolver uma Tarefa.
  
   * Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**.   * Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**.
-  * O nível da Habilidade modifica a **quantidade de dados** jogada em um Teste.+  * O nível da Habilidade modifica a **quantidade de Dados de Apoio** jogada em um Teste.
   * Habilidades negativas **diminuem** o número de dados que você joga!   * Habilidades negativas **diminuem** o número de dados que você joga!
  
Linha 110: Linha 108:
   * Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia.   * Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia.
  
-Se seu personagem atingir de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Marque apenas os 6 pontos iniciais em sua ficha. Você nunca recuperará pontos acima de seu valor inicial.+Se seu personagem atingir zero ou menos de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Marque apenas os 6 pontos iniciais em sua ficha. Você nunca recuperará pontos acima de seu valor inicial.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
Linha 125: Linha 123:
 Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir: Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir:
  
-  * **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe uma determinada quantidade de **Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[Combates]] para maiores informações;+  * **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe ferimentos na forma de uma determinada quantidade de **Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[Combates]] para maiores informações;
   * A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**;   * A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**;
-  * Se o seu personagem estiver **Doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade.+  * Se o seu personagem estiver **doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade.
  
 Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas: Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas:
Linha 134: Linha 132:
   * **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas.   * **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas.
  
-Ao atingir pontos de Vitalidade, o personagem está fora de ação, e não pode realizar nenhuma Tarefa enquanto não for curado. Ele ainda não está morto, mas está à mercê de seus inimigos: se receber um ponto de Dano adicional, é o fim da linha para ele.+Ao atingir zero ou menos pontos de Vitalidade, o personagem está fora de ação, e não pode realizar nenhuma Tarefa enquanto não for curado. Ele ainda não está morto, mas está à mercê de seus inimigos: se receber um ponto de Dano adicional, é o fim da linha para ele.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
basico/personagens.1752081039.txt.gz · Última modificação: 2025/07/09 17:10 por jnalon